Início

Questões de Concursos EXATUS PR

Resolva questões de EXATUS PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q650036 | Ciência Forense, Analista de Identificação Civil, DETRAN RJ, EXATUS PR

Juan Vucetich, (1858-1925) Criminalista argentino nascido em Lessina, Dalmacia às margens do Adriático, território da atual Croácia, criador do sistema datiloscópico, conforme o sistema desenvolvido marque a resposta correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q23388 | Raciocínio Lógico, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

Se Ana é alta, então Carla é alta. Se Dani é alta, então Flávia é alta. Ora, Ana é baixa ou Flávia é baixa. Portanto, segue-se logicamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q22118 | Informática, Técnico Bancário, BANPARÁ, EXATUS PR

Sobre Sistema Operacional analise as afirmativas abaixo:

I - É um conjunto de programas computacionais que controla o hardware do computador e atua como interface com os programas de aplicação.

II - É uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador, fornecendo rotinas básicas para o controle de dispositivos, como também fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas e mantém a integridade de sistema.

III - Se trata de um programa especial que atua de forma intermediária entre os usuários e os componentes de um computador.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q17615 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Texto associado.
ANO NOVO, VIDA NOVA
Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 
2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.
3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 
4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 
5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.
6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 
7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 
8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 
9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...
Analise as seguintes sugestões de substituição dos elementos coesivos destacados no texto (quando, mas (6º parágrafo) de modo que e embora (9º parágrafo)) e em seguida assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q28434 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Arapongas PR, EXATUS PR

Segundo o Código Tributário Nacional, a pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou incorporação de outra ou em outra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q26638 | Português, Motorista, CODAR, EXATUS PR

Assinale a alternativa em que há ERRO na escrita das palavras: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q26673 | Informática, Recepcionista, CODAR, EXATUS PR

Para responder à próxima questão de Noções Básicas de Informática abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que os programas mencionados nas mesmas encontram-se na configuração padrão de instalação, são originais e que o mouse está configurado para destros.

Dessa forma, as teclas de atalho, menus, barras, ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão do fornecedor do software. Todas as questões foram elaboradas tendo como plataforma básica o Pacote Office padrão Windows XP 2003.  

No Excel, que sinal abaixo deve ser inserido no início de qualquer fórmula? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q724483 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Técnico de Enfermagem do Trabalho, CEB DF, EXATUS PR

A Justiça de Minas Gerais determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do Senador Zezé Perrella e do Deputado Estadual Gustavo Perrella, filho dele. Ambos são sócios de uma empresa que teria feito contratos sem licitação com o governo do estado, segundo o Ministério Púbico de Minas Gerais. Os últimos tempos têm sido nebulosos para os “perrella”, uma vez que um helicóptero pertencente a membros da família foi apreendido com drogas no final do ano passado, esta ação positiva da Polícia Federal ocorreu em que estado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q556806 | Informática, Firewall, Técnico em Informática, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Nas afirmações abaixo sobre proteção e segurança dentro da informática, verifique se as afirmações são verdadeiras e em seguida marque a alternativa correta:

I - Firewall é um software ou hardware que verifica informações vindas da Internet ou de uma rede, rejeitando-as ou permitindo que elas passem e entrem no seu computador, dependendo das configurações definidas.

II - Trojan é um software que exibe anúncios, coleta informações sobre você ou altera configurações em seu computador, geralmente sem o seu consentimento.

III - Os programas antivírus verificam a existência de vírus, worms e cavalos de Troia em emails e outros arquivos. Caso algum seja encontrado, o programa antivírus coloca de quarentena (isola) o vírus ou o excluí completamente, antes que ele danifique o computador e os arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q7208 | Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

Mintzberg desenvolveu o conceito de adhocracia que contrapõe-se à burocracia mecânica porque: (SANDRONI, 1996, p.12)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q22123 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico Bancário, BANPARÁ, EXATUS PR

No final de setembro a Presidente Dilma Rousseff anunciou durante a Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2.015, as metas brasileiras para a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa, sendo na casa de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q28436 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Arapongas PR, EXATUS PR

Segundo o Código Tributário Nacional, o sujeito passivo da obrigação principal, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q484638 | Geografia, Solos, Professor de Estudos Sociais, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Com relação a gênese e distribuição dos solos, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q17613 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Texto associado.
ANO NOVO, VIDA NOVA
Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 
2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.
3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 
4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 
5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.
6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 
7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 
8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 
9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...
Analise as afirmações sobre a forma verbal retiradas do texto “Posso escolher” (6º parágrafo):
I - A forma verbal traduz uma ideia de possibilidade.
II - Poderia ser substituída pela forma simples “escolha”.
III - O primeiro verbo é auxiliar de modo.
Quais afirmativas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q17612 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Texto associado.
ANO NOVO, VIDA NOVA
Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 
2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.
3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 
4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 
5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.
6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 
7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 
8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 
9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...
Analise as afirmativas abaixo referentes à formação das palavras retiradas do texto:
I - Um dos radicais que compõem a palavra “caligrafia” significa belo.
II - As palavras “importador” e “esperança” apresentam sufixo que forma substantivo derivado de verbo.
III - Idêntico processo de formação de palavras está presente em “infelizmente” e “embebedar”.
Quais afirmativas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q26725 | Português, Auxiliar de Escritório, CODAR, EXATUS PR

Marque a alternativa correta quanto ao emprego dos pronomes eu e mim:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q5483 | Português, Analista de Identificação Civil, Detran RJ, EXATUS PR

Texto associado.
Felicidade clandestina - Clarice Lispector
Todas as expressões preposicionadas a seguir, são regidas por um nome, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q23389 | Raciocínio Lógico, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

Se é verdade que “alguns alemães são negros” e que “nenhum homem é negro”, então é necessariamente verdadeiro que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q38536 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRE SC, EXATUS PR

De acordo com a NBR 13532/1995, um projeto arquitetônico consiste em etapas de execução. Conforme a descrição abaixo, escolha a alternativa que define a sequência correta das etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.