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Questões de Concursos CS UFG

Resolva questões de CS UFG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q21321 | Direito Processual Civil, Procurador, AL GO, CS UFG

É sabido que o mandado de segurança é espécie de ação constitucional, de natureza cognitiva, destinada a tutelar direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data. No mandado de segurança,
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502Q708446 | Biologia, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.


Nos termos da Convenção sobre Diversidade Biológica, os recursos genéticos são mantidos em condições in situ, on farm e ex situ. Essas três formas de conservação são complementares e formam, estrategicamente, a base para a implementação de três grandes objetivos da conservação: i) conservação da diversidade biológica; ii) uso sustentável dos seus componentes e iii) repartição dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos. Sobre a conservação in situ tem-se o seguinte: 
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503Q710138 | Direito Ambiental, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.


Sobre o Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global, descrito no livro Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico, que, entre seus princípios, consta que a Educação Ambiental deve 
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504Q706785 | Ética na Administração Pública, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

A questão que deveria ser respondida em políticas internas sobre ética em uma organização expressa-se do seguinte modo: 
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505Q698451 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Conforme a legislação tributária, as taxas são tributos vinculados 
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506Q707502 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B. O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. A divisão das bases ou fontes de poder aparecem em dois grupos genéricos, o formal e o pessoal. A base de poder em que exista a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços desejáveis, exercendo poder sobre o outro, denomina-se poder 
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507Q710349 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF GO, CS UFG, 2019

Texto associado.


“Língua solta”

            Você fala direito? Aposto que sim. Mas aposto também que, no calor de uma conversa animada, você já se flagrou engolindo o r de um verbo no modo infinitivo. A letra s, quando indica plural, costuma ser devorada nas rodas mais finas de bate-papo especialmente em São Paulo. Já os mineiros (até os doutores!) traçam sem piedade o d que compõe o gerúndio. No país todo, come-se às toneladas o primeiro a da preposição para. A primeira sílaba de todas as formas do verbo estar, então, essa já é uma iguaria difícil de achar. Portanto, poucos se espantam ao ouvir uma frase assim:

            “Num vô consegui durmi purquê os cara tão tocano muito alto.”

            Isso é errado?

            Depende. Se os seus olhos quase saltaram da órbita ao fitar a frase acima, leia em voz alta para perceber que ela não soa tão absurda. Expressões como tocano vô consegui atentam contra a norma-padrão da língua portuguesa – ensinada na escola para preservar um código comum a todos os falantes do idioma. Do ponto de vista da linguística, entretanto, elas são só objetos de estudo. Retratam fielmente aquilo que o português brasileiro é hoje. E fornecem pistas sobre o que a língua padronizada pode vir a ser daqui a 10, 100 ou 1 000 anos.

            Um biólogo nunca diria que uma bactéria está errada, afirma o linguista Ronald Beline, da USP. A linguística – ciência que estuda a linguagem assim como a biologia se ocupa dos seres vivos – tampouco pode dizer se uma palavra está certa ou errada. De certo modo, a linguagem também é um organismo vivo. Elementos linguísticos, como células, nascem e morrem o tempo todo, modificando o sistema. Em todos os idiomas, palavras se alongam, encurtam e trocam de significado; expressões são criadas enquanto outras perdem a razão de existir; substantivos, verbos, adjetivos e advérbios emprestam sentido uns aos outros.

            Embora a linguística esteja longe de ser uma ciência exata, ela já foi capaz de identificar regras mais ou menos fixas no comportamento errático da linguagem verbal. Os mecanismos que regem essas metamorfoses são analisados no livro The Unfolding of Language (O Desdobramento da Linguagem, sem tradução para o português), uma das poucas obras digeríveis para quem não é familiarizado com o tema nem com o jargão de quem o estuda. Segundo seu autor, o israelense Guy Deutscher, a linguagem é um recife de metáforas mortas.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/lingua-portuguesa-a-lingua-solta/>. Acesso em: 18 dez. 2018. (Adaptado). 


Um mesmo código linguístico admite diferentes usos – formal/informal, culto/coloquial, padrão/variante, figurado/não-figurado etc. Extraídos do texto “Língua solta”, são exemplos de uso metafórico, uso variante e uso culto do português, respectivamente: 
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508Q709932 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
Marcelo Gleiser 

Físico teórico, professor, escritor e colunista do jornal Folha de S.Paulo e da National Public Radio (NPR), Gleiser é internacionalmente reconhecido no meio acadêmico. 

    Nascido no Rio de Janeiro, Gleiser teve sua curiosidade pela ciência despertada por meio da admiração pela natureza. Cursou Engenharia Química por dois anos, transferindo-se para o curso de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde graduou-se em 1981. No ano seguinte, fez seu mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, em 1986, obteve seu doutorado no King’s College, da Universidade de Londres, na Inglaterra. 
    Autor de mais de uma centena de artigos citados e dezenas de textos publicados em formato impresso ou digital, o foco da pesquisa de Gleiser é o surgimento de estruturas complexas da natureza para descobrir o sentido do mundo e nosso lugar no grande esquema das coisas. Para isso, ele tem como foco questões fundamentais relacionadas ao que chama de “três origens”: a origem do universo, a origem da matéria e a origem da vida na Terra e em todos os lugares do cosmos. 

Disponível em: https:://www.fronteiras.com/conferencistas/marcelo-gleiser . Acesso em: 6 jul. 2019.
O texto tem o propósito de
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509Q709722 | Administração de Recursos Materiais, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Para que a matéria prima possa ser beneficiada, um dos três elementos básicos de produção, homem, máquina ou material, deve movimentar-se. A movimentação e o transporte de materiais são atualmente classificados de acordo com a atividade funcional a que se destinam. Os aspectos pormenorizados da movimentação de materiais, tais como levantamento de mapas de transporte, disposição física do equipamento, organização, segurança, manutenção, padronização entre outros, são classificados como 
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510Q708488 | História e Geografia de Estados e Municípios, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é uma aglomeração urbano-metropolitana. Constituída pela Lei Complementar n. 27, em dezembro de 1999, inicialmente era composta de 11 municípios, dentre eles: 
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511Q706663 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


Como o texto é um artigo de opinião, o aspecto gramatical que nele concorre, de modo efetivo e evidente, para a construção da opinião do produtor do texto, é:
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512Q702508 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Com o crescente interesse da sociedade por questões ligadas à proteção do ambiente e da procura por recursos alternativos, não poluentes, para gerar energia, cresce também o uso de células fotovoltaicas ou painéis fotovoltaicos. A instalação destas células, que geram energia elétrica por meio de um processo conhecido como efeito fotovoltaico, vem crescendo, não apenas em residências, mas também nas rodovias de todo o país. A fonte de energia que gera o efeito fotovoltaico para a produção de energia elétrica é 
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513Q708757 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.
O jovem e os cientistas, por uma narrativa que inclua o ser humano concreto 
Isso se faz conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin 

    [...] É assustador saber que 93% dos jovens brasileiros não conhecem o nome de um cientista brasileiro, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, divulgado na semana passada. 
    Em resposta a isso, alguns lembram a carência de professores que temos nas áreas científicas do ensino médio, particularmente em física e química. 
    Na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo. Para além da carência de mestres, trata-se da forma como ensinamos história e, em especial, a história da ciência no país. 
    É como se houvesse um determinismo histórico absoluto, em que processos econômicos governassem os fatos, sem interferências da subjetividade. 
    Assim, alunos perdem a chance de compreender que somos nós, seres humanos, claro que em condições dadas, que individual ou coletivamente construímos comunidades, nações e instituições. 
    Foram pessoas singulares que fizeram pesquisas, desvendaram os fenômenos da natureza e criaram soluções para os mais diferentes desafios enfrentados pela humanidade, inclusive no Brasil. 
    No passado, padecemos do fenômeno oposto e as aulas se tornavam um recital de nomes e fatos a serem memorizados. Mas ao romper com uma abordagem equivocada, caímos muitas vezes no outro extremo. E, com isso, ao enfatizar processos frente a pessoas, o ensino de história patina. 
    É urgente integrar os enfoques e ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, sobre a incrível aventura de seres humanos concretos no planeta, inclusive formulando hipóteses e produzindo conhecimento. Isso se faz, inclusive, conectando disciplinas, como preconiza Edgar Morin, em seu clássico "Religando os Saberes", em que analisa a escola secundária francesa. 
    Felizmente, a Base Nacional Comum Curricular avança nesta direção e possibilita que se aprenda em todo o país sobre as contribuições de nomes como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas, Mario Schenberg e o recentemente premiado físico e cosmólogo Marcelo Gleiser, entre outros. A possibilidade de um ensino que construa convergências entre matérias possibilitaria também assegurar que crianças e jovens aprendam mais sobre brasileiros que se destacaram em geografia, como Milton Santos, ou artistas nossos de renome, como Tarsila do Amaral 
    E, assim, os alunos terão condições de entender as relações de produtores de conhecimento com seu tempo e imaginar cenários futuros em que eles possam ser cientistas, artistas ou nomes que contribuam para a construção de um país melhor e mais bonito. 

COSTIN, Cláudia. Colunas e Blogs. Folha de S. Paulo. 5 jul. 2019. Disponível em: httpss://www1.folha.uol.com.br/colunas/claudia-costin/2019/07/o-jovem-e-os-cientis-tas-por-uma-narrativa-que-inclua-o-ser-humano-concreto.shtml . Acesso em: 5 jul. 2019. (Adaptado).


Na conclusão do texto, o autor
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514Q712162 | Administração Geral, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Leia a definição a seguir. 
Ferramenta analítica simples, usada para trabalhar com processos simples, geralmente é utilizada nas seguintes situações: entender o funcionamento de um processo, estudar como aprimorar um processo, planejar um projeto. 
Tal ferramenta denomina-se: 
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515Q710823 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.



Um grupo de 100 pessoas resolveu alugar uma chácara, por um final de semana, no valor total de R$ 1.200,00, quantia que seria dividida igualmente entre todos. Na véspera, algumas pessoas desistiram e, por causa disso, cada participante do passeio teve que pagar R$ 8,00 a mais. Nessas condições, o número de pessoas que foi para a chácara foi igual a
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516Q705685 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.
1    No pequeno pátio de cimento depunha a sua riqueza.
2    Misturava o barro à água, as pálpebras frementes de
3    atenção — concentrada, o corpo à escuta, ela podia ob-
4    ter uma porção exata de barro e de água numa sabedo-
5    ria que nascia naquele mesmo instante, fresca e progres-
6    sivamente criada. Conseguia uma matéria clara e tenra
7    de onde se poderia modelar um mundo. [...] Assim junta-
8    ra uma procissão de coisas miúdas. Quedavam-se quase
9    despercebidas no seu quarto. Eram bonecos magrinhos
10  e altos como ela mesma. Minuciosos, ligeiramente des-
11  proporcionados, alegres, um pouco perplexos — às ve-
12  zes, subitamente, pareciam um homem coxo rindo. Mes-
13  mo suas figurinhas mais suaves tinham uma imobilidade
14 atenta como a de um santo. E pareciam inclinar-se, para
15  quem as olhava, também como os santos. Virgínia podia
16  fitá-las uma manhã inteira, que seu amor e sua surpresa
17  não diminuiriam.
LISPECTOR, Clarice. O Lustre. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 50-55.
As escolhas linguísticas da autora e o emprego do pretérito mais-que-perfeito do verbo caracterizam um padrão linguístico 
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517Q711838 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Analista Ambiental Biólogo, Prefeitura de Goianira GO, CS UFG, 2019

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder às questões 23 e 24. 

Um estudo da ONU revela que a população global atual é de 7,6 bilhões de habitantes e deve subir para 8,6 bilhões até 2030. O relatório desse estudo revela que: a população aumenta em 83 milhões de pessoas por ano; a população da Índia deve superar a da China em sete anos; o Brasil está entre os 10 países que registraram menor fertilidade. 

Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitantes  . Acesso em: 21 maio 2019. (Adaptado). 


Com o vertiginoso aumento da população mundial, apresentado no texto, cresce também, vertiginosamente, o consumo de materiais que não são biodegradáveis. Muitos destes são descartados na natureza sem nenhum critério e, embora o tempo de decomposição para cada material possa variar de acordo com a situação do ambiente onde ele se encontra, muitos materiais podem demorar até séculos para serem degradados, como por exemplo: 
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518Q708263 | Gestão de Pessoas, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.



Leia a definição a seguir. 
Forma mais praticada pelas organizações no mercado de trabalho da atualidade. Objetiva vincular o desempenho à produtividade e à qualidade dos resultados organizacionais, estimulando o trabalhador na busca da otimização do seu trabalho e das metas a que se propôs a alcançar conjuntamente com a empresa. 
Essa definição ou abordagem está relacionada à remuneração por 
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519Q709677 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

A rua

    Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua. [...]

    Os dicionários só são considerados fontes fáceis de completo saber pelos que nunca os folhearam. Abri o primeiro, abri o segundo, abri dez, vinte enciclopédias, manuseei infólios especiais de curiosidade. A rua era para eles apenas um alinhado de fachadas, por onde se anda nas povoações...

    Ora, a rua é mais do que isso, a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma! Em Benarès ou em Amsterdã, em Londres ou em Buenos Aires, sob os céus mais diversos, nos mais variados climas, a rua é a agasalhadora da miséria. Os desgraçados não se sentem de todo sem o auxílio dos deuses enquanto diante dos seus olhos uma rua abre para outra rua. A rua é o aplauso dos medíocres, dos infelizes, dos miseráveis da arte. [...] A rua é generosa. O crime, o delírio, a miséria não os denuncia ela. A rua é a transformadora das línguas. [...] A rua continua matando substantivos, transformando a significação dos termos, impondo aos dicionários as palavras que inventa, criando o calão que é o patrimônio clássico dos léxicons futuros. [...]

    A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres, e haveis de ter visto pedreiros e canteiros, ao erguer as pedras para as frontarias, cantarem, cobertos de suor, uma melopeia tão triste que pelo ar parece um arquejante soluço. A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. [...]

    Essas qualidades nós as conhecemos vagamente. Para compreender a psicologia da rua não basta gozar-lhe as delícias como se goza o calor do sol e o lirismo do luar. É preciso ter espírito vagabundo, cheio de curiosidades malsãs e os nervos com um perpétuo desejo incompreensível; é preciso ser aquele que chamamos flâneur e praticar o mais interessante dos esportes – a arte de flanar: É fatigante o exercício?

    Para os iniciados sempre foi grande regalo. A musa de Horácio, a pé, não fez outra coisa nos quarteirões de Roma. Sterne e Hoffmann proclamavam-lhe a profunda virtude, e Balzac fez todos os seus preciosos achados flanando. Flanar! [...] Que significa flanar? Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. Flanar é ir por aí, de manhã, de dia, à noite, meter-se nas rodas da populaça, admirar o menino da gaitinha ali à esquina, seguir com os garotos o lutador do Cassino vestido de turco [...]; é ver os bonecos pintados a giz nos muros das casas, após ter acompanhado um pintor afamado até a sua grande tela paga pelo Estado [...]

RIO, João do. A rua. In: A alma encantadora das ruas. Ministério da Cultura.Disponível em:  .  Acesso em: 11 jul. 2019.


O enunciador discorda parcialmente da definição dada à palavra “rua” pelos dicionários e enciclopédias porque esses compêndios 
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520Q710210 | Informática, Assistente em Administração, UFG, CS UFG, 2019

Texto associado.

Na atualidade, qual é a tecnologia mais empregada em mouses sem fio que não venham de fábrica acompanhados de algum receptor USB e, também, em fones de ouvido sem fio? 
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