Questões de Concursos Exército Brasileiro

Resolva questões de Exército Brasileiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q4871 | Matemática, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

Uma corrida é disputada por 8 atletas. O número de resultados possíveis para os 4 primeiros lugares é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q4885 | História, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

Em 1906, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram e estabeleceram o Convênio de Taubaté, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q11476 | Geografia, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

“O Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatório Who is winning the Clean Energy Race (Quem está ganhando a corrida da energia limpa, em tradução livre). (…) Os dados, que não incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhões de dólares pelo País, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhões do ano anterior.”

Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso País, podemos afirmar que:

I) são assim chamadas pois trata-se de fontes de energia não poluentes, não emissoras de carbono, além de renováveis.

II) por ser um país privilegiado em termos de radiação solar, a participação da energia solar na matriz energética brasileira é a maior dentre as fontes de energia renováveis utilizadas.

III) apesar do elevado custo de instalação, a energia eólica é uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, é utilizada principalmente para bombeamento de água na irrigação.

IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilização como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-açúcar geram grande poluição do ar.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q59932 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

Segundo HUPP (2009), em relação às infecções odontogênicas, podemos dizer que são indicações para o teste de cultura e sensibilidade ao antibiótico:

( ) Infecção com progresso rápido.
( ) Infecção sem resposta após 48 horas.
( ) Infecções disseminadas além dos processos alveolares.
( ) Infecção recorrente.
( ) Defesa do hospedeiro comprometida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q4878 | Geografia, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

O clima que abrange as terras altas do sudeste, caracterizado por invernos mais rigorosos sob influência da massa de ar Polar Atlântica, trata-se do clima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q18950 | Teologia, Capelão Militar Católico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Segundo o Decreto Unitatis redintegratio, algumas ações sagradas de outras igrejas cristãs podem “produzir a vida da graça”. Estas igrejas podem ser tidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q4876 | Geografia, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que apresenta os estados brasileiros que compõem a Amazônia Ocidental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q682881 | Matemática, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

O Sargento encarregado de organizar as escalas de missão de certa organização militar deve escalar uma comitiva composta por um capitão, dois tenentes e dois sargentos. Estão aptos para serem escalados três capitães, cinco tenentes e sete sargentos. O número de comitivas distintas que se pode obter com esses militares é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q60568 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), o eritrócito atua como veículo de transporte da hemoglobina, sendo também metabolicamente capaz de manter a hemoglobina em estado funcional. Em cada molécula de hemoglobina, há um grupo heme inserido em uma bolsa hidrofóbica de uma cadeia polipeptídica dobrada. Com base em seus conhecimentos sobre a hemoglobina, marque abaixo a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q60596 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, que dispõe sobre a Validação de Métodos Analíticos, fundamentais para a garantia da qualidade de produtos farmacêuticos, avalie as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q18981 | Geografia, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre as florestas pluviais tropicais podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q18785 | Geografia, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

A dinâmica do planeta Terra caracteriza-se por uma complexa rede de processos dinâmicos, onde a energia solar constitui-se em um dos principais processos.
Sobre esta dinâmica é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q4892 | História, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que NÃO foi um efeito apresentado pelo “Plano Real” durante os governos do presidente Fernando Henrique Cardoso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q18980 | Geografia, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

“Nas áreas urbanas, em média, a precipitação anual é 5% superior e o número de dias de chuva é 10% maior do que nas áreas rurais adjacentes. Além disso, as chuvas torrenciais são mais comuns nas cidades”.
(Magnoli & Araujo, 2004, p.176).

O fenômeno descrito acima deve-se a alguns fatores comuns às grandes cidades, dentre os quais pode ser citado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q52623 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Texto associado.
Política pública de saneamento básico: as bases do saneamento como direito de cidadania e os debates sobre novos modelos de gestão

Ana Lucia Britto
Professora Associada do PROURB-FAU-UFRJ
Pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles

    A Assembleia Geral da ONU reconheceu em 2010 que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é indispensável para o pleno gozo do direito à vida. É preciso, para tanto, fazê-lo de modo financeiramente acessível e com qualidade para todos, sem discriminação. Também obriga os Estados a eliminarem progressivamente as desigualdades na distribuição de água e esgoto entre populações das zonas rurais ou urbanas, ricas ou pobres.
    No Brasil, dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável, mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 39% de todo o esgoto gerado são tratados. Aproximadamente 70% da população que compõe o déficit de acesso ao abastecimento de água possuem renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador, ou seja, apresentam baixa capacidade de pagamento, o que coloca em pauta o tema do saneamento financeiramente acessível.
    Desde 2007, quando foi criado o Ministério das Cidades, identificam-se avanços importantes na busca de diminuir o déficit já crônico em saneamento e pode-se caminhar alguns passos em direção à garantia do acesso a esses serviços como direito social. Nesse sentido destacamos as Conferências das Cidades e a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.
    Houve também, até 2014, uma progressiva ampliação de recursos para o setor, sobretudo a partir do PAC 1 e PAC 2; a instituição de um marco regulatório (Lei 11.445/2007 e seu decreto de regulamentação) e de um Plano Nacional para o setor, o PLANSAB, construído com amplo debate popular, legitimado pelos Conselhos Nacionais das Cidades, de Saúde e de Meio Ambiente, e aprovado por decreto presidencial em novembro de 2013.
    Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania: a) articulação da política de saneamento com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde; e b) a transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios participativos institucionalizados.
    A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, por meio da obrigatoriedade de planos municipais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Esses planos são obrigatórios para que possam ser estabelecidos contratos de delegação da prestação de serviços e para que possam ser acessados recursos do governo federal (OGU, FGTS e FAT), com prazo final para sua elaboração terminando em 2017. A Lei reforça também a participação e o controle social, através de diferentes mecanismos como: audiências públicas, definição de conselho municipal responsável pelo acompanhamento e fiscalização da política de saneamento, sendo que a definição desse conselho também é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
    O marco legal introduz também a obrigatoriedade da regulação da prestação dos serviços de saneamento, visando à garantia do cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos, à prevenção e à repressão ao abuso do poder econômico, reconhecendo que os serviços de saneamento são prestados em caráter de monopólio, o que significa que os usuários estão submetidos às atividades de um único prestador.

FONTE: adaptado de http://www.assemae.org.br/artigos/item/1762-saneamento-basico-como-direito-de-cidadania
No texto, a fundamentação que desencadeia todo o debate proposto é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q4882 | Geografia, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

Sobre a divisão política atual do território brasileiro é correto afirmar que o Brasil é uma República Federativa formada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q52879 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um olhar mais aprofundado, porém, revela que a somatização é um reflexo de como corpo e mente estão interligados.
( ) Especialista em psicossomática, área que busca a compreensão dos processos mentais envolvidos no adoecimento físico, a autora relata casos clínicos de somatização que observou em sua experiência clínica.
( ) São comuns casos de pacientes que apresentam sintomas clínicos de doen­ças que não aparentam ter nenhuma causa orgânica.
( ) Essa relação é discutida pela neurologista Suzanne O’Sullivan em Isso é coisa da sua cabeça.
( ) E o que o senso comum chama equivocadamente de “doença psicológica”, subentendendo que a origem do sofrimento é inexistente.

(Fonte: htto://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/mente e corno interligados.html. Acesso em 19 de maio de 2016).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q18947 | Teologia, Capelão Militar Católico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Um Concílio ecumênico assim ensina:

“Não há senão uma única hipóstase (ou pessoa), que é Nosso Senhor Jesus Cristo, Um da Trindade. Na humanidade de Cristo, tudo deve ser atribuído à sua Pessoa divina como ao seu sujeito próprio”.

Como se chama este Concílio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q52781 | Matemática, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

O número de raízes reais da equação 2cos2x + 3cosx + 1=0 no intervalo ]0,2π[ é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.