Início

Questões de Concursos CS UFG

Resolva questões de CS UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q711228 | Biologia, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.


Os fungos são organismos heterotróficos, com mais de 100.000 espécies descritas. Dentre os principais grupos estão os Ascomycota e Basidiomycota. Entre as características dos Basidiomycota cita-se: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

402Q46990 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG

A Instrução Normativa n. 01, de 25 de março de 2015, estabelece que o Projeto Integrado de Educação Patrimonial será desenvolvido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

403Q47014 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG

A história da Arqueologia brasileira ensina que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q19723 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

O direito administrativo, por intermédio da doutrina e jurisprudência, ensina que, aos serviços públicos, aplica-se prioritária e especificamente o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q21260 | Direito Administrativo, Procurador, AL GO, CS UFG

No tocante às sanções aplicáveis aos atos de improbidade administrativa, nos termos da Lei n. 8.429/1992, independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato sujeito às seguintes cominações, dentre outras, que podem ser aplicadas, isolada ou cumulativamente, nos atos de improbidade administrativa que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q19475 | Arquivologia, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

A forma de envio de documentos, processos e/ou correspondências de um protocolo para o protocolo central de outra unidade e conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q33367 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

É função institucional da Defensoria Pública, nos termos do artigo 4º, da Lei Complementar Federal n. 80/1994:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q47012 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG

A Musealização da Arqueologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q21300 | Direito Constitucional, Procurador, AL GO, CS UFG

O controle de constitucionalidade trata de processo de caráter objetivo, com o fim de viabilizar o julgamento da validade abstrata do ato estatal em face da Constituição Federal. Sobre controle de constitucionalidade no sistema brasileiro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q711872 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

A peça contábil, que mostra a situação patrimonial e material de uma pessoa jurídica em um determinado momento ou no encerramento de um exercício social, é o 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q51938 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Assistente Administrativo, AL GO, CS UFG

Conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Resolução n. 1.218, de 3 de julho de 2007), cabe ao Presidente da Assembleia, alem de outras atribuições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q28232 | Direito Processual Civil, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Ao julgar uma causa em que a Fazenda Pública Municipal foi condenada em valor correspondente a R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) e, em se tratando de sentença não alcançada por jurisprudência do plenário do Supremo Tribunal Federal ou por súmula deste Tribunal ou do Tribunal Superior competente, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, ainda que não haja apelação porque o reexame necessário é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q28233 | Direito Previdenciário, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

É de iniciativa do Poder Executivo a lei que cria o Regime de Previdência Complementar do servidor público, de natureza pública e por intermédio de entidades fechadas de previdência complementar.

Esse regime previdenciário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

414Q35417 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFGO, CS UFG

Texto associado.
Sua excelência, o leitor

Os livros vivem fechados, capa contra capa, esmagados na estante, às vezes durante décadas - é preciso arrancá-los de lá e abri-los para ver o que têm dentro [...]. Já o jornal são folhas escancaradas ao mundo, que gritam para ser lidas desde a primeira página. As mãos do texto puxam o leitor pelo colarinho em cada linha, porque tudo é feito diretamente para ele. O jornal do dia sabe que tem vida curta e ofegante e depende desse arisco, indócil, que segura as páginas amassando-as, dobrando-as, às vezes indiferente, passando adiante, largando no chão cadernos inteiros, às vezes recortando com a tesoura alguma coisa que o agrada ou o anúncio classificado. Súbito diz em voz alta, ao ler uma notícia grave, "Que absurdo!", como quem conversa. O jornal se retalha entre dois, três, quatro leitores, cada um com um caderno, já de olho no outro, enquanto bebem café. Nas salas de espera, o jornal é cruelmente dilacerado. Ao contrário do escritor, que se esconde, o cronista vive numa agitada reunião social entre textos - todos falam em voz alta ao mesmo tempo, disputam ávidos o olhar do leitor, que logo vira a página, e silenciamos no papel. Renascemos amanhã.

TEZZA, Cristóvão. Disponível em: Acesso em: 19 fev. 2014. (Adaptado).
A expressão “Que Absurdo!” foi destacada por meio de aspas para indicar que é a voz
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q46987 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG

Os processos relativos à retenção dos artefatos no contexto sistêmico por meio do reuso devem ser considerados como geradores da variabilidade artefatual. Podem ser citadas as seguintes categorias de reuso, associadas à história de vida do artefato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q28210 | Legislação Municipal, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Além das proibições decorrentes do exercício do cargo público, aos Procuradores do Município, de acordo coma Lei Complementar n. 015, de 8 de agosto de 2008, é vedado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

417Q21303 | Direito Eleitoral, Procurador, AL GO, CS UFG

As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade não se confundem, sendo possível sustentar, de acordo com a Constituição Federal e demais atos normativos que tratam do tema, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q33340 | Direito Processual Penal, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Nos termos da Lei n. 7.210/1984, a Defensoria Pública velará pela regular execução da pena e da medida de segurança, oficiando, no processo executivo e nos incidentes da execução, para a defesa dos necessitados em todos os graus e instâncias, de forma individual e coletiva. Incumbe, ainda, à Defensoria Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q21318 | Direito Processual Civil, Procurador, AL GO, CS UFG

A sentença, ainda que ilíquida, constitui título executivo judicial, sendo a liquidação um pressuposto para o seu cumprimento. Nesse contexto, o procedimento de liquidação de sentença
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q28241 | Direito Tributário, Procurador do Município, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A responsabilidade solidária
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.