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Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q1080566 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Criada em 2012, a Lei Berenice Piana institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Sobre essa Lei, é CORRETO o que se afirma em:
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1562Q1076756 | Legislação de Trânsito, Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados, Condutor de Veiculos de Emergência, Prefeitura de Riacho de Santo Antônio PB, CPCON, 2025

Em diversas cidades, o número de sinistros (acidentes) de trânsito envolvendo pedestres é crescente e o CTB apresenta um capítulo que trata dos cuidados a serem destinados aos pedestres e aos condutores de veículos não motorizados. Com relação a esse tema, marque a alternativa CORRETA.
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1563Q889112 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A Hipertensão Arterial tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Não obstante, o dano vascular ocorre não apenas em hipertensos, mas pode estar presente também nos pré-hipertensos. De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE os valores que classificam pessoas com idade igual ou maior de 18 anos como pré-hipertensos:

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1564Q905498 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Quanto ao campo de atuação do especialista em psicopedagogia, Bossa (2023) afirma que não só se restringe ao espaço físico, mas também na:

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1565Q1083428 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A equipe pedagógica de uma escola está reorganizando suas propostas de avaliação da aprendizagem, discutindo sobre instrumentos relacionados às diferentes concepções e práticas de avaliação, como somativa, formativa e diagnóstica.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- A aplicação de provas semanais tem caráter formativo, pois permite acompanhar e mensurar o domínio do conteúdo, compondo assim um registro longitudinal do trajeto dos estudantes.
II- Instrumentos de coleta de dados com fins avaliativos devem considerar especificamente o mapa de conteúdos escolares.
III- Usar rubricas facilita explicitar critérios de avaliação e pode ser caracterizada como prática de avaliação formativa.
IV- A avaliação diagnóstica precisa acontecer somente no começo do ano letivo. V- Provas e exercícios que priorizam a memorização de conteúdo são caracterizados como um ato de examinar, e não de avaliar.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
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1566Q871720 | Matemática, Porcentagem, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Em uma loja, um produto A que custava R$ 44,00 sofreu um aumento de 25% no preço e um produto B teve um aumento de 10%. Sabendo-se que ambos os produtos ficaram exatamente com o mesmo preço, é CORRETO afirmar que, antes do reajuste, o produtoBcustava:
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1567Q871724 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Leia o texto abaixo.
O que é a tecnologia da informação e por que ela está em alta?

A tecnologia da informação chegou para ficar e tornar nossa vida mais fácil, ao automatizar tarefas simples. Temos celulares, computadores e diversos dispositivos de comunicação cada vez mais inteligentes, com apps que nos conectam. Com uma palavra, um assistente virtual pode colocar sua música preferida, resumir as notícias do dia ou adicionar itens à sua lista de compras.

Disponível em: https://ebaconline.com.br/blog/o-que-e-ti-seo. Acesso em: 19 mar. 2024

Analisando o texto sobre a tecnologia da informação e sua importância no mundo atual, é CORRETO afirmar que:
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1568Q1045556 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é fundamental para assegurar que as adaptações necessárias sejam feitas para atender às necessidades educacionais específicas de cada aluno. Com base em suas diretrizes, analise os itens a seguir.

I- No caso de estudantes com surdez, o PEI deve incluir adaptações como a disponibilização de intérprete de Libras, materiais visuais e estratégias de leitura labial, de acordo com as necessidades do aluno.

II- As adaptações curriculares devem ser revisadas de maneira contínua, e os conhecimentos que não forem assimilados pelo aluno devem ser reavaliados, apresentando-se novas propostas didático-pedagógicas para facilitar a consolidação do aprendizado.

III- As adaptações curriculares incluem apenas alterações nos materiais didáticos, não sendo necessário alterar a metodologia de ensino aplicada ao aluno.


É CORRETO o que se afirma em:
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1569Q1045557 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Dificuldade de assimilar as regras ortográficas, apresentando frequentemente trocas, omissões, inversões de letras, alteração na segmentação de palavras, manutenção do apoio da fala na escrita e dificuldade na elaboração de textos são as principais características de qual Transtorno Específico de Aprendizagem?
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1570Q882237 | Enfermagem, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Leia o caso abaixo.
H.S.B., sexo feminino, 40 anos, 3 filhos, casada, católica, trabalha dois expedientes como professora em uma escola próximo a sua casa, bom suporte familiar, histórico de transtorno por uso de substância psicoativa desde adolescência não tratado de forma adequada.
Na história de H.S.B é descrita a presença de um importante fator de risco para suicídio. Qual é este fator?
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1571Q1082949 | Física, Física Térmica, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “SURPREENDA-SE COM O COPO!”
Materiais:

Um recipiente de vidro transparente;
Água muito quente; · Plástico filme;
Cubos de gelo.

Instruções:
1. Despeje a água no recipiente de vidro até a sua metade.
2. Cubra o recipiente com o plástico filme, vedando-o completamente.
3. Sobre o recipiente vedado, coloque os cubos de gelo.
4. Espere alguns minutos e observe.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- O plástico filme fará com que o vapor de água se condense.
II- Após alguns minutos será possível observar a simulação de um fenômeno natural.
III- A transferência de calor no experimento ocorre por convecção.

É CORRETO o que se afirma em:
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1572Q1032777 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Arquiteto, Prefeitura de Pombal PB, CPCON, 2025

Proposições compostas são formadas por proposições simples unidas por conectivos lógicos, como "e" (∧), "ou" (∨), dentre outros. Tais proposições podem ser classificadas em três tipos: tautologia, contradição e contingência. Sobre essas proposições, assinale a alternativa CORRETA.
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1573Q909645 | Psicologia, Código de Ética Profissional do Psicólogo, Psicólogo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Atente para as afirmações a seguir: o psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão.Trata-se de:
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1574Q904289 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ao projetar os métodos de ensino, o professor deve considerar sua relação com os objetivos específicos e com os objetos de conhecimento, observando a coerência interna entre si. Para tanto, deve conhecer não apenas a utilidade dos recursos didáticos, como também ter a devida competência para usá-los. Um dos procedimentos recomendados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes é a resolução de problemas. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que caracteriza o uso desse procedimento de ensino.
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1575Q1013863 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

A identidade é construída por meio das interações que o mundo e o outro em diferentes contextos. Assim, em relação às identidades surdas, pode-se afirmar que:

I- Manifestam-se a partir de traços universais que os surdos traduzem nas relações com o mundo.

II- A identidade surda é dinâmica e pode ser transformada continuamente.

III- As identidades surdas são plurais, pois cada surdo tem as suas experiências vividas em diferentes contextos.

IV- Formam-se no encontro com o outro e a partir do confronto com novos ambientais discursivos.

Está CORRETO o que se afirma em:
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1577Q909952 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Pesquisa clínica refere-se a estudos científicos realizados em seres humanos para avaliar a segurança e eficácia de intervenções médicas, como novos tratamentos, medicamentos, procedimentos ou dispositivos médicos. Esses estudos são essenciais para o avanço da Medicina e ajudam a determinar se uma intervenção é segura e eficaz o suficiente para ser disponibilizada aos pacientes.

Qual a fase da pesquisa clínica que é realizada após a aprovação do tratamento para monitorar sua segurança em longo prazo e eficácia em uma população maior e mais diversificada?
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1578Q905622 | Psicologia, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O conhecimento sobre as teorias da abordagem psicogenética por parte dos(as) professores(as) da educação básica é fundamental para a compreensão das variáveis presentes no processo de ensino e aprendizagem. Considerando a afirmação de que o nosso cérebro pode servir a novas funções sem a necessidade de transformações no órgão físico, esta deve ser atribuída a:

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1579Q1083042 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal, regulamentadas pelo Decreto nº 9.013/2017 (RIISPOA) e pela Lei nº 1.283/1950, visam a garantir a inocuidade, a identidade e a qualidade dos alimentos destinados ao consumo humano. De acordo com esses dispositivos legais e os conceitos previstos nos arts. 6º a 11 do RIISPOA, é CORRETO afirmar que:
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1580Q913576 | Português, Interpretação de Textos, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Após a leitura do texto narrativo abaixo, responda à questão.



TEXTO 2

Ovo de óleo

O que havia de errado com a receita das rosquinhas de coco, que não ficavam iguais às de Bernadete? A menina de 10 anos, tomada de frustração, tentava decifrar o enigma. Durante suas férias no campo, ela observara atentamente, do degrau entre a cozinha e a sala, a mulher que preparava as rosquinhas mais macias e gostosas que ela já provara. De volta a sua casa, tentava reproduzir o feito. Sem sucesso.

Seria a falta do “ovo caipira”? As marcas de farinha disponíveis em Campinas seriam diferentes das de lá? Seria, talvez, a falta da mão confiante e experiente de Bernadete? Ou teria a mulher passado a mágica receita erradamente? Não, ela era atenciosa e bondosa demais para fazer algo do tipo.

É, talvez fosse mesmo a falta daquele ingrediente que ela não conseguia entender... “Cinco meias cascas de ovo de óleo.” O que seria um “ovo de óleo”? Na dúvida, pegava apenas cinco ovos “normais” e, um a um, ia acrescentando à massa somente o que cabia na metade da casca de cada um. E a massa ficava sempre ressecada, rígida, que droga!

Depois de duas tentativas fracassadas, a pequena, finalmente, venceu a vergonha de sua possível ignorância e perguntou à mãe o que seria o “ovo de óleo”. A mãe, ocupada e sem dar muita atenção à estranheza da questão — “coisas de crianças...” —, apenas disse que não existia animal algum chamado “óleo”, portanto, não teria como existir tal ovo.

Ao longo daquele ano, a menina tentou acertar a receita duas, três, cinco vezes. Desistiu. Resolveu que, nas próximas férias, pediria a Bernadete que preparasse novamente as rosquinhas, explicando-lhe detalhadamente o processo. Aí, sim, essa receita danada não mais lhe escaparia às mãos!

Passaram-se os meses e, depois de ela controlar, com muito custo, a enorme ansiedade, enfim, as férias! Foi então que veio a grande decepção: chegando à fazenda, a pequena aspirante a mestre-cuca perguntou pela “professora” e recebeu a trágica notícia de que ela havia deixado o emprego para trabalhar em outra cidade. Que tristeza, quanta falta de sorte... Parecia que aquelas rosquinhas queriam pertencer apenas a sua mestra criadora, e a mais ninguém!

Tal frustração fez com que a menina decidisse encerrar suas atividades culinárias. E “para sempre”! Era quase um sentimento de humilhação aquilo que a invadia, ao fim de tantas tentativas fracassadas. Não queria mais sentir aquilo. Mesmo sabendo da existência de outras milhares de receitas possíveis de serem executadas, o medo de não acertar e, então, sentir algo parecido a paralisava.

Anos se passaram e a pequena deixou de ser pequena. No alto de seus 17 anos, ela concluía, agora, o último ano de colégio. Pensando nas férias que se aproximavam, lembrou-se daquele sonho de menina interrompido por si diante da primeira dificuldade. Que bobagem! Resolveu, então, remexer um pouco nesse passado. Comprou um livro de receitas!

No ônibus escolar, na volta para casa, a jovem abriu o livro, folheou, folheou, folheou, escolheu encarar uma receita de bolo de coco. Na terceira linha de descrição dos ingredientes, ela leu “meia xícara (de chá) de açúcar”... E, depois, “uma colher (de sopa) de fermento”... E sorriu.


LEAH, Sandy. Ovo de óleo. Disponível em <https://issuu.com/revista-minerva/docs/edi__o_1_revista_minerva>. Acesso em 19 de junho de 2023.

O efeito de humor suscitado na narrativa é provocado:
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