Início

Questões de Concursos CS UFG

Resolva questões de CS UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q33349 | Direito do Consumidor, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Quanto aos direitos do consumidor, a fixação de prazo de garantia contratual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q21288 | Direito Civil, Procurador, AL GO, CS UFG

J.F.S., no ano de 2013, na cidade de Goiânia, espontaneamente e motivado pela generosidade, doou todos os seus bens a seu sobrinho J.H.F., inclusive a casa onde morava, sem reserva de parte ou de bens suficientes a sua subsistência, mediante lavratura de escritura pública registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente, sem consignação de qualquer encargo.

A partir do caso relatado e do disposto no Código Civil vigente acerca da matéria, pode-se afirmar que o negócio jurídico celebrado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q19721 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

A criação de uma entidade com personalidade jurídica própria, por intermédio de lei, cuja finalidade seja, exclusivamente, a realização de uma atividade administrativa, própria do Poder Público, é caracterizada como uma forma de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

444Q707800 | Informática, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

No navegador da Web Google Chrome, se um usuário introduzir na barra de endereços o texto abaixo: 
file:///C:/Users/ 
e, ato contínuo, pressionar a tecla , o referido Web browser exibirá: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q51946 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Assistente Administrativo, AL GO, CS UFG

Consoante os termos da Resolução n. 1.007, de 20 de abril de 1999, ao servidor e assegurado o direito de peticionar a revisão de seu enquadramento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q33316 | Direito Administrativo, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

João detém uma autorização de exploração de um restaurante que funciona dentro de uma área pública de determinada prefeitura, onde, há cerca de trinta anos, abre para o almoço e lanche dos servidores que ali trabalham. Contudo, o novo prefeito deseja construir uma praça de convivência no local onde se situa o restaurante de João, de modo que expediu ato administrativo revogando a autorização de uso do bem público, conferindo prazo de sessenta dias para que se desocupasse a área em questão. João procurou a Defensoria Pública para obter orientação jurídica com relação à situação, já que depende do restaurante para sustentar sua família. Considerando essa situação hipotética e de acordo com ordenamento jurídico, a doutrina e jurisprudências pátrias, será orientado ao interessado que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q703039 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.
1    O novo drama de Chiwetel Ejiofor para a Netflix nos
2    conta a história de um herói. Ambientado no Malawi,
3    O Menino Que Descobriu o Vento traz a história de
4    William (Maxwell Simba), garoto morador de um vila-
5    rejo da região. Enquanto passam por um período de
6    chuva rigorosa, os moradores de Malawi ficam impos-
7    sibilitados de trabalhar na colheita, esta sendo sua
8    única fonte de renda e alimentação. Porém, quando o
9    período de tempestades acaba, a seca toma conta do
10  local e a situação fica ainda pior. Dessa forma, as
11  pessoas começam a morrer de fome e o governo não
12  ajuda. Contudo, nós temos um herói aqui. Trata-se de
13  William, que, com sua sede por conhecimento, desco-
14  bre uma maneira de salvar a todos.
O menino que descobriu o vento. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2019.
Em “esta sendo sua única fonte de renda e alimentação”, nas linhas 7 e 8, o referente do enunciado é retomado pelo pronome “esta”, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

448Q712389 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


O uso do verbo “patinar” no contexto em que aparece no texto constitui-se como uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q711448 | Informática, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



No processador de textos Writer, componente da suíte de aplicativos LibreOffice 6.x.x, após a digitação completa de um texto obediente à norma culta da nossa língua pátria, se um usuário destro pretende selecionar um bloco de texto equivalente a uma determinada frase de um dos parágrafos desse texto, ele deverá posicionar o ponteiro do mouse sobre uma das palavras pertencente à frase escolhida e, com o auxílio do botão esquerdo, executar um 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q33339 | Direito Processual Penal, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

No plenário do júri, o tempo destinado à acusação e à defesa, na hipótese de haver mais de um acusado, será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q21308 | Direito Eleitoral, Procurador, AL GO, CS UFG

Quanto aos recursos em matéria eleitoral, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q21309 | Direito Tributário, Procurador, AL GO, CS UFG

Proposta legislativa de alteração da legislação tributária em matéria do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deve observar a seguinte norma constitucional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q707020 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

A rua

    Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua. [...]

    Os dicionários só são considerados fontes fáceis de completo saber pelos que nunca os folhearam. Abri o primeiro, abri o segundo, abri dez, vinte enciclopédias, manuseei infólios especiais de curiosidade. A rua era para eles apenas um alinhado de fachadas, por onde se anda nas povoações...

    Ora, a rua é mais do que isso, a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma! Em Benarès ou em Amsterdã, em Londres ou em Buenos Aires, sob os céus mais diversos, nos mais variados climas, a rua é a agasalhadora da miséria. Os desgraçados não se sentem de todo sem o auxílio dos deuses enquanto diante dos seus olhos uma rua abre para outra rua. A rua é o aplauso dos medíocres, dos infelizes, dos miseráveis da arte. [...] A rua é generosa. O crime, o delírio, a miséria não os denuncia ela. A rua é a transformadora das línguas. [...] A rua continua matando substantivos, transformando a significação dos termos, impondo aos dicionários as palavras que inventa, criando o calão que é o patrimônio clássico dos léxicons futuros. [...]

    A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres, e haveis de ter visto pedreiros e canteiros, ao erguer as pedras para as frontarias, cantarem, cobertos de suor, uma melopeia tão triste que pelo ar parece um arquejante soluço. A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. [...]

    Essas qualidades nós as conhecemos vagamente. Para compreender a psicologia da rua não basta gozar-lhe as delícias como se goza o calor do sol e o lirismo do luar. É preciso ter espírito vagabundo, cheio de curiosidades malsãs e os nervos com um perpétuo desejo incompreensível; é preciso ser aquele que chamamos flâneur e praticar o mais interessante dos esportes – a arte de flanar: É fatigante o exercício?

    Para os iniciados sempre foi grande regalo. A musa de Horácio, a pé, não fez outra coisa nos quarteirões de Roma. Sterne e Hoffmann proclamavam-lhe a profunda virtude, e Balzac fez todos os seus preciosos achados flanando. Flanar! [...] Que significa flanar? Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. Flanar é ir por aí, de manhã, de dia, à noite, meter-se nas rodas da populaça, admirar o menino da gaitinha ali à esquina, seguir com os garotos o lutador do Cassino vestido de turco [...]; é ver os bonecos pintados a giz nos muros das casas, após ter acompanhado um pintor afamado até a sua grande tela paga pelo Estado [...]

RIO, João do. A rua. In: A alma encantadora das ruas. Ministério da Cultura.Disponível em:  <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/alma_encantadora_das_ruas.pdf>.  Acesso em: 11 jul. 2019.


A crônica de João do Rio foi publicada no início do século XX e trata das ruas do Rio de Janeiro, iluminada pelas primeiras luzes da modernidade. No texto, o amor revelado pela rua caracteriza-se por ser 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

454Q33347 | Direito do Consumidor, Defensor Público, DPE GO, CS UFG

Sobre a defesa coletiva do consumidor e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), estatui a Lei n. 8.078/1990 que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q705579 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.
1    O novo drama de Chiwetel Ejiofor para a Netflix nos
2    conta a história de um herói. Ambientado no Malawi,
3    O Menino Que Descobriu o Vento traz a história de
4    William (Maxwell Simba), garoto morador de um vila-
5    rejo da região. Enquanto passam por um período de
6    chuva rigorosa, os moradores de Malawi ficam impos-
7    sibilitados de trabalhar na colheita, esta sendo sua
8    única fonte de renda e alimentação. Porém, quando o
9    período de tempestades acaba, a seca toma conta do
10  local e a situação fica ainda pior. Dessa forma, as
11  pessoas começam a morrer de fome e o governo não
12  ajuda. Contudo, nós temos um herói aqui. Trata-se de
13  William, que, com sua sede por conhecimento, desco-
14  bre uma maneira de salvar a todos.
O menino que descobriu o vento. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2019.
Em “as pessoas começam a morrer”, nas linhas 10 e 11, a locução verbal tem o sentido de duração, continuidade, tendo o verbo “morrer”, que pressupõe fim, como núcleo. O sentido da locução verbal, no texto, é que na vila  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q705476 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Leia o texto a seguir. 
No Brasil, o desemprego vem aumentando nos últimos meses e, no final do mês de fevereiro de 2019, tínhamos 13,1 milhões de brasileiros desempregados. Esse número representa 12,4% da população economicamente ativa de nosso país. Considere que a população Brasileira, no mesmo período, era de 203 milhões de pessoas. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/>. Acesso em: 28 abr. 2019. (Adaptado). Nessas condições, a porcentagem que a população economicamente ativa representa em relação à população brasileira é aproximadamente igual a  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

457Q709568 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


No texto, a expressão “abordagem equivocada” faz referência a 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

458Q707705 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



O planejamento que usa previsões de demanda desagregada, determina recursos e contingência departamentais, objetivos estabelecidos, tanto em termos financeiros como operacionais, menos genérico e mais detalhado, é o planejamento 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q51940 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Assistente Administrativo, AL GO, CS UFG

De acordo com Resolução n. 1.007, de 20 de abril de 1999, compete a Assessoria Técnica da Presidência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q51947 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Goiás, Assistente Administrativo, AL GO, CS UFG

Acerca da composição e da competência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.