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41Q703039 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.
1    O novo drama de Chiwetel Ejiofor para a Netflix nos
2    conta a história de um herói. Ambientado no Malawi,
3    O Menino Que Descobriu o Vento traz a história de
4    William (Maxwell Simba), garoto morador de um vila-
5    rejo da região. Enquanto passam por um período de
6    chuva rigorosa, os moradores de Malawi ficam impos-
7    sibilitados de trabalhar na colheita, esta sendo sua
8    única fonte de renda e alimentação. Porém, quando o
9    período de tempestades acaba, a seca toma conta do
10  local e a situação fica ainda pior. Dessa forma, as
11  pessoas começam a morrer de fome e o governo não
12  ajuda. Contudo, nós temos um herói aqui. Trata-se de
13  William, que, com sua sede por conhecimento, desco-
14  bre uma maneira de salvar a todos.
O menino que descobriu o vento. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2019.
Em “esta sendo sua única fonte de renda e alimentação”, nas linhas 7 e 8, o referente do enunciado é retomado pelo pronome “esta”, que é
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42Q709951 | Legislação Municipal, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



De acordo com a Lei Orgânica do Município de Goianira, a iniciativa popular é
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43Q708161 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



O Art. 40 da Lei n. 8.666/93 e suas alterações diz: “O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte: (...) XIV – condições de pagamento, prevendo:”
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44Q709953 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Leia a descrição a seguir. 
Sistema que atende materiais de até no máximo 80 kg/m, indicado para a utilização do FIFO (PEPS), por meio de trilhos apoiados sobre longarinas que permitem ajustar a altura e regulagem para inclinação. Os materiais são carregados pelo lado mais alto e descarregados pela frente, permitindo fácil acesso e rápida reposição. 
Esta descrição refere-se ao sistema: 
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45Q707906 | Legislação Municipal, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



Segundo a Lei Orgânica do município de Goianira, no que se refere aos vereadores, estes 
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46Q708162 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


A conexão sintática de oposição tanto pode ocorrer por meio de um período coordenado quanto por meio de um período subordinado. Tomando por base a sentença subordinada “na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo”, em qual das alternativas a seguir, ela é reelaborada como sentença coordenada de modo a manter a ideia de oposição? 
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47Q710210 | Informática, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Na atualidade, qual é a tecnologia mais empregada em mouses sem fio que não venham de fábrica acompanhados de algum receptor USB e, também, em fones de ouvido sem fio? 
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48Q710215 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Uma das teorias que mais influenciam a administração moderna é a teoria de sistemas. Uma definição clássica de organização, de acordo com essa teoria, é a seguinte: 
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49Q708681 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Para a União e de acordo com a Lei n. 8666/1993, o veículo oficial de divulgação da administração pública é o 
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50Q710219 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Para Taylor, a superação do problema da ineficiência do trabalhador estaria na constituição de uma administração científica, que, em essência, consiste em uma filosofia que resulta na combinação de quatro princípios fundamentais, que são: 
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51Q712013 | Informática, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Em relação aos dispositivos periféricos dos microcomputadores, os que contém apenas dispositivos de entrada de dados são:
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52Q702287 | Direito Tributário, Impostos da União, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Leia o relato da situação hipotética a seguir. 
J. L. é proprietária de um apartamento na zona urbana e de um sítio na zona rural do Município Alfa e também de dois veículos, um licenciado na cidade de Belo Horizonte-MG e outro licenciado em Brasília-DF. Nesse caso hipotético envolvendo como contribuinte J. L., considere o fato de que o Município Alfa optou por arrecadar e fiscalizar o Imposto Territorial Rural – ITR, nos termos do art. 153, § 4º, inciso III e celebrar convênio com a União para esse fim. 
De acordo com o caso hipotético relatado, o Município Alfa poderá proceder com o lançamento, em relação a J. L., dos seguintes impostos:
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53Q708943 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Alfred Chandler (1962) propiciou o primeiro conjunto de respostas que conduz uma organização ao redesenho de sua estrutura. Ele observou um estágio inteligente de desenvolvimento de estratégias e postulou as estruturas que viriam com cada estágio de desenvolvimento da estratégia. O estágio de crescimento inicial, que gera a necessidade de um “escritório administrativo” que dê suporte ao empreendedor em alguns dos deveres administrativos, é denominado de 
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54Q710223 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

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O modelo inicial de responsabilidade social empresarial desenvolvido por Carroll (1979) foi retratado com a forma de uma pirâmide, na qual se estabeleceram as dimensões da responsabilidade social empresarial em 
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55Q704080 | Direito Constitucional, Processo Legislativo, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

No Brasil, são responsáveis pela criação das leis:
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56Q706896 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

A rua

    Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua. [...]

    Os dicionários só são considerados fontes fáceis de completo saber pelos que nunca os folhearam. Abri o primeiro, abri o segundo, abri dez, vinte enciclopédias, manuseei infólios especiais de curiosidade. A rua era para eles apenas um alinhado de fachadas, por onde se anda nas povoações...

    Ora, a rua é mais do que isso, a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma! Em Benarès ou em Amsterdã, em Londres ou em Buenos Aires, sob os céus mais diversos, nos mais variados climas, a rua é a agasalhadora da miséria. Os desgraçados não se sentem de todo sem o auxílio dos deuses enquanto diante dos seus olhos uma rua abre para outra rua. A rua é o aplauso dos medíocres, dos infelizes, dos miseráveis da arte. [...] A rua é generosa. O crime, o delírio, a miséria não os denuncia ela. A rua é a transformadora das línguas. [...] A rua continua matando substantivos, transformando a significação dos termos, impondo aos dicionários as palavras que inventa, criando o calão que é o patrimônio clássico dos léxicons futuros. [...]

    A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres, e haveis de ter visto pedreiros e canteiros, ao erguer as pedras para as frontarias, cantarem, cobertos de suor, uma melopeia tão triste que pelo ar parece um arquejante soluço. A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. [...]

    Essas qualidades nós as conhecemos vagamente. Para compreender a psicologia da rua não basta gozar-lhe as delícias como se goza o calor do sol e o lirismo do luar. É preciso ter espírito vagabundo, cheio de curiosidades malsãs e os nervos com um perpétuo desejo incompreensível; é preciso ser aquele que chamamos flâneur e praticar o mais interessante dos esportes – a arte de flanar: É fatigante o exercício?

    Para os iniciados sempre foi grande regalo. A musa de Horácio, a pé, não fez outra coisa nos quarteirões de Roma. Sterne e Hoffmann proclamavam-lhe a profunda virtude, e Balzac fez todos os seus preciosos achados flanando. Flanar! [...] Que significa flanar? Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. Flanar é ir por aí, de manhã, de dia, à noite, meter-se nas rodas da populaça, admirar o menino da gaitinha ali à esquina, seguir com os garotos o lutador do Cassino vestido de turco [...]; é ver os bonecos pintados a giz nos muros das casas, após ter acompanhado um pintor afamado até a sua grande tela paga pelo Estado [...]

RIO, João do. A rua. In: A alma encantadora das ruas. Ministério da Cultura.Disponível em:  .  Acesso em: 11 jul. 2019.


No texto, o enunciador defende a necessidade de praticar o exercício de “flanar”. Com base nas informações do texto, a definição mais próxima do dicionário para o verbo “flanar” é: 
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57Q712016 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

O processo decisório em uma organização se refere à 
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58Q698451 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Conforme a legislação tributária, as taxas são tributos vinculados 
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59Q712019 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Conforme critérios e parâmetros utilizados no controle de estoque, a demanda que se destina a atender aos materiais de comportamento aleatório, que possuam intervalo entre trocas e/ou com pequena taxa de uso e em especial os que tenham um plano de trocas, é a demanda 
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60Q708692 | Administração Geral, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

A cultura de uma organização pode ser observada por meio de diversos elementos. Sendo assim, as expressões utilizadas mais frequentemente nos discursos e comunicações oficiais dos dirigentes, e como cada grupo se expressa em uma organização, é um elemento denominado de
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