Questões de Concursos: Colégio Pedro II

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Colégio Pedro II. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q712212 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Analise as afirmativas a seguir no que se refere à intervenção do psicólogo na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional de Psicologia nas seguintes situações:


I. a pedido do profissional;

II. em caso de emergência ou risco ao beneficiário, quando dará ciência ao profissional em um prazo máximo de 15 dias;

III. quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção temporária e involuntária do serviço;

IV. quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.


Estão de acordo com o artigo 7º do Código de Ética Profissional do Psicólogo

32 Q711423 | Administração Geral, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. Planejamento não constitui uma resposta informal ou casual, mas sim um processo formal, com passos importantes que devem ser seguidos.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de um processo formal de planejamento e seus passos.

33 Q708403 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Professor Aristóteles, sempre enigmático, disse-me que: “Todos os estudantes da 1ª série ficaram em recuperação em Lógica ou Matemática”.


Conclui-se que

34 Q710700 | Direito Administrativo, Lei do Pregão Lei 10520 2002, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Assinale a alternativa que identifica a legislação que instituiu, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Munícipios, nos termos do art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns.

35 Q709566 | Matemática Financeira, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Helena planeja uma viagem e, para isso, fez dois investimentos. Em janeiro de 2018, investiu metade do seu décimo terceiro salário (de 2017) a uma taxa de juros compostos de 10% ao ano. Em janeiro de 2019 investiu novamente metade do seu décimo terceiro salário (de 2018) em uma aplicação que rende 12% ao ano, também a juros compostos. Ambos os valores ficarão investidos até janeiro de 2020, quando ela pretende resgatar tudo.

Sabe-se que os valores de décimo terceiro que Helena levou em consideração para fazer os investimentos em janeiro de 2018 e em janeiro de 2019 foram, respectivamente, de R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00.

Mantendo-se essas premissas, o valor, em reais, que será resgatado em janeiro de 2020 é igual a

36 Q711041 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O ponto crucial do controle patrimonial reside na correta diferenciação entre material permanente e material de consumo. É correto classificar como materiais de consumo

37 Q711933 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.


De acordo com seus dispositivos, é correto afirmar que

38 Q710204 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Leia a seguir o depoimento de uma professora do Ensino Fundamental, entrevistada em uma pesquisa sobre inclusão de alunos afrodescendentes com deficiências na escola pública:

As crianças negras já são discriminadas com piadinhas e maledicências. Quando é deficiente então, ouvi muitas vezes, de parentes mesmo, coisas do tipo: não bastava ser preto, ainda vem com deficiência. Vai sofrer em dobro.

XAVIER, F. A.; DIAS, I. A. D. S. A inclusão escolar do aluno afrodescendente público-alvo da educação especial. V Seminário Nacional de Educação Especial, XVI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Vitória: UFES, 2018.


Com base no fragmento da entrevista, é correto afirmar que

39 Q710580 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos médicos e de subsequente ingestão de medicação por crianças e jovens em idade escolar. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiador opositivo, transtorno obsessivo compulsivo e mesmo obesidade e dislexia constituem uma parte substancial das patologias ou distúrbios que ocupam as salas de aula das nossas escolas. A emergência desses diagnósticos de significado expressivo no universo da saúde pública – que, em certos casos, podem considerar-se mais ou menos nebulosos, pois, não raras vezes, revelam desinformação generalizada, quer do ponto de vista dos discursos, quer do ponto de vista das práticas a eles associada – tende a estar, efetivamente, relacionada com a ideia de uma crescente medicalização da educação e da sociedade.

PAIS, S. C.; MENEZES, I.; NUNES, J. A. Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 15 jul. 2019.


Pensando na problemática da medicalização, tratada no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:

I. O campo da educação se configura como um primeiro lugar em que emerge um olhar mais atento para potenciais problemas que as crianças e jovens possam estar enfrentando. Por isso, os profissionais da educação precisam estar familiarizados com o discurso médico, já que, com base em um diagnóstico bem estabelecido, qualquer comportamento inesperado da criança é justificado pela doença que ela apresenta. A localização de um problema na criança não é capaz de produzir efeitos excludentes no seu processo de ensino e aprendizagem.

II. A educação produz uma atuação inclusiva e de remediação dos problemas de aprendizagem, ao acionar o saber médico ali onde o ensino fracassou.

III. O fenômeno da medicalização no discurso escolar acaba por reforçar potenciais fragilidades vivenciadas pelas crianças e suas famílias, aumentando a dimensão segregadora do espaço escolar, além de provocar uma desresponsabilização da instituição escolar.


Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) que corresponde(m) à visão dos autores sobre a questão.

40 Q709858 | Legislação Federal, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A Lei nº 11.892/2008 institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. No que se refere aos seus dispositivos, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. O Colégio Pedro II é equiparado aos Institutos Federais para efeito de incidência das disposições que regem a autonomia e a utilização dos instrumentos de gestão do quadro de pessoal e de ações de regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação profissional e superior.

II. Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do Ministério da Educação.

III. O Colégio Pedro II é instituição federal de ensino, pluricurricular e multicampi, vinculada ao Ministério da Educação e especializada na oferta de educação básica e de licenciaturas.

IV. No âmbito de sua atuação, as Universidades Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.


Estão corretas

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.