Início

Questões de Concursos Dom Cintra Fundação

Resolva questões de Dom Cintra Fundação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q555822 | Informática, Windows, Procurador, Câmara de Petrópolis RJ, Dom Cintra Fundação

O Windows XP com o Service Pack 2 instalado contém informações sobre o firewall, a ativação das atualizações automáticas e a configuração da proteção contra vírus, localizadas em um determinado lugar. Esse lugar é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q740178 | Economia, MICROECONOMIA, Economista, Funasa, Dom Cintra Fundação

Uma determinada empresa que atua no mercado de concorrência perfeita possui um custo total igual a 6q2 + 12 q + 6, onde “q” representa a quantidade vendida do seu produto. Sabendo que o preço de venda equivale a 72, o lucro máximo que esta empresa poderá obter é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q398901 | Direito Administrativo, Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico, Procurador, Câmara de Petrópolis RJ, Dom Cintra Fundação

Uma das formas de intervenção do Estado na propriedade privada que atende à proteção do patrimônio histórico-cultural é o tombamento. Sobre o tema, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q748629 | Economia, MICROECONOMIA, Economista, Funasa, Dom Cintra Fundação

De acordo com a teoria microeconômica da lei da oferta, uma redução no preço de um determinado bem, admitindo-se que as demais variáveis permaneçam constantes, acarretará a seguinte consequência para esse bem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q361186 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Funasa, Dom Cintra Fundação

Os direitos indígenas têm sede constitucional e são de competência federal. A responsabilidade pela gestão e direção da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas cabe ao seguinte órgão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q362489 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Funasa, Dom Cintra Fundação

Ao cuidar de um paciente alcoolizado, o enfermeiro, na sua abordagem terapêutica, deverá evitar o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q561474 | Informática, Excel, Consultor Contábil, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Dos critérios de validação de dados seguintes, aquele que NÃO é considerado um critério de validação pelo MS Excel 2003:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q739173 | Economia, MACROECONOMIA, Economista, Funasa, Dom Cintra Fundação

Considere uma economia aberta ao exterior, operando em um regime de câmbio flexível. Uma redução na tarifa de importações, mantendo-se inalteradas as demais variáveis, provocaria o seguinte efeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q352889 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Administrador, MAPA, Dom Cintra Fundação

Na gestão financeira de curto prazo, o montante obtido a partir da diferença entre o ativo errático e o passivo errático é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q746523 | Economia, MICROECONOMIA, Economista, Funasa, Dom Cintra Fundação

De acordo com os conceitos de demanda de mercado, a procura de um bem qualquer é determinada, entre outros fatores, pelo preço deste bem, pela renda do consumidor e pelos preços de outros bens. Existindo uma relação direta entre o preço de um bem X e a quantidade de outro bem Y, mantendo-se constantes as demais variáveis, os bens X e Y são classificados como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q747489 | Economia, MACROECONOMIA, Economista, MAPA, Dom Cintra Fundação

A demanda agregada de uma economia aberta é constituída pela soma do consumo das famílias, dos investimentos, dos gastos do governo e:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q812242 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Inspetor Jurídico, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) no seu art. 148 afirma da competência da Justiça da Infância e da Juventude. A alternativa que NÃO constitui matéria de competência da justiça citada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q333068 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar Legiislativo, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Uma moradora de Caxias, em seu carro, percorreu metade de uma estrada pela faixa da esquerda, um terço pela faixa da direita, e os últimos 3650 metros em uma faixa adicional para motoristas que pretendem entrar no Município de Caxias. O comprimento desta estrada é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q396589 | Direito Administrativo, Sanções Administrativas, Inspetor Jurídico, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

A lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. No artigo 90 do referido diploma legal afirma que: Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação prevê uma pena estipulada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q747383 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Consultor Contábil, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Existem impostos que são prejudiciais à eficiência econômica, na medida em que distorcem os preços relativos e estimulam, desnecessariamente, a integração vertical na produção, o que tende a aumentar os custos. Esses impostos prejudicam sobretudo produtos que passam por um maior número de etapas de produção e distribuição. Trata-se de impostos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q401545 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Agente de Processamento de Dados, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Para desempenhar as atividades de sua alçada, a Administração Pública dispõe de meios técnico jurídicos consistentes na expedição de atos infralegais . Dentre aqueles atos unilaterais e abstratos, é possível salientar os:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q399755 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Supervisor Legislativo, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Na Administração Pública existem pessoas físicas que são incumbidas, de forma definitiva ou transitória, do exercício de alguma função estatal. Esta afirmação nos remete a ideia de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q322053 | Pedagogia, Pedagogo, Funasa, Dom Cintra Fundação

O multiculturalismo na educação, decorrente da grande pluralidade de culturas, traz a reflexão sobre a educação indígena, mostrando que esta se diferencia da educação para o índio por possuir a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q405283 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Consultor Contábil, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Na administração pública existem princípios que descendem do princípio da legalidade. O pressuposto de que a lei outorga competências em vista de certo fim, de forma que, toda demasia ou todo excesso desnecessário ao seu atendimento, que configura uma superação do seu escopo normativo, deve ser evitado, constitui o princípio da (o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q409030 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Supervisor Legislativo, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Os entes instituídos por lei, com personalidade de direito privado, para ministrar assistência ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, que são mantidos por dotações orçamentárias ou por contribuições para-fiscais, são denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.