Início

Questões de Concursos Colégio Pedro II

Resolva questões de Colégio Pedro II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q709858 | Legislação Federal, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A Lei nº 11.892/2008 institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. No que se refere aos seus dispositivos, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. O Colégio Pedro II é equiparado aos Institutos Federais para efeito de incidência das disposições que regem a autonomia e a utilização dos instrumentos de gestão do quadro de pessoal e de ações de regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação profissional e superior.

II. Os Institutos Federais terão autonomia para criar e extinguir cursos, nos limites de sua área de atuação territorial, bem como para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos, mediante autorização do Ministério da Educação.

III. O Colégio Pedro II é instituição federal de ensino, pluricurricular e multicampi, vinculada ao Ministério da Educação e especializada na oferta de educação básica e de licenciaturas.

IV. No âmbito de sua atuação, as Universidades Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.


Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q707376 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Lei 9784 99, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

À luz do que dispõe a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q710311 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

São dadas três proposições lógicas: p, q e r, sendo que duas delas são verdadeiras e uma falsa.

De acordo com essas premissas, a expressão “p implica (q e r)”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q706881 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q711397 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Um funcionário de uma repartição pública recebeu 245 processos para organizar em caixas. Decidiu colocar em todas as caixas a mesma quantidade de processos, de forma que o número de processos por caixa fosse o quíntuplo do número de caixas.


Assinale a alternativa que indica a quantidade de processos colocados em cada caixa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q706668 | Informática, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Índice Remissivo é um recurso disponível no Microsoft Word 2013.


A alternativa que indica um dos botões (funcionalidades) utilizados para gerar um Índice Remissivo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q708812 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Vygotsky, importante teórico da Psicologia do Desenvolvimento, dedicou-se ao estudo da aprendizagem em uma perspectiva sociointeracionista. Dentre os conceitos propostos pelo autor, um se refere a uma área de aprendizagem intermediária, situada entre dois campos: um campo em que um conjunto de conhecimentos já foi consolidado pela criança e outro campo em que a criança não consegue realizar sozinha determinada tarefa, mas consegue realizá-la na interação com um professor ou colega em nível mais avançado.


De acordo com o teórico, esse intervalo, que anuncia a existência de funções em estado de amadurecimento, é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q709359 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Alguns pesquisadores indicam como resultado de seus estudos que, na escola, o maior número de conflitos entre os alunos ocorre no recreio (Pacheco, 2006). Ao considerar o recreio como um importante espaço de convívio para a formação discente, na ocorrência dessas discussões e enfrentamentos, o assistente de alunos deve atuar no sentido de buscar o entendimento entre os conflitantes.

PACHECO, F. M. C. A gestão de conflitos na escola: a mediação como alternativa. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional). Lisboa: Universidade Aberta, 2006.


Para atuar na perspectiva do entendimento, o assistente de alunos deve compreender a mediação escolar como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q712056 | Legislação Federal, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Com base em seus dispositivos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q712429 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

No Microsoft Word 2013 é possível incluir notas de rodapé.

Os locais possíveis para incluir notas de rodapé são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q707176 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/90) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Para efeitos dessa lei, considera-se criança a pessoa com até doze anos de idade. Adolescente é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade, mas, em casos excepcionais, o Estatuto também pode ser aplicado às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.


No art. 56, o ECA determina que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q707663 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Teorias do desenvolvimento são conjuntos sistemáticos de informações refletidas, com base em estudos e pesquisas sobre a expansão dos planos físico, social e intelectual da pessoa, desde o seu nascimento até a maturidade da vida. Formuladas por pesquisas de diversas orientações, elas nos ajudam a examinar o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto em diferentes perspectivas. Bee & Boyd (2011) destacam três abordagens sobre o desenvolvimento humano – teorias da aprendizagem, psicanalíticas e cognitivas – e suas principais ideias.

BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.


Tendo em conta as principais ideias das teorias da aprendizagem organizadas por Bee & Boyd, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q707969 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Microsoft Word 2013 permite a criação de índice específico para as ilustrações (imagens) existentes em um documento.


Antes de gerar o índice, é necessário inserir, em cada ilustração que fará parte dele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q707577 | Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Aldo, Bia, Caio, Dário, Elza e Flávia participaram do processo de seleção de um concurso e ocuparam as seis primeiras colocações. Com relação aos seus posicionamentos, tem-se que:


• Elza foi a quinta colocada, uma posição atrás de Caio;

• Aldo não foi o primeiro colocado e Bia ficou à sua frente;

• Flávia ficou em uma colocação imediatamente subsequente à de Dário;

• Um homem ocupou o primeiro lugar.


De acordo com essas informações, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q707682 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

No título IV, “Da Organização da Educação Nacional”, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece, dentre outras diretrizes, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q707951 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Segundo dados do INEP, o Ensino Médio no Brasil apresentou em 2018 uma média de 30 estudantes por turma. Já no Ensino Fundamental, esse número cai para 23 estudantes por turma.

Fonte: Censo da Educação Básica 2018/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2019 (adaptado).


Considere que um colégio, com 800 estudantes e média por turma conforme os dados apresentados, ofereça apenas Ensinos Fundamental e Médio, sendo 12 turmas de Ensino Médio.

O percentual do total de estudantes desse colégio que cursam o Ensino Fundamental é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q709353 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

É comum, nas escolas, ocorrer trauma ocular, quando o estudante apresenta corpo estranho nos olhos, como areia, fragmentos que chegam com os ventos etc. Acontecem também, lesões resultantes de queimaduras térmicas ou químicas, causadas por acidentes nas brincadeiras com bola ou em brigas, e até mesmo perfurações oculares ou ferimentos das pálpebras, provocados por objetos pontiagudos e cortantes.


Considere as possibilidades de acidente mencionadas e assinale a alternativa que apresenta o procedimento de primeiros socorros correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q710996 | Matemática, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Um professor resolveu dividir um grupo de N estudantes de tal forma que todos os grupos tivessem a mesma quantidade de estudantes. Ao fazer a divisão inicialmente, colocou 4 integrantes por grupo e constatou que sobraram dois estudantes. Sendo assim, reorganizou-os de modo a ter 5 estudantes por grupo, e novamente sobraram dois estudantes. Para finalizar, reposicionou seus estudantes em grupos com 11 integrantes cada e, novamente, dois estudantes não foram inseridos nos grupos.


O menor valor possível para N é tal que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q706903 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

O Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) é considerado referência para a prática clínica no campo da saúde mental e da psicologia. Assim, é fundamental acompanhar as modificações e evoluções dos critérios diagnósticos apresentados por esse manual.


Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às modificações ocorridas do DSM-IV para o DSM-5:

I. Os transtornos da comunicação, que foram denominados no DSM-IV de transtorno fonológico e tartamudez, não incluem o transtorno da linguagem; foi excluído também o transtorno da comunicação social (pragmática).

II. O transtorno de Asperger e o transtorno autista (autismo), descritos no DSM-IV, são agora no DSM5 englobados no transtorno do espectro autista.

III. O transtorno específico da aprendizagem combina os diagnósticos do DSM-IV de transtorno da leitura, transtorno da matemática, transtorno da expressão escrita e transtorno da aprendizagem sem outra especificação.


Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q707214 | Administração de Recursos Materiais, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Os estoques não são mantidos apenas no depósito ou no almoxarifado central. Eles se distribuem também pelas diversas seções produtivas, na medida em que as matérias-primas estão sendo processadas e transitam de uma seção para outra, como materiais semiacabados ou acabados.

Suponha que uma escola com vários campi sirva aos estudantes refeições diárias, compostas de feijão, arroz, carne e legumes. Os componentes das refeições são comprados e recebidos na sede da escola e distribuídos pelos campi.

Com relação à classificação de estoques e com base nas informações dadas, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.