Início

Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1541Q1082957 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A malária é causada por um protozoário parasita do sangue, e os seres humanos são infectados por ele por meio de mosquitos da família Culicidae, que inclui três gêneros: Aedes, Anopheles e Culex. Durante muito tempo, se fez o controle destes vetores com o uso do pesticida DDT em áreas afetadas. Quando pulverizado sobre um inseto normal, o DDT é um veneno neural letal. Na Índia, essa estratégia funcionou por cerca de dez anos, quando então começaram a ser observados mosquitos mesmo após a pulverização do DDT. A população de mosquitos resistentes começou a aumentar em questão de meses e não mais de anos.

A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Infere-se que os mosquitos resistentes ao DDT existem em uma frequência baixa na população global de mosquitos e quando uma população local é pulverizada, uma forte força seletiva em favor dos mosquitos resistentes é imediatamente criada.
PORQUE
II- A frequência de um gene dominante vantajoso aumentará muito mais rapidamente por seleção natural do que a frequência de um gene recessivo vantajoso.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1542Q1022554 | Inglês, Determinantes e Quantificadores Determiners And Quantifiers, Inglês, Prefeitura de Barra de Santana PB, CPCON, 2024

What is the alternative that shows the use of the determiner CORRECTLY?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1543Q888435 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A assistência cirúrgica tem sido um componente essencial da assistência em saúde pelo mundo, por quase um século. Segundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 254 milhões de cirurgias são realizadas, por ano, no mundo, uma média de uma cirurgia a cada 25 pessoas. Neste contexto, o termo Perioperatório ganha importância em função da necessidade de avaliar o risco de complicações relacionadas às intervenções cirúrgicas. Sobre o conceito de Período Perioperatório assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1544Q1064824 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.


TEXTO 3


O que mais você quer?

Por Martha Medeiros


Era uma festa familiar, dessas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia: “Olha pra essa menina. Sempre com esta cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?”

Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais. Fulana é linda, jovem e tem um corpaço, o que mais ela quer? Sicrana ganha rios de dinheiro, é valorizada no trabalho e vive viajando, o que é que lhe falta?

Imaginei a garota acusando o golpe e confessando: sim, quero mais. Quero não ter nenhuma condescendência com o tédio, não ser forçada a aceitá-lo na minha rotina como um inquilino inevitável. Acada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.

Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a ideia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.

Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estreia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.

Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências de ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa do mundo, a melhor qualquer coisa. Gostaria de me reconciliar com meus defeitos e fraquezas, arejar minha biografia, deixar que vazem algumas ideias minhas que não são muito abençoáveis.

Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão errado e também sobre as que dão certo. Me permitir ser um pouco insignificante.

E, na minha insignificância, poder acordar um dia mais tarde sem dar explicação, conversar com estranhos, me divertir fazendo coisas que nunca imaginei, deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir. O que eu quero mais? Me escutar e obedecer ao meu lado mais transgressor, menos comportadinho, menos refém de reuniões familiares, marido, filhos, bolos de aniversário e despertadores na segunda-feira de manhã. E também quero mais tempo livre. E mais abraços.

Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.

Fonte: MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008 Adaptado.
Qual é o impacto do título implícito no texto, “Pois é, ninguém está satisfeito”, na interpretação da narrativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1545Q909957 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Segundo a RDC Nº 58, de 5 de setembro de 2007, que dispõe sobre o aperfeiçoamento do controle e fiscalização de substâncias psicotrópicas anorexígenas, e dá outras providências, e a RDC nº 689/22, que faz uma pequena alteração na RDC nº 58, de 5 de setembro de 2007, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1546Q884875 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

A função de direção se refere à coordenação da ação dos membros da organização, envolvendo o relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. O processo de direção pode ser conduzido de diferentes maneiras, a partir de características que definem o perfil do sistema administrativo da organização. Assim, uma organização que adota total centralização das decisões, imposição, coerção, intimidação, que privilegia ordens ao invés de informações, que não proporciona autonomia, estabelece muitas regras e regulamentos, punições e ações disciplinares pode ser identificada como tendo um sistema administrativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1547Q894641 | Redes de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Sobre um servidor proxy, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1548Q1065400 | Patologia, Afecções Pulmonares, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

ATuberculose é uma infecção causada por uma bactéria – Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), sendo a mais comum a que atinge principalmente os pulmões, chamada de tuberculose pulmonar. Para interromper a cadeia de transmissão da doença, é fundamental a descoberta oportuna dos casos de tuberculose ativa. Sendo assim, a busca ativa de sintomáticos respiratórios deve ser uma estratégia priorizada pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS). Considerando a população geral, que pessoa é considerada sintomático respiratório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1549Q894657 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

A Norma Regulamentadora Número 17 (NR 17) aborda as condições de trabalho que incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, aos equipamentos e ferramentas manuais, às condições de conforto no ambiente de trabalho e à própria organização do trabalho, com base nestes aspectos é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1550Q877003 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

A vacina Pneumocócica 23-valente (VPP23 - polissacarídica) protege contra as seguintes doenças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1551Q877004 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

Sobre o objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde, está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1552Q880844 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Agente de Portaria, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Leia os textos abaixo sobre falta de comida e produção de alimentos no Brasil:

Dos 204 milhões de brasileiros, 64 milhões viviam com algum grau de insegurança alimentar em 2023, o que representa 29,6% do total. O número é melhor que o da pesquisa anterior (2017/2018), quando 36,7% da população vivia em insegurança alimentar, mas ainda é maior que os 22,6% registrados em 2013, ano do melhor resultado da série histórica. A dificuldade em colocar comida na mesa é maior nos lares com crianças e adolescentes”.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/04/25/. Acesso em: 25 abr. 2024.


O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de comida, sendo hoje o maior exportador mundial de vários alimentos, a exemplo da carne e da soja. Segundo pesquisas, a produção de alimentos do Brasil é suficiente para alimentar mais de 800 milhões de pessoas.

Analisando as informações dos textos sobre a situação alimentar da população e a produção de alimentos no Brasil, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1553Q877014 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Ambiental, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

Qual das seguintes situações representa o maior desafio imediato para a vigilância ambiental, em termos de prevenção de impactos irreversíveis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1554Q909785 | Nutrição, Dietas Hospitalares, Nutricionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O conhecimento sobre quais dietas hospitalares são mais adequadas a cada patologia propiciará aos pacientes uma recuperação mais exitosa. A falta de conhecimento nesta área, aliada a um diagnóstico não preciso, pode comprometer a saúde do paciente e a sua recuperação (Garcia et al., 2006).

Sobre as dietas hospitalares, analise as assertivas abaixo:


I- A dieta líquida completa tem baixo poder de saciedade por limitar-se ao consumo de alimentos líquidos ou liquidificados, devendo, portanto, ser administrada a cada quatro horas.

II- Adieta líquida restrita é empregada no pré-operatório, devendo ser ofertada com alimentos liquidificados ou caldos.

III- Adieta de prova é aquela que antecede exames que necessitam que o intestino esteja esvaziado ou com poucos resíduos.

IV- A dieta hipocalêmica deve conter alimentos com quantidades reduzidas de magnésio e é recomendada para pacientes com insuficiência renal crônica ou cardíaco grave.

V- Adieta hipossódica é aquela que contém baixos teores de sódio, podendo ser classificada como: dieta sem adição de sal, restrição suave de sal ou restrição moderada de sal.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1555Q916456 | Português, Variação Linguística, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Leia o Texto II e responda à questão.

Texto II

REBECA LEVA PRATA E É MAIOR DO BRASIL EM JOGOS

Rebeca Andrade conquista prata, iguala recorde de velejadores e diz que 'está ficando gigante'

Ginasta brasileira fica na segunda colocação geral da disputa no salto, em Paris, e torna-se a atleta do país com maior número de medalhas, cinco, na história das Olimpíadas.

Nenhum brasileiro tem mais medalhas olímpicas do que Rebeca Andrade. São cinco. A mais recente delas foi obtida na tarde francesa de sábado (3), na Arena Bercy, onde ela ficou com a prata na prova do salto da ginástica artística dos Jogos de Paris, atrás somente da craque norte-americana Simone Biles.
Na França, a brasileira tem duelado com o maior nome da história da ginástica, que retornou em alto nível e triunfou na competição por equipes e na individual geral. Andrade foi respectivamente bronze e prata nesses torneios. No salto, ficou novamente atrás da lendária atleta dos Estados Unidos.
“A Simone é de outro mundo, né? A gente sempre busca evoluir da melhor maneira, e ver a ginástica incrível dela incentiva a todos, é uma inspiração”, afirmou a guarulhense, ciente de que também é espelho para muitos no Brasil. “Inspirar pessoas do meu país é muito bom, é algo que vou carregar para sempre.”

Fonte: PARIS, Marcos Guedes. Rebeca leva prata e é maior do Brasil em jogos. Folha de S. Paulo Primeira Página.A1. 4Aug 2024
Analise as assertivas acerca do fragmento: “a brasileira tem duelado com o maior nome da história da ginástica” (2º§):

I- Observa-se o emprego de uma linguagem formal, compatível com a linguagem jornalística.
II- Trata-se de um fragmento extraído de um jornal de circulação nacional, razão pela qual precisa manter o rigor formal da língua.
III- Trata-se de um fragmento extraído de um jornal local, razão pela qual não é necessário manter o rigor formal da língua.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1556Q880622 | Arquivologia, Arquivamento, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Arquivo pode ser definido como o conjunto de documentos produzidos e acumulados por órgão ou entidade, indivíduo ou grupo no desempenho de suas atividades. A gestão de documentos deve considerar a frequência de uso dos documentos, a fim de classificá-los adequadamente. O conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, por seu valor primário, é objeto de consulta frequente pela entidade que o produziu e à qual compete sua administração é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1557Q880626 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Patrícia tem 46 anos de idade e é divorciada. Tem dois filhos: de 11 e 4 anos de idade. Trabalha no hospital municipal de sua cidade como técnica de enfermagem e faltou quatro vezes nos últimos dois meses por doença. Tem apresentado insônia e dificuldade de concentração. Perdeu cerca de 8 quilos nos últimos dois meses, de forma não intencional. Passa muito tempo na cama, mas o descanso não alivia sua sensação de exaustão e cansaço. Chora facilmente, sente-se triste, deprimida, culpada, inútil e sem vontade ou iniciativa para realizar atividades. Durante seu último plantão, Patrícia foi atendida por um psiquiatra, que lhe prescreveu sertralina. Porém, ela não comprou a medicação, pois acredita tratar-se de um quadro que irá passar. Diante do caso de Patrícia, é importante:

I- que se evite uma abordagem excessivamente empolgada, demonstrando alegria demais.

II- cuidar de sua segurança e da segurança de outras pessoas (filhos, por exemplo).

III- iniciar relação terapêutica, passando um tempo com ela sem apresentar demandas.

IV- encorajá-la a verbalizar e descrever emoções.

V- trabalhar com ela para administrar medicamentos, conforme prescrição medica.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1558Q1045492 | Sem disciplina, Morfologia, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Leia o Texto I e responda à questão.

Texto I

ÊXITO PESSOAL, FRACASSO NACIONAL

O descaso com a educação faz o país avançar muito pouco

Nos esportes, só comemoramos o vencedor – o segundo colocado não recebe festa. Na educação, porém, consideramos vitória um avanço pessoal, ainda que seja prova de fracasso nacional. A televisão tem mostrado a fala de um jovem brasileiro celebrando ser o primeiro de sua família a ingressar em curso superior.Não há dúvida do sucesso do menino ao ser uma exceção em sua família. Mas seu sucesso pessoal e a publicidade como êxito social são provas do descaso nacional com a educação. Na terceira década do século XXI, duzentos anos depois da independência, quase um século e meio de república, quarenta anos depois da redemocratização, quinze anos de governos de esquerda, o atual ocupante do Planalto comemora o primeiro membro de uma família a ingressar no ensino superior.
A publicidade revela fracasso ao admitir que o êxito do jovem ainda é uma exceção, sem mesmo dizer qual a qualidade de seu curso para dar-lhe chances na vida e condições de ajudar a construir um Brasil melhor. O governo ignora o fracasso público de não conseguir assegurar a conclusão da educação de base com qualidade a todos os brasileiros, independentemente da renda e do endereço de suas famílias. O jovem merece aplausos, mas sua glória indica que dez governos democráticos ainda comemoram a exceção devido ao descuido por não terem feito do ingresso na faculdade uma regra natural do talento de cada jovem, de qualquer origem social.
Quando o jovem brilhante e bem-sucedido que aparece na publicidade do governo nasceu, a democracia já tinha 20 anos [...]. Desde então, o Brasil assistiu a diversas políticas públicas positivas que permitiram aumento substancial no número de vagas no ensino superior, inclusive graças à adoção de cotas raciais e sociais. Sem esse aumento de vagas e essas cotas, o jovem talvez não tivesse conseguido ser o primeiro da família a ingressar no ensino superior, mas os governos democráticos, inclusive de esquerda, não conseguiram fazer com que todos os jovens terminem a educação de base em cursos de qualidade para poder caminhar na vida em busca da felicidade pessoal, dispondo do conhecimento necessário para participar da construção do país, e ao mesmo tempo disputar vaga no ensino superior em condições iguais, independentemente da desigualdade social na sua origem. O governo comemora o êxito pessoal devido ao fracasso governamental: a justa comemoração de uma família pobre por conquistar a exceção do ingresso no ensino superior decorre da pobreza do governo na educação de base.
É como se, no lugar de promover a abolição da escravatura para todos, os governos ainda hoje comemorassem a alforria de um jovem brilhante que consegue o raro feito de ser o primeiro de sua família a sair da escravidão ao ingressar no ensino superior. [...] Precisamos parar de comemorar exceções.

Fonte: BUARQUE, Cristovam. Êxito pessoal, fracasso nacional.Revista Veja, São Paulo, 2884 ed., 15 mar. 2024. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/cristovam-buarque/exito-pessoal-fracasso-nacional/. Acesso em: 20 ago. 2024.
No fragmento: “A publicidade revela fracasso ao admitir que o êxito do jovem ainda é uma exceção, sem mesmo dizer qual a qualidade de seu curso para dar-lhe chances na vida e condições de ajudar a construir um Brasil melhor.” (2º§), o termo “lhe”:

I- Trata-se de um pronome oblíquo átono, empregado para retomar um termo antecedente.
II- Completa o sentido do verbo “dar”, funcionando como complemento verbal indireto.
III- Poderia ser substituído por “lhes” sem alterar o sentido da frase.
IV- O uso de “lhe” está incorreto gramaticalmente, devendo ser substituído por “o” para concordância adequada.
V- Poderia ser omitido sem prejuízo para a correção e os sentidos originais.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1559Q1080566 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Criada em 2012, a Lei Berenice Piana institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Sobre essa Lei, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1560Q1076756 | Legislação de Trânsito, Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados, Condutor de Veiculos de Emergência, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

Em diversas cidades, o número de sinistros (acidentes) de trânsito envolvendo pedestres é crescente e o CTB apresenta um capítulo que trata dos cuidados a serem destinados aos pedestres e aos condutores de veículos não motorizados. Com relação a esse tema, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.