Questões de Concursos: Colégio Pedro II

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41 Q710311 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

São dadas três proposições lógicas: p, q e r, sendo que duas delas são verdadeiras e uma falsa.

De acordo com essas premissas, a expressão “p implica (q e r)”

42 Q711397 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Um funcionário de uma repartição pública recebeu 245 processos para organizar em caixas. Decidiu colocar em todas as caixas a mesma quantidade de processos, de forma que o número de processos por caixa fosse o quíntuplo do número de caixas.


Assinale a alternativa que indica a quantidade de processos colocados em cada caixa.

43 Q710374 | Direito Administrativo, Lei de Acesso à Informação Lei n 12527 2011, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

No que se refere ao disposto na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), é correto afirmar que

44 Q706668 | Informática, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

O Índice Remissivo é um recurso disponível no Microsoft Word 2013.


A alternativa que indica um dos botões (funcionalidades) utilizados para gerar um Índice Remissivo é:

45 Q710580 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos médicos e de subsequente ingestão de medicação por crianças e jovens em idade escolar. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiador opositivo, transtorno obsessivo compulsivo e mesmo obesidade e dislexia constituem uma parte substancial das patologias ou distúrbios que ocupam as salas de aula das nossas escolas. A emergência desses diagnósticos de significado expressivo no universo da saúde pública – que, em certos casos, podem considerar-se mais ou menos nebulosos, pois, não raras vezes, revelam desinformação generalizada, quer do ponto de vista dos discursos, quer do ponto de vista das práticas a eles associada – tende a estar, efetivamente, relacionada com a ideia de uma crescente medicalização da educação e da sociedade.

PAIS, S. C.; MENEZES, I.; NUNES, J. A. Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 15 jul. 2019.


Pensando na problemática da medicalização, tratada no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:

I. O campo da educação se configura como um primeiro lugar em que emerge um olhar mais atento para potenciais problemas que as crianças e jovens possam estar enfrentando. Por isso, os profissionais da educação precisam estar familiarizados com o discurso médico, já que, com base em um diagnóstico bem estabelecido, qualquer comportamento inesperado da criança é justificado pela doença que ela apresenta. A localização de um problema na criança não é capaz de produzir efeitos excludentes no seu processo de ensino e aprendizagem.

II. A educação produz uma atuação inclusiva e de remediação dos problemas de aprendizagem, ao acionar o saber médico ali onde o ensino fracassou.

III. O fenômeno da medicalização no discurso escolar acaba por reforçar potenciais fragilidades vivenciadas pelas crianças e suas famílias, aumentando a dimensão segregadora do espaço escolar, além de provocar uma desresponsabilização da instituição escolar.


Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) que corresponde(m) à visão dos autores sobre a questão.

46 Q706881 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que

47 Q712056 | Legislação Federal, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Com base em seus dispositivos, é correto afirmar que

48 Q708812 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Vygotsky, importante teórico da Psicologia do Desenvolvimento, dedicou-se ao estudo da aprendizagem em uma perspectiva sociointeracionista. Dentre os conceitos propostos pelo autor, um se refere a uma área de aprendizagem intermediária, situada entre dois campos: um campo em que um conjunto de conhecimentos já foi consolidado pela criança e outro campo em que a criança não consegue realizar sozinha determinada tarefa, mas consegue realizá-la na interação com um professor ou colega em nível mais avançado.


De acordo com o teórico, esse intervalo, que anuncia a existência de funções em estado de amadurecimento, é chamado de

49 Q707176 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/90) dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Para efeitos dessa lei, considera-se criança a pessoa com até doze anos de idade. Adolescente é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade, mas, em casos excepcionais, o Estatuto também pode ser aplicado às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.


No art. 56, o ECA determina que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

50 Q707969 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

O Microsoft Word 2013 permite a criação de índice específico para as ilustrações (imagens) existentes em um documento.


Antes de gerar o índice, é necessário inserir, em cada ilustração que fará parte dele,
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