Início

Questões de Concursos ESAF

Resolva questões de ESAF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q650945 | Ciências Políticas, Políticas Públicas, Analista de Finanças, CGU, ESAF

Entre os modelos de avaliação de programas utilizados na análise de programas governamentais, pode-se citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1242Q163590 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

O Conselho Federal de Contabilidade, considerando que a evolução ocorrida na área da Ciência Contábil reclamava a atualização substantiva e adjetiva de seus princípios, editou, em 29 de dezembro de 1993, a Resolução 750, dispondo sobre eles. Sobre o assunto, abaixo estão escritas cinco frases. Assinale a opção que indica uma afirmativa falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1243Q324 | Direito Administrativo, Analista Judiciário, TRT, ESAF

No âmbito do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União ( Lei nº 8.112/90), assinale a vantagem que se caracteriza como indenização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1244Q24442 | Informática, Virtualização, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

A solução de Virtualização da VMware é baseada nos hypervisors ESX e ESXi, que são considerados hypervisors do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1245Q114331 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

A lei que veicula a norma tributária impositiva deverá conter os aspectos indispensáveis para que se possa determinar o surgimento e o conteúdo da obrigação tributária. Sobre esta, analise os itens a seguir, classifi cando-os como falsos ou verdadeiros. Depois escolha a opção que seja adequada às suas respostas.

I. O aspecto material da norma tributária diz respeito à situação geradora da obrigação tributária;
II. O aspecto espacial da norma tributária corresponde ao território da pessoa política tributante;
III. O aspecto temporal da norma tributária diz respeito ao momento em que se deve considerar ocorrida a situação geradora da obrigação tributária;
IV. O aspecto pessoal da norma tributária diz respeito à pessoa em favor de quem a obrigação tributária deva ser cumprida; e
V. O aspecto quantitativo da norma tributária se refere ao montante devido na obrigação tributária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1246Q531156 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Para avaliar o comportamento do solo são empregados ensaios de laboratório de modo a se determinar parâmetros de resistência e deformabilidade. Com relação aos ensaios de laboratório, analise as afirmativas.

I. O ensaio de cisalhamento direto não permite a determinação do módulo de cisalhamento. II. No ensaio de compressão triaxial adensado não drenado (CU), a pressão neutra durante o ensaio é praticamente nula, e as tensões totais aplicadas indicam as tensões efetivas. III. O ensaio de compressão edométrica avalia a compressibilidade e a resistência dos solos. É correto o que se afi rma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1247Q457185 | Direito Empresarial e Comercial, Procurador, PGDF DF, ESAF

Em julho de 2005, foi requerida a falência da sociedade empresária K-Lote Ltda. que atua no ramo da construção civil. Tal falência foi decretada em maio de 2006, encerrando a fase pré-falimentar. Nesse processo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1248Q434437 | Direito Constitucional, Constituição Federal, Procurador da Fazenda Nacional, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, ESAF

Sobre “neoconstitucionalismo”, é correto afi rmar que se trata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1249Q167494 | Legislação Tributária do RN, ICMS, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Considerando a legislação do ICMS, assinale os enunciados abaixo com F para falso e com V para verdadeiro e, a seguir, assinale a opção que indica a seqüência correta.

( ) Para fins de substituição tributária, a base de cálculo, em relação às operações ou prestações antecedentes, é o valor da operação ou prestação praticado pelo contribuinte substituído.
( ) Nos casos de mercadoria cujo preço final a consumidor seja fixado por órgão público competente, a base de cálculo do ICMS, para fins de substituição tributária, é o preço fixado pelo órgão.
( ) Existindo preço final a consumidor sugerido pelo fabricante, a base de cálculo do ICMS para fins de substituição tributária, será o preço sugerido ou o valor da saída do substituto acrescido de margem de 15%, o que for maior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1250Q104556 | Comércio Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

Sobre o processo decisório da Organização Mundial do Comércio (OMC), é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q650629 | Ciências Políticas, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

A discussão sobre os temas centrais da Teoria Clássica formaram a base da moderna Ciência Política. Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1252Q781720 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações móveis, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Com relação às afirmativas abaixo, escolha a opção correta.

I. GPRS (General Packet Radio Service) é um serviço de comutação de pacotes de dados, oferecido nos sistemas de telefonia celular GSM. II. em um sistema GSM, quando o canal de voz estiver sendo utilizado o GPRS não consegue transmitir dados. III. o serviço GPRS não garante que os dados chegarão ao destino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q166827 | Legislação Tributária do RN, ICMS, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Considerando as disposições relativas ao procedimento de parcelamento de débitos do ICMS, assinale as assertivas abaixo com F para falsa e com V para verdadeira e, a seguir, assinale a opção que indica a seqüência correta.

( ) Desconsiderados os parcelamentos concedidos por meio do Programa de Recuperação Fiscal - REFIS, o sujeito passivo não pode ter mais de três parcelamentos em curso.
( ) Para ter direito à redução de 40% da multa de ofício, o contribuinte deve, no prazo para defesa, pagar a primeira prestação e renunciar expressamente à defesa, parcelando o débito num prazo máximo de sessenta meses.
( ) A competência para deferir pedidos de parcelamentos de créditos tributários decorrentes de operação de substituição tributária é exclusiva do Secretário de Estado de Tributação.
( ) O pedido de parcelamento protocolizado na repartição competente importa confissão de dívida e põe fim ao processo administrativo tributário.
( ) O atraso no pagamento de parcela implica o cancelamento do parcelamento, vedado o reparcelamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1254Q8122 | Conhecimentos Específicos, Finanças Públicas, Auditor do Tesouro Municipal, Prefeitura de Natal RN, ESAF

De acordo com a Lei n. 3.882, de 11 de dezembro de 1989, que aprovou o Código Tributário do Município de Natal, identifique o tributo cuja arrecadação não é de competência do Município.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1255Q816092 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A Resolução CONAMA n. 371/ 2006 estabelece diretrizes aos órgãos ambientais para o cálculo, cobrança, aplicação, aprovação e controle de gastos de recursos advindos de compensação ambiental, conforme a Lei n. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afi rmativa errada.

( ) A resolução estabelece diretrizes para cálculo, cobrança, aplicação, aprovação e controle de gastos de recursos financeiros advindos da compensação ambiental decorrente dos impactos causados pela implantação de empreendimentos de signifi cativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em Estudos de Impacto Ambiental-EIA e Relatório de Impacto Ambiental-RIMA.

( ) O órgão ambiental licenciador estabelecerá o grau de impacto ambiental causado pela implantação de cada empreendimento, fundamentado em base técnica específi ca que possa avaliar os impactos negativos e não mitigáveis aos recursos ambientais.

( ) Para o cálculo da compensação ambiental serão considerados os custos totais previstos para implantação e operação do empreendimento, assim como a metodologia de gradação de impacto ambiental, defi nida pelo órgão ambiental competente, em acordo com o empreendedor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q115429 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

O estudo das desigualdades de rendas no Brasil aponta de forma sistemática um elevado grau de desigualdade regional. O indicador usado para auferir o grau de concentração de renda, que consiste em um número entre zero (0) e um (1), em que 1 corresponde à completa desigualdade, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q112383 | Segurança da Informação , Firewall, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relativas a um firewall:

I. Um firewall é um equipamento, ou conjunto de equipamentos, cujo objetivo é controlar o tráfego entre redes.

II. Um firewall, quando configurado corretamente, deve impedir invasões que partam de máquinas na rede em que se encontra a máquina alvo da invasão.

III. Em um firewall, os filtros definem valores que os cabeçalhos dos pacotes devem apresentar de forma que possam ser filtrados em função de critérios como tipo de protocolo e endereço e porta de origem e destino.

IV. De uma forma geral, um firewall não pode ser instalado em um roteador porque as características de seus filtros impedem o correto roteamento dos pacotes, o que transformaria o roteador em um simples Hub.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1258Q24325 | Conhecimentos Específicos, PMBOK e Processos de Gerenciamento de Projetos, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Entende-se por ponto de nivelamento de um projeto de investimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q3898 | Direito Constitucional, Analista Tributário, Receita Federal, ESAF

Sobre os direitos sociais, assinale a única opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q164931 | Informática, Data Warehouse, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Em um Data WareHouse, é correto afirmar que a aquisição da informação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.