Início

Questões de Concursos EXATUS

Resolva questões de EXATUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q166931 | Português, Auxiliar Administrativo, CEFET RJ, EXATUS

Texto associado.

Conto de Mistério

Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele, ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal–encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.

Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou: "Siga–me!" ? foi a ordem dada com voz cava. /deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco __________ e mal iluminado e ele ? a uma distância de uns dez a doze passos ? entrou também. Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou–se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu–se discretamente.

Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via–se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor, parecia ter medo do que ia fazer. Não ____________ – porém ? quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida disse: "É este".

O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois virou–se para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.

Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:

? Julieta! Julieta... consegui.

A mulher veio lá de dentro ______________ as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.

PONTE PRETA. Stanillaw. Primo Altamirando e
5ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira,
1975. p. 197–99

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q160533 | Matemática, Quadrado elementos e área, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Uma escola deseja ladrilhar a biblioteca retangular de 3m por 4,5m com ladrilhos quadrados de 15 cm de lado. Qual o número de ladrilhos necessários?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q240505 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre o conceito de cultura é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q240200 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

Observe a figura e leia o texto a seguir:

“O destino cruzou o caminho de D. Pedro em situação de desconforto e nenhuma elegância. Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, às 16h30 de 7 de setembro de 1822, o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga. A causa dos distúrbios intestinais é desconhecida. Acredita-se que tenha sido algum alimento malconservado ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista, ou água contaminada das bicas e chafarizes [...]”.
(GOMES, Laurentino. 1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha
tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2010. p.29.)

Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o processo de independência brasileira, considere as afirmativas a seguir:

I - A montaria usada por D. Pedro nem de longe lembrava o fogoso alazão que, meio século mais tarde, o pintor Pedro Américo colocaria no quadro “Independência ou Morte”, também chamado de “O Grito do Ipiranga”, a mais conhecida cena do acontecimento.
II - O príncipe regente não estava vestido com trajes reais. Suas vestimentas no dia da proclamação da independência brasileira eram de um simples tropeiro e ainda por cima com cólicas intestinais.
III - D. Pedro era um homem corajoso e decidido, no dia 7 de setembro de 1822, leu uma correspondência oficial portuguesa informando sobre um embarque de soldados lusitanos para atacar a cidade do Rio de Janeiro, e após uma breve reflexão, proferiu as palavras de “Independência ou morte”.
IV - Segundo o relato do Padre Belchior, presente na hora do ato de independência, demonstra um príncipe menos heroico, que se manifestou perante poucas pessoas, de forma mais branda: “- De hoje em diante estão quebradas as nossas relações. Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil, para sempre, separado de Portugal.”. Pela descrição do padre Belchior não houve sobre a colina do Ipiranga o brado “Independência ou Morte”. 


Assinale a alternativa correta:
 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q238976 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS

O comandante de um destacamento militar ordenou que seus subordinados se organizassem em filas. A primeira fila era composta por 14 soldados, a segunda por 18 soldados, a terceira por 22 soldados, e assim, sucessivamente. Sabe-se que o número de soldados deste destacamento é igual a 1550. Dessa forma, é correto afirmar que serão formadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q189443 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Existem elementos fundamentais que os gerentes precisam considerar quando projetam a estrutura de sua organização. (ROBBINS, 2000, p.171) Entre elas encontram–se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q238483 | Literatura, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Enumere a característica simbolista mais evidente nos seguintes fragmentos: 


1) Esmaiece na messe o rumor da quermesse... 
 – Não ouves este ai que esmaiece e esmorece? 
 É um noivo a quem fugiu a Flor dos olhos amenos, 
 E chora a sua morta, absorto, à flor dos fenos... 
 (Eugênio de Castro)
2) Para as estrelas de cristais gelados 
 As ânsias e os desejos vão subindo, 
 Galgando azuis e siderais noivados 
 De nuvens brancas a amplidão vestindo. 
 (Cruz e Sousa, “Sederações”)
3) O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo este brasão augusto
Do grande amor, da grande fé tranquila.
(Cruz e Sousa, “Sorriso interior”)
4) Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
(Alphonsus de Guimarães, “Ismália”) 

( ) Interesse pelas zonas profundas da mente (inconsciente e subconsciente) e Pela loucura: os simbolistas manifestavam interesse em explorar zonas da mente humana sobre as quais se conhecia muito pouco, como o sonho e a loucura.
( ) Desejo de transcendência e integração cósmica: em oposição aos limites do mundo físico e material, os simbolistas apreciam situações de viagem interior ou cósmica, integração com os astros, extravasamento e transcendência do mundo real.
( ) Misticismo, religiosidade: os simbolistas são espiritualistas, transcendentais e místicos, ligados tanto ao cristianismo quanto a outras formas de religião. Cruz e Sousa, por exemplo, escreveu poemas que expressam uma concepção particular de catolicismo.
( ) Prioriza a musicalidade: para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de vários recursos como alteração e o eco. 

Assinale a alternativa em que a sequência numérica está correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q238684 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre a formação da vegetação da floresta amazônica é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

61Q159240 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

A conexão entre Política Social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção estatal, pela via dos processos de modernização conservadora. (BEHRING, 2003). Essa expansão do papel do Estado, em sintonia com as tendências mundiais, ocorre no Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q192666 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

Mintzberg desenvolveu o conceito de adhocracia que contrapõe–se à burocracia mecânica porque: (SANDRONI, 1996, p.12)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q240242 | Espanhol, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

TEXTO I

La enseñanza del español en el sistema educativo

brasileño: situación y posibles actuaciones (ARI)

Tema: La Ley 11.161 de 2005 abrió nuevas

perspectivas para la enseñanza del español en Brasil. Se

analizan aquí su actual situación en el sistema

educativo brasileño no universitario y las posibles

líneas de actuación.

Resumen: La Ley brasileña 11.161 de 2005 supone

que el español es de oferta obligatoria por el centro y de

matrícula optativa por el alumno en la Enseñanza

Media, estableciendo un plazo de cinco años para su

implantación. Esta medida ha generado diversas

hipótesis sobre el presente y el futuro del español en

Brasil. El presente ARI pretende mostrar cual es la

situación actual, los problemas a afrontar para la plena

implementación de la Ley y las posibles actuaciones a

realizar por España.

Análisis: La aprobación en 2005 de la Ley 11.161,

conocida como "Ley del español", culminó un largo

proceso histórico seguido por la enseñanza del español

en Brasil. Al tiempo, supone el punto de partida de

diversas iniciativas educativas, culturales, políticas y

económicas.

Un análisis de la enseñanza del español en el sistema

educativo brasileño no universitario debe contemplar

como elementos básicos las características del propio

sistema educativo brasileño y la evolución de la

enseñanza del español dentro de él, un breve análisis de

la "Ley del español" y las dificultades para su

implementación, y los datos generales de la situación

actual. Por último, se plantean algunas líneas de

actuación posibles para la acción institucional española.

Antes de entrar en ellos, conviene señalar el auge que la

enseñanza del español tiene hoy en Brasil, habiéndose

incrementado su demanda, en los últimos 15 años, a

niveles nunca vistos, tanto en el ámbito estrictamente

educativo, como en el empresarial.

Las causas son varias: el hecho de que Brasil tiene

frontera con siete países hispanohablantes; sus

relaciones comerciales con países hispanohablantes (el

20% de sus importaciones y el 25% de sus

exportaciones); el número de hispanohablantes no

brasileños en Brasil, que estimamos ligeramente

superior a un millón (0,6% de la población total); el

número de brasileños que habla español, que sin duda

es aún mayor pero es difícil de estimar; y el factor que

más ha contribuido a la expansión del español en

Brasil, el MERCOSUR.

Si bien su presente y futuro es controvertido, es

indudable que su mera existencia resulta esencial para

el español en Brasil, considerando que la lengua

española ha de ocupar un importante papel en este

proceso de integración regional. Asimismo, en el

ámbito educativo, ha generado interesantes iniciativas

en el denominado MERCOSUR–educativo.

El español en el sistema educativo brasileño

Vistas las causas, debemos analizar, con objeto de

situar al español en el mismo, el sistema educativo

brasileño. Lo primero que destaca es su dimensión: casi

60 millones de alumnos (un 60% en la Enseñanza

Fundamental) en una superficie que dobla la UE. A ello

hay que sumar la atribución competencial a municipios,

estados y gobierno federal, o las importantísimas

diferencias territoriales. Su sistema educativo refleja la

complejidad y diversidad de Brasil.

Conclusiones: La actual situación del español en Brasil

es indisoluble de una trayectoria histórica más corta y

de menor importancia de lo que suele pensarse. La

confluencia de factores económicos, sociales y

culturales, entre los que destaca el proceso de

integración regional, ha posibilitado alcanzar los

niveles actuales.

Hoy, después de la promulgación de las reformas

legislativas analizadas, el español se imparte y se

estudia en todo el país, tanto en niveles universitarios

como no universitarios y, asimismo, tiene gran

importancia en el ámbito de la enseñanza no reglada:

academias o cursos de variada naturaleza. Todos los

estados han realizado, con desigual fortuna, actuaciones

específicas para su enseñanza.

Sin embargo, el futuro del español en Brasil presenta

sombras, con carencias de formación y recursos

educativos. En el mejor de los supuestos, la enseñanza

del español seguirá estando lejos de la posición del

inglés, en una situación de lengua de menor prestigio y

desfavorecida con respecto a ésta en cuanto a la oferta y

a los medios asignados para su enseñanza.

En estas circunstancias, la acción institucional

española, en la actualidad ya importante con la

presencia de distintas Agencias y Ministerios, tiene aún

mucho que aportar a la presencia del español en Brasil.

Este análisis ha intentado sugerir algunas posibles 17

líneas de actuación que, sin duda, serían imposibles de

aplicar sin los recursos necesarios, que han de proceder

tanto de las autoridades educativas brasileñas como de

las agencias españolas y, por qué no, del sector privado

representado por las empresas españolas presentes en

Brasil.

Álvaro Martínez–Cachero Laseca

Administrador civil del Estado y director del Instituto Cervantes de Porto Alegre

http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido?

WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari14

0–2009

Tras la lectura, se puede concluir que la idea central del texto es:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q240550 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Gian emprega o sistema de numeração binária na construção de programas computacionais utilizados no departamento de processamento de dados da empresa onde trabalha. Em uma de suas tarefas, Gian configurou o número X, de base decimal, como sendo o resultado de um grupo de respostas automatizadas emitidas pelo sistema. Sabe-se que esse grupo de respostas pode ser escrito como sendo o número 1110, de base binária, onde 1 significa sim e 0 significa não. Portanto, o número X é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q158533 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

A intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo se explicitou pela primeira vez, durante o período da ditadura militar (1964/1984) quando o país se encontrava sob as ordens da autocracia burguesa. O marco desse processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que pretendia romper com o "Serviço Social tradicional", do ponto de vista teórico–metodológico, formativo e interventivo ficou conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q240308 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS

Determinada obra foi iniciada por um grupo de 15 operários, que deveriam realizá-la, segundo a previsão da empresa responsável, em 145 dias de trabalho. Após o sexagésimo quinto dia, foram contratados mais 5 operários para trabalharem na obra. Respeitando-se o ritmo de trabalho previsto para cada trabalhador, é correto afirmar que essa obra foi realizada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q239069 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre o conceito de marginalidade na visão sociológica é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q158978 | Português, Assistente de Alunos, CEFET RJ, EXATUS

Em "Ninguém precisa ser grande em nada, desde que cultive alguma coisa bonita na vida. (L 46) Assinale a alternativa que classifica corretamente a oração sublinhada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q239966 | Matemática, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS

Determinado produto custava, em maio, R$ 40,00. No mês de junho sofreu aumento de 15% no seu preço de venda, e no mês de julho sofreu novo aumento de 18%. Em comparação com o mês de maio, o preço de venda desse produto em julho sofreu aumento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q185941 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

O processo de administração na prática não envolve quatro conjuntos frouxamente relacionados de atividades, e sim um grupo de funções interativas (planejar, organizar, liderar e controlar). (STONER, 2000, p.07). No entanto, em suas ações os administradores são limitados por fatores internos como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.