Início

Questões de Concursos EXATUS

Resolva questões de EXATUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


131Q166249 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Atente para as afirmativas: I - Os homens encontraram na pequena sala e enfumaçada um sujeito com características de agricultor, só que ele não era agricultor.
II - O motivo de tanto segredo e preocupação era a compra de um quilo de feijão.
III - O homem tomou providências para que ninguém o reconhecesse porque a venda do feijão era proibida.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q187241 | Administração Geral, Marketing, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Porter propõe que nenhuma empresa pode ter um desempenho num nível acima da média, tentando ser tudo para todas as pessoas. A administração, portanto, precisa selecionar uma estratégia que confira à organização uma vantagem competitiva. (ROBBINS, 2000, p.123) Desta forma vantagem competitiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q159974 | Informática, Navegadores, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Acerca de navegadores, analise as afirmações abaixo:
I ? Tanto no Internet Explorer quanto no Firefox, para se exibir o navegador em tela inteira pode ser utilizada a tecla F11.
II ? Uma forma de aumentar o tamanho das fontes exibidas em páginas pelo Internet Explorer é por meio do menu Exibir Tamanho do texto.
III ? No entanto, a ação proposta na afirmativa anterior (II) não é válida para outros itens, como figuras e fotos; além disso a aplicação da formatação do Tamanho do texto só é aplicada em sites cuja esta funcionalidade esteja disponível.
IV ? O Google lançou um browser chamado Chrome e, neste browser, quando efetuado um download, o arquivo baixado disponibiliza um link dentro do próprio ambiente visual do browser (localizado embaixo da interface), facilitando o usuário acessar o arquivo quando do término do download.
É correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q220238 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

As novas tecnologias fizeram a humanidade entrar na era da comunicação universal; abolindo as distâncias, concorrem muitíssimo para moldar a sociedade do futuro, que não corresponderá por isso mesmo, a nenhum modelo do passado. As informações mais rigorosas e mais atualizadas podem ser postas ao dispor de quem quer que seja, em qualquer parte do mundo, muitas vezes em tempo real, e atingem as regiões mais recônditas (DELORS, 2006). Diante desta informação de Jacques Delors, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q169475 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

As mudanças tecnológicas, econômicas e sociais têm exigido um perfil polivalente e multidisciplinar para gerenciar uma unidade de informação. Portanto, a premissa de que é preciso ouvir o usuário, identificar suas demandas, conhecer seu comportamento em relação à busca da informação é verdadeira. Dessa forma, uma ferramenta excelente vem sendo utilizada pelos gerentes de unidades de informação para resolverem os problemas de comunicação entre unidades e usuários, que é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q238697 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Considerando o tema “Direitos Humanos”, marque a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q189939 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

A licitação é o procedimento administrativo cujo objetivo é verificar, entre vários concorrentes, quem oferece condições mais vantajosas para contratação de obras, serviços, compras e alienação da administração pública. (SANDRONI, 1996, p.283). Os princípios que regem a licitação, independentemente do princípio da moralidade, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q169024 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Ajeitou se escreve com "j". Também se escreve com "j" as palavras da alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q164868 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Segundo a Lei dos Servidores Públicos, constituem indenizações ao servidor, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q240494 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

As nuvens originam-se de pequenas gotas de água ou gelo que flutuam em suspensão nas camadas mais elevadas da troposfera. Formam-se pela condensação do vapor. Sobre os tipos básicos de nuvens é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

141Q165017 | Matemática, Para medidas de volume, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

? Na construção de uma casa foram gastos 12 caminhões de 2m³ de areia. Quantos caminhões de 4m3 seriam necessários para construir a mesma casa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q160187 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

A Lei de Regulamentação da profissão (Lei nº. 8.662 de 07 de Junho de 1993) dispõe como atribuições privativas do Assistente Social:
I – coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.
II – fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais. III – ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
IV – treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.
Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q165357 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Assinale a alternativa que indica corretamente quantos verbos temos nas formas nominais em: "Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q240195 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

                             ANO NOVO, VIDA NOVA
                                                                                                               Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 

2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.

3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 

4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 

5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.

6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 

7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 

8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 

9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...

Analise as seguintes sugestões de substituição dos elementos coesivos destacados no texto (quando, mas (6º parágrafo) de modo que e embora (9º parágrafo)) e em seguida assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q239572 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

                             ANO NOVO, VIDA NOVA
                                                                                                               Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 

2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.

3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 

4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 

5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.

6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 

7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 

8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 

9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...

Analise as afirmativas abaixo referentes à formação das palavras retiradas do texto:
I - Um dos radicais que compõem a palavra “caligrafia” significa belo.
II - As palavras “importador” e “esperança” apresentam sufixo que forma substantivo derivado de verbo. I
II - Idêntico processo de formação de palavras está presente em “infelizmente” e “embebedar”.
Quais afirmativas estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q170372 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

As classificações podem ser divididas do ponto de vista de sua finalidade em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q240004 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

Leia o texto:
FÁBRICA
“Nosso dia vai chegar
Teremos nossa vez
Não é pedir demais
Quero justiça
Quero trabalhar em paz
Não é muito o que lhe peço
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo
Que venha o fogo então
Esse ar deixou minha vista cansada
Nada demais”.

(Legião Urbana. Fábrica. CD Dois, EMI, 1997.)

Com base na letra da música podemos relacioná-la e interpretá-la como crítica da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q170853 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

De acordo com a AACR2, 2. ed. rev., o título que aparece na página de rosto totalmente grafado em letras maiúsculas, deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q158022 | Português, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Quanto à acentuação gráfica, analise as afirmativas e assinale a incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q190355 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

"Depende" também é uma resposta apropriada para as questões importantes da administração. [...] a tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação específica sob circunstâncias específicas e num momento específico, contribuir melhor para a obtenção dos objetivos da administração. (STONER, 2000, p.35). Este texto refere–se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.