Início

Questões de Concursos CS UFG

Resolva questões de CS UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q708162 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


A conexão sintática de oposição tanto pode ocorrer por meio de um período coordenado quanto por meio de um período subordinado. Tomando por base a sentença subordinada “na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo”, em qual das alternativas a seguir, ela é reelaborada como sentença coordenada de modo a manter a ideia de oposição? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

482Q709951 | Legislação Municipal, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



De acordo com a Lei Orgânica do Município de Goianira, a iniciativa popular é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q706862 | Biologia, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.


Acidentes com animais peçonhentos são comuns tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. No que se refere a acidente ofídico, os primeiros socorros são de fundamental importância para a sobrevivência da vítima. Nesse caso, qual é o procedimento correto a ser feito? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q21319 | Direito Processual Civil, Procurador, AL GO, CS UFG

A.F. e D.G. residem na cidade de Goiânia, mas são vizinhos de propriedade no município de Pirapora, onde ambos possuem fazendas. Para chegar até a estrada que dá acesso à cidade, A.F. precisa passar em um pequeno trecho dentro da fazenda de D.G., onde fora instituída servidão de passagem. Ocorre que D.G., incomodado com o trânsito pela sua propriedade, bloqueou a referida passagem, levando A.F. a ajuizar ação visando à desobstrução da servidão. Tal ação fora protocolada em Goiânia, sendo que D.G. apresentou contestação negando a existência da servidão, mas nada mencionou no que tange ao foro competente. Tendo em vista as regras de competência do ordenamento jurídico brasileiro, deve-se considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q708467 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.

Brasil tem mistura de tradições e culturas em sua culinária

            O Brasil tem uma grande mistura de tradições e culturas em suas diferentes regiões e isso se reflete na culinária de cada região. Cada região tem seus sabores típicos e os pratos são preparados a partir de ingredientes regionais. Os sabores do Brasil foram desenvolvidos a partir de nossa tradição indígena e por todas as correntes de imigração que influenciaram nossa cultura. Veja abaixo:

Região Norte: forte presença indígena mesclada com a imigração europeia. Com o ciclo da borracha, libaneses, japoneses, italianos e até nordestinos migraram para a região. Todos deixaram seus traços. Ingredientes: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum, jambu, tucunaré, guaraná, castanha-dopará. Pratos típicos: pato no Tucupi, caruru, tacacá, maniçoba.

Região Nordeste: A presença africana é forte devido à escravidão no ciclo da cana. Ingredientes: dendê, mandioca, leite de coco, gengibre, milho, graviola, camarão, caranguejo, temperos picantes, carne de sol e pratos feitos com raízes. Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, buchada, paçoca, tapioca, sarapatel, cuscuz, cocada.

Região Centro-Oeste: influenciada pela pecuária. A população prefere carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração trouxeram culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Ingredientes: pequi, mandioca, carne-seca, ervamate, milho. Pratos típicos: arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.

Região Sudeste: influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Após a chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis, a diversidade gastronômica, sobretudo em São Paulo, aumentou. No estado, a culinária internacional mais integrada com a culinária típica paulista é a italiana. Ingredientes: arroz, feijão, ovo, carnes, massas, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho. Pratos típicos: tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo. E toda a culinária italiana.

Região Sul: A mistura étnica ocorrida resultou em uma culinária com a presença da cozinha italiana, alemã, portuguesa e espanhola. O churrasco, principal prato do Rio Grande do Sul, resultou de um fato histórico. Ingredientes: carne bovina e ovina, farinha de milho, erva-mate. Pratos típicos: barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz de carreteiro, sopa catarinense.

Disponível em: <https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/bra-sil-tem-mistura-de-tradicoes-e-culturas-em-sua-culinaria.ghtml>. Acesso em: 10 nov. 2018. (Adaptado). 


Ao tratar da tradição culinária brasileira por regiões, o texto utiliza-se predominantemente de estruturas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q707998 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



Leia as informações do texto a seguir. 
O município brasileiro XYZ produziu 16.300 toneladas de milho na safra 1976/1977. A produtividade brasileira dessa cultura cresceu de 1.630 kg por hectare, na safra 1976/1977, para 5.400 kg por hectare, na safra 2016/2017. 

Disponível em: http://www.farmnews.com.br/mercado/produtividade-do-milho . Acesso em:17 abr. 2019. (Adaptado)


Considerando que a produtividade do município XYZ, citado no texto, seguiu o padrão de crescimento nacional, quantas toneladas ele produziu na safra 2016/2017, na mesma área da safra 1976/1977? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q707906 | Legislação Municipal, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



Segundo a Lei Orgânica do município de Goianira, no que se refere aos vereadores, estes 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q710219 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Para Taylor, a superação do problema da ineficiência do trabalhador estaria na constituição de uma administração científica, que, em essência, consiste em uma filosofia que resulta na combinação de quatro princípios fundamentais, que são: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q699360 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Leia a reportagem a seguir. 
ESTUDANTE DA UFG DESENVOLVE CHOCOLATE VEGANO E SEM GLÚTEN, EM GOIANIRA PRODUTO É UMA OPÇÃO PARA PESSOAS QUE TÊM ALGUMA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR OU PREFEREM TER UMA ALIMENTAÇÃO SEM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Um estudante da UFG desenvolveu um chocolate vegano usando itens como beterraba, cenoura e maçã. O produto também não contém glúten nem lactose. Assim, até mesmo pessoas que têm alergia ou intolerância alimentar podem aproveitar a Páscoa. 
Disponível em: < https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/04/20/estu-dante-da-ufg-desenvolve-chocolatevegano-e-sem-gluten-em-goianira.gh-tml>. Acesso em: 28 maio 2019. (Adaptado). 
A tecnologia apresentada na reportagem favorece pessoas que apresentam intolerância ao consumir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

490Q707336 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



Quando uma pessoa, para exercer seu papel de cidadão, preocupada com a preservação do meio ambiente, reflete e reavalia seus hábitos de consumo, de descarte de materiais no ambiente e os impactos que suas ações provocam sobre ela mesma, sobre a economia, sobre as relações sociais e sobre a natureza adotando postura consciente, ela está exercendo o dever de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q710138 | Direito Ambiental, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.


Sobre o Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global, descrito no livro Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico, que, entre seus princípios, consta que a Educação Ambiental deve 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q708161 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



O Art. 40 da Lei n. 8.666/93 e suas alterações diz: “O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte: (...) XIV – condições de pagamento, prevendo:”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q703986 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Para prevenir epidemias de gripe, o poder público realiza, anualmente, o programa de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

494Q707502 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B. O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. A divisão das bases ou fontes de poder aparecem em dois grupos genéricos, o formal e o pessoal. A base de poder em que exista a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços desejáveis, exercendo poder sobre o outro, denomina-se poder 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q710448 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Grupo é o conjunto de interações que ocorre entre duas ou mais pessoas, as quais se diferenciam pela força de uso de poder, crenças, valores e tipo de tomada de decisão, com diversos graus de complexidade. O grupo possui uma mentalidade coletiva, desencadeada pela atividade na qual os elementos estão envolvidos. No ambiente organizacional, os grupos são geralmente classificados em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q710201 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.

Brasil tem mistura de tradições e culturas em sua culinária

            O Brasil tem uma grande mistura de tradições e culturas em suas diferentes regiões e isso se reflete na culinária de cada região. Cada região tem seus sabores típicos e os pratos são preparados a partir de ingredientes regionais. Os sabores do Brasil foram desenvolvidos a partir de nossa tradição indígena e por todas as correntes de imigração que influenciaram nossa cultura. Veja abaixo:

Região Norte: forte presença indígena mesclada com a imigração europeia. Com o ciclo da borracha, libaneses, japoneses, italianos e até nordestinos migraram para a região. Todos deixaram seus traços. Ingredientes: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum, jambu, tucunaré, guaraná, castanha-dopará. Pratos típicos: pato no Tucupi, caruru, tacacá, maniçoba.

Região Nordeste: A presença africana é forte devido à escravidão no ciclo da cana. Ingredientes: dendê, mandioca, leite de coco, gengibre, milho, graviola, camarão, caranguejo, temperos picantes, carne de sol e pratos feitos com raízes. Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, buchada, paçoca, tapioca, sarapatel, cuscuz, cocada.

Região Centro-Oeste: influenciada pela pecuária. A população prefere carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração trouxeram culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Ingredientes: pequi, mandioca, carne-seca, ervamate, milho. Pratos típicos: arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.

Região Sudeste: influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Após a chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis, a diversidade gastronômica, sobretudo em São Paulo, aumentou. No estado, a culinária internacional mais integrada com a culinária típica paulista é a italiana. Ingredientes: arroz, feijão, ovo, carnes, massas, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho. Pratos típicos: tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo. E toda a culinária italiana.

Região Sul: A mistura étnica ocorrida resultou em uma culinária com a presença da cozinha italiana, alemã, portuguesa e espanhola. O churrasco, principal prato do Rio Grande do Sul, resultou de um fato histórico. Ingredientes: carne bovina e ovina, farinha de milho, erva-mate. Pratos típicos: barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz de carreteiro, sopa catarinense.

Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018. (Adaptado). 


O grupo de palavras que caracteriza a tese defendida pelo texto é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q711952 | Informática, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Os navegadores da Web Mozilla Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge têm suas próprias funcionalidades de navegação sem histórico, respectivamente, denominadas: navegação privativa, navegação anônima e navegação InPrivate. Em relação a essas funcionalidades e considerando a preservação da privacidade do internauta, o usuário que ativar um desses recursos no navegador da Web de sua preferência 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q712305 | Biologia, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.


Com o objetivo de caracterizar os componentes de uma amostra biológica, um grupo de pesquisadores identificou os seguintes compostos: ?-D-glicose, ?-D-galactose, Nacetil-?-D-glicosamina, L-glicina, L-treonina, L-asparagina e L-serina. Os dados obtidos neste experimento permitem concluir que a mistura inicial continha 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

499Q712111 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

A habilidade do administrador que se refere às aptidões para trabalhar com pessoas, e para obter resultados por meio dessas pessoas, é chamada de habilidade 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q709722 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Para que a matéria prima possa ser beneficiada, um dos três elementos básicos de produção, homem, máquina ou material, deve movimentar-se. A movimentação e o transporte de materiais são atualmente classificados de acordo com a atividade funcional a que se destinam. Os aspectos pormenorizados da movimentação de materiais, tais como levantamento de mapas de transporte, disposição física do equipamento, organização, segurança, manutenção, padronização entre outros, são classificados como 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.