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Questões de Concursos CS UFG

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21Q42602 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Leia o fragmento a seguir.

                         Esta secção zurgindo, 
                         Zurgirá sem pena ou dó 
                         Enquanto estiver agindo
                         Com desmandos o Totó

(ZUMBI, 24.06.27) In: MACHADO, Maria Cristina Teixeira. Pedro Ludovico: um tempo, um carisma, uma história. Goiânia: Cegraf/UFG, 1990, p. 119.

Esse fragmento faz alusão ao contexto político de Goiás, no final da década de 1920, fundamentando-se na crítica à oligarquia local e indicando que, com a mudança do centro de poder, o Estado
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22Q28247 | Matemática, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a distância entre as cidades de Jataí/GO e Goiânia/GO é de 325 km pela rodovia BR 060. Supondo que o DNIT deseje remarcar as quilometragens desse trecho colocando uma placa de sinalização a cada 5 Km, quantas placas deverão ser colocadas nesse trecho da rodovia, sabendo que em Goiânia/GO a marcação da placa deverá ser de 410 Km e em Jataí/GO de 735 Km?
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23Q28253 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

É a pedagogia que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes por meio do desenvolvimento da cultura individual.

Trata-se da pedagogia
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24Q709149 | Português, Sintaxe, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.

Cuitelinho

(canção popular divulgada por

Paulo Vanzolini, Pena Branca e Xavantinho e Almir Sater)

Cheguei na beira do porto

Onde as onda se espaia

As garça dá meia volta

E senta na beira da praia

E o cuitelinho não gosta

Que o botão de rosa caia, ai, ai


Quando eu vim

da minha terra

Despedi da parentália

Eu entrei no Mato Grosso

Dei em terras paraguaia

Lá tinha revolução

Enfrentei fortes batáia, ai, ai

A tua saudade corta

Como aço de naváia

O coração fica aflito

Bate uma, a outra faia

E os óio se enche d´água

Que até a vista se atrapáia, ai...


Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2018. 




No verso “Bate uma, a outra faia”, ocorre o emprego da elipse por duas vezes. A palavra ocultada nas duas situações é “batida”. As funções sintáticas de cada elipse são, respectivamente: 
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25Q19712 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Muitos núcleos urbanos goianos têm origem relacionada à garimpagem do ouro. Ao longo do século XVIII, surgiram, por exemplo, o “Arraial de Sant’Anna” e “Meia Ponte”. Atualmente, esses são os municípios de
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26Q707389 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo tem a mais alta autoridade e a autoridade dos demais indivíduos é escalonada para baixo, de acordo com sua posição relativa no organograma. Uma desvantagem da centralização é que as decisões 
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27Q21317 | Direito Processual Civil, Procurador, AL GO, CS UFG

Bruno ajuizou ação de cobrança em face de Pedro alegando que teria lhe emprestado a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), para pagamento no prazo de três meses. Bruno argumentou que o contrato foi celebrado de forma verbal, tendo juntado alguns indícios de prova material, como extrato bancário constando a transferência realizada. Ao final, entendendo que não restou comprovada a existência do contrato verbal mencionado, o juiz extinguiu o processo sem resolução de mérito, por carência de ação. Tendo em conta as teorias sobre as formas de verificação da existência das condições da ação, pode se afirmar que o juiz aplicou a
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28Q47021 | Português, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A literatura e o leitor

De início, cabe uma pergunta: quem é esse leitor? Se, num primeiro momento, pode nos parecer difícil defini-lo, num segundo momento, como professores com um olhar um pouco crítico e sensível, podemos perfeitamente dizer quem são eles. Na verdade, o que a sociedade, de um modo geral, e a academia, de modo especial, nos cobram é a formação de um indivíduo que lê textos escritos, referentemente livros.
Chegamos assim a uma equação simples: para termos como resultado leitura, devemos somar livro + leitor. Mas afinal que livro é esse? Que objeto de adoração é esse, tão distante do leitor comum? O livro, indicado invariavelmente como objeto de cultura por excelência, considerado como a leitura verdadeira, não centraliza o universo cultural da população brasileira. Essa, em geral, admira e respeita quem lê e até se considera em desvantagem por não ser leitora.
A leitura está associada a textos, especialmente livros, objetos de pouco convívio doméstico, pessoal, mas sempre valorizados. Os didáticos são vistos como livros da escola e não dos leitores. Aqui surge a primeira divisão de águas: certas leituras são para a escola, não para si próprios. No entanto, esse mesmo leitor, se consultado, poderá surpreender-se ao perceber que gostou de uma leitura indicada pela professora. Apesar disso, a leitura não chega a tornar-se hábito. Estaremos, então, formando um leitor escolar, que, distante do espaço escolar, esquece o prazer da leitura?
Para muitos, a leitura de livros de literatura é muito difícil, monótona, demorada, enquanto os jornais e as revistas são de leitura rápida e, por isso, agradável. É comum que os adolescentes – ou pré-adolescentes – refiram-se à sensação de perda de tempo relacionada com o fato de ficarem lendo enquanto as coisas acontecem. Para eles, ler livros não é nenhum acontecimento.
É no mínimo curioso que a ênfase na carência de leitura feita por educadores e intelectuais também ocorra entre os ditos não leitores. Parece que ninguém – nem a escola nem a sociedade – percebe a ligação existente entre o que é vivenciado/lido dentro e fora da escola, e o que ela e eles mesmos consideram como leitura. Especialmente tratando-se da interação tão intensa e difundida da linguagem verbal com a visual.
O visual e a oralidade, predominante nas práticas não institucionalizadas, são tidos e identificados como não leituras. Menosprezados por seus próprios leitores e ignorados pelos letrados, no entanto, são as leituras mais frequentemente realizadas pela maioria da população. Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem. [...] O texto incorpora a ilustração que, por sua vez, faz o status de linguagem, de texto, de narrativa. E é graças à incorporação de elementos visuais e de linguagem que a literatura infantil tem conquistado o seu leitor, habituado que está a ler o mundo que o cerca.

MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (Orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 159-160. (Adaptado).

No enunciado “Na verdade, o que a sociedade, de um modo geral, e a academia de modo especial, nos cobram é a formação de um indivíduo que lê textos escritos, referentemente livros”, evidencia-se que a formação de leitores é:
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29Q28223 | Direito Civil, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

C. G. fez empreitada com o município de Aparecida de Goiânia para a construção de um viaduto. Em virtudeda urgência, passou a trabalhar em tempo corrido, fazendo muito barulho, perturbando o sossego e a tranquilidade dos moradores.

Neste caso,
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30Q33344 | Direito do Consumidor, Relação de Consumo, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Em matéria de cláusulas contratuais, o ordenamento jurídico prevê que:
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31Q42577 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Hoffman (2006), numa perspectiva construtivista de avaliação, a questão da qualidade do ensino deve ser analisada em termos dos objetivos previstos. Assim, nessa perspectiva, qualidade do ensino significa:
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32Q19713 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Leia o texto.

Essa região foi objeto de uma política de expansão da fronteira agrícola, demográfica e econômica adotada por Getúlio Vargas nos anos revolucionários de 30 – a Marcha para o Oeste –, que teve como consequência imediata a criação de Goiânia. Possui a mais significativa placa de solos de boa fertilidade natural que existe em todo o estado de Goiás e se constituiu no mais autêntico polo de atração das populações migrantes.

GOMES, H.; TEIXEIRA NETO, A.; BARBOSA, A. S. Geografia: Goiás / Tocan- tins. Goiânia: UFG, 2005.

O texto faz referência à região goiana anteriormente denominada
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33Q702751 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Em uma fábrica, há duas máquinas de dosar/envasar shampoo em embalagens de 200 ml. Uma é mais nova e mais rápida do que a outra e ambas são usadas para o mesmo tipo de embalagem. A produção da máquina antiga é igual a 3/5 da produção da máquina mais nova. Em uma hora, as duas máquinas dosaram/envasaram juntas 864 unidades. Dessa quantidade, o número de embalagens que a máquina mais rápida dosou/envasou foi de 
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34Q28257 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Segundo Guimarães, Magalhães e Barreto (2006), os novos textos mediados pela tecnologia da informação e da comunicação possibilitam novas formas de comunicação e a produção desses textos multimidiáticos tem papel importante nas relações sociais e na formação educativa dos sujeitos. É importante, e muitos estudos já o fazem, analisar a relação entre mídia e processos formadores.

Para as autoras, o principal objetivo da inserção das tecnologias nas escolas é
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35Q699158 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Um grupo de pessoas foi a um restaurante. Na hora de pagar a conta, os membros do grupo chegaram à seguinte conclusão: se cada um desse R$ 24,00 faltariam R$ 30,00 para pagar a conta e, de outro modo, se cada um des - se R$ 30,00 sobrariam R$ 18,00. Quantas pessoas foram ao restaurante? 
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36Q42576 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condições oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão
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37Q704213 | Matemática, Geometria Plana, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Os pontos A, B, C, e D representam, nesta ordem, os vértices de um retângulo, e os pontos E e F são os pontos médios dos lados CD e AD, respectivamente. Sabendo que a área do triângulo BCE é igual a 220 cm², então a área do triângulo ABF, em cm², é igual a
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38Q708134 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



A visão cíclica de uma cadeia de suprimento é muito útil ao se considerar as decisões operacionais, pois ela especifica claramente os papéis e as responsabilidades de cada componente da cadeia de suprimento, com estabelecimento dos ciclos de pedidos 
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39Q28263 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
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40Q700187 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Um time de basquetebol combinou com o seu principal arremessador a seguinte estratégia: toda vez que ele arremessasse, para obter uma cesta de três pontos, e acertasse o arremesso da bola, ele receberia R$ 200,00. Por outro lado, toda vez que errasse, pagaria ao time R$ 50,00. Depois de arremessar 36 vezes, o jogador conseguiu ganhar R$ 3.450,00. Quantos arremessos o jogador acertou?
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