Início

Questões de Concursos ESAF

Resolva questões de ESAF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q114584 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Assinale a opção em que a despesa realizada não pode ser classificada como despesa corrente, segundo dispõe as normas de classificação da despesa no âmbito federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q113347 | Gestão de Pessoas, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Sobre o sistema de recompensa, é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

563Q549123 | Informática, Memória, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE, SEF MG, ESAF

As memórias internas de um computador são de dois tipos básicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q523431 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Das atribuições adicionais do auditor independente, quando na execução de trabalhos de auditoria de empresas que tenham ações negociadas no mercado de valores mobiliários, não está previsto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q101793 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, ANA, ESAF

O Desenvolvimento de Pessoal representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Nesse contexto, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q24502 | Português, Morfologia, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Assinale a opção em que o preenchimento da lacuna com o conectivo abaixo resulta em erro gramatical ou incoerência textual no seguinte fragmento.

A dívida pública brasileira é uma velha herança. ____(A)_____aumentou consideravelmente nos anos 80, ____(B)_____ os juros internacionais subiram muito. Mais de 40 países foram arrastados pela crise da dívida, a partir de 1982. ____(C)____ seus governos foram capazes de reorganizar as contas públicas e de reduzir o peso da dívida. ____(D)____o Brasil continuou prisioneiro do endividamento inflado naquele período e, além disso, permitiu o aumento de seu peso nos anos seguintes. ____(E)____, a carga tributária brasileira é maior que a de todos ou quase todos os países emergentes e até mais pesada que a de algumas economias avançadas, como os EUA e o Japão.

(Adaptado de O Estado de São Paulo, Notas & Informações. 21 de abril de 2012)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q315 | Direito do Trabalho, Analista Judiciário, TRT, ESAF

Considerando as regras legais que informam a jornada de trabalho, aponte a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q379544 | Biologia, Analista, MPU, ESAF

Macromoléculas com a capacidade de conter e transmitir informações genéticas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q203971 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Entre as opções abaixo, a única com valor lógico verdadeiro é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q192524 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Agente de Fazenda, SMF RJ, ESAF

A partir da lei de formação da sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21,..., calcule o valor mais próximo do quociente entre o 11° e o 10° termo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q111743 | Gestão Financeira, Var, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

O VaR (value at risk) de um projeto de investimento é determinado pelos seguintes fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q342768 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF Prova 1, RFB, ESAF

Considere a seguinte proposição: "Se chove ou neva, então o chão fica molhado". Sendo assim, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q163614 | Informática, Segurança da Informação, Auditor Fiscal, Receita Federal, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas à segurança e à proteção de documentos no Microsoft Word, em suas versões mais recentes:

I. Para proteção contra vírus de macro não é necessário instalar um software antivírus especializado, pois o Word já possui todos os recursos para esse tipo de vírus.

II. Para evitar vírus de macro, o Word permite que o usuário assine digitalmente um arquivo ou macros usando um certificado digital.

III. No Word, é possível exigir que os usuários abram um documento como somente leitura. Se um usuário abrir um documento como somente leitura e o alterar, essa pessoa não poderá salvar esse documento com modifi cações, em hipótese alguma.

IV. No Word, é possível proteger um formulário quando ele está sendo usado e, também, proteger a versão final para evitar que usuários façam alterações à medida que o preenchem.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q613852 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Finanças e Controle Externo AFCE, TCU, ESAF

Com relação à Internet, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q266496 | Raciocínio Lógico, Númérico com operações, Todos os Cargos, MF, ESAF

Uma comissão com 6 pessoas será formada para representar o Ministério da Fazenda em um congresso internacional. Essas 6 pessoas serão selecionadas de um grupo formado por 5 homens e 6 mulheres. O número de possibilidades de nessa comissão termos 4 pessoas do mesmo sexo é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q522537 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor do Tesouro Municipal Prova 3, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Em uma situação na qual a empresa está contestando judicialmente, certas incorreções no cálculo do imposto de renda, apontadas por auditoria realizada pela Secretaria da Receita Federal, que arbitrou para o ano das demonstrações financeiras objeto da auditoria, um valor expressivo e relevante. Por ser matéria passível de questionamento jurídico, e tratar-se de matéria conflitante, questionável e difícil de quantificar, sendo assim, a empresa não constituiu provisão para esse passivo contingente. De acordo com estas informações, indique qual tipo de parecer que o auditor deve emitir.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q341266 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Se não durmo, bebo. Se estou furioso, durmo. Se durmo, não estou furioso. Se não estou furioso, não bebo. Logo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q106639 | Comércio Exterior, Analista de Comércio Exterior, MDIC, ESAF

O termo de comércio que implica compromisso mínimo para o vendedor, restringido-o à entrega da mercadoria ao comprador em sua propriedade ou em outro local designado, não desembaraçada para exportação e não embarcada em qualquer veículo coletor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q353840 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Fiscal de Tributos Estaduais, SEFAZ PA, ESAF

Os testes substantivos de auditoria dividem-se nas seguintes categorias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q113524 | Administração Geral, Modelos de gestão, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

Weber estudou as organizações que surgiram após a revolução industrial e a formação do Estado, identificando características que eram comuns e tipos de autoridade. Indique a opção que apresenta corretamente características do tipo ideal de burocracia de Weber.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.