Questões de Concursos: Colégio Pedro II

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Colégio Pedro II. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q707682 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

No título IV, “Da Organização da Educação Nacional”, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece, dentre outras diretrizes, que

52 Q712429 | Informática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

No Microsoft Word 2013 é possível incluir notas de rodapé.

Os locais possíveis para incluir notas de rodapé são

53 Q709359 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Alguns pesquisadores indicam como resultado de seus estudos que, na escola, o maior número de conflitos entre os alunos ocorre no recreio (Pacheco, 2006). Ao considerar o recreio como um importante espaço de convívio para a formação discente, na ocorrência dessas discussões e enfrentamentos, o assistente de alunos deve atuar no sentido de buscar o entendimento entre os conflitantes.

PACHECO, F. M. C. A gestão de conflitos na escola: a mediação como alternativa. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional). Lisboa: Universidade Aberta, 2006.


Para atuar na perspectiva do entendimento, o assistente de alunos deve compreender a mediação escolar como

54 Q707951 | Matemática, Assistente em Administração, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Segundo dados do INEP, o Ensino Médio no Brasil apresentou em 2018 uma média de 30 estudantes por turma. Já no Ensino Fundamental, esse número cai para 23 estudantes por turma.

Fonte: Censo da Educação Básica 2018/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2019 (adaptado).


Considere que um colégio, com 800 estudantes e média por turma conforme os dados apresentados, ofereça apenas Ensinos Fundamental e Médio, sendo 12 turmas de Ensino Médio.

O percentual do total de estudantes desse colégio que cursam o Ensino Fundamental é de

55 Q710996 | Matemática, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Um professor resolveu dividir um grupo de N estudantes de tal forma que todos os grupos tivessem a mesma quantidade de estudantes. Ao fazer a divisão inicialmente, colocou 4 integrantes por grupo e constatou que sobraram dois estudantes. Sendo assim, reorganizou-os de modo a ter 5 estudantes por grupo, e novamente sobraram dois estudantes. Para finalizar, reposicionou seus estudantes em grupos com 11 integrantes cada e, novamente, dois estudantes não foram inseridos nos grupos.


O menor valor possível para N é tal que

56 Q711537 | Raciocínio Lógico, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Considere a proposição a seguir:


Se tenho medo de que algo terrível aconteça ou me sinto muito mal, então posso ter transtorno obsessivo compulsivo.”


Uma proposição equivalente a essa é:

57 Q707663 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Teorias do desenvolvimento são conjuntos sistemáticos de informações refletidas, com base em estudos e pesquisas sobre a expansão dos planos físico, social e intelectual da pessoa, desde o seu nascimento até a maturidade da vida. Formuladas por pesquisas de diversas orientações, elas nos ajudam a examinar o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto em diferentes perspectivas. Bee & Boyd (2011) destacam três abordagens sobre o desenvolvimento humano – teorias da aprendizagem, psicanalíticas e cognitivas – e suas principais ideias.

BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.


Tendo em conta as principais ideias das teorias da aprendizagem organizadas por Bee & Boyd, é correto afirmar que

58 Q709576 | Pedagogia, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

Assim como inexiste disciplina no autoritarismo ou na licenciosidade, desaparece em ambos, a rigor, autoridade ou liberdade. Somente nas práticas em que autoridade e liberdade se afirmam e se preservam enquanto elas mesmas, portanto no respeito mútuo, é que se pode falar de práticas disciplinadas como também em práticas favoráveis à vocação para o ser mais.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Para o autor, um dos caminhos que precisam ser percorridos em uma educação para a autonomia é o

59 Q708816 | Legislação Federal, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

No que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos termos da Lei nº 9.394/1996, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. Será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria.

II. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

III. A jornada escolar incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

IV. Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas.


Estão corretas

60 Q708776 | Informática, Assistente de Alunos, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II

Texto associado.

No Microsoft Word 2013, é possível gerar um Sumário (Índice) para um documento. O primeiro passo é indicar quais fragmentos do texto devem estar presentes no sumário.


Esta indicação é feita selecionando-se o texto desejado e, a seguir, escolhendo-se um(a)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.