Início

Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q840926 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Prefeitura de Sapé PB Técnico em Enfermgem, CPCON, 2020

Sobre a inserção da Sonda Nasogástrica é essencial que o Técnico de Enfermagem reconheça todos os procedimentos legais (De acordo com a Lei nº 7.498/1986; Decreto nº 94.406/87 e a Resolução COFEN n° 453/2014) para o manuseio dos cuidados com indivíduos que necessitarem dessa sonda, principalmente, quando o objetivo de sua inserção for para terapia de nutrição enteral.

Dessa forma, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:

I- O técnico de enfermagem promove cuidados gerais ao paciente com uso de sonda nasogástrica de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido.

II- O técnico de Enfermagem poderá estabelecer o acesso enteral por via oro/gástrica ou transpilórica para administração da Nutrição Enteral.

III- O Técnico de enfermagem não poderá estabelecer o acesso enteral, pois essa é uma competência privativa do enfermeiro, de acordo com legislação.

IV- Asondagem nasogástrica consiste em introduzir uma sonda no tubo digestivo por via nasal ou por via oral.

V- ATerapia Nutricional (TN) é um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio apenas da Nutrição por Sondas Nasogástricas.

Qual das alternativas abaixo apresenta apenas os itens VERDADEIROS em relação aos procedimentos legais e CORRETOS que o Técnico de Enfermagem precisa saber na sua rotina de trabalho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q859141 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Prefeitura de Cuitegi PB Assistente Social, CPCON, 2020

A partir do que está previsto na Lei 8.662/93, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de assistente social, associe as colunas abaixo:
1. Competência do/da assistente social. 2. Atribuição privativa do/da assistente social. 3. Competência do Conselho Federal de Serviço Social. 4. Competência do Conselho Regional de Serviço Social.
( ) Prestar assessoria técnico- consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de serviço social. ( ) Aplicar as sanções previstas no código de ética profissional.
( ) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população. ( ) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de serviço social.
A sequência CORRETA dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q51851 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Catolé do Rocha PB, CPCON

Texto associado.
Texto I
Médico só pode piscar os olhos e, ainda assim, dá aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de fora).

O médico e professor Vanderlei Corradini Lima, 53 anos, é portador da , com sintomas Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) diagnosticados em 2010. Mesmo tendo que conviver com as extremas limitações físicas impostas pela enfermidade, ele reencontrou a felicidade de continuar na profissão ao ser convidado para ministrar aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), localizada na cidade de Juiz de Fora a 278 km de Belo Horizonte.
Nos últimos meses, pessoas famosas passaram a encarar o como maneira de atrair atenção para a "desafio do balde de gelo" enfermidade. Há também o mote de o desafiado fazer uma doação em dinheiro a uma instituição que trata pacientes com a ELA. "A doença me tirou muita coisa, não falo, não ando, não como, não saio de cima de uma cama, mas não tirou minha capacidade de servir e enfim ser feliz", descreveu Lima ao UOL em entrevista concedida por e-mail. Ele afirmou ter conseguido trabalhar até julho de 2011. Atualmente, ele vive com a mulher e dois filhos na cidade de São Sebastião do Paraíso, cidade no sul de Minas Gerais e distante 400 km da capital mineira.
Há três semestres, o profissional atua como professor convidado, no curso de medicina da universidade, e no qual interage a distância com alunos do 2º período na disciplina Fisiologia Médica, que aborda tópicos de neurofisiologia.
Ele dispõe de computador munido de um programa e um leitor infravermelho que captam os movimentos dos globos oculares, que não foram afetados pela doença. Por meio de um mouse e um teclado virtual ele consegue interagir com a máquina e utilizá-la normalmente. "Há uma página específica no site da universidade com uma plataforma virtual de ensino a distância. Cada semana um novo caso clínico é discutido entre professores, monitores e alunos", disse referindo-se à plataforma utilizada para ensino a distância (Moodle). Segundo ele, o retorno dado pelos alunos foi considerado positivo.
"Meu intuito sempre foi de agregar à disciplina uma visão prática e humanista, gerando um ensino mais próximo da realidade que irão enfrentar. O retorno positivo foi confirmado pela participação dos alunos. Especificamente em relação ao caso clínico da ELA podemos aproveitar ao máximo, já que eles tinham a visão de um paciente e um médico na discussão", disse.
(...)
Recentemente, ele escreveu um livro, no qual aborda a doença, e se prepara para a confecção de outro. "Na verdade, o que deu origem ao livro EU E ELAS, foram as várias conversas pelas redes sociais, onde percebi que esperavam de mim um médico de almas. Assim pude servir e ser útil, minha verdadeira vocação, escrevendo crônicas", avaliou. O título faz referência a sua experiência com a medicina, a música e a doença. O próximo livro, segundo ele, terá o título de "O Médico de Pijamas e suas Estórias".

Disponível em:> http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/11/medico-com-doenca-do-desafio-balde-de-gelo-ele-so-pode-piscar-os-olhos-e-ainda-assim-da-aulas-na fjf.htm11/09/201408h00 >Atualizada 11/09/201415h22.<. Data da consulta: 11/09/2011. (Com adaptações).
As melhores palavras, de acordo com o texto, que podem definir a atitude do médico são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q859355 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Prefeitura de Tenório PB Cirurgião Dentista ESF, CPCON, 2020

Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) são definidas as atribuições da Equipe de Saúde Bucal (ESB) e dentre elas têm-se as atribuições Específicas do Cirurgião-Dentista (CD). Analise as proposições a seguir, tendo como parâmetro tais atribuições.
I- Participar do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no território de abrangência das unidades básicas de saúde da família. II- Assegurar a integralidade do tratamento no âmbito da atenção básica para a população adscrita. III- Encaminhar e orientar os usuários, que apresentarem problemas mais complexos, a outros níveis de especialização, assegurando o seu retorno e acompanhamento, inclusive para fins de complementação do tratamento. IV- Identificar as necessidades e expectativas da população em relação à saúde bucal. V- Estimular e executar medidas de promoção da saúde, atividades educativas e preventivas em saúde bucal.
Estão CORRETAS, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q848181 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Básica II Língua Portuguesa, CPCON, 2020

Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico, configurando a sociedade virtual e os meios de comunicação e informação incidem fortemente na escola, aumentando os desafios para torná-la uma conquista efetiva (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 12).
Nesse sentido, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As escolas precisam passar por profundas transformações em suas práticas e culturas, principalmente nas metodologias do ensino de língua, explorando as implicações sociais das produções científico-tecnológicas. ( ) Na complexa tarefa de aprimoramento da qualidade do trabalho escolar, os professores assumem papel primordial, contribuindo com seus saberes, seus valores e suas experiências. ( ) No âmbito do processo educativo, é necessário, apenas, que o professor tenha domínio efetivo dos conteúdos, para contribuir no processo formativo dos alunos.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q859219 | Fisioterapia, Fisiologia em Fisioterapia, Prefeitura de Cuitegi PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Apercepção do equilíbrio e da posição no espaço é uma função integrada de múltiplos estímulos sensitivos periféricos para o cérebro, incluindo sistema visual, vestibular e proprioceptivo. Sobre o sistema vestibular como órgão de controle do equilíbrio em diferentes situações de repouso e movimento, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q858972 | Nutrição, Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida, Prefeitura de Sapé PB Nutricionista, CPCON, 2020

O envelhecimento é um processo natural que começa na concepção e termina na morte. Os estudiosos vêem o envelhecimento em termos de processo cronológico, biológico, psicológico e social. Essas alterações podem ser influenciadas por eventos da vida, enfermidades, genética e fatores sócio-econômicos e de estilo de vida. Portanto, a idade fisiológica de uma pessoa reflete o estado de saúde, mas pode ou não refletir a idade cronológica. Os fatores de estilo de vida que parecem influenciar a idade fisiológica são:
I- Adequação e regularidade do sono. II- Frequência de consumo de refeições balanceadas. III- Atividade Física descontinuada. IV- Hábito de fumar. V- Extensão do consumo de álcool e peso Corporal.
Com relação aos itens acima relacionados, acerca das características do estilo de vida que podem influenciar a idade fisiológica, assinale apenas a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q859274 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Tenório PB Nutricionista, CPCON, 2020

A gastrite atrófica corresponde a processo inflamatório crônico da mucosa gástrica, relativamente frequente nos exames de endoscopia digestiva alta, podendo se apresentar de duas formas diferentes: autoimune (tipo A) e ambiental (tipo B) com clínica, histologia e fisiopatologia diferentes. Gastrite atrófica e competição bacteriana por crescimento excessivo podem ser causas de deficiência do seguinte micronutriente no idoso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q848409 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Sapé PB Psicólogo, CPCON, 2020

Freud empregou a palavra “aparelho” para caracterizar uma organização psíquica, com funções específicas para cada uma delas, que estão interligadas entre si, ocupando um certo lugar na mente. No modelo tópico, o aparelho psíquico é composto por três sistemas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q844326 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Prefeitura de Gurinhém PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Sobre a inserção da Sonda Nasogástrica é essencial que o Técnico de Enfermagem reconheça todos os procedimentos legais (De acordo com a Lei nº 7.498/1986; Decreto nº 94.406/87 e a Resolução COFEN n° 453/2014) para o manuseio dos cuidados com indivíduos que necessitarem dessa sonda, principalmente, quando o objetivo de sua inserção for para terapia de nutrição enteral.
Dessa forma, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- O técnico de enfermagem promove cuidados gerais ao paciente com uso de sonda nasogástrica de acordo com a prescrição de enfermagem ou protocolo pré-estabelecido. II- O técnico de Enfermagem poderá estabelecer o acesso enteral por via oro/gástrica ou transpilórica para administração da Nutrição Enteral. III- O Técnico de enfermagem não poderá estabelecer o acesso enteral, pois essa é uma competência privativa do enfermeiro, de acordo com legislação. IV- A sondagem nasogástrica consiste em introduzir uma sonda no tubo digestivo por via nasal ou por via oral. V- A Terapia Nutricional (TN) é um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio apenas da Nutrição por Sondas Nasogástricas.
Qual das alternativas abaixo apresenta apenas os itens VERDADEIROS em relação aos procedimentos legais e CORRETOS que o Técnico de Enfermagem precisa saber na sua rotina de trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q846130 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

Considerando os aspectos inerentes à Biossegurança no ambiente odontológico, relacione o termo à sua respectiva definição:

I- é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas.

II- é o conjunto de medidas e processos de higienização de determinado ambiente, com a finalidade de evitar a contaminação do mesmo por agentes infecciosos e patológicos.

Marque a alternativa que representa CORRETAMNETE as definições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q840784 | Odontologia, Farmacologia na Odontologia, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

À qual das condições abaixo não está indicada a profilaxia antibiótica para endocardite infecciosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q859165 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

O termo disfagia refere-se a um sistema relacionado com qualquer alteração no ato de engolir que dificulte ou impeça a ingestão oral segura, eficiente e confortável (Alves, 2003). Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q859439 | Nutrição, Guia Alimentar da População Brasileira e Pirâmide Alimentar, Prefeitura de Sapé PB Nutricionista, CPCON, 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) possui recomendações dietéticas estabelecidas, que fundamentam as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira. Em relação a tais recomendações, NÃO é adequado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q51839 | Enfermagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Catolé do Rocha PB, CPCON

Com relação à higienização das mãos deve-se EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q859228 | Ciências, Química, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes.
Analise as explicações abaixo sobre estes problemas.
I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q849833 | Psicologia, Políticas Públicas no SUS, Prefeitura de Sapé PB Psicólogo, CPCON, 2020

Para dar materialidade à política de Saúde, a Constituição instituiu o Sistema Único de Saúde, definido em Lei nº 8.080, de 1990, como o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público. Estão incluídos nesta definição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q840014 | Enfermagem, Doenças Hepáticas, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

O Distúrbio hereditário autossômico recessivo afeta o pâncreas, o sistema respiratório, o trato gastrointestinal, as glândulas salivares e o trato reprodutivo. É considerada uma doença hereditária letal que acomete pessoas muito jovens, levando-os a infecções recorrentes com risco para bronquiectasia e fibrose e dentre os diagnósticos de enfermagem, estão o Alto Risco de Infecção, Troca Gasosa Comprometida e Limpeza Ineficaz das Vias Aéreas. Em relação à afirmação, indique qual alternativa responde CORRETAMENTE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q851904 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

Em dezembro de 2019 foi celebrado o Dia Mundial do Solo e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, e foi feito o alerta à população mundial sobre os processos de degradação do solo e as ameaças decorrentes do manejo insustentável do solo. (Fonte: Organização das Nações Unidas - ONU - https://news.un.org/pt/story/2019/12/1696801).
Analise as afirmações abaixo com relação aos processos de degradação do solo.
I- São fatores controladores das taxas de erosão: erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal, características das encostas. A ação do homem pode alterar estes fatores e, consequentemente, acelerar ou retardar os processos erosivos. II- Existem diversas formas de erosão. Erosão laminar, ravinas e voçorocas são alguns exemplos. III- A degradação pode ser causada por diversos fatores como: erosão, acidificação, acumulação de metais pesados, redução de nutrientes no solo, redução da matéria orgânica.
É CORRETO o que se afirmar em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q846225 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Uma das perguntas que mais atormentam os profissionais de Educação Física e parte dos indivíduos com excesso de peso é qual o poder do exercício físico para promover emagrecimento. No ambiente escolar não é diferente com relação aos alunos com sobrepeso. Com relação ao processo de emagrecimento, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.