Questões de Concursos: ESPM

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: ESPM. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q950289 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, RS, ESPM, ESPM

Texto associado.
Afora espíritos essencialmente satíricos e caricatos como Emílio de Menezes, outros havia, como Lima Barreto, que parece se vingavam das desditas da existência transbordando o fel da maledicência travestido em constantes ataques a tudo e a todos. (...) Raro era o homem de letras e, até mesmo, o homem público que tivesse passado a vida sem experimentar a vivência belicosa da polêmica. Tal era a frequência, que tinha foros de gênero literário que alguém poderia cultivar e no qual fosse, por assim dizer, um especialista. As biografias dos grandes homens da época são, a esse respeito, bastante instrutivas. Não são poucos aqueles cujos biógrafos qualificam de polemista como poderiam qualificar de publicista, romancista ou polígrafo.

(Antonio Luís Machado Neto, Estrutura social da república das Letras: sociologia da vida intelectual brasileira 1870-1930, Edusp)
Segundo o texto:

42 Q950294 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, RS, ESPM, ESPM

Personagem da obra O Primo Basílio, a figura fictícia Conselheiro Acácio, citada no texto, tornou-se célebre como:

43 Q950301 | Matemática, RS, ESPM, ESPM

O número que se deve somar a 456788² para se obter 456789² é:

44 Q680313 | História, Primeira Guerra Mundial, RS, ESPM, ESPM

A 8 de janeiro de 1918, o presidente Wilson num discurso ao Congresso dos Estados Unidos, estabeleceu um programa de paz para a Europa baseado em catorze pontos, na aparência democráticos e liberais.
(Martin Gilbert. A Primeira Guerra Mundial)
Leia os quatro itens abaixo e depois assinale, de acordo com as alternativas apresentadas, quais constavam do Programa de Paz do presidente Wilson:
I- Liberdade de navegação nos mares. II- Remoção de barreiras econômicas e estabelecimento de condições de igualdade de comércio entre todas as nações. III- Devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França. IV- Criação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

45 Q950298 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, RS, ESPM, ESPM

Em Lima Barreto, a sequência grande de perguntas ao longo do texto configura o:

46 Q680316 | História, República de 1954 a 1964, RS, ESPM, ESPM

O sociólogo, jurista e escritor Hélio Jaguaribe morreu neste domingo, no Rio de Janeiro, aos 95 anos. Um dos expoentes do pensamento brasileiro, ao longo do século XX, foi um dos grandes intérpretes do nosso país. Estudou o Brasil para transformá-lo, o que era uma das propostas do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros).
(Folha de São Paulo, 11/09/2018)
O ISEB, mencionado no texto, deve ser relacionado com o contexto apresentado na seguinte alternativa::

47 Q680317 | Geografia, População brasileira, RS, ESPM, ESPM

Podemos afirmar sobre dados recentes da população brasileira que:

48 Q680319 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, RS, ESPM, ESPM

Observe a canção a seguir:
A cara do Brasil
O Brasil é o que tem talher de prata Ou aquele que só come com a mão? Ou será que o Brasil é o que não come O Brasil gordo na contradição?
O Brasil que bate tambor de lata Ou que bate carteira na estação? O Brasil é o lixo que consome Ou tem nele o maná da criação? (...) A gente é torto igual Garrincha e Aleijadinho Ninguém precisa consertar Se não der certo, a gente se vira sozinho Decerto então nada vai dar
Fonte: A Cara do Brasil. Vicente Barreto e Celso Viáfora. CD: ‘E a turma chegando pra dançar. Dabliú Discos, 1999.
No transcorrer das estrofes, a canção faz analogia com a:

49 Q950305 | Matemática, Pontos e Retas, RS, ESPM, ESPM

Se x ≠ y são reais não negativos e log(x² + y²) = 2 · log(x + y) , o valor de xy + yx é igual a:

50 Q680321 | Geografia, RS, ESPM, ESPM

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Fonte: PNUD, 2018. Disponível em: http://www.br.undp. org/content/brazil/pt/home/idh0.html.


Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.