Início Questões de Concursos EXATUS Resolva questões de EXATUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. EXATUS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q158217 | Matemática, Porcentagem, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUSFrancisco colocou parte do seu 13º salário em uma aplicação que rendia 25,6% de juro ao ano. Sabendo?se que após dois anos ele recebeu R$ 389,12 de juro, qual foi a quantia que ele aplicou? ✂️ a) R$ 1.520,00 ✂️ b) R$ 970,00 ✂️ c) R$ 760,00 ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q238764 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS Sobre retas, planos e suas relações posicionais, Adriana escreveu em seu caderno as seguintes afirmações: I - Se duas retas distintas são paralelas a um plano, então elas são paralelas entre si. II - Se uma reta r está contida em um plano a , então existem retas paralelas a r fora de a . III - Duas retas concorrentes podem ser ortogonais. IV - Dada uma reta r paralela a um plano a , então r não é paralela a todas as retas de a . Está correto apenas o que se afirma em: ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II. ✂️ b) Apenas as afirmativas II e III. ✂️ c) Apenas as afirmativas II e IV. ✂️ d) Apenas as afirmativas III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q160135 | Matemática, Quadrado elementos e área, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUSUma mesa tem o tampo na forma de um quadrado. Uma formiga, partindo de um dos cantos do tampo, contornou?se até voltar ao ponto inicial. Andou 5,20 m. Qual é a área do tampo dessa mesa? ✂️ a) 1,30 m² ✂️ b) 1,58 m² ✂️ c) 1,69 m² ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q220385 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSSobre os recursos financeiros, a LDB 9394/96 determina que: ✂️ a) A União aplicará, anualmente, nunca menos que 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25% da receita resultante dos impostos. ✂️ b) A União aplicará, anualmente, nunca menos que 21%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 20% da receita resultante dos impostos. ✂️ c) A União aplicará, anualmente, menos que 10%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25% da receita resultante dos impostos. ✂️ d) A União aplicará, anualmente, menos que 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 37% da receita resultante dos impostos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q160177 | Matemática, Retângulo elementos e área, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUSUm terreno tem a forma de um trapézio de bases 35m e 24m, e altura 22m. Nesse terreno, foi construída uma piscina retangular de 10,5m por 6m. No restante do terreno, colocou?se grama. Qual área da parte do terreno que foi gramado? ✂️ a) 649 m² ✂️ b) 586 m² ✂️ c) 494 m² ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q163535 | Matemática, Situações problemas com equações do 1grau, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS Se Pedro tivesse mais R$ 3,00, poderia comprar um sorvete por R$ 1,00, um sanduíche por R$ 3,00 e ainda lhe sobraria R$ 1,00. Quantos reais Pedro tem? ✂️ a) R$ 1,00 ✂️ b) R$ 2,50 ✂️ c) R$ 3,00 ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q166864 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS"Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos..." Essa passagem do texto afirma que: ✂️ a) O homem agia claramente. ✂️ b) O homem agia tranqüilamente. ✂️ c) O homem agia despreocupadamente. ✂️ d) O homem agia sorrateiramente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q219749 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSEntre aquelas que poderiam ser chamadas de "modalidades especiais de Educação", destinadas a atender a características particulares e específicas de determinados grupos de educandos, a lei 9394/96 (LD(B) determina que: ✂️ a) A educação especial é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para portadores de necessidades educacionais especiais, exceto à alunos com deficiência de intelecto. ✂️ b) A oferta de Educação de jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular está regulamentada na LDB 9394/96, à alunos acima de 19 anos de idade. ✂️ c) A Educação Profissional deve estar acessível tanto ao aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior quanto ao trabalhador em geral, jovem ou adulto. ✂️ d) A Educação a distância deve ser oferecida somente em alguns níveis e modalidades de ensino, em regime especial, por instituições credenciadas pela União. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q187437 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, CEFET RJ, EXATUSEficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). Outro significado importante de eficácia é: ✂️ a) Incapacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema. ✂️ b) Capacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema. ✂️ c) Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema. ✂️ d) Incapacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q238859 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS José Carlos escreveu as seguintes simbologias em seu caderno: A : 12 = 3 B x B = A B x A = C C : D = 3A Em seguida, ele desafiou Alberto a realizar a soma “A - B + C - D”, coisa que Alberto fez corretamente, obtendo resultado igual a: ✂️ a) 189. ✂️ b) 206. ✂️ c) 224 ✂️ d) 244. ✂️ e) 260. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 21Q239157 | Informática, Editor de Apresentações PowerPoint e Impress, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS No aplicativo Microsoft Powerpoint 2007, pode- se formatar o plano de fundo através das opções “Formatar Plano de Fundo...”. Todas as alternativas remetem a opções de preenchimento passíveis de seleção, exceto: ✂️ a) Preenchimento sólido. ✂️ b) Preenchimento gradual. ✂️ c) Preenchimento com imagem ou textura. ✂️ d) Preenchimento completo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q192629 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, CEFET RJ, EXATUSA descentralização ocorre quando o pessoal de nível inferior fornece subsídios ou é de fato dotado de arbítrio para tomar decisões. (ROBBINS, 2000, 177) Já a formalização diz respeito: ✂️ a) Ao grau de padronização dos documentos na organização. ✂️ b) Ao grau de padronização dos trabalhos na organização. ✂️ c) Ao grau de padronização dos líderes na organização. ✂️ d) Ao grau de padronização das equipes na organização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q190364 | Administração Geral, Administração Estratégica, Administrador, CEFET RJ, EXATUSA administração das finanças de uma organização é uma tarefa complexa, que abrange diversas funções. No que diz respeito ao planejamento estratégico, dois tipos de decisões financeiras são mais importantes. (MAXIMIANO, 2000, p.246). Estas decisões são sobre: ✂️ a) Como planejar estrategicamente para recrutar e remunerar funcionários e parceiros. ✂️ b) Investimento e financiamento. ✂️ c) Definição do modelo de controle de fluxo de caixa. ✂️ d) Consumo de dinheiro para a área tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q188727 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, CEFET RJ, EXATUSEficiência de um sistema depende de como seus recursos são utilizados. É um princípio da administração de recursos, mais que uma simples medida de desempenho. Sua antítese é o desperdício. (MAXIMIANO, 2000, p.115). Assim é correto afirmar que eficiência significa: ✂️ a) Realizar atividades ou tarefas da maneira certa. ✂️ b) Realizar tarefas de maneira inteligente, com o máximo esforço. ✂️ c) Não realizar atividades ou tarefas de maneira rápida. ✂️ d) Realizar tarefas de maneira inteligente, com o menor aproveitamento de recursos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q240145 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS Uma caixa em formato de paralelepípedo reto retângulo possui largura igual ao dobro da medida da altura, e comprimento igual ao dobro do comprimento da largura. Sabe-se que o volume dessa caixa é igual a 216 cm3 . A largura dessa caixa mede: ✂️ a) 2 cm. ✂️ b) 3 cm. ✂️ c) 6 cm. ✂️ d) 12 cm. ✂️ e) 18 cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q240025 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUSLeia o texto a seguir: “No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. (Disponível em:ao=59 > Acesso em: 19 abril 2014.)Com base no texto é possível relacioná-lo à discriminação com a população: ✂️ a) Indígena africana. ✂️ b) Jovem africana. ✂️ c) Negra africana. ✂️ d) Branca africana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q239123 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS Sobre o movimento iluminista é incorreto afirmar: ✂️ a) Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos. ✂️ b) A primeira corrente de economistas a criticar a política mercantilista surgiu na França. Dela faziam parte pensadores iluministas de renome como François Quesnay, o marquês de Mirabeau, Dupont de Nemours e Robert Turgot. Esse grupo ficou conhecido como a Escola Fisiocrata da teoria econômica. ✂️ c) O movimento iluminista em vez do teocentrismo medieval reservou o centro do universo ao homem. Este passou a desenvolver a sua capacidade de descobrir verdades por conta própria e de crescer, material e espiritualmente, a fim de deixar sua marca no mundo. O homem passou a construir as coisas à sua imagem e semelhança e resgatou os valores da Antiguidade Clássica. ✂️ d) Na Europa do século XVIII, surgiram regimes políticos associados ao despotismo esclarecido. Caracterizaram-se por utilizar os ensinamentos propostos pelas teorias iluministas, mas sem abrir mão do absolutismo na prática política. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q220324 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSSegundo João Gualberto de Carvalho Menezes (1999), pesquisas realizadas por Kurt Lewin e associados, levaram à definição de três estilos de liderança: autocrática, democrática e laissez-faire. Considerando que: I - O líder autocrático centraliza as decisões e impõe seus pontos de vista, preferindo errar sozinho a acertar com a ajuda dos outros. II - O líder democrático, ao contrário, sem renunciar a sua posição de principal responsável, valoriza a participação dos liderados na tomada de decisões. III - A liderança Laissez-faire abre mão de qualquer tipo de controle sobre o grupo, deixando-o a vontade para decidir por conta própria sobre os assuntos dos seus interesses. Entendendo-se que a liderança é fator fundamental na gestão da escola, e sendo também essencial para o desenvolvimento eficiente e eficaz do trabalho pedagógico, a LDB 9394/96 determina que a gestão da escola pública seja: ✂️ a) Laisses-faire ✂️ b) Autocrática ✂️ c) Democrática ✂️ d) Democrática e Laisses-faire Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q192765 | Administração Geral, Comportamento, Administrador, CEFET RJ, EXATUSLiderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. (STONER, 2000, p.344) Influencia, por sua vez, é definida como: ✂️ a) Ações ou exemplos específicos de comportamento que causem uma mudança de atitude ou de comportamento em outra pessoa ou grupo. ✂️ b) Ações ou exemplos generalizados de comportamento que causem uma mudança de técnica em outra pessoa ou grupo. ✂️ c) Quaisquer ações ou exemplos de comportamento que causem uma mudança de atitude ou de comportamento em outra pessoa ou grupo. ✂️ d) Quaisquer ações ou exemplos de comportamento que causem uma mudança técnica em outra pessoa ou grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q219947 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSPara o professor J. Carlos Libâneo, "educar (em latim, educare) é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação". Com isto, o ato pedagógico pode: I - Ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível intrapessoal como no nível da influência do meio. II - Ser uma interação que não se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos com o objetivo de modificar a condição da existência. III - Visar mudanças tão eficazes que os tornem elementos inativos da ação exercida sobre os mesmos. IV - Estar na imbricação entre a mensagem e o educando, propiciada pelo seu agente. Dentre as afirmações acima, está(ão) correta(s): ✂️ a) Somente II, III e IV estão corretas ✂️ b) Somente I está correta ✂️ c) Somente I e III estão corretas ✂️ d) Somente I e IV estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
11Q158217 | Matemática, Porcentagem, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUSFrancisco colocou parte do seu 13º salário em uma aplicação que rendia 25,6% de juro ao ano. Sabendo?se que após dois anos ele recebeu R$ 389,12 de juro, qual foi a quantia que ele aplicou? ✂️ a) R$ 1.520,00 ✂️ b) R$ 970,00 ✂️ c) R$ 760,00 ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q238764 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS Sobre retas, planos e suas relações posicionais, Adriana escreveu em seu caderno as seguintes afirmações: I - Se duas retas distintas são paralelas a um plano, então elas são paralelas entre si. II - Se uma reta r está contida em um plano a , então existem retas paralelas a r fora de a . III - Duas retas concorrentes podem ser ortogonais. IV - Dada uma reta r paralela a um plano a , então r não é paralela a todas as retas de a . Está correto apenas o que se afirma em: ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II. ✂️ b) Apenas as afirmativas II e III. ✂️ c) Apenas as afirmativas II e IV. ✂️ d) Apenas as afirmativas III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q160135 | Matemática, Quadrado elementos e área, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUSUma mesa tem o tampo na forma de um quadrado. Uma formiga, partindo de um dos cantos do tampo, contornou?se até voltar ao ponto inicial. Andou 5,20 m. Qual é a área do tampo dessa mesa? ✂️ a) 1,30 m² ✂️ b) 1,58 m² ✂️ c) 1,69 m² ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q220385 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSSobre os recursos financeiros, a LDB 9394/96 determina que: ✂️ a) A União aplicará, anualmente, nunca menos que 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25% da receita resultante dos impostos. ✂️ b) A União aplicará, anualmente, nunca menos que 21%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 20% da receita resultante dos impostos. ✂️ c) A União aplicará, anualmente, menos que 10%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25% da receita resultante dos impostos. ✂️ d) A União aplicará, anualmente, menos que 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 37% da receita resultante dos impostos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q160177 | Matemática, Retângulo elementos e área, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUSUm terreno tem a forma de um trapézio de bases 35m e 24m, e altura 22m. Nesse terreno, foi construída uma piscina retangular de 10,5m por 6m. No restante do terreno, colocou?se grama. Qual área da parte do terreno que foi gramado? ✂️ a) 649 m² ✂️ b) 586 m² ✂️ c) 494 m² ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q163535 | Matemática, Situações problemas com equações do 1grau, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS Se Pedro tivesse mais R$ 3,00, poderia comprar um sorvete por R$ 1,00, um sanduíche por R$ 3,00 e ainda lhe sobraria R$ 1,00. Quantos reais Pedro tem? ✂️ a) R$ 1,00 ✂️ b) R$ 2,50 ✂️ c) R$ 3,00 ✂️ d) Nenhuma das alternativas anteriores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q166864 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS"Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos..." Essa passagem do texto afirma que: ✂️ a) O homem agia claramente. ✂️ b) O homem agia tranqüilamente. ✂️ c) O homem agia despreocupadamente. ✂️ d) O homem agia sorrateiramente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q219749 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSEntre aquelas que poderiam ser chamadas de "modalidades especiais de Educação", destinadas a atender a características particulares e específicas de determinados grupos de educandos, a lei 9394/96 (LD(B) determina que: ✂️ a) A educação especial é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para portadores de necessidades educacionais especiais, exceto à alunos com deficiência de intelecto. ✂️ b) A oferta de Educação de jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular está regulamentada na LDB 9394/96, à alunos acima de 19 anos de idade. ✂️ c) A Educação Profissional deve estar acessível tanto ao aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior quanto ao trabalhador em geral, jovem ou adulto. ✂️ d) A Educação a distância deve ser oferecida somente em alguns níveis e modalidades de ensino, em regime especial, por instituições credenciadas pela União. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q187437 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, CEFET RJ, EXATUSEficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). Outro significado importante de eficácia é: ✂️ a) Incapacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema. ✂️ b) Capacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema. ✂️ c) Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema. ✂️ d) Incapacidade de um supervisor, processo, produto ou serviço de resolver um problema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q238859 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS José Carlos escreveu as seguintes simbologias em seu caderno: A : 12 = 3 B x B = A B x A = C C : D = 3A Em seguida, ele desafiou Alberto a realizar a soma “A - B + C - D”, coisa que Alberto fez corretamente, obtendo resultado igual a: ✂️ a) 189. ✂️ b) 206. ✂️ c) 224 ✂️ d) 244. ✂️ e) 260. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
21Q239157 | Informática, Editor de Apresentações PowerPoint e Impress, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS No aplicativo Microsoft Powerpoint 2007, pode- se formatar o plano de fundo através das opções “Formatar Plano de Fundo...”. Todas as alternativas remetem a opções de preenchimento passíveis de seleção, exceto: ✂️ a) Preenchimento sólido. ✂️ b) Preenchimento gradual. ✂️ c) Preenchimento com imagem ou textura. ✂️ d) Preenchimento completo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q192629 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, CEFET RJ, EXATUSA descentralização ocorre quando o pessoal de nível inferior fornece subsídios ou é de fato dotado de arbítrio para tomar decisões. (ROBBINS, 2000, 177) Já a formalização diz respeito: ✂️ a) Ao grau de padronização dos documentos na organização. ✂️ b) Ao grau de padronização dos trabalhos na organização. ✂️ c) Ao grau de padronização dos líderes na organização. ✂️ d) Ao grau de padronização das equipes na organização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q190364 | Administração Geral, Administração Estratégica, Administrador, CEFET RJ, EXATUSA administração das finanças de uma organização é uma tarefa complexa, que abrange diversas funções. No que diz respeito ao planejamento estratégico, dois tipos de decisões financeiras são mais importantes. (MAXIMIANO, 2000, p.246). Estas decisões são sobre: ✂️ a) Como planejar estrategicamente para recrutar e remunerar funcionários e parceiros. ✂️ b) Investimento e financiamento. ✂️ c) Definição do modelo de controle de fluxo de caixa. ✂️ d) Consumo de dinheiro para a área tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q188727 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, CEFET RJ, EXATUSEficiência de um sistema depende de como seus recursos são utilizados. É um princípio da administração de recursos, mais que uma simples medida de desempenho. Sua antítese é o desperdício. (MAXIMIANO, 2000, p.115). Assim é correto afirmar que eficiência significa: ✂️ a) Realizar atividades ou tarefas da maneira certa. ✂️ b) Realizar tarefas de maneira inteligente, com o máximo esforço. ✂️ c) Não realizar atividades ou tarefas de maneira rápida. ✂️ d) Realizar tarefas de maneira inteligente, com o menor aproveitamento de recursos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q240145 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS Uma caixa em formato de paralelepípedo reto retângulo possui largura igual ao dobro da medida da altura, e comprimento igual ao dobro do comprimento da largura. Sabe-se que o volume dessa caixa é igual a 216 cm3 . A largura dessa caixa mede: ✂️ a) 2 cm. ✂️ b) 3 cm. ✂️ c) 6 cm. ✂️ d) 12 cm. ✂️ e) 18 cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q240025 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUSLeia o texto a seguir: “No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. (Disponível em:ao=59 > Acesso em: 19 abril 2014.)Com base no texto é possível relacioná-lo à discriminação com a população: ✂️ a) Indígena africana. ✂️ b) Jovem africana. ✂️ c) Negra africana. ✂️ d) Branca africana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q239123 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS Sobre o movimento iluminista é incorreto afirmar: ✂️ a) Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos. ✂️ b) A primeira corrente de economistas a criticar a política mercantilista surgiu na França. Dela faziam parte pensadores iluministas de renome como François Quesnay, o marquês de Mirabeau, Dupont de Nemours e Robert Turgot. Esse grupo ficou conhecido como a Escola Fisiocrata da teoria econômica. ✂️ c) O movimento iluminista em vez do teocentrismo medieval reservou o centro do universo ao homem. Este passou a desenvolver a sua capacidade de descobrir verdades por conta própria e de crescer, material e espiritualmente, a fim de deixar sua marca no mundo. O homem passou a construir as coisas à sua imagem e semelhança e resgatou os valores da Antiguidade Clássica. ✂️ d) Na Europa do século XVIII, surgiram regimes políticos associados ao despotismo esclarecido. Caracterizaram-se por utilizar os ensinamentos propostos pelas teorias iluministas, mas sem abrir mão do absolutismo na prática política. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q220324 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSSegundo João Gualberto de Carvalho Menezes (1999), pesquisas realizadas por Kurt Lewin e associados, levaram à definição de três estilos de liderança: autocrática, democrática e laissez-faire. Considerando que: I - O líder autocrático centraliza as decisões e impõe seus pontos de vista, preferindo errar sozinho a acertar com a ajuda dos outros. II - O líder democrático, ao contrário, sem renunciar a sua posição de principal responsável, valoriza a participação dos liderados na tomada de decisões. III - A liderança Laissez-faire abre mão de qualquer tipo de controle sobre o grupo, deixando-o a vontade para decidir por conta própria sobre os assuntos dos seus interesses. Entendendo-se que a liderança é fator fundamental na gestão da escola, e sendo também essencial para o desenvolvimento eficiente e eficaz do trabalho pedagógico, a LDB 9394/96 determina que a gestão da escola pública seja: ✂️ a) Laisses-faire ✂️ b) Autocrática ✂️ c) Democrática ✂️ d) Democrática e Laisses-faire Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q192765 | Administração Geral, Comportamento, Administrador, CEFET RJ, EXATUSLiderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. (STONER, 2000, p.344) Influencia, por sua vez, é definida como: ✂️ a) Ações ou exemplos específicos de comportamento que causem uma mudança de atitude ou de comportamento em outra pessoa ou grupo. ✂️ b) Ações ou exemplos generalizados de comportamento que causem uma mudança de técnica em outra pessoa ou grupo. ✂️ c) Quaisquer ações ou exemplos de comportamento que causem uma mudança de atitude ou de comportamento em outra pessoa ou grupo. ✂️ d) Quaisquer ações ou exemplos de comportamento que causem uma mudança técnica em outra pessoa ou grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q219947 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUSPara o professor J. Carlos Libâneo, "educar (em latim, educare) é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação". Com isto, o ato pedagógico pode: I - Ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível intrapessoal como no nível da influência do meio. II - Ser uma interação que não se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos com o objetivo de modificar a condição da existência. III - Visar mudanças tão eficazes que os tornem elementos inativos da ação exercida sobre os mesmos. IV - Estar na imbricação entre a mensagem e o educando, propiciada pelo seu agente. Dentre as afirmações acima, está(ão) correta(s): ✂️ a) Somente II, III e IV estão corretas ✂️ b) Somente I está correta ✂️ c) Somente I e III estão corretas ✂️ d) Somente I e IV estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro