Questões de Concursos EXATUS

Resolva questões de EXATUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q170176 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

A álgebra lógica, ou álgebra booleana, permite que sejam efetuadas operações de união, de interseção e de exclusão de um conjunto de descritores de documentos. Para aumentar a precisão de uma busca, o recurso utilizado é o uso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q238619 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre a coerção social é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q163654 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: A mulher sorriu ____________ ela e o marido _____________ muito tempo queriam feijão. Quando o marido colocou o pacote sobre a mesa ela entendeu o ____________ do ar triunfal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q189176 | Administração Geral, Administração da produção, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

A administração do ciclo de vida do projeto compreende decisões agrupadas em fases principais. As fases da administração de um projeto são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q158783 | Direito Administrativo, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Segundo a Lei de Licitações, quando houver inviabilidade de competição, a licitação será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q170972 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

A forma correta de apresentar a "data provável" de um documento de acordo com a NBR 6023, de agosto de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q166249 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Atente para as afirmativas: I - Os homens encontraram na pequena sala e enfumaçada um sujeito com características de agricultor, só que ele não era agricultor.
II - O motivo de tanto segredo e preocupação era a compra de um quilo de feijão.
III - O homem tomou providências para que ninguém o reconhecesse porque a venda do feijão era proibida.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q187342 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Downsizing tornou–se uma estratégia dominante na década de 1990 e atingiu a administração de recursos humanos. As grandes companhias eliminaram milhões de postos de trabalho, utilizando o downsizing. (ROBBINS, 2000, p.13) A definição desta estratégia é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q164252 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Os contratos administrativos, segundo a Lei de Licitações, ao serem analisados e aplicados devem regular-se primeiramente pelos preceitos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q187241 | Administração Geral, Marketing, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Porter propõe que nenhuma empresa pode ter um desempenho num nível acima da média, tentando ser tudo para todas as pessoas. A administração, portanto, precisa selecionar uma estratégia que confira à organização uma vantagem competitiva. (ROBBINS, 2000, p.123) Desta forma vantagem competitiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q159974 | Informática, Navegadores, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Acerca de navegadores, analise as afirmações abaixo:
I ? Tanto no Internet Explorer quanto no Firefox, para se exibir o navegador em tela inteira pode ser utilizada a tecla F11.
II ? Uma forma de aumentar o tamanho das fontes exibidas em páginas pelo Internet Explorer é por meio do menu Exibir Tamanho do texto.
III ? No entanto, a ação proposta na afirmativa anterior (II) não é válida para outros itens, como figuras e fotos; além disso a aplicação da formatação do Tamanho do texto só é aplicada em sites cuja esta funcionalidade esteja disponível.
IV ? O Google lançou um browser chamado Chrome e, neste browser, quando efetuado um download, o arquivo baixado disponibiliza um link dentro do próprio ambiente visual do browser (localizado embaixo da interface), facilitando o usuário acessar o arquivo quando do término do download.
É correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q220238 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

As novas tecnologias fizeram a humanidade entrar na era da comunicação universal; abolindo as distâncias, concorrem muitíssimo para moldar a sociedade do futuro, que não corresponderá por isso mesmo, a nenhum modelo do passado. As informações mais rigorosas e mais atualizadas podem ser postas ao dispor de quem quer que seja, em qualquer parte do mundo, muitas vezes em tempo real, e atingem as regiões mais recônditas (DELORS, 2006). Diante desta informação de Jacques Delors, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q158625 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

A Política de Previdência Social no Brasil tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente, submetendo–se à lógica de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q169475 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

As mudanças tecnológicas, econômicas e sociais têm exigido um perfil polivalente e multidisciplinar para gerenciar uma unidade de informação. Portanto, a premissa de que é preciso ouvir o usuário, identificar suas demandas, conhecer seu comportamento em relação à busca da informação é verdadeira. Dessa forma, uma ferramenta excelente vem sendo utilizada pelos gerentes de unidades de informação para resolverem os problemas de comunicação entre unidades e usuários, que é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q240566 | Espanhol, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.
TEXTO I La enseñanza del español en el sistema educativo  brasileño: situación y posibles actuaciones (ARI) Tema: La Ley 11.161 de 2005 abrió nuevas  perspectivas para la enseñanza del español en Brasil. Se analizan aquí su actual situación en el sistema  educativo brasileño no universitario y las posibles líneas de actuación.  Resumen: La Ley brasileña 11.161 de 2005 supone  que el español es de oferta obligatoria por el centro y de  matrícula optativa por el alumno en la Enseñanza  Media, estableciendo un plazo de cinco años para su  implantación. Esta medida ha generado diversas  hipótesis sobre el presente y el futuro del español en  Brasil. El presente ARI pretende mostrar cual es la  situación actual, los problemas a afrontar para la plena  implementación de la Ley y las posibles actuaciones a  realizar por España. Análisis: La aprobación en 2005 de la Ley 11.161,  conocida como “Ley del español”, culminó un largo  proceso histórico seguido por la enseñanza del español  en Brasil. Al tiempo, supone el punto de partida de  diversas iniciativas educativas, culturales, políticas y económicas. Un análisis de la enseñanza del español en el sistema  educativo brasileño no universitario debe contemplar  como elementos básicos las características del propio  sistema educativo brasileño y la evolución de la  enseñanza del español dentro de él, un breve análisis de  la “Ley del español” y las dificultades para su  implementación, y los datos generales de la situación  actual. Por último, se plantean algunas líneas de  actuación posibles para la acción institucional española. Antes de entrar en ellos, conviene señalar el auge que la  enseñanza del español tiene hoy en Brasil, habiéndose  incrementado su demanda, en los últimos 15 años, a  niveles nunca vistos, tanto en el ámbito estrictamente  educativo, como en el empresarial. Las causas son varias: el hecho de que Brasil tiene  frontera con siete países hispanohablantes; sus relaciones comerciales con países hispanohablantes (el  20% de sus importaciones y el 25% de sus exportaciones); el número de hispanohablantes no  brasileños en Brasil, que estimamos ligeramente superior a un millón (0,6% de la población total); el  número de brasileños que habla español, que sin duda  es aún mayor pero es difícil de estimar; y el factor que  más ha contribuido a la expansión del español en Brasil, el MERCOSUR. Si bien su presente y futuro es controvertido, es  indudable que su mera existencia resulta esencial para el español en Brasil, considerando que la lengua  española ha de ocupar un importante papel en este proceso de integración regional. Asimismo, en el ámbito educativo, ha generado interesantes iniciativas en el denominado MERCOSUR-educativo. El español en el sistema educativo brasileño  Vistas las causas, debemos analizar, con objeto de situar al español en el mismo, el sistema educativo  brasileño. Lo primero que destaca es su dimensión: casi  60 millones de alumnos (un 60% en la Enseñanza  Fundamental) en una superficie que dobla la UE. A ello  hay que sumar la atribución competencial a municipios,  estados y gobierno federal, o las importantísimas  diferencias territoriales. Su sistema educativo refleja la  complejidad y diversidad de Brasil. Conclusiones: La actual situación del español en Brasil  es indisoluble de una trayectoria histórica más corta y  de menor importancia de lo que suele pensarse. La  confluencia de factores económicos, sociales y  culturales, entre los que destaca el proceso de  integración regional, ha posibilitado alcanzar los  niveles actuales. Hoy, después de la promulgación de las reformas  legislativas analizadas, el español se imparte y se estudia en todo el país, tanto en niveles universitarios como no universitarios y, asimismo, tiene gran importancia en el ámbito de la enseñanza no reglada:  academias o cursos de variada naturaleza. Todos los  estados han realizado, con desigual fortuna, actuaciones  específicas para su enseñanza. Sin embargo, el futuro del español en Brasil presenta  sombras, con carencias de formación y recursos educativos. En el mejor de los supuestos, la enseñanza  del español seguirá estando lejos de la posición del  inglés, en una situación de lengua de menor prestigio y desfavorecida con respecto a ésta en cuanto a la oferta y  a los medios asignados para su enseñanza. En estas circunstancias, la acción institucional  española, en la actualidad ya importante con la  presencia de distintas Agencias y Ministerios, tiene aún  mucho que aportar a la presencia del español en Brasil. Este análisis ha intentado sugerir algunas posibles  líneas de actuación que, sin duda, serían imposibles de  aplicar sin los recursos necesarios, que han de proceder  tanto de las autoridades educativas brasileñas como de  las agencias españolas y, por qué no, del sector privado  representado por las empresas españolas presentes en  Brasil.                                                                                                               Álvaro Martínez-Cachero Laseca                                    Administrador civil del Estado y director del Instituto Cervantes de Porto Alegre                                                             http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido?                                 WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari14                                                                                                                                                          0-2009

En algunos puntos del texto, el autor presenta una visión optimista en relación al crecimiento de la enseñanza del español en Brasil. Se identifica de manera clara este pensamiento en el siguiente fragmento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q189939 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

A licitação é o procedimento administrativo cujo objetivo é verificar, entre vários concorrentes, quem oferece condições mais vantajosas para contratação de obras, serviços, compras e alienação da administração pública. (SANDRONI, 1996, p.283). Os princípios que regem a licitação, independentemente do princípio da moralidade, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q165357 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Assinale a alternativa que indica corretamente quantos verbos temos nas formas nominais em: "Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q169024 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Ajeitou se escreve com "j". Também se escreve com "j" as palavras da alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q164868 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Segundo a Lei dos Servidores Públicos, constituem indenizações ao servidor, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q240494 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

As nuvens originam-se de pequenas gotas de água ou gelo que flutuam em suspensão nas camadas mais elevadas da troposfera. Formam-se pela condensação do vapor. Sobre os tipos básicos de nuvens é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.