Início

Questões de Concursos CS UFG

Resolva questões de CS UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q28196 | Direito Constitucional, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A Constituição da República Federativa do Brasil prevê que compete privativamente ao município legislar, sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q28200 | Direito Constitucional, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

As Comissões Parlamentares de Inquérito, disciplinadas no artigo 58, § 3º da Constituição Federal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q47019 | Português, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Campanha pede que pediatras de todo o país “receitem livros" para crianças”

Pediatras de todo o país vêm sendo orientados a "receitar livros" para seus pacientes de zero a seis anos. A medida, anunciada nesta semana pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), visa estimular o aumento das conexões cerebrais nos pequenos por meio da leitura feita a eles pelos pais ou por pessoas próximas.
De acordo com os médicos, bebês que recebem o estímulo de escutar histórias podem se tornar adultos mais articulados, desenvoltos e inteligentes. Bebês que nascem com deficiência também podem obter benefícios: com este incentivo, o cérebro pode criar novas conexões para suprir habilidades perdidas.
Para Eduardo Vaz, presidente da SBP, não basta ao pediatra controlar peso, altura e vacinas. Para ele, é preciso formar um adulto que tenha qualidade de vida e que exerça sua cidadania.
"Estamos atrasados na inclusão do livro na pediatria. Ler para o bebê reflete diretamente em seu bom desenvolvimento, na cognição e na afetividade. Quem lê para o bebê cria com ele um vínculo afetivo para a vida toda e contribui para que ele seja um adulto melhor", diz Vaz.
O empresário Igor Rodrigues e a sua mulher, Daniela, leem diariamente histórias infantis para as filhas gêmeas Lis e Mariah, de nove meses.
"Não tivemos orientação médica, mas tomamos a medida porque o nosso mais velho, de 15 anos, não gosta de livros e é ligado a videogames. Os resultados são claros: elas adoram, aprendem novas palavras e estão mais espertas", avalia o pai.
Uma das causas do atraso do falar de crianças, de acordo com Vaz, é a falta de comunicação entre pais e filhos, o que inclui a leitura. "O médico deve abordar famílias de forma direta, dizendo que é necessário ler para o bebê. Pais analfabetos podem contar histórias para os filhos. E essas crianças se alfabetizam rápido, têm facilidade para aprender línguas e melhor desempenho acadêmico."
Com apoio das fundações Maria Cecília Souto Vidigal e Itaú Social, médicos associados à SBP receberão livros para seus consultórios. Eles receberão também a cartilha "Receite um Livro – Fortalecendo o Desenvolvimento e o Vínculo", com os benefícios da leitura a bebês.
Para o linguista Evélio Cabrejo, da Universidade Sorbonne (França), que veio ao Brasil para o lançamento da campanha, não importa repetir a mesma história para as crianças. "O bebê não escuta a mesma história sempre. Ele descobre uma quantidade enorme de significados diferentes. Além disso, decora tudo. Está exercendo a memória. É uma operação extraordinária."

MARQUES, Jairo. Folha de S. Paulo. 18 out. 2015. Disponível em: . Acesso em: 1° fev. 2016. 

No quinto parágrafo do texto, o uso do verbo “ler” no plural se justifica pelo seguinte motivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q33328 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Com a morte termina a personalidade civil do indivíduo, tendo início a sua sucessão. O inventário consiste na enumeração e descrição de todos os bens e obrigações que integram a herança, para que depois possa ser feita a adjudicação ou a partilha, de forma a atribuir a cada herdeiro o quinhão que lhe corresponde. Tendo em vista o procedimento de inventário e partilha, o ordenamento jurídico determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q19458 | História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

Leia o texto.

A região e caracterizada, especialmente no inicio do seculo XX, pela ocupação estimulada pelos trilhos da Estrada de Ferro. Atualmente, apresenta uma rede urbana pouco densa, com predominio de cidades abaixo de 10.000 habitantes. Além da forte agricultura, sua economia se destaca pela produção mineral e pela presença de industrias do setor automotivo.

O texto faz referencia a região goiana conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q19720 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Considerando as disposições acerca do Regime Disciplinar do Servidor, previstas na Resolução n. 1.073, de 10 de outubro de 2001, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o servidor será punido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q19727 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Um analista de sistemas identificou requisitos de alto nível de um sistema acadêmico, quais sejam:

1. O aluno poderá realizar sua matrícula utilizando seu código de aluno.
2. O acesso dos alunos ao sistema deverá estar dis­ ponível nos navegadores Internet Explorer e Google Chrome.
3. O professor poderá lançar as notas e frequências dos alunos matriculados em suas disciplinas.
4. Um relatório com as notas e frequências dos alunos poderá ser solicitado pelo professor da disci­plina.
5. Os relatórios do sistema serão disponibilizados em formato PDF.

Dos requisitos mencionados, são classificados como requisitos funcionais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q19730 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Qual é o princípio de projeto da orientação a objetos que significa "decompor um sistema complexo em suas partes fundamentais e descrevê-las em uma linguagem simples e precisa"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q21271 | Direito Financeiro, Procurador, AL GO, CS UFG

A atividade de controle da execução financeiro-orçamentária é realizada por diferentes órgãos de controle interno, externo e social. No que se refere aos tipos de controle, considera-se o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q21286 | Direito Civil, Procurador, AL GO, CS UFG

Uma das inovações mais importantes do estatuto civilista de 2002 é o capítulo referente aos direitos da personalidade, introduzido logo nos primeiros artigos do código (arts. 11 a 21). No que diz respeito aos direitos da personalidade, o Código Civil vigente prescreve que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q35427 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

Segundo ROCHA (2010), citando o Ministério do Trabalho e Emprego (2009), compete ao auxiliar de biblioteca a seguinte atividade técnico-administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q47009 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Segundo Krzysztof Pomian (1988), os museus de Arqueologia tendem a adotar um dos dois seguintes modelos: museus arqueológico-artísticos, que ressaltam os aspectos estéticos e excepcionais dos objetos de suas coleções; museus arqueológicos-tecnológicos, que valorizam seus aspectos técnicos e funcionais. A aplicação destes modelos sugere que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q33306 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

O poder de tributar implica o poder de destruir. Com base nessa premissa, a Constituição de 1988 estabece uma série de direitos fundamentais do contribuinte previstos no título do Sistema Tributário Nacional e, por isso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q33325 | Direito Processual Civil, Recursos, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

F. T. ajuizou ação de rescisão contratual cumulada com reparação de danos em face da Construtora e Incorporadora Queda Livre, visando à rescisão do contrato de promessa de compra e venda firmado em agosto de 2010. O objeto do contrato é a unidade 204 do Edifício Bons Ares, cuja entrega estava prevista para agosto de 2012. Diante do atraso na conclusão da obra, F. T. decidiu rescindir o contrato, pedir a restituição de todos os valores pagos à construtora pela aquisição do imóvel e ver reparados os danos morais em decorrência da demora na entrega das chaves. Foi proferida sentença declarando a rescisão do contrato e condenando a construtora ré a devolver R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) referentes aos valores pagos pela aquisição do imóvel até então, corrigidos monetariamente. O pedido de dano moral, entretanto, foi indeferido pelo juiz, que considerou que o inadimplemento da ré teria causado mero aborrecimento ao autor, insuficiente para ensejar qualquer indenização. F. T., mesmo insatisfeito com a negativa do dano moral, resolveu conformar-se com a sentença, tendo deixado passar o prazo recursal, na expectativa de encerrar mais rápido o processo. A construtora ré, todavia, interpôs recurso de apelação, visando reformar a sentença condenatória. Diante desta situação hipotética, F. T .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q35433 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

Segundo Vergueiro (1989), é o processo que permite o deslocamento definitivo da coleção para locais de menor acesso, onde os materiais serão acomodados mais compactamente a fim de que, embora conservados fisicamente, ocupem o menor espaço possível. Esse processo denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q19470 | Administração Geral, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

Os sistemas administrativos clássicos recrutam e capacitam seus servidores de maneira especifica e exclusiva. Essas caractensticas definem esses sistemas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q33318 | Direito Civil, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Em contraponto ao formalismo exacerbado na execução das obrigações contratuais, desenvolveu-se na Inglaterra, a partir do século XVIII, a teoria do adimplemento substancial, corolário do princípio da boa-fé objetiva positivado no ordenamento jurídico brasileiro a partir da entrada em vigor da Lei n. 8.078, de 1990 (Código de Defesa do Consumidor).

A esse respeito, considera-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q33331 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

B. é proprietário de uma chácara a 50 km de Goiânia. Após uma viagem de três meses pela Europa, B. se deparou com um sujeito chamado J. ocupando o seu imóvel. J. estava morando na chácara de B. a pedido de V., que havia tomado posse do imóvel e se apresentado como seu dono, tendo contratado J. para cuidar da chácara como caseiro. Sem saber da situação, B. ajuizou ação reivindicatória em face de J., visando a imediata desocupação do imóvel, bem como a reparação dos prejuízos decorrentes da invasão. Sendo citado nos termos da ação proposta, J.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q21272 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Procurador, AL GO, CS UFG

O proprietário de imóvel rural em Goiás, com área superior a 10 (dez) módulos fiscais, adquirido no ano de 2006 e que tinha, à época, área de reserva legal em extensão inferior a 20% (vinte por cento), poderá regularizar sua situação mediante adoção de medidas isoladas ou conjuntas previstas na Lei Estadual n. 18.104/2013.

Nos termos da referida legislação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q33359 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Um dos documentos mais importante das Nações Unidas é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, que, em seu preâmbulo, enumera considerações e, em seguida, declara pontualmente direitos humanos universais por meio de vários artigos. No preâmbulo, considera-se que :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.