Início

Questões de Concursos ESAF

Resolva questões de ESAF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q3830 | Administração Pública, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

O movimento que incorporou à gestão pública características como a competição na prestação de serviços, a perspectiva empreendedora, a descentralização, o foco em resultados e a orientação para o mercado é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1762Q24318 | Economia, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

São três os fatores que explicam as diferentes taxas de juros entre ativos: risco, liquidez e prazo. As instituições financeiras recorrem a vários expedientes para diminuir o risco dos empréstimos. Indique a única opção, com relação ao risco, não observada pelas instituições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1763Q165122 | Direito Tributário, Legislação Tributária do RN, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Considerando as disposições relativas ao processo administrativo tributário, assinale as assertivas abaixo com F para falsa e com V para verdadeira e, a seguir, assinale a opção que indica a seqüência correta.

( ) Decorridos 30 (trinta) dias da data da ciência, se não interposto recurso voluntário, torna-se definitiva a decisão de primeira instância.
( ) Em caso de decisão definitiva que julgue inteiramente improcedente a exigência formalizada no auto de infração, cabe à autoridade preparadora exclusivamente determinar o arquivamento imediato dos autos.
( ) As súmulas emanadas do Conselho de Recursos Fiscais são de adoção obrigatória pela autoridade fiscal e pelas autoridades julgadoras de primeira instância, só podendo ser descumprida pelo próprio Conselho, no julgamento de processos novos a ele submetidos.
( ) A decisão que não admitir a impugnação por falta de preenchimento dos seus requisitos essenciais é irrecorrível.
( ) Sempre que a autoridade julgadora de primeira instância exonerar o sujeito passivo de crédito tributário superior a 1.200 (mil e duzentas) UFIR, a autoridade preparadora deve interpor recurso de ofício, no prazo de 30 (trinta) dias da ciência, contados da ciência, pelo sujeito passivo, da decisão de segunda instância.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1764Q113157 | Finanças, Analista de Finanças e Controle Econômico Financeira, MF, ESAF

Conforme indicado pela duração de um título de renda fixa com cupom, mas no qual não há opções implícitas, a exposição do preço unitário do título a um deslocamento paralelo da curva de taxas de juros de mercado é tanto maior quanto, supondo outros fatores constantes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1765Q550662 | Informática, Protocolos de Comunicação, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF

Quando um visitante de um sítio Web se conecta a um servidor que está utilizando um protocolo específi co de segurança, ele irá notar, na barra de endereços, que o protocolo de comunicação passa a ser https:// (no lugar do http:// padrão). Além disso, a maioria dos browsers (como o Internet Explorer por exemplo) mostram no browser o desenho de um cadeado. Quando este cadeado está sendo mostrado, o usuário passa a ter a tranquilidade de saber que as informações fornecidas àquele Website não poderão ser interceptadas no seu trajeto. Este protocolo específi co de segurança é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1766Q113934 | Administração Financeira e Orçamentária, Legislação Complementar de AFO, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Em diversas ocasiões, pode ser preferível abandonar um projeto de investimento antes do prazo originalmente previsto para seu término. Essa decisão de abandono, quando tomada racionalmente, equivale à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1767Q782108 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação e antenas, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Em uma comunicação digital, a quantidade média de informação por símbolo, gerado de forma estatisticamente independente por uma fonte, é máxima quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1768Q3891 | Direito Constitucional, Analista Tributário, Receita Federal, ESAF

Assinale a única opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1769Q3893 | Direito Constitucional, Analista Tributário, Receita Federal, ESAF

Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1770Q164939 | Administração Pública, Empreendedorismo governamental, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

A aplicação do empreendedorismo, no âmbito da Administração Pública, implica saber que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1771Q113751 | Contabilidade Geral, Teoria e Classificação, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

A Ciência Contábil estabeleceu diversas teorias doutrinárias sobre as formas de classificar os componentes do sistema contábil, que são denominadas "Teorias das Contas". Sobre o assunto, indique a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1772Q429171 | Direito Constitucional, Índios, Conhecimentos Gerais, FUNAI, ESAF

No que diz respeito à demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1773Q6295 | Arquivologia, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF

Assinale a opção que identifica qual a rotina do protocolo que retira do documento elementos para sua localização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1774Q650161 | Ciências Políticas, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil possui uma série de características em sua formação política que o levaram à sua afirmação célebre: “A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido”. Todas as afirmações abaixo estão relacionadas ao pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1775Q168412 | Direito Civil, Parte Geral, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Se uma pessoa, que participava de operações bélicas, não for encontrada até dois anos após o término da guerra, configurada está a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1776Q629470 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

No MPS.BR, Guia Geral versão 1.2, para cada um dos níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indica onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.

Assinale a opção que representa corretamente todos os processos atribuídos ao nível de maturidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1777Q317412 | Administração Geral, Abordagem Estruturalista da Administração, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Na primeira metade do século XX prevaleceram os ideais burocráticos cujas crenças eram a possibilidade de controle administrativo sobre a realidade e o racionalismo baseado na ordem, uniformidade e padronização o que deu origem a estruturas rígidas e estáticas. Indique a opção que identifica o rompimento com essas idéias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1778Q48898 | Português, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF

Assinale a opção que completa corretamente as duas lacunas de conectivos no texto.

Constantemente você precisa provar e comprovar que é quem diz ser. ____(1)____ pareça, essa não é uma questão filosófica. A tarefa é prática e corriqueira :RG,CIC, habilitação, cartões de crédito e crachás corporativos, que engordam a carteira de todo cidadão, são requisitos para identificar uma pessoa no mundo físico. No ambiente virtual, combinações de usuário e senha funcionam para dar acesso a e-mail, celular, sistemas corporativos, redes sociais e cadastros em lojas on-line. É _____(2)_____ lidamos com tantas combinações desse tipo que já se fala de uma nova categoria de estresse: a“fadiga de senhas".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1779Q3850 | Direito Administrativo, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Parceria público-privada - PPP é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. Sobre a PPP é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1780Q267537 | Biblioteconomia, Tecnologia de Informação para Bibliotecas, Analista Biblioteconomia, CVM, ESAF

Nos sistemas e redes de comunicação da informação, a técnica de comutação de circuitos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.