Questões de Concursos: EDUCA

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: EDUCA. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q859473 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Prefeitura de Cabedelo PB Intérprete de Libras, EDUCA, 2020

O Código de Ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação.

Sobre os deveres fundamentais do intérprete, segundo o Código de Ética (integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes- FENEIS), assinale a opção INCORRETA.

83 Q851020 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Técnico em Controle Interno, EDUCA, 2020

Sobre o Plano Plurianual - PPA, analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

84 Q850458 | Geografia, Agropecuária, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Geografia, EDUCA, 2020

Muito utilizada na região do Cerrado brasileiro, essa técnica visa à correção da acidez do solo através do uso do calcário. Além disso, esse procedimento também fornece nutrientes como cálcio e magnésio para as plantas. Apesar de ser uma técnica moderna e eficiente de cultivo e preservação dos solos, ela acabou tendo o efeito contrário no Centro-Oeste do país, pois permitiu o avanço da fronteira agrícola no Brasil e a consequente devastação do bioma Cerrado, o que trouxe prejuízos tanto para os solos quanto para o meio ambiente.

A descrição anterior refere-se uma técnica de conservação do solo.

Assinale a alternativa CORRETA:

85 Q859440 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Legislação das Pessoas com Deficiência, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

Segundo o art. 46, do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta responsáveis pela cultura, pelo desporto, pelo turismo e pelo lazer dispensarão tratamento prioritário e adequado aos assuntos objeto referido Decreto, com vista a viabilizar, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas, entre outras:
I. Incentivar a prática desportiva formal e formal como direito de cada um e o lazer como forma de promoção social. II. Estimular meios que facilitem o exercício de atividades desportivas entre a pessoa portadora de deficiência e suas entidades representativas. III. Assegurar a acessibilidade às instalações desportivas dos estabelecimentos de ensino, desde o nível pré-escolar até à universidade. IV. Promover a inclusão de atividades desportivas para pessoa portadora de deficiência na prática da educação física ministrada nas instituições de ensino públicas e privadas.
Estão CORRETAS:

86 Q840061 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

87 Q857315 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Prefeitura de Cabedelo PB Guardas Metropolitanas de Cabedelo, EDUCA, 2020

De acordo com o art. 144, da Constituição Federal de 1988, a polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a,
Assinale a alternativa INCORRETA:

88 Q844803 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:

89 Q850730 | Primeiros Socorros, Primeiros Socorros, Prefeitura de Cabedelo PB Agente de Trânsito, EDUCA, 2020

Nesse caso, em relação aos procedimentos dos Primeiros Socorros, assinale a alternativa INCORRETA:

90 Q846885 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Enfermeiro Policlínico, EDUCA, 2020

O sistema de barreira estéril deve garantir a integridade dos conteúdos esterilizados até serem abertos para uso e deve permitir a transferência sob técnica asséptica do conteúdo para o campo estéril. Sendo assim, sabe-se que a escolha do sistema de barreiras é determinada por uma série de fatores como por exemplo: método de esterilização escolhido em função de características dos materiais, estudo do custo-beneficio, geração de resíduos, disponibilidade de lavandaria local, inventario dos materiais cirúrgicos, dentre outros fatores levados em consideração (SOBECC, 2017).
Analise as afirmações a seguir:
I. Quando a embalagem do produto a ser esterilizado for de tecido de algodão o mesmo deverá ser confeccionado em algodão tecido duplo (100% algodão), com textura aproximadamente de 40 a 56 fios por cm2 (NBR 14.028 da ABNT). O algodão tecido duplo apresenta desempenho seguro como biobarreira em até 65 reprocessos. II. O papel grau cirúrgico é um sistema de barreira estéril descartável, disponível comercialmente como tubos ou envelopes. Esse tipo de embalagem apresenta como recomendações do tipo forte: possuir filme em uma das faces impregnados com indicador químico tipo I; quando for necessário a utilização de embalagem dupla, a embalagem interna deve ser menor, evitando-se dobras e sobras. III. O Tyvek é uma embalagem termossensível descartável que necessita de selagem térmica controlada a baixa temperatura; é confeccionada com 100% de fibras de polietileno de alta densidade. Tem como vantagens a alta resistência a tração e a perfuração, excelente barreira microbiana, hidrorrepelência, não solta partículas, tem indicador químico de exposição tipo I e não delamina no momento de abertura do pacote. IV. Papel encrespado é uma embalagem descartável de papel encrespado que por essa característica tem maior flexibilidade. Apresenta como vantagens ser biodegradável, flexível e maleável. Esse tipo de embalagem apresenta como uma recomendação a indicação de utilização de embalagem dupla ou a versão mista com fibras sintéticas para embalar caixas cirúrgicas pontiagudas e pesadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.