Início

Questões de Concursos EXATUS PR

Resolva questões de EXATUS PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q23408 | Informática, Programação, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

Em JCL (Job Control Language), o seguinte comando pode ser utilizado quando se tem por objetivo a execução de umaprocedure como parte de um job:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q23387 | Matemática, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

No setor de RH de determinada empresa trabalham 7 homens e 3 mulheres. Uma comissão formada por 4 funcionários do RH deve realizar uma reunião para esclarecer pontos do novo plano de carreira e salários da empresa. Considerando que os membros dessa comissão sejam escolhidos aleatoriamente, a probabilidade de que pelo menos uma mulher faça parte dessa comissão é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q23407 | Informática, Programação, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

Em JCL (Job Control Language), quando se deseja sinalizar que a entrada (input) é vazia (empty) ou que a saída (output) deve ser descartada, a seguinte keyword pode ser utilizada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q26661 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, CODAR, EXATUS PR

Quanto a acidentes de trânsito, devemos priorizar o atendimento àquela vítima que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q5646 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

São exemplos de situações de risco, ou seja, situações nas quais as pessoas possuem maior possibilidade ou chance de adoecer ou até mesmo de morrer, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q23395 | Legislação Federal, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

De acordo com a Resolução 414/2010 da ANEEL, sobre o tratamento das reclamações recebidas pela distribuidora, marque a alternativa INCORRETA: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q7198 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

“Depende” também é uma resposta apropriada para as questões importantes da administração. [...] a tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação específica sob circunstâncias específicas e num momento específico, contribuir melhor para a obtenção dos objetivos da administração. (STONER, 2000, p.35).

Este texto refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q38540 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRE SC, EXATUS PR

Segundo a NBR 15.575, Edificações em fase de projeto devem ser orientadas conforme a implantação. Essa orientação a ser escolhida passa por uma simulação que deve ser a mais crítica do ponto de vista térmico. Como condição crítica do ponto de vista térmica, recomenda-se que:

I - Verão: janela do dormitório ou da sala voltada para oeste e a outra parede exposta voltada para norte. Caso não seja possível, o ambiente deve ter pelo menos uma janela voltada para oeste.
II - Inverno: janela do dormitório ou da sala de estar voltada para sul e a outra parede exposta voltada para leste. Caso não seja possível, o ambiente deve ter pelo menos uma janela voltada para sul.
III - Obstrução no entorno: considerar que as paredes expostas e as janelas estão desobstruídas, ou seja, sem a presença de edificações ou vegetação nas proximidades que modifiquem a incidência de sol e/ou vento. Edificações de um mesmo complexo, por exemplo, um condomínio, pode ser considerado, desde que previstas para habitação no mesmo período. Esta informação deve constar na documentação de comprovação de desempenho.
IV - Obstrução por elementos construtivos previstos na edificação: dispositivos de sombreamento (exemplos: para-sóis, marquises, beirais) não devem ser consideradas na simulação.

Quais são as afirmativas corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q557723 | Informática, Teclas de Atalho, Agente de Serviços Operacionais, CEB DF, EXATUS PR

No sistema operacional Microsoft Windows XP, um arquivo pode ser excluído permanentemente, ou seja, sem que este vá primeiro para a lixeira. Para isso, o usuário deve clicar sobre o arquivo (com o botão esquerdo do mouse) e então pressionar as seguintes teclas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q7212 | Administração Geral, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

Uma estrutura organizacional define como são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas as tarefas e cargos. (ROBBINS, 2000, p.171) A estrutura é representada por um gráfico denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q342344 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Agente de Suporte Administrativo, CEB DF, EXATUS PR

Numa competição olímpica de atletismo, a final da corrida de 100 metros rasos é disputada por 8 atletas. Sabe-se que os três primeiros atletas que cruzam a linha de chegada recebem como prêmio, medalhas de ouro, prata e bronze, sendo ouro para o vencedor da corrida, prata para o segundo colocado, e bronze para o terceiro. Dessa forma, é correto afirmar que a premiação em uma final olímpica da corrida de 100 metros rasos pode ser feita de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q38556 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRE SC, EXATUS PR

De acordo com a NBR 9050, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q558326 | Informática, Sistemas de Backup, Técnico em Informática, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Há backups que primeiro verificam se o horário de alteração de um arquivo é mais recente que o horário de seu último backup. Se não for, o arquivo não foi modificado desde o último backup e pode ser ignorado desta vez. Por outro lado, se a data de modificação é mais recente que a data do último backup, o arquivo foi modificado e deve ter seu backup feito. Esse tipo de backup é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q28433 | Português, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Arapongas PR, EXATUS PR

Texto associado.
Otto Lara Resende

     Acho que foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez. Pela última ou pela primeira vez? Pela primeira vez foi outro escrito quem disse. Essa idéia de olhar pela última vez tem algo de deprimente. Olha de despedida, de quem não crê que a vida continua, não admira que o Hemingway tenha acabado como acabou. Fugiu enquanto pôde do ____________ que o roía - e daquele tiro brutal.
     Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta é só isto: um certo modo de ver. O diabo é que, de tanto ver, a gente ________ o olhar. Vê não-vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mão não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta _______________. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.
     Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom-dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.
     Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia. Em 32 anos, nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar estive uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bicho. E vemos? Não, não vemos.
     Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas. Nossos olhos são opacos, se gastam no dia-a-dia. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.

Jornal Folha de S. Paulo, 23 fev. 1992.
Atente para as afirmações:

I – O autor do texto compartilha com a opinião de Hemingway sobre a maneira de olhar as coisas.
II – Para o autor o poeta tem um modo todo peculiar de ver o mundo. Consegue captar muita coisa da vida rotineira que passa despercebida para a grande maioria das pessoas.
III – Segundo o autor é difícil ver as coisas que estão ao nosso redor como se fosse pela primeira vez porque no campo visual nossa rotina não existe.

Assinale a alternativa em que as afirmações relacionadas ao texto estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q333715 | Matemática, Funções, Contador, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Em fevereiro, uma loja totalizou 975529 vendas. Para isso o incremento nos meses de janeiro e fevereiro foram de 5100 vendas em cada. Se o incremento de vendas for sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano, considerando-se que y representa o número de vendas e x os meses (janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, março, o terceiro e assim por diante) a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q23412 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 19 DE MAIO DE 2008 - DOU DE 20/05/2008, CAPÍTULO II, DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO. SEÇÃO I PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO. Segundo o Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste das seguintes etapas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q723833 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente de Suporte Administrativo, CEB DF, EXATUS PR

Leia com atenção o trecho da notícia abaixo:

O primeiro leilão on-line aprovado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a pedido da Advocacia-Geral da União, para alienação de imóveis da quadrilha comandada por Jorgina de Freitas, terminou no dia 17/01 sem compradores. O pregão ocorreu na capital fluminense e foi comandado pelo leiloeiro Leandro Dias Brame.

Foram aceitos lances on-line e presenciais, mas os dois apartamentos da quadrilha, localizados em Curitiba/PR, apresentavam avaliação acima do valor de mercado, disse, em entrevista à Agência Brasil, o leiloeiro Leandro Brame. “A avaliação ficou um pouco acima do mercado”.

(...) Fonte: Agência Brasil, com modificações.

Jorgina de Freitas foi condenada em 1.992 e presa 1.997. Ela chefiava uma quadrilha:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q17634 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Leia o texto: 

“Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os dois são levados para quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de  1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos, como Ênio Silveira, dono da editora Civilização Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell), que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é transferido para um outro quartel, em vila militar no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis, Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira “selvagemente grande” cultivada por quase dois anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos para Salvador e lá permanecem confinados por mais quatro meses. Proibidos de se apresentar em público e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao embarcar para Londres, um dos policiais afirma para Caetano:
- Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se entregar logo que chegue para nos poupar trabalho”.
(MARCELO, Carlos. 1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro:Agir, 2009. p.40.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ditadura Militar Brasileira (1964 - 1985), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q26662 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, CODAR, EXATUS PR

Em caminhões o aditivo “arla 32” tem a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q22125 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico Bancário, BANPARÁ, EXATUS PR

Sobre o reajuste do preço do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ocorrido no final de setembro passado é INCORRETO afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.