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Questões de Concursos EDUCA

Resolva questões de EDUCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q846753 | Enfermagem, Urgência e emergência, Enfermeiro, EDUCA, 2020

O abdome agudo não traumático é uma situação frequente nos serviços de emergência que requer rápida abordagem e precisão nas condutas para otimizar a ação em diferentes tratamentos. Pode ter características benignas, como casos de dispepsia, bem como implicar em situações de intensa gravidade e por vezes fatais, como nas situações de isquemia mesentérica.
Assinale a alternativa que contém afirmação CORRETA quanto ao abdome agudo não traumático.
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42Q854725 | Informática, Extensão de Arquivo, Agente Administrativo, EDUCA, 2020

Os arquivos possuem uma EXTENSÃO que identifica o tipo de dado que ele representa. Na EXTENSÃO “ .doc, .docx, .docm, ...”, é do tipo:

Assinale a alternativa CORRETA:

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43Q4446 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo, EXCETO.
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44Q858987 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Passagem PB Nutricionista, EDUCA, 2020

Todas as referências de consumo diário do valor nutritivo dos alimentos levam em conta uma dieta de 2000 kcal. De acordo com o consumo diário, é correto afirmar que:

I. Valor energético (calorias): 2000
II. Proteínas: 75 gramas.
III. Gorduras Totais: 55 gramas.
IV. Gorduras Saturadas: 22 gramas.
V. Gorduras Saturadas: 32 gramas.
VI. Carboidratos: 300 gramas.
VII. Fibras: 25 gramas.
VIII. Fibras: 45 gramas.
IX. Sódio: 2400 miligramas.

Estão CORRETAS:
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45Q849095 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.
Sobre o etanol no Brasil, é CORRETO afirmar que:
I. O Etanol (álcool) passou a ser adotado como combustível no Brasil a partir da criação do Programa Nacional de Álcool (Proálcool), em 1975, extraído da cana-de-açúcar. II. O Proálcool, que conheceu o seu auge em 1986, foi elaborado pelo governo federal por conta da crise de petróleo, ocorrida em 1973, diante dos sucessivos aumentos do preço do barril de Petróleo nesse período. III. A adoção do álcool como combustível trouxe alguns problemas como a tecnologia utilizada não era favorável para esse tipo de combustível, uma vez que os motores e equipamentos automobilísticos apresentavam problemas com o álcool (em temperaturas baixas, por exemplo, os carros tinham dificuldade para funcionar). IV. No início da década de 2000, no entanto, o álcool voltou a ser amplamente utilizado no país. Tal retomada deveu-se, primeiramente, às novas altas do petróleo e à posição do governo brasileiro de se tornar menos dependente dessa fonte de energia, que é limitada e pode se esgotar com o tempo V. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo e o maior exportador do produto. A tecnologia utilizada no país é referência mundial em termos de alternativas ao petróleo, a despeito das frequentes críticas de grupos ambientais por conta da larga extensão das lavouras de cana-de-açúcar que devastam florestas e vegetações em nome de progresso.
Estão CORRETOS:
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46Q848927 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Normas gerais de circulação e conduta, Prefeitura de Cabedelo PB Agente de Trânsito, EDUCA, 2020

Acerca dos conhecimentos sobre a cidade de Cabedelo, analise as afirmativas abaixo:

I. A cidade de Cabedelo foi fundada em 04 de novembro de 1585, em torno de uma fortaleza construída por portugueses com o objetivo de defender a entrada do estuário do rio

II. Paraíba e a cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa.

III. O primeiro trecho da estrada de ferro foi construído em 1886, ligando o porto de Cabedelo à capital do Estado.

IV. O nome da cidade provém das dunas de areia finíssimas que se formavam na praia.

Podemos afirmar que:

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47Q844385 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Médico PSF, EDUCA, 2020

Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), analise os itens:
I. Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, a PNH conta com um núcleo técnico sediado em Brasília - DF e equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações em saúde. II. As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. III. Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização, esse é um dos Propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. IV. Política Nacional de Humanização busca a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso. V. A Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS. A rede é um local de colaboração, que permite o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer um.
Estão CORRETAS:
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48Q859170 | Nutrição, Fisiologia Humana, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Nutricionista, EDUCA, 2020

Enzimas digestivas são proteínas com função de quebrar macromoléculas em porções menores, facilitando sua absorção no organismo através do intestino. Elas podem ser produzidas naturalmente pelo corpo ou ingeridas a partir da alimentação, assim acelerando as reações químicas do organismo.
Sobre as Enzimas, assinale:
(1) Para Amilase. (2) Para Lipase. (3) Para Protease.
( ) Decompõe carboidratos ou amidos em moléculas de açúcar. Em quantidade insuficiente pode levar à diarreia. ( )Quebra as proteínas em aminoácidos. Também ajuda a manter bactérias, leveduras e protozoários fora do intestino. A sua falta pode levar a alergias ou toxicidade no intestino. ( ) Trabalha com a bile do fígado para quebrar as gorduras. A insuficiência desta enzima, estará faltando vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.
A sequência CORRETA é:
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49Q859457 | Linguística, Tipos de Gramática ? Normativa, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
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50Q4449 | Português, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Texto associado.
A Lei da Copa e os direitos dos consumidores

     A Copa do Mundo é, por si só, um dos eventos
mais esperados pelos brasileiros. Uma Copa sediada no
Brasil, então, gera uma expectativa ainda maior. (...) É,
portanto, natural que todos os olhos estejam voltados para
a capacidade de o Brasil conseguir transformar essa
competição em um espetáculo digno de toda essa
expectativa. Mas, assim como a Copa, a cada quatro anos
um ritual se repete envolvendo a Fifa e o país-sede do
evento: a entidade que controla o futebol mundial faz
exigências e demandas, e a população dos Estados-sede a
acusam de querer exercer mais poderes do que deveria. No
Brasil não é diferente.
     ( ...) Aqui no Brasil, já está no Congresso um
projeto de lei que regula o evento, conhecido como Lei
Geral da Copa (PL 2330/11), de autoria do Poder
Executivo. O projeto compila uma série de regras que a
Fifa exige para a realização da Copa. Muitas dessas regras
são necessárias, como por exemplo, as que condenam o
mercado negro de ingressos, mas o pacote traz medidas
preocupantes porque flexibilizam as leis que protegem o
consumidor. ( ... )
     (...) O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor - iniciou, na última semana, uma campanha
acusando o projeto da Lei Geral da Copa de comprometer
os direitos do consumidor. "A Fifa entra com privilégios e
direitos exclusivos no país, e para ter esses poderes,
direitos sociais têm que ser deixados de lado", diz.
     A Lei da Copa ainda tem que ser aprovada pela
Câmara e pelo Senado para poder valer, mas para o Idec, o
texto inicial apresentado já é bastante nocivo aos
consumidores. O projeto revogaria, durante o mês do
evento, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto do
Idoso, comprometeria a livre concorrência e o direito de
escolha dos consumidores. No entanto, para o relator do
projeto na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP),
essas acusações são infundadas. "Não é verdade que a lei
dá poderes excessivos para a Fifa. O que acontece é que
nenhuma lei brasileira prevê um evento do porte da Copa
do Mundo. Precisamos aprimorar a nossa legislação para
permitir um evento dessa complexidade".
     Com a lei da Copa, no entanto, ela (A Fifa) se
torna uma "superfornecedora": passa a ter poderes de
definir todas as etapas relacionadas ao comércio de
produtos da Copa. Isso significa que fica a critério da Fifa,
por exemplo, devolver ou não o dinheiro de um ingresso
caso o consumidor não queira mais assistir a uma partida e
até oferecer a "venda casada" (...), que o código proíbe.
     (...) O Idec também acusa o projeto de
comprometer a liberdade de concorrência em espaços
públicos nas cidades. Pelo texto, a Fifa tem a prerrogativa
de explorar áreas comerciais nas vias de acesso e entornos
dos estádios. (...) "Nossa análise é que existe uma grande
possibilidade de esse projeto ser inconstitucional. Os
direitos do consumidor e a livre concorrência são preceitos
constitucionais", diz Varella.
     Outro ponto polêmico diz respeito à lei da meia
entrada. A Lei Geral é propositalmente omissa quando o
assunto é permitir que estudantes e idosos paguem metade
do ingresso para um evento cultural, porque esse tipo de
lei é estadual, e não federal.
     Os parlamentares tentam conseguir um meio
termo para não desagradar a Fifa e nem aqueles eleitores
que se beneficiam da meia entrada. (...) O secretário geral
da Fifa, Jeróme Valcke, disse recentemente que a entidade
deve aceitar manter a meia entrada para idosos, e até um
programa para população de baixa renda, mas não deu
garantias quanto aos ingressos para estudantes. Os outros
pontos polêmicos, entretanto, não avançaram. A federação
mostra impaciência com a demora da aprovação do projeto
de lei, e também não ficou contente com as recentes
declarações da presidente Dilma Rousseff. Dilma disse,
em viagem à África do Sul, que não aceitaria um projeto
que diminuísse os direitos da população. Na queda-debraço
entre governo e a Fifa, o mais provável é que os
interesses da federação internacional se sobressaiam aos da
população. O argumento mais forte em favor da Fifa foi
explicitado por Patrick Nelly, o homem que criou o
modelo de negócio da Copa do Mundo: “todas as
exigências da Fifa estavam claras quando a entidade
assinou o contrato com o Brasil. Se o país não quisesse
ceder, não deveria ter se candidatado a sediar o torneio”.

www.revistaepoca.globo.com
Julgue as afirmações seguintes, assinalando (C) certo ou (E) errado.

( ) Caso o Projeto de Lei da Copa seja aprovado com a atual redação, cujo conteúdo é apresentado no texto acima, o Código de Defesa do Consumidor ficaria sem efeito durante o período de um mês.
( ) O fato de bares ou restaurantes que estejam próximos aos estádios serem obrigados, por exemplo, a comercializar apenas os produtos que patrocinam a Copa constitui uma demonstração de como a livre concorrência pode ser comprometida.
( ) A Fifa demonstra insatisfação porque a presidente Dilma demonstrou total desinteresse pelo Projeto de Lei que ora tramita no Congresso, argumentando, durante viagem à África do Sul, que ele diminui os direitos da população.
( ) Ficar a critério da Fifa devolver ou não o dinheiro de um ingresso, caso o consumidor não queira mais assistir a uma partida constitui um dos casos em que a entidade organizadora da copa não goza de hegemonia.

A sequência CORRETA é
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51Q858181 | Direito Administrativo, Bens Públicos na Administração Pública, Prefeitura de São Francisco PB Procurador Jurídico, EDUCA, 2020

Segundo o art. 99 da Lei nº 10.406/2002, “são bens públicos:

I. Os de uso comum do povo, tais como rios, mares, museus, teatros, estradas, ruas e praças.

II. Os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias.

III. Os dominicais, que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Está(ão) CORRETA(S):

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52Q847434 | Geografia, Regionalização Brasileira, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica I, EDUCA, 2020

Sobre a Região Nordeste que é dividida em quatro sub-regiões: zona da mata, agreste, sertão e meio norte, analise os itens a seguir:

I. A zona da mata é a região mais desenvolvida e industrializada do Nordeste, tal região está localizada nas áreas litorâneas da região, na qual se encontram os principais centros urbanos.

II. No agreste as atividades econômicas, estão vinculadas à produção primária, mais precisamente na agricultura e pecuária.

III. No sertão, a principal atividade econômica é a agropecuária, na maioria das propriedades, é realizada a criação de gado e de caprinos.

IV. O agreste tem característica propícia à policultura, como mandioca, batata, banana entre outros, além disso, há criação de animais, como bovinos e caprinos.

V. O meio norte é uma sub-região de transição entre o Nordeste e o Norte, onde se encontra uma parte do Piauí e Maranhão, as características econômicas estão ligadas às atividades rural, extrativista e pastoril.

Estão CORRETOS os itens:

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53Q857206 | Legislação Federal, Lei n 13022 de 2014 Estatuto Geral das Guardas Municipais, Guardas Metropolitanos, EDUCA, 2020

Sobre o art. 3º da Lei nº 13.022/2006, que trata dos princípios mínimos de atuação das guardas municipais, analise os itens abaixo:
I. Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas. II. Preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas. III. Patrulhamento preventivo. IV. Compromisso com a evolução social da comunidade. V. Uso progressivo da força.
Estão CORRETAS:
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54Q847503 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.
No Brasil não é diferente, à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.
De acordo com a capacidade de produção, são consideradas as cinco maiores usinas hidrelétricas do Brasil:
Enumere CORRETAMENTE:
( ) Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco. ( ) Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu. ( ) Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins.
A sequência CORRETA é:
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55Q843986 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

As políticas públicas no campo da educação inclusiva se referem a todos os aspectos de criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito à educação para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino. A garantia do direito à educação de estudantes com os mais diversos perfis pressupõe a criação e a manutenção de um conjunto de serviços que complementem a escolarização oferecida pelas instituições de ensino.
Sobre os profissionais dedicados a educação inclusiva, analise os itens:
I. Equipes multidisciplinares dedicadas a identificar e eliminar barreiras existentes nas escolas, incluindo o atendimento educacional especializado (AEE).
II. Profissionais voltados ao apoio de estudantes que demandam cuidados de alimentação, higiene e locomoção.
III. Profissionais com especialização em recursos de acessibilidade, como instrutores e intérpretes de Língua brasileira de sinais (Libras), entre outros.
Está(ão) CORRETA(S):
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56Q859168 | Biomedicina, Imunologia em Biomedicina, Farmacêutico Bioquímico, EDUCA, 2020

Os anticorpos são proteínas globulares, também chamadas de imunoglobulinas (IgG). São moléculas que circulam perscrutando o organismo todo e, quando encontram entidades desconhecidas, como vírus e bactérias, ligam-se fortemente à sua superfície. São glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B (células B), sendo elementos de reconhecimento da resposta humoral. Essas proteínas são extremamente abundantes, constituindo cerca de 20% de todas as proteínas plasmáticas.

Considerando essa temática julgue os itens como(V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

( )Hapteno é toda espécie molecular não imunogênica ao receptor, que se combina com uma macromolécula imunogênica carreadora (carrier), sendo capaz de desencadear uma resposta imune específica no organismo.

( )Os anticorpos produzidos ligam-se a estruturas chamadas epítopos, a menor porção de um antígeno capaz de eliciar uma resposta imunológica.

( )Os sítios de interação com o antígeno das imunoglobulinas situam-se na porção FC de cada cadeia VL e VH, senso formados por três ou quatro estruturas em alfa-hélice antiparalelas que reconhecem uma grande gama de antígenos.

( )Todas as imunoglobulinas apresentam duas cadeias pesadas e duas cadeias leves unidas por pontes dissulfeto, exceto a IgG e a IgE.

A sequência CORRETA é:
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57Q851536 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Sobre Ciência, Médico, EDUCA, 2020

Já é utilizada em segmentos como a Medicina e a Engenharia. Construções, órgãos, objetos de decoração e até equipamentos podem ser feitos em questão de horas e servir a diversos propósitos. Em franca expansão, esse mercado tem muito a ser explorado tanto por designers, artistas visuais e arquitetos quanto por biológicos, biotecnólogos e médicos.
(https://www.blogdoead.com.br/profissoes-futuro)
O trecho faz referência à profissão tecnológica de:
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58Q849072 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado da Paraíba, Agente Administrativo, EDUCA, 2020

A respeito da caracterização geográfica do estado da Paraíba, assinale a opção CORRETA.
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59Q849572 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado da Paraíba, Prefeitura de Cabedelo PB Auditor de Controle Interno, EDUCA, 2020

O estado da Paraíba está situado no extremo leste da região Nordeste do Brasil. Tem 98% de seu território inserido no Polígono da Seca e faz limite a Leste, com:
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60Q851289 | Inglês, Pronomes, Professor de Educação Básica, EDUCA, 2020

Complete correctly: “We have been looking forward to a marvellous mountain stroll with a sunny day, but we were disappointed in _________ cases.
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