Início

Questões de Concursos CPCON

Resolva questões de CPCON comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q850747 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Pirpirituba PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Analise o emprego dos verbos existir e saber no fragmento transcrito a seguir, extraído da reportagem “O PARQUE DOS DINOSSAROS” (Veja, 25/09/19), com atenção para o aspecto da concordância verbal.
“No total, existem no momento dezesseis diplomatas no ostracismo, e a maioria não sabe direito como foi parar nessa situação e se ainda tem alguma chance de obter um posto de verdade no ministério. O custo desse desperdício de experiência é de cerca de 4,5 milhões de reais por ano”.
Avalie as proposições com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas :
( ) Está correto o emprego do verbo “existir” no plural, pois está em harmonia com o sujeito posposto “dezesseis diplomatas”. ( ) Considerando no contexto frasal, a possível correspondência entre os verbos “existir” e “haver”, o verbo “existir” admitiria o uso no singular, sem constituir erro gramatical. ( ) Está correto o uso do verbo “saber” no singular, pois a concordância se dá entre o verbo e o núcleo gramatical “maioria”, formalmente no singular, apesar da noção de plural. ( ) Substituindo-se “a maioria” por “a maioria desses diplomatas”, o verbo “saber” admitiria as duas formas - singular ou plural, neste último caso, concordando com o adjunto e não com o núcleo.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parentes é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q859260 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Cuitegi PB Assistente Social, CPCON, 2020

O contexto atual vem proporcionando novos espaços ocupacionais e inéditas requisições para o exercício profissional do/da assistente social. Dentre essas requisições, pode-se destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q848040 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A abordagem teórico-técnica denominada Epistemologia Convergente é uma integração das teorias de Piaget, da Psicanálise e da Psicologia Social. Quem criou a Epistemologia Convergente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q850952 | Português, Sintaxe, Câmara de Cerro Corá RN Agente Administrativo, CPCON, 2020

Para que o fragmento textual a seguir faça sentido, é necessário empregar elementos que possibilitem estabelecer relações lógico-semânticas entre as sentenças que o compõem. Feita a leitura, marque a alternativa que apresenta os conectores adequados ao contexto.

Conhecer para cuidar

Falar sobre a depressão é a melhor forma de esclarecer dúvidas, instruir famílias e criar redes de apoio Lidar com algum distúrbio da mente pode parecer uma jornada solitária, _____ (1) a falta de conhecimento é fonte de preconceito e exclusão. ______ (2), existem caminhos que podem oferecer amparo a quem enfrenta essa situação. Contar como os familiares também é uma maneira de ganhar apoio emocional para seguir em frente, mas é preciso que as pessoas próximas estejam instruídas de como proceder no socorro.

[...]

Contar com um ambiente acolhedor é essencial, _______ (3) “parentes e amigos têm um papel fundamental no tratamento e no processo de cura, ______ (4) trata-se de um transtorno incapacitante que afeta todas as áreas da vida da pessoa”, como explica a psicóloga Mary Scabora.

Outro aspecto fundamental é o diálogo. Em alguns quadros, a pessoa que tem o distúrbio pode não expor seus sentimentos. _______ (5) é preciso conversar abertamente nesses casos, sem julgamentos nem ideias pré-concebidas. [...]

A psicóloga Mary Scabora comenta que “a saúde mental ainda é muito negligenciada no Brasil, o que tem como consequência o preconceito em relação às questões ligadas a saúde mental e emocional. _______ (6) haja terapia na rede pública de saúde, é raro ver campanhas que esclareçam a população sobre o assunto. [...]

(Revista Segredos da Mente, o poder do cérebro - Ano 3, No. 4, 2019).

A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q849165 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Português, CPCON, 2020

Avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições a seguir sobre a estrutura do enunciado:
“Se toque. Acura do câncerpode estar em suas mãos”. (In: ANTUNES, Irandé. Aula de Português: Encontro e Interação. São Paulo: Parábola, 2003, p. 132).
( ) A construção linguística do enunciado apresenta um desvio da norma culta da língua, sendo incompatível com o gênero “anúncio publicitário”. ( ) O objetivo do gênero textual é atingir o maior número de pessoas por força da persuasão, por isso o emprego de um registro mais próximo do informal. ( ) A elaboração do anúncio enseja uma análise discursiva sobre a duplicidade de sentido do enunciado.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q849200 | Português, Morfologia, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Empregue os pronomes relativos nos fragmentos textuais abaixo relacionados, extraídos da matéria “JÁ É FÁCILCOMPRAR” (Veja, 19/06/19), atentando para a preposição que pode antecedê-los.

I- O assassinato de várias vítimas, a esmo, não é crime típico. Mas a facilidade ______ os dois jovens conseguiram comprar arma e munição levanta um alerta neste momento ______ o governo de Jair Bolsonaro tenta flexibilizar o porte.
II- Muitas armas que abastecem o crime vêm do lugar _____ deveriam ser muito mais bem guardadas: depósitos de delegacias e fóruns. Em abril, um policial caiu pasmo ao abrir o cofre da delegacia central de Cotia, em São Paulo, e constatar a falta de 81 armas que deveriam estar ali.
III- Em 11 de maio, em Santo André, o empresário Marcelo Aguiar, de 36 anos, disparou cinco vezes contra um morador de rua ______ havia se desentendido. Ele era colecionador de armas e atirador esportivo, segundo relatos colhidos pela polícia.
A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q853812 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Prefeitura de Gurinhém PB Fiscal de Tributos, CPCON, 2020

No que diz respeito à competência tributária e à capacidade tributária ativa, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q845621 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Uma das modalidades que vem trazendo grande ajuda para o esporte escolar é o Badminton, assim como, significativa contribuição no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor de seus praticantes. Analise as informações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço do lado direito da quara. ( ) Os games (set) tem uma duração de 15 pontos. ( ) A rede de Badminton deve ficar à altura de 1,40 m do chão. ( ) Sempre que uma dupla ou jogador chegar a 8 pontos um tempo de 60 segundos é concedido. ( ) O vencedor do jogo é quem ganhar dois games primeiro.
A sequência CORRETA que preenche os parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q851773 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Atente ao texto abaixo e responda o que se pede.
No poema “Procura da poesia”, Drummond escreve:
“Penetra surdamente no reino no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário. Convive com teus poemas, antes de escrevê-los. Tem paciência, se obscuros. Calam, se te provocam. Espera que cada um se realize e consuma com seu poder de palavra e seu poder de silêncio. [...]
Nesta estrofe entende-se que:
( ) A própria palavra está em silêncio antes de transfigurar-se, aguardando, silente, a revelação, o deslumbramento. ( ) A palavra está sempre explícita, existe em si, como se fora um signo auto-suficiente, que subsiste independente dos jogos das forças sociais. ( ) Apalavra só existe no contraponto das relações, nas quais entram não só quem escreve ou fala e quem lê ou ouve, mas também, os que compõem toda uma ampla e intricada teia de formas de sociabilidade.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q856565 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Considere a operação a seguir.

10(base10) + 10(base2) + 10(base16) + 10(base8)

Qual o resultado da operação (na representação de números sem sinal, com 8 bits)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q851229 | Português, Interpretação de Textos, Câmara de Cerro Corá RN Assessor Jurídico, CPCON, 2020

Toda produção escrita apresenta fatores de contextualização que ancoram o texto em uma situação comunicativa. Feita a leitura do texto abaixo responda a questão.

O tom da velhice

Pardais são como cantores profissionais: Também têm momentos de auge e declínio em suas carreiras. Entre pássaros, é comum que o canto de um macho invasor sirva como alerta de perigo. Só que pardais mais velhos colocam menos banca usando o gogó que os mais novos. Cientistas descobriram isso, colocando trinta e cinco pardais para ouvir sons de rivais com dois ou dez anos de idade. As cobaias se mostraram preocupadas com ruídos dos jovens, se aproximando desta fonte sonora para investigá-los. Avoz dos anciões, porém, não gerou a mesma comoção. O próximo passo é descobrir se ter um tom idoso afeta o match com as fêmeas.

Fonte: Sessão Fatos. Revista Superinteressante. Edição 412, fevereiro/2020, pag. 14.

Sobre o enunciado “Pardais são como cantores profissionais: também têm momentos de auge e declínio em suas carreiras”, é CORRETO afirmar que:

I- há uma comparação explícita na construção linguística, tendo em vista a aproximação de dois seres por alguma semelhança existente.

II- existe na elaboração discursiva, a figura prosopopeia, que atribui aos pardais linguagem, sentimentos e ações próprias dos seres humanos.

III- há uma construção argumentativa na 2ª oração, justificando a oração.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q854060 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

No Microsoft Excel 2010, versão em português, a fórmula “ALEATÓRIO”, cuja sintaxe é =ALEATÓRIO(), é responsável por retornar um número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q669767 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Pirpirituba PB, CPCON, 2020

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado. 
II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas.
III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público.
IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q851041 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, CPCON, 2020

Leia o texto 1 abaixo e responda à questão.


Texto 1


Neurocientista é alvo de mansplaining citando artigo que ela mesma escreveu

Enquanto palestrava, a especialista foi interrompida porhomem que sugeriu a leitura de um estudo sobre o assunto - que ela mesma tinha escrito.

REDAÇÃO GALILEU

05 NOV2019 - 12H50 ATUALIZADO EM 05 NOV2019 - 19H20


A neurocientista Dra. Tasha Stanton contou no Twitter um episódio de machismo que sofreu durante a Conferência Australiana da Associação de Fisioterapia, que aconteceu no fim de outubro. Ela foi vítima de mansplaining com sua própria pesquisa científica.

Mansplaining é um termo em inglês usado para descrever o comportamento de alguns homens que assumem que uma mulher não conhece determinado assunto e insiste em explicá-lo, subestimando os conhecimentos da mulher.


O caso de Stanton é um exemplo de mansplaining: enquanto ela palestrava, um cientista homem a interrompeu no meio do discurso e sugeriu que ela lesse determinado artigo para "entender melhor" o assunto. O artigo que ele indicou, entretanto, tinha sido escrito pela própria palestrante.

"Espere aí por um segundo, amigo. Sou Stanton. Eu sou a autora do artigo que você acabou de mencionar", ela disse naquele momento da palestra. Ela e outros cientistas da conferência riram da situação, mas ela ficou desconfortável com o acontecido.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/

Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q843241 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Prefeitura de Cuitegi PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Sobre as práticas básicas de Prevenção às Infecções do Trato Urinário associada ao cateter vesical de demora, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- Após a inserção da Sonda Vesical de Demora, fixar o cateter de modo seguro e que não permita tração ou movimentação. II- Manter o sistema de drenagem fechado e estéril. III- O cateter ou tubo de drenagem pode ser desconectado, pois não há riscos de contaminação considerando que o manuseio de contaminação se refere à inserção da sonda e não do tubo. IV- Não há regras para o Esvaziamento da bolsa, pois essa não traz infecção pra a sonda vesical, considerando que todos, até o cuidador pode manusear de qualquer forma, sem cuidados específicos.
Qual das alternativas abaixo apresenta todos os itens considerados VERDADEIROS às boas práticas de segurança ao paciente em uso de Cateter Vesical de Demora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q848769 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Gurinhém PB Professor Português, CPCON, 2020

No Brasil, os falares das cidades litorâneas, que foram criadas ao longo dos séculos XVI e XVII, como Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Olinda, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, entre outras, sempre tiveram mais prestígio que os falares das comunidades interioranas” (RICARDO-BORTONI, Stella Maris. Educação em Língua Materna: A Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 34). Neste sentido, pode-se afirmar que:
I- As cidades brasileiras receberam um contingente muito grande de portugueses e desenvolveram falares mais próximos dos lusitanos. II- Os fatores históricos, políticos e econômicos são os que conferem prestígio a certos dialetos ou variedades regionais e, consequentemente, alimentam rejeição e preconceito em relação a outros. III- O preconceito linguístico não é imperante na sociedade brasileira, tendo em vista que as pessoas, em geral, têm algumas ideias bem estabelecidas acerca da língua.
É VERDADE o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q841858 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

Os resíduos gerados no consultório odontológico podem oferecer perigos a outras pessoas de uma maneira geral. Dessa forma, são classificados em grupos para facilitar o gerenciamento adequado do seu descarte. Assinale a alternativa que apresenta um grupo de resíduos que NÃO é produzido no consultório odontológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q857888 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Prefeitura de Cuitegi PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

No Microsoft Excel 2010, versão em português, a fórmula “ALEATÓRIO”, cuja sintaxe é =ALEATÓRIO(), é responsável por retornar um número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q848676 | Português, Sintaxe, Tecnico em Contabilidade, CPCON, 2020

Leia atentamente o texto abaixo, extraído do jornal O TEMPO - 16/02/20, de modo a responder à questão.

O PESO DO MOSQUITO (LAURA MEDIOLE)

"Convidei meu vizinho para fazer um mutirão da limpeza em seu quintal, e ele só me enrola. Já denunciei, e nada. Ele só aparece a cada 15 dias. Mato e entulho tomaram conta de tudo.”

“Por que o jornal não vem filmar o criadouro dos mosquitos aqui, no vizinho? As calhas da sua casa estão todas entupidas, e a água da chuva desce em cima do muro, que vai cair a qualquer momento. Já denunciei aí no jornal a proliferação do mosquito da dengue, e ninguém faz nada...”

Pois é; as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor, o início, quando os vizinhos ignoram um dos maiores problemas enfrentados pela população nos últimos anos. Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) dessas pessoas (felizmente, uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.

Custa dar uma olhada nos seus quintais? Não entendem que uma simples tampinha de Coca-Cola com água pode vir a ser um criadouro de larvas do Aedes aegypti? Que, ao crescerem, viram mosquitos capazes de causar danos enormes às pessoas? Quem já teve dengue sabe disso. [...] Como se não bastasse a incapacidade de reação, correm o risco de sofrer a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema. E, antes de fazer pouco-caso das campanhas, mutirões ou pedidos dos vizinhos, pense nisso, pense num filho seu acometido pela doença. Se para um adulto já é pesado, imagina para uma criança?

Pesquisas confirmam que 80% dos focos são residenciais. Ou seja, estão no lixo acumulado nos quintais, na latinha com água de chuva, na calha entupida, e por aí vai. Como exemplo da irresponsabilidade, cito as caixas-d’água. O fiscal chega na casa, vasculha o terreno minuciosamente, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, notifica quando necessário e, para finalizar, pergunta sobre a caixa-d’água. O morador, já sem muita paciência com aquela “invasão domiciliar”, diz que a caixa está ok, que se encontra fechada. O fiscal sai, e entra o drone, que, do alto, mostra que aquela caixa-d’água, além de não ter tampa, é um criadouro de mosquitos.

Há vários meses a Prefeitura de Betim (cito ela porque é a que estou mais próxima) vem fazendo campanhas e mutirões de casa em casa, envolvendo escolas, pais de alunos, moradores de modo geral, além de um trabalho intensivo de capina e retirada de lixo e entulhos, espalhados pela população. [...]

Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso. [...] Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram. Mesmo com o risco de serem multados, na calada da noite, continuam descarregando materiais nas calçadas ou em locais indevidos, apesar de a prefeitura disponibilizar caçambas próprias para isso, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem. E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado. Um trabalho de formiguinha, até chegar o dia em que não serão mais necessários fiscais e tantos outros custos para o município, que poderiam ser evitados. Até chegar o dia em que não morrerão mais pessoas de dengue.

Nos fragmentos textuais, há duas orações subordinadas introduzidas por gerúndio, que apesar da proximidade estrutural, são classificadas diferentemente. Após analisá-las, indique, dentre as alternativas propostas a seguir, a classificação CORRETA:

Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema.

Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem. E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q850009 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Médico ESF, CPCON, 2020

Considere A uma proposição falsa e B e C duas proposições verdadeiras.

Qual o valor lógico da proposição D: [(A? ~ B) ? (~ C ? B)] ? [(A ? B) ? (B ? C)]?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.