Início

Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


191Q858841 | Redação Oficial, Ortografia, Prefeitura de Tenório PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

O domínio da ortografia é requisito básico de qualquer texto, e ainda mais importante quando se trata de documentos oficiais. Analise as sentenças abaixo quanto à ortografia dos termos em destaque e marque a alternativa em que NÃO há erro de ortografia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q840292 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem a Queimados, Prefeitura de Cuitegi PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Sobre as queimaduras, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q844163 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

A Bradicardia é um termo utilizado para designar uma diminuição na frequência cardíaca. O enfermeiro, ao detectar sinais de bradicardia em um adulto, precisará se assegurar de conhecimento específico a respeito de casos suspeitos e possíveis causas associadas aos sinais do acometimento propriamente dito. Para tanto, analise as proposições abaixo acerca de Bradicardia.
I- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 60 bpm. II- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC > 60 bpm. III- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 40 bpm. IV- Algumas das causas são: Hipovolemia, Hipóxia, Hipo ou hipercalemia, Hipoglicemia, Hipotermia podem causar Bradicardia. V- Algumas das causas são: Hipertermia, Hipóxia, Hipervolemia, Trombose e Trauma podem causar Bradicardia.
Qual alternativa apresenta o conjunto de proposições que responde CORRETAMENTE acerca da Bradicardia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q51860 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Catolé do Rocha PB, CPCON

Texto associado.
Texto I
Médico só pode piscar os olhos e, ainda assim, dá aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de fora).

O médico e professor Vanderlei Corradini Lima, 53 anos, é portador da , com sintomas Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) diagnosticados em 2010. Mesmo tendo que conviver com as extremas limitações físicas impostas pela enfermidade, ele reencontrou a felicidade de continuar na profissão ao ser convidado para ministrar aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), localizada na cidade de Juiz de Fora a 278 km de Belo Horizonte.
Nos últimos meses, pessoas famosas passaram a encarar o como maneira de atrair atenção para a "desafio do balde de gelo" enfermidade. Há também o mote de o desafiado fazer uma doação em dinheiro a uma instituição que trata pacientes com a ELA. "A doença me tirou muita coisa, não falo, não ando, não como, não saio de cima de uma cama, mas não tirou minha capacidade de servir e enfim ser feliz", descreveu Lima ao UOL em entrevista concedida por e-mail. Ele afirmou ter conseguido trabalhar até julho de 2011. Atualmente, ele vive com a mulher e dois filhos na cidade de São Sebastião do Paraíso, cidade no sul de Minas Gerais e distante 400 km da capital mineira.
Há três semestres, o profissional atua como professor convidado, no curso de medicina da universidade, e no qual interage a distância com alunos do 2º período na disciplina Fisiologia Médica, que aborda tópicos de neurofisiologia.
Ele dispõe de computador munido de um programa e um leitor infravermelho que captam os movimentos dos globos oculares, que não foram afetados pela doença. Por meio de um mouse e um teclado virtual ele consegue interagir com a máquina e utilizá-la normalmente. "Há uma página específica no site da universidade com uma plataforma virtual de ensino a distância. Cada semana um novo caso clínico é discutido entre professores, monitores e alunos", disse referindo-se à plataforma utilizada para ensino a distância (Moodle). Segundo ele, o retorno dado pelos alunos foi considerado positivo.
"Meu intuito sempre foi de agregar à disciplina uma visão prática e humanista, gerando um ensino mais próximo da realidade que irão enfrentar. O retorno positivo foi confirmado pela participação dos alunos. Especificamente em relação ao caso clínico da ELA podemos aproveitar ao máximo, já que eles tinham a visão de um paciente e um médico na discussão", disse.
(...)
Recentemente, ele escreveu um livro, no qual aborda a doença, e se prepara para a confecção de outro. "Na verdade, o que deu origem ao livro EU E ELAS, foram as várias conversas pelas redes sociais, onde percebi que esperavam de mim um médico de almas. Assim pude servir e ser útil, minha verdadeira vocação, escrevendo crônicas", avaliou. O título faz referência a sua experiência com a medicina, a música e a doença. O próximo livro, segundo ele, terá o título de "O Médico de Pijamas e suas Estórias".

Disponível em:> http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/11/medico-com-doenca-do-desafio-balde-de-gelo-ele-so-pode-piscar-os-olhos-e-ainda-assim-da-aulas-na fjf.htm11/09/201408h00 >Atualizada 11/09/201415h22.<. Data da consulta: 11/09/2011. (Com adaptações).
Em relação à quantidade de dígrafos as palavras “CONSCIÊNCIA", “PROFESSOR", “MOVIMENTOS" e “GERANDO" apresentam,respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q859171 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Quanto ao tipo, grau e configuração das perdas auditivas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q859054 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

A artrite reumatóide (AR) é uma afecção reumática extremamente variada, tanto em suas manifestações quanto em sua gravidade e progressão, sendo caracterizada por períodos de exacerbação e de remissão. Fazem parte das manifestações extra-articulares da AR:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q856658 | Legislação de Trânsito CTB, Resoluções do CONTRAN, Prefeitura de Sapé PB Agente de Trânsito, CPCON, 2020

Preencha as lacunas do texto abaixo.

A resolução 453/13 do CONTRAN disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados que circulem nas vias públicas. De acordo com o anexo dessa resolução, a finalidade do capacete motociclístico é proteger a calota craniana, o qual deve ser ___________ e fixado na cabeça do usuário, de forma que fique firme, com o __________ adequado, cujos tamanhos são encontrados, desde o 50 até o 64. Preconiza ainda, que o capacete deve contribuir para a ____________ do usuário diuturnamente, em todas as direções, através dos elementos _____________, aplicados na parte externa do casco.

Em sequência as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q857996 | Matemática, Geometria Plana, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Matemática, CPCON, 2020

Deseja-se colocar pedra em um jardim de forma retangular, no qual a altura do retângulo que representa esse jardim é igual 8m e o lado é igual a medida do lado de um quadrado de área igual a 144m² . No que se refere a pedra, se um metro quadrado da pedra custa R$ 25,00, quanto será gasto para colocar pedra no jardim?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q840926 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Prefeitura de Sapé PB Técnico em Enfermgem, CPCON, 2020

Sobre a inserção da Sonda Nasogástrica é essencial que o Técnico de Enfermagem reconheça todos os procedimentos legais (De acordo com a Lei nº 7.498/1986; Decreto nº 94.406/87 e a Resolução COFEN n° 453/2014) para o manuseio dos cuidados com indivíduos que necessitarem dessa sonda, principalmente, quando o objetivo de sua inserção for para terapia de nutrição enteral.

Dessa forma, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:

I- O técnico de enfermagem promove cuidados gerais ao paciente com uso de sonda nasogástrica de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido.

II- O técnico de Enfermagem poderá estabelecer o acesso enteral por via oro/gástrica ou transpilórica para administração da Nutrição Enteral.

III- O Técnico de enfermagem não poderá estabelecer o acesso enteral, pois essa é uma competência privativa do enfermeiro, de acordo com legislação.

IV- Asondagem nasogástrica consiste em introduzir uma sonda no tubo digestivo por via nasal ou por via oral.

V- ATerapia Nutricional (TN) é um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio apenas da Nutrição por Sondas Nasogástricas.

Qual das alternativas abaixo apresenta apenas os itens VERDADEIROS em relação aos procedimentos legais e CORRETOS que o Técnico de Enfermagem precisa saber na sua rotina de trabalho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q844326 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Prefeitura de Gurinhém PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Sobre a inserção da Sonda Nasogástrica é essencial que o Técnico de Enfermagem reconheça todos os procedimentos legais (De acordo com a Lei nº 7.498/1986; Decreto nº 94.406/87 e a Resolução COFEN n° 453/2014) para o manuseio dos cuidados com indivíduos que necessitarem dessa sonda, principalmente, quando o objetivo de sua inserção for para terapia de nutrição enteral.
Dessa forma, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- O técnico de enfermagem promove cuidados gerais ao paciente com uso de sonda nasogástrica de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido. II- O técnico de Enfermagem poderá estabelecer o acesso enteral por via oro/gástrica ou transpilórica para administração da Nutrição Enteral. III- O Técnico de enfermagem não poderá estabelecer o acesso enteral, pois essa é uma competência privativa do enfermeiro, de acordo com legislação. IV- A sondagem nasogástrica consiste em introduzir uma sonda no tubo digestivo por via nasal ou por via oral. V- A Terapia Nutricional (TN) é um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio apenas da Nutrição por Sondas Nasogástricas.
Qual das alternativas abaixo apresenta apenas os itens VERDADEIROS em relação aos procedimentos legais e CORRETOS que o Técnico de Enfermagem precisa saber na sua rotina de trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

201Q858972 | Nutrição, Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida, Prefeitura de Sapé PB Nutricionista, CPCON, 2020

O envelhecimento é um processo natural que começa na concepção e termina na morte. Os estudiosos vêem o envelhecimento em termos de processo cronológico, biológico, psicológico e social. Essas alterações podem ser influenciadas por eventos da vida, enfermidades, genética e fatores sócio-econômicos e de estilo de vida. Portanto, a idade fisiológica de uma pessoa reflete o estado de saúde, mas pode ou não refletir a idade cronológica. Os fatores de estilo de vida que parecem influenciar a idade fisiológica são:
I- Adequação e regularidade do sono. II- Frequência de consumo de refeições balanceadas. III- Atividade Física descontinuada. IV- Hábito de fumar. V- Extensão do consumo de álcool e peso Corporal.
Com relação aos itens acima relacionados, acerca das características do estilo de vida que podem influenciar a idade fisiológica, assinale apenas a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q859160 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Prefeitura de Sapé PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Sobre Nosologia/Nosografia em Psiquiatria, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q848181 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Básica II Língua Portuguesa, CPCON, 2020

Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico, configurando a sociedade virtual e os meios de comunicação e informação incidem fortemente na escola, aumentando os desafios para torná-la uma conquista efetiva (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 12).
Nesse sentido, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As escolas precisam passar por profundas transformações em suas práticas e culturas, principalmente nas metodologias do ensino de língua, explorando as implicações sociais das produções científico-tecnológicas. ( ) Na complexa tarefa de aprimoramento da qualidade do trabalho escolar, os professores assumem papel primordial, contribuindo com seus saberes, seus valores e suas experiências. ( ) No âmbito do processo educativo, é necessário, apenas, que o professor tenha domínio efetivo dos conteúdos, para contribuir no processo formativo dos alunos.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q849833 | Psicologia, Políticas Públicas no SUS, Prefeitura de Sapé PB Psicólogo, CPCON, 2020

Para dar materialidade à política de Saúde, a Constituição instituiu o Sistema Único de Saúde, definido em Lei nº 8.080, de 1990, como o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público. Estão incluídos nesta definição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q840784 | Odontologia, Farmacologia na Odontologia, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

À qual das condições abaixo não está indicada a profilaxia antibiótica para endocardite infecciosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q51851 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Catolé do Rocha PB, CPCON

Texto associado.
Texto I
Médico só pode piscar os olhos e, ainda assim, dá aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de fora).

O médico e professor Vanderlei Corradini Lima, 53 anos, é portador da , com sintomas Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) diagnosticados em 2010. Mesmo tendo que conviver com as extremas limitações físicas impostas pela enfermidade, ele reencontrou a felicidade de continuar na profissão ao ser convidado para ministrar aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), localizada na cidade de Juiz de Fora a 278 km de Belo Horizonte.
Nos últimos meses, pessoas famosas passaram a encarar o como maneira de atrair atenção para a "desafio do balde de gelo" enfermidade. Há também o mote de o desafiado fazer uma doação em dinheiro a uma instituição que trata pacientes com a ELA. "A doença me tirou muita coisa, não falo, não ando, não como, não saio de cima de uma cama, mas não tirou minha capacidade de servir e enfim ser feliz", descreveu Lima ao UOL em entrevista concedida por e-mail. Ele afirmou ter conseguido trabalhar até julho de 2011. Atualmente, ele vive com a mulher e dois filhos na cidade de São Sebastião do Paraíso, cidade no sul de Minas Gerais e distante 400 km da capital mineira.
Há três semestres, o profissional atua como professor convidado, no curso de medicina da universidade, e no qual interage a distância com alunos do 2º período na disciplina Fisiologia Médica, que aborda tópicos de neurofisiologia.
Ele dispõe de computador munido de um programa e um leitor infravermelho que captam os movimentos dos globos oculares, que não foram afetados pela doença. Por meio de um mouse e um teclado virtual ele consegue interagir com a máquina e utilizá-la normalmente. "Há uma página específica no site da universidade com uma plataforma virtual de ensino a distância. Cada semana um novo caso clínico é discutido entre professores, monitores e alunos", disse referindo-se à plataforma utilizada para ensino a distância (Moodle). Segundo ele, o retorno dado pelos alunos foi considerado positivo.
"Meu intuito sempre foi de agregar à disciplina uma visão prática e humanista, gerando um ensino mais próximo da realidade que irão enfrentar. O retorno positivo foi confirmado pela participação dos alunos. Especificamente em relação ao caso clínico da ELA podemos aproveitar ao máximo, já que eles tinham a visão de um paciente e um médico na discussão", disse.
(...)
Recentemente, ele escreveu um livro, no qual aborda a doença, e se prepara para a confecção de outro. "Na verdade, o que deu origem ao livro EU E ELAS, foram as várias conversas pelas redes sociais, onde percebi que esperavam de mim um médico de almas. Assim pude servir e ser útil, minha verdadeira vocação, escrevendo crônicas", avaliou. O título faz referência a sua experiência com a medicina, a música e a doença. O próximo livro, segundo ele, terá o título de "O Médico de Pijamas e suas Estórias".

Disponível em:> http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/11/medico-com-doenca-do-desafio-balde-de-gelo-ele-so-pode-piscar-os-olhos-e-ainda-assim-da-aulas-na fjf.htm11/09/201408h00 >Atualizada 11/09/201415h22.<. Data da consulta: 11/09/2011. (Com adaptações).
As melhores palavras, de acordo com o texto, que podem definir a atitude do médico são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q846894 | Educação Física, Patologias e Lesões, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Pacientes com diabetes melito insulino-dependentes são aconselhados a evitar exercícios pesados, como levantamento de peso exagerado ou uma atividade aeróbica intensa e prolongada. Acerca da prática de exercícios físicos para pacientes com diabetes melito insulino-dependentes, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q849760 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Irandé Antunes, parafraseando Fernando Pessoa, diz: “Pobre língua escolar! Tantas vezes fora de voz e tão cheia de não ser nada!” (ANTUNES, Irandé. Muito além da Gramática: Por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007. p. 24). Nesta perspectiva, é pertinente o alerta para que se afirme CORRETAMENTE que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q859355 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Prefeitura de Tenório PB Cirurgião Dentista ESF, CPCON, 2020

Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) são definidas as atribuições da Equipe de Saúde Bucal (ESB) e dentre elas têm-se as atribuições Específicas do Cirurgião-Dentista (CD). Analise as proposições a seguir, tendo como parâmetro tais atribuições.
I- Participar do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no território de abrangência das unidades básicas de saúde da família. II- Assegurar a integralidade do tratamento no âmbito da atenção básica para a população adscrita. III- Encaminhar e orientar os usuários, que apresentarem problemas mais complexos, a outros níveis de especialização, assegurando o seu retorno e acompanhamento, inclusive para fins de complementação do tratamento. IV- Identificar as necessidades e expectativas da população em relação à saúde bucal. V- Estimular e executar medidas de promoção da saúde, atividades educativas e preventivas em saúde bucal.
Estão CORRETAS, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q859141 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Prefeitura de Cuitegi PB Assistente Social, CPCON, 2020

A partir do que está previsto na Lei 8.662/93, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de assistente social, associe as colunas abaixo:
1. Competência do/da assistente social. 2. Atribuição privativa do/da assistente social. 3. Competência do Conselho Federal de Serviço Social. 4. Competência do Conselho Regional de Serviço Social.
( ) Prestar assessoria técnico- consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de serviço social. ( ) Aplicar as sanções previstas no código de ética profissional.
( ) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população. ( ) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de serviço social.
A sequência CORRETA dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.