Início

Questões de Concursos ESAF

Resolva questões de ESAF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2801Q650377 | Ciências Políticas, Teoria Política Contemporânea, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Um rico debate teórico sobre as relações entre políticos e burocratas questiona hipóteses clássicas, segundo as quais nessas interações o papel do burocrata se reduziria à obediência às ordens do líder político. À luz dessa discussão, examine os enunciados a seguir e marque a resposta correta.

1- Os burocratas de status mais elevado e os políticos envolvidos em atividades executivas podem ser portadores de valores e objetivos afi ns ou similares, e tenderiam à integração e à coalescência, cerrando fi leiras contra as interferências e demandas externas capazes de ameaçar seus projetos políticos comuns.

2- Relações de integração e coalescência entre políticos e burocratas podem se situar ao longo de linhas funcionais, já que esses atores e os representantes de grupos e/ou categorias econômicas organizadas compartilham vínculos baseados em interesses setoriais.

3- Políticos e burocratas podem assumir relações adversas não somente quanto ao conteúdo das decisões, mas podem competir pelo controle sobre as decisões.

 4- Confl itos entre políticos e burocratas podem resultar da divergência quanto ao conteúdo de decisões específi cas e da luta das organizações pela sobrevivência, envolvendo disputas por orçamentos e pessoal e pela adoção de políticas que são consideradas importantes pelos seus membros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2802Q221323 | Direito Internacional, Imunidade de jurisdição, Procurador, PGFN, ESAF

Sobre o tema da imunidade de jurisdição, indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2803Q201631 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

A partir da promulgação da Constituição de 1988, o cidadão brasileiro conta com uma multiplicidade de formas de participação política sem precedentes na história do País. A seguir são relacionadas algumas formas de participação popular na esfera pública.

Aponte o único enunciado falso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2804Q20910 | Arquivologia, Princípios Arquivísticos, Analista Administrativo, ANA, ESAF

A base teórica das intervenções arquivísticas, que garante a constituição e a plena existência da unidade fundamental em Arquivística é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2805Q112562 | Segurança da Informação, Controles de segurança, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

É um mecanismo de Hardening do Servidor Linux:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2806Q168382 | Direito Tributário, Capacidade, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Sobre a solidariedade e os sujeitos da obrigação tributária, com base no Código Tributário Nacional, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2807Q467916 | Direito Tributário, Aplicação da legislação tributária, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS Prova 2, INSS, ESAF

Sobre o tema legislação tributária, é correto afirmar que, nos termos do Código Tributário Nacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2808Q165341 | Administração Pública, Qualidade na Administração Pública, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2809Q164075 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Na hipótese da ausência de disposição legislativa expressa, está a autoridade competente para aplicar a legislação tributária a utilizar-se da equidade, por expressa autorização do Código Tributário Nacional. Sobre esta, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2810Q168173 | Auditoria, Testes, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

O auditor externo, ao realizar auditoria na empresa Participações S.A., constatou contrato de mútuo entre companhias coligadas, com taxas de juros de 4% a.m. e sem o recolhimento do IOF sobre a operação. Considerando que a taxa de juros praticada no mercado, no período do contrato, era de 2% a.m., o auditor pode afirmar que a transação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2811Q100083 | Políticas Sociais, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, para que uma empresa estatal seja considerada dependente, é necessário que, além de controlada, ela receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas:

Imagem 001.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2812Q48889 | Português, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Fazenda, ESAF

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta.

Cada indivíduo normalmente busca,__1__seu trabalho, uma oportunidade de realizar as suas potencialidades, criando com isso uma indispensável ligação __2__ comunidade __3__vive. Como o trabalho público é uma prestação de serviço ao interesse público e ao bem comum, essa ligação com a sociedade deve tornar-se ainda mais evidente e mais gratificante para o indivíduo. É pelo trabalho que se consegue reconhecer o próprio valor e, __4__, equilibrar expectativas e sentimentos de autoestima.__5__o trabalho no setor público satisfaz às necessidades de autodesenvolvimento das pessoas, a motivação fica cada vez mais forte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2813Q650765 | Ciências Políticas, Analista de Planejamento e Orçamento APO, MPOG, ESAF

O ideal democrático supõe cidadãos atentos ao processo político, informados dos acontecimentos e dos problemas, capazes de se envolver na discussão das alternativas políticas e, sobretudo, interessados em formas diretas e indiretas de participação. Sobre a participação política, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2814Q118550 | Governança de TI , Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

São responsabilidades do Escritório do CIO, como área de suporte a planejamento e gestão de TI

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2815Q106278 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Administrativo Arquivologia, ANA, ESAF

Os níveis de descrição apresentados como modelo pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), são os seguintes:

I. Fundo.
II. Classe.
III. Subclasse.
IV. Subsérie.

Os itens corretos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2816Q635688 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Finanças, CGU, ESAF

O padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2817Q169002 | Direito Tributário, Legislação Tributária do RN, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Considerando as normas que regulam os procedimentos e o processo administrativo tributário, assinale, a seguir, a opção que contém uma proposição verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2818Q117558 | Engenharia de Software , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Com Ferramentas de Gerenciamento de Projetos, o gerente de projeto pode de?nir uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2819Q168776 | Matemática, Polígonos, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Em um polígono de n lados, o número de diagonais determinadas a partir de um de seus vértices é igual ao número de diagonais de um hexágono. Desse modo, n é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2820Q163659 | Direito Previdenciário, Empregado, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Não é filiado obrigatório ao RGPS, na qualidade de segurado empregado,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.