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Questões de Concursos CS UFG

Resolva questões de CS UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q21283 | Direito Ambiental, Procurador, AL GO, CS UFG

Por estudos ambientais entende-se aqueles que avaliam os aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento. Em relação aos estudos ambientais,
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122Q19465 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Minas Gerais, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

Conforme disciplina a Resolução n. 1.007, de 20 de abril de 1999, são orgãos de assessoramento a Presidência:
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123Q712201 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



A determinação do motivo central da existência da empresa, ou seja, a definição de quais entes a empresa atende com seus produtos e serviços. Trata-se ainda da definição de um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar. Nesse caso, são atividades relacionadas 
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124Q707886 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Um senhor resolveu doar R$ 450.000,00 para seus três filhos. Quando foi dividir o dinheiro, resolveu reparti-lo de forma inversamente proporcional à idade de cada um. Sabendo que seus filhos têm 18, 24 e 36 anos, respectivamente, quanto recebeu o filho mais novo? 
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125Q710223 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



O modelo inicial de responsabilidade social empresarial desenvolvido por Carroll (1979) foi retratado com a forma de uma pirâmide, na qual se estabeleceram as dimensões da responsabilidade social empresarial em 
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126Q28225 | Direito Civil, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

J. H. faleceu e não deixou nenhum descendente. A viúva recebeu a meação dos bens comuns. O falecido deixou vivo na linha ascendente apenas avô paterno e avós maternos.

Do patrimônio hereditário do morto, a viúva
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127Q28238 | Direito Tributário, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Leia o fragmento a seguir.

A finalidade do Estado é a realização do bem comum. A noção de comum é difícil e complexa. Podemos conceituá-lo como sendo um ideal que promove o bem-estar e conduz a um modelo de sociedade, que permite o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas, ao mesmo tempo em que estimula a compreensão e a prática de valores espirituais. Para o atingimento dessa finalidade, o Estado desenvolve inúmeras atividades, cada qual objetivando tutelar determinada necessidade pública.

HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. 19. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 3

A atividade financeira do Estado está diretamente ligada a forma de Governo e
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129Q19717 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

No que tange à organização e ao funcionamento das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, nos termos de seu Regimento Interno, tem-se que
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130Q15910 | Português, Assistente de Gestão, CELG GT GO, CS UFG

Texto associado.
AULA DE AUTOESTIMA

     Brasileiro é um ser tão otimista e de bem com a vida que, em pesquisas, é apontado como um dos povos mais felizes do mun­do. Falácia. De perto ninguém é normal, já disse nosso tradutor da simbiose cultural nacional. Em outras palavras, pega mal declarar-se infeliz. É cafona não enxergar uma maravilha no espelho tendo nas­cido nessa terra de sol, samba e ... bem, deixa o futebol pra lá.
     A verdade, também comprovada em pesquisas, é que boa parte da população mundial (mais notadamente os mais pobres) so­fre de ausência crônica de autoestima. Conceito bastante difícil de defender num país que mistura a referência psicológica de autoesti­ma com a baboseira de autoajuda amontoada nas prateleiras das li­vrarias.
     Autoestima é a avaliação que cada um faz sobre si mesmo, ainda que não tenha consciência disso. É esse valor que gera em nós a capacidade de resistência e regeneração. Quando a autoestima é baixa, a força para enfrentar os problemas do cotidiano também di­minui. Quem não gosta de si não cresce emocionalmente e fica por aí perambulando como um ser dependente e muito mais vulnerável a influências negativas do que positivas, um ser que não consegue gerar amor por não se sentir digno de ser amado. Na prática, esse in­ divíduo é aquele que:
     - maltrata os filhos para sentir-se de alguma maneira poderoso, ou provê aquilo de que a família necessita, mas jamais demonstra qual­quer tipo de emoção amorosa por medo da rejeição;
     - vota sem pensar, arrastado por qualquer promessa vã;
     - não se qualifica por medo de enfrentar o fracasso de não conseguir aprender, ou aprende mas não chega a competir por uma vaga de emprego ou por uma promoção por sentir-se inadequado diante dos demais;
     - aceita a violência doméstica, seja ela física ou psicológica, por sentir-se diminuído diante do agressor.
     Para essas pessoas, o mundo é um lugar assustador e seu comportamento tem impacto direto na geração de riqueza de um país. Importantes centros de pesquisa e fomento a projetos de quali­ficação de mão de obra na América Latina, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, já identificaram a necessidade de associar o ensino de qualquer habilidade a cursos de elevação da autoestima.
     Há anos estudo o tema de maneira séria e só utilizo critéri­os científicos nas pesquisas sobre autoestima.
     Na esfera feminina, principalmente, a autoestima elevada define o papel social da mulher. Mulheres que gostam de si alcan­çam autonomia intelectual e emocional, transformam-se em líderes ainda que em ambientes majoritariamente masculinos ou abrem seus próprios negócios e criam filhos equilibrados e prontos para as difi­culdades de um mundo em transição.
     Em resumo, uma mulher com autoestima elevada é capaz de mudar um país. Acreditando nisso, reuni um grupo de gente apai­xonada pelo tema e lançamos a Escola de Você (www.escoladevoce.com.br), uma série de aulas gratuitas via internet para que qual­quer pessoa, mas principalmente a mulher, se reconheça em situa­ções cotidianas e descubra um potencial escondido pela distorção na autoimagem. A Escola de Você tem apoio da Universidade Aberta do Brasil e do BID e terá sua eficácia medida em pesquisa. Nosso objetivo de longo prazo é ambicioso: provocar impacto direto nos índices de segurança familiar e de agressão contra a mulher e na ca­pacidade individual de geração de renda. [...]

                                     PADRÃO, A na Paula. Isto É. Disponível em: < http://www.istoe.com.br/colunas-                                  eblogs/colunista/45_ANA+PAULA+PADRAO>. A cesso em: 7 set. 2014. (Adaptado)
No texto, afirma-se que pesquisas mostram a necessi­ dade de associar qualificação de mão de obra a cursos de elevação da autoestima. Com base no texto, essa associação é necessária porque
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131Q711565 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Uma empresa trabalha com as mercadorias A, B e C. Se vender cada unidade de A por R$ 6,00, cada unidade de B por R$ 9,00 e cada unidade de C por R$ 12,00 obtém um faturamento de R$ 150,00. Mas se vender cada unidade respectivamente por R$ 6,00, R$ 18,00 e R$ 9,00, obtém um faturamento de R$ 180,00. Nessas condições, o número de unidades da mercadoria A é igual a 
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132Q33345 | Direito do Consumidor, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

A desconsideração da personalidade jurídica, é prevista para impedir que abusos e fraudes cometidos por sócios e administradores causem a consumidores prejuízos e danos, de outro modo irreparáveis. O ordenamento jurídico estabelece que tal desconsideração.
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133Q35425 | Informática, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

Nas linhas 2 a 20 de uma planilha foram lançados na coluna A nomes de alunos e nas colunas de B a D as notas das suas avaliações. Na coluna E, deve aparecer a média aritmética das notas e, na coluna F, o texto “aprovado” ou “reprovado”, de acordo com a média. Sabendo-se que a média para aprovação é 5, qual a fórmula de cálculo que deve ser associada ao conteúdo de F na linha 10 da planilha?
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134Q42571 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades para desenvolver tanto os processos de conservação quanto os de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados, bem como para socializar as crianças e os jovens segundo os valores tidos como desejáveis (MOREIRA, 1997). Nesse sentido, por currículo entende-se:
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135Q28235 | Direito Previdenciário, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

O caráter contributivo, a filiação obrigatória e o equilíbrio financeiro e atuarial são aspectos comuns ao Regime Geral de Previdência Social e aos Regimes Próprios de Previdência Social, nos termos previstos pela Constituição Federal de 1988.

Além dessas diretrizes básicas,
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136Q33363 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

A Resolução n. 60/147, adotada em 2005 pela Assembleia Geral da ONU, estabelece princípios e diretrizes básicos sobre o direito das vítimas de violações das normas internacionais de direitos humanos, incluindo o de obter reparações. Essa resolução
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137Q42589 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As pesquisas de Lowenfeld centraram-se nas questõesdo desenvolvimento da capacidade criadora e da consciência estética do indivíduo. Conforme Osinski (2001) paraLowenfeld a função da escola seria
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138Q35423 | Informática, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

As famílias de Sistemas Operacionais Linux e Windows oferecem funções para cópia de arquivos. Ao copiar um arquivo de um diretório para outro diretório é criada uma duplicata do arquivo original, que pode ser modificada independentemente do arquivo original. Nos Sistemas Operacionais Windows, uma maneira de copiar e colar arquivos usando as janelas do Explorador de Arquivos é
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139Q42594 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que
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140Q42569 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A educação como direito fundamental de caráter social realiza-se por meio de políticas públicas, que expressam determinada relação social de produção a ser concretizada pelas instituições. O princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, por exemplo, constitui uma diretriz fundamental que deve informar as políticas públicas educacionais. Assim, o trabalho desenvolvido pela instituição escolar não se restringe à sua prática específica, ele possui uma finalidade social determinada pela concepção que o fundamenta. Nessa perspectiva, cabe à escola:
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