Questões de Concursos EXATUS

Resolva questões de EXATUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q239930 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

A seguinte alternativa não remete a um aplicativo nativamente presente no sistema operacional Microsoft Windows XP:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q158396 | Português, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Em "Mas se as coisas melhorarem este ano." (L 31) o nexo mas poderá ser substituído sem prejuízo algum para a frase por qualquer um dos listados abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q220281 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

A reprovação traz prejuízos à sociedade, ao sistema de ensino, à escola e, principalmente, ao aluno. A Lei 9394/96 (LD(B), prevê várias alternativas para diminuir os elevados índices de reprovação, dentre elas pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q169931 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

De acordo com a AACR2, 2. ed. rev., regra 1.8 B4, sabendo–se que o número do ISBN foi impresso incorretamente no item, o número correto, se for possível determiná–lo com facilidade, deverá ser registrado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q219129 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

O eixo autonomia na escola é parte da determinação do Banco Mundial para a descentralização da política educacional no Brasil. Essa política está sendo proposta, principalmente, por intermédio do projeto de repasse de dinheiro para a escola (PERONI, V. Política educacional e papel do estado, 1990). Neste sentido é correto afirmar que:
I - O Programa Dinheiro direto na escolaPDDE, do fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) visa ao repasse direto, às escolas públicas de ensino fundamental e a organização não governamentais sem fins lucrativos que atuem com educação especial, de "dinheiro para custeio e manutenção de suas atividades".
II - Os recursos para financiar esse programa são provenientes do salário-educação e são distribuídos pelo FNDE de acordo com o número de alunos do estabelecimento (BRASIL, 1997c).
III - Com esse dinheiro a escola pode adquirir material permanente, fazer a sua manutenção e conservação, capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação, fazer avaliação da aprendizagem, implementar seu projeto pedagógico e desenvolver atividades pedagógicas diversas.
IV - Para se ter acesso a esse programa as escolas têm de criar uma unidade executora, a qual, segundo a resolução no 3/97, é uma "entidade de direito privado, sem fins lucrativos, representativa da comunidade escolar (APMF, Conselho escolar, etc...)" Dentre os itens mencionados acima, estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q238729 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre a Crise econômica norte-americana de 1929 e suas consequências é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q165562 | Matemática, Proporções, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

A usina José de Alencar tem uma produção de 150 litros de álcool com 3 toneladas de cana?de?açúcar. Quantos litros de álcool produzirá essa usina com 10.500Kg de cana?de?açúcar ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q171701 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

O formato MARC (Machine Readable Cataloging) é uma catalogação legível por computador. Sua intenção é servir de padrão de catalogação em máquinas e transportar os dados de maneira eficaz entre elas. Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando corretamente os campos com suas entradas principais: COLUNA I COLUNA II
1 – 110 ( ) descrição física
2 – 260 ( ) nome corporativo
3 – 300 ( ) imprenta
4 – 650 ( ) assunto – termo tópico.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna II, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q190731 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

As organizações são fundamentais para o ser humano a ponto de gerar um comportamento organizacional específico para cada uma delas. (ROBBINS, 2000, p.31) Isso ocorre porque as organizações possuem três características comuns:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q240174 | Informática, Navegadores, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

No software navegador Microsoft Internet Explorer (8.0), pode-se alterar o servidor proxy, através do seguinte caminho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q239936 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Quanto às garantias constitucionais abaixo, qual não corresponde a nossa realidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q159514 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte:
I – Reserva de 5% (cinco por cento) das unidades residenciais para atendimento aos idosos.
II – Eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade ao idoso.
III – Implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso.
IV – Critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.
Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q239290 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Leia o texto a seguir:

 “Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar nefando para desestimular a própria ideia de alguém roubar sua loja, que ela ocupava com postura militar, voz gélida e até uma respiração que cheirava “heil Hitler”. A loja em si era branca e fria, completamente exangue. A casinha espremida ao seu lado tremia com um pouco mais de severidade do que as outras construções da Rua Himmel. Frau Diller administrava esse sentimento, servindo-o como o único produto grátis de suas instalações. Ela vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro Reich. Mesmo quando começou o racionamento, mais para o fim do ano, sabia-se que ela vendia por baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter e doava o dinheiro para o Partido Nazista”.


                         (ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
p.37.)

O texto retrata o comportamento de uma comerciante na Alemanha nazista. Com base nos conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q239810 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

                             ANO NOVO, VIDA NOVA
                                                                                                               Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 

2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.

3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 

4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 

5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.

6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 

7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 

8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 

9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...

Obedecendo a normas gramaticais referentes à regência verbal, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de linha contínua no texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q219690 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

Segundo a Lei no 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional). No Capítulo I, art. 21 A educação escolar compõe-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q239743 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Nos termos da Constituição Federal, alguém que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, será concedido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q158557 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

O Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993), descreve como o valor ético central da profissão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q220471 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

Os cursos de magistério, pedagogia e licenciatura devem propiciar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional. Diante desta afirmativa, destaca-se como aspecto relevante na formação do professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q170118 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

Segundo Lancaster (2004), "um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos autorizados que inclui uma forma de estrutura semântica". Sua importância se deve a:
I – controlar sinônimos, optando por uma única forma padronizada, com remissivas para as outras.
II – diferenciar homógrafos.
III – reunir ou ligar termos cujos significados apresentem uma relação mais estreita entre si.
IV – formação de classes de itens com base no conteúdo temático.
Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q189328 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Qualquer forma associativa que articulem trabalhadores nos locais de trabalho frente a objetivos comuns, variando quanto a forma e objetivos, podem ser consideradas organizações dos trabalhadores nos locais de trabalho – OLT.(CATTANI, 2002, p.231) Cita–se como exemplo de experiências organizativas deste tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.