Início

Questões de Concursos EXATUS

Resolva questões de EXATUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


112Q240443 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre o efeito de continentalidade é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q158110 | Português, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Texto associado.

MÚSICA NO TÁXI

Carlos Drummond de Andrade

1- Prazeres do cotidiano. Quando menos se espera... Você pega o táxi, manda tocar para o seu destino 2 - (manda, não, pede por favor) e resigna–se a escutar durante 20 minutos, no volume mais possante, o rádio 3-despejando assaltos e homicídios do dia. Os tiros, os gemidos, os desabamentos o acompanharão por todo o 4-percurso. É a fatalidade da vida, quando se tem pressa.
5 -Mas eis que o motorista pega de um imprevisto cassete, coloca–o no lugar devido, liga, e os acordes 6melódicos dos Contos dos Bosques de Viena irrompem do fusca amarrotado, mas digno.
7 -Bem, não é a Nona Sinfonia nem um título menor da grande música, mas não estamos na Sala Cecília 8-Meireles, e isso vale como homenagem especial a um passageiro distinto, que pede por favor. Cumpre agradecer 9-a fineza:
10 Obrigado. O senhor mostra que tem satisfação em agradar ____ passageiros, oferecendo–lhes música e 11não barulho e crimes.
12 Não tem de quê. O senhor também aprecia?
13 O quê?
14 Strauss. É um dos meus prediletos.
15 Sim, ele é agradável. O senhor está sendo gentil comigo.
16 Ora, não é tanto assim. Pus o cassete porque gosto de música. Não sabia se o senhor também gostava
17 ou não. Se não gostasse, eu desligava. Portanto, não tem que agradecer.
18 E já lhe aconteceu desligar?
19 Ih, tantas vezes. Fico observando ____ fisionomia do passageiro. Uns, mais acanhados, disfarçam, não
20dizem nada, mas tem outros que reclamam, não querem ouvir esse troço. O senhor já pensou: chamar
21Tchaikovski de "esse troço"? Pois ouvi isso de um cidadão de gravata e pasta de executivo. Disse que precisava
22se concentrar, por causa de um negócio importante, e Tchaikovski perturbava a concentração.
23 Ele talvez quisesse dizer que ficava tão empolgado pela música que esquecia o negócio.
24 Pois sim! Nesse caso, não falaria "esse troço", que é o cúmulo da falta de respeito.
25 Estou adivinhando que o senhor toca um instrumento.
26 Olhou–me admirado:
27 Como é que o senhor viu?
28 Porque uma pessoa que gosta tanto de música, em geral toca. Seu instrumento qual é?
29 Virou–se com tristeza na voz?
30 Atualmente nenhum. O senhor sabe, essa crise geral, a gasolina pela hora da morte, e não é só a
31gasolina: a comida, o sapato, o resto. Tive de vender pra tapar uns buracos. Mas se as coisas melhorarem este
32ano...
33 Melhoram. As coisas __________ melhorar achei do meu dever confortá–lo.
34 Porque clarinetista sem clarinete, o senhor sabe, é um negócio sem sentido. Clarinete tem esta
35vantagem: dá o recado sem precisar de orquestra. Um solo bem executado, não precisa mais pra encantar a
36alma. Mas clarinetista, sozinho, fica até ridículo.
37 Não diga isso. E não desanime. O dia em que arranjar outro clarinete quem sabe?, talvez até seja o
38mesmo que lhe pertenceu será uma festa.
39 Mas se demorar muito eu já estarei tão desacostumado que nem sei se volto a tocar razoavelmente.
40Porque, o senhor compreende, eu não sou um artista, minha vida não dá folga pra estudar nem meia hora por
41dia.
42 O importante é gostar de música, tem amor e devoção por música, e está–se vendo que o senhor tem de
43sobra.
44 Lá isso ta certo.
45 Não importa que o senhor não seja solista de uma grande orquestra, e mesmo de uma orquestra
46comum. Ninguém precisa ser grande em nada, desde que cultive alguma coisa bonita na vida.
47 Seu rosto iluminou–se.
48 Que bom ouvir uma coisa dessas. Agora vou lhe confessar que isso de não ser músico dos tais que
49arrebatam o auditório sempre me doeu um pouco. Não era por vaidade não, quem sou pra ter vaidade? Mas
50um sonho __________. Sei lá. Ficava me imaginando num palco iluminado, tocando... Bobagem, o senhor
51desculpe. Agora a sua palavra _______ tudo claro. Basta eu gostar de música. Não é _________ que gostem de
52mim, que ela goste de mim. Obrigado ao senhor
53 Olhei o taxímetro, tirei a carteira.
54 Eu nem devia cobrar do senhor. Fico até encabulado!

(Boca de Luar, 6ª ed., págs. 69–71, Editora Record, Rio, 1987)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas do texto (L 10 – 19 e 33):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q171183 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

A tabela Cutter, idealizada por Ammi Cutter (1837–1903), bibliotecário norte–americano pode ser caracterizada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q240659 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Luciano pretende comprar um aparelho celular em uma loja que oferece desconto de 30% no preço da etiqueta para as compras à vista, ou se preferir, ele pode parcelar o preço da etiqueta em 3 prestações mensais iguais, sendo que a primeira deve ser paga um mês após a compra. A taxa mensal de juros embutida nessa venda parcelada é igual a, aproximadamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q189149 | Administração Geral, Organização e métodos, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Taylor baseou seu sistema de administração no estudo e controle de tempos e movimentos nas linhas de produção, assim dividiu cada função em seus componentes e projetou os métodos melhores e mais rápidos para executar cada um desses componentes. (STONER, 2000, p.24). É certo dizer que Taylor tinha como princípio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q239046 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre alienação na perspectiva de Karl Marx, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q240466 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS

Em determinada empresa, a cada 75 minutos de trabalho os funcionários fazem uma pausa de 15 minutos para descanso. Um funcionário em sua jornada de trabalho fez 4 pausas e encerrou seu turno de trabalho às 17h30min. Considerando que não há pausa para descanso após a última sessão de 75 minutos de trabalho, é correto afirmar que esse funcionário iniciou seu turno de trabalho às:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q168320 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Assinale a alternativa que identifica corretamente o pronome em destaque nas frases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

121Q158783 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Segundo a Lei de Licitações, quando houver inviabilidade de competição, a licitação será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q170176 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

A álgebra lógica, ou álgebra booleana, permite que sejam efetuadas operações de união, de interseção e de exclusão de um conjunto de descritores de documentos. Para aumentar a precisão de uma busca, o recurso utilizado é o uso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q238619 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre a coerção social é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q163654 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: A mulher sorriu ____________ ela e o marido _____________ muito tempo queriam feijão. Quando o marido colocou o pacote sobre a mesa ela entendeu o ____________ do ar triunfal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q187342 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Downsizing tornou–se uma estratégia dominante na década de 1990 e atingiu a administração de recursos humanos. As grandes companhias eliminaram milhões de postos de trabalho, utilizando o downsizing. (ROBBINS, 2000, p.13) A definição desta estratégia é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q170972 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

A forma correta de apresentar a "data provável" de um documento de acordo com a NBR 6023, de agosto de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q189176 | Administração Geral, Administração da produção, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

A administração do ciclo de vida do projeto compreende decisões agrupadas em fases principais. As fases da administração de um projeto são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q240566 | Espanhol, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.
TEXTO I La enseñanza del español en el sistema educativo  brasileño: situación y posibles actuaciones (ARI) Tema: La Ley 11.161 de 2005 abrió nuevas  perspectivas para la enseñanza del español en Brasil. Se analizan aquí su actual situación en el sistema  educativo brasileño no universitario y las posibles líneas de actuación.  Resumen: La Ley brasileña 11.161 de 2005 supone  que el español es de oferta obligatoria por el centro y de  matrícula optativa por el alumno en la Enseñanza  Media, estableciendo un plazo de cinco años para su  implantación. Esta medida ha generado diversas  hipótesis sobre el presente y el futuro del español en  Brasil. El presente ARI pretende mostrar cual es la  situación actual, los problemas a afrontar para la plena  implementación de la Ley y las posibles actuaciones a  realizar por España. Análisis: La aprobación en 2005 de la Ley 11.161,  conocida como “Ley del español”, culminó un largo  proceso histórico seguido por la enseñanza del español  en Brasil. Al tiempo, supone el punto de partida de  diversas iniciativas educativas, culturales, políticas y económicas. Un análisis de la enseñanza del español en el sistema  educativo brasileño no universitario debe contemplar  como elementos básicos las características del propio  sistema educativo brasileño y la evolución de la  enseñanza del español dentro de él, un breve análisis de  la “Ley del español” y las dificultades para su  implementación, y los datos generales de la situación  actual. Por último, se plantean algunas líneas de  actuación posibles para la acción institucional española. Antes de entrar en ellos, conviene señalar el auge que la  enseñanza del español tiene hoy en Brasil, habiéndose  incrementado su demanda, en los últimos 15 años, a  niveles nunca vistos, tanto en el ámbito estrictamente  educativo, como en el empresarial. Las causas son varias: el hecho de que Brasil tiene  frontera con siete países hispanohablantes; sus relaciones comerciales con países hispanohablantes (el  20% de sus importaciones y el 25% de sus exportaciones); el número de hispanohablantes no  brasileños en Brasil, que estimamos ligeramente superior a un millón (0,6% de la población total); el  número de brasileños que habla español, que sin duda  es aún mayor pero es difícil de estimar; y el factor que  más ha contribuido a la expansión del español en Brasil, el MERCOSUR. Si bien su presente y futuro es controvertido, es  indudable que su mera existencia resulta esencial para el español en Brasil, considerando que la lengua  española ha de ocupar un importante papel en este proceso de integración regional. Asimismo, en el ámbito educativo, ha generado interesantes iniciativas en el denominado MERCOSUR-educativo. El español en el sistema educativo brasileño  Vistas las causas, debemos analizar, con objeto de situar al español en el mismo, el sistema educativo  brasileño. Lo primero que destaca es su dimensión: casi  60 millones de alumnos (un 60% en la Enseñanza  Fundamental) en una superficie que dobla la UE. A ello  hay que sumar la atribución competencial a municipios,  estados y gobierno federal, o las importantísimas  diferencias territoriales. Su sistema educativo refleja la  complejidad y diversidad de Brasil. Conclusiones: La actual situación del español en Brasil  es indisoluble de una trayectoria histórica más corta y  de menor importancia de lo que suele pensarse. La  confluencia de factores económicos, sociales y  culturales, entre los que destaca el proceso de  integración regional, ha posibilitado alcanzar los  niveles actuales. Hoy, después de la promulgación de las reformas  legislativas analizadas, el español se imparte y se estudia en todo el país, tanto en niveles universitarios como no universitarios y, asimismo, tiene gran importancia en el ámbito de la enseñanza no reglada:  academias o cursos de variada naturaleza. Todos los  estados han realizado, con desigual fortuna, actuaciones  específicas para su enseñanza. Sin embargo, el futuro del español en Brasil presenta  sombras, con carencias de formación y recursos educativos. En el mejor de los supuestos, la enseñanza  del español seguirá estando lejos de la posición del  inglés, en una situación de lengua de menor prestigio y desfavorecida con respecto a ésta en cuanto a la oferta y  a los medios asignados para su enseñanza. En estas circunstancias, la acción institucional  española, en la actualidad ya importante con la  presencia de distintas Agencias y Ministerios, tiene aún  mucho que aportar a la presencia del español en Brasil. Este análisis ha intentado sugerir algunas posibles  líneas de actuación que, sin duda, serían imposibles de  aplicar sin los recursos necesarios, que han de proceder  tanto de las autoridades educativas brasileñas como de  las agencias españolas y, por qué no, del sector privado  representado por las empresas españolas presentes en  Brasil.                                                                                                               Álvaro Martínez-Cachero Laseca                                    Administrador civil del Estado y director del Instituto Cervantes de Porto Alegre                                                             http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido?                                 WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari14                                                                                                                                                          0-2009

En algunos puntos del texto, el autor presenta una visión optimista en relación al crecimiento de la enseñanza del español en Brasil. Se identifica de manera clara este pensamiento en el siguiente fragmento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q158625 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

A Política de Previdência Social no Brasil tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente, submetendo–se à lógica de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q164252 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Os contratos administrativos, segundo a Lei de Licitações, ao serem analisados e aplicados devem regular-se primeiramente pelos preceitos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.