Questões de Concursos Exército Brasileiro

Resolva questões de Exército Brasileiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

661Q702925 | Veterinária, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

A respeito dos conhecimentos sobre acidentes com animais peçonhentos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q710710 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Durante o período colonial brasileiro, as atividades econômicas que mais se destacaram foram a agromanufatura açucareira e a mineração. A respeito dessas atividades, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q710209 | Contabilidade Geral, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Custo da qualidade são custos em que se incorre para prevenir ou corrigir a fabricação de um produto de baixa qualidade. Esses custos estão voltados para a qualidade da adaptação e ocorrem em todas as áreas da cadeia de valor. (HORNGREN, FOSTER & DATAR. Contabilidade de Custos. 9. ed. Rio: Ed. LTC, 2000. (adaptada) Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As perdas com reprocessamento, sucatas, recall e indenização de garantia são custos de avaliação.

PORQUE

II. Os custos de avaliação são aqueles incorridos na detecção das unidades em desacordo com as especificações.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q701799 | Veterinária, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Considerando o conhecimento sobre plantas tóxicas, correlacione as colunas a seguir:
1 Crotalaria spp 
2 Manihot spp 
3 Thiloa glaucocarpa 
4 Ricinus communis 
5 Senna occidentalis

( ) Planta hepatotóxica 
( ) Planta que causa degeneração e morte muscular 
( ) Planta que afeta o trato digestório
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q682370 | Português, Interpretação de Textos, Cadete do Exército 1° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.
                         O fim do canudinho de plástico
                        Por Devorah Lev-Tov / Quinta-feira, 5 de Julho de 2018
      Em 2015, um vídeo perturbador de uma tartaruga marinha oliva sofrendo com um canudo plástico preso em sua narina viralizou, mudando a atitude de muitos espectadores quanto ao utensílio plástico tão conveniente para muitos.
      Mas, como pode o canudo plástico, um item insignificante utilizado brevemente antes de ser descartado, causar tanto estrago? Primeiramente, ele consegue chegar facilmente aos oceanos devido a sua leveza. Ao chegar lá, o canudo não se decompõe. Pelo contrário, ele se fragmenta lentamente em pedaços cada vez menores, conhecidos como microplásticos, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos.
      E, em segundo lugar, ele não pode ser reciclado. “Infelizmente, a maioria dos canudos plásticos são leves demais para os separadores manuais de reciclagem, indo parar em aterros sanitários, cursos d’água e, por fim, nos oceanos”, explica Dune Ives, diretor executivo da organização Lonely Whale. A ONG viabilizou uma campanha de marketing de sucesso chamada “Strawless in Seattle” (ou “Sem Canudos em Seattle”) em apoio à iniciativa “Strawless Ocean” (ou “Oceanos Sem Canudos”).
      Nos Estados Unidos, milhões de canudos de plástico são descartados todos os dias. No Reino Unido, estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente. Hotéis são alguns dos piores infratores: o Hilton Waikoloa Village, que se tornou o primeiro resort na ilha do Havaí a banir os canudos plásticos no início deste ano, utilizou mais de 800 mil canudos em 2017.
      Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos. “Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado e 50% do plástico que utilizamos é de uso único e descartado imediatamente”, diz Tessa Hempson, gerente de operações do Oceans Without Borders, uma nova fundação da empresa de safáris de luxo & Beyond. “Um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas, e uma lista crescente de espécies de peixes já foram documentados com plástico dentro ou em volta de seus corpos”.
      Mas, agora, o próprio canudo plástico começou a finalmente se tornar uma espécie ameaçada, com algumas cidades nos Estados Unidos (Seattle, em Washington; Miami Beach e Fort Myers Beach, na Flórida; e Malibu, Davis e San Luis Obispo, na Califórnia) banindo seu uso, além de outros países que limitam itens de plástico descartável, o que inclui os canudos. Belize, Taiwan e Inglaterra estão entre os mais recentes países a proporem a proibição.
      Mesmo ações individuais podem causar um impacto significativo no meio ambiente e influenciar a indústria: a proibição em uma única rede de hotéis remove milhões de canudos em um único ano. As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017, e a AccorHotels estima o uso de 4,2 milhões de canudos nos Estados Unidos e Canadá também no último ano.
      Embora utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles, como aqueles com deficiências ou dentes e gengivas sensíveis. Se quiser usar um canudo, os reutilizáveis de metal ou vidro são a alternativa ideal. A Final Straw, que diz ser o primeiro canudo retrátil reutilizável do mercado, está arrecadando fundos através do Kickstarter.
      “A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico. “A indústria hoteleira tem a obrigação de começar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos que gera”.
Adaptado de https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/07/ fim-canudinhoplastico-canudo-poluicao-oceano .
Acesso em 14 de março de 2019.
Marque a alternativa correta de acordo com o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q711394 | Informática, Oficial Infomática, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Uma das maneiras mais comuns de categorizar sistemas de capacidade de processamento paralelo é a taxonomia introduzida por Flynn em 1972, que propõe a categorização de sistemas computacionais levando-se em conta instruções computacionais e dados.


Assinale a alternativa que possua a categoria em que uma sequência de dados é transmitida para um conjunto de processadores, onde cada um executa uma sequência de instruções diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q707309 | Enfermagem, Oficial Enfermagem, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Leia os textos abaixo:

Texto 1:

Câncer de Mr. Catra está entre os mais comuns em homens (Publicada em 08 de abril de 2018) O funkeiro Mr. Catra, 49, divulgou no mês de dezembro do ano passado que está com câncer de estômago. Na época, ele revelou que o tumor foi descoberto no início de 2017 e que ele já estava em tratamento, com uma cirurgia marcada para o mês de janeiro.

Câncer de estômago

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de estômago é o quarto mais comum entre os homens no Brasil. Está atrás apenas do câncer de próstata, pulmão e intestino. A estimativa do Inca é que sejam confirmados 21.290 novos casos de câncer de estômago no Brasil durante todo o ano de 2018. Desses, 7.750 serão em mulheres, e 13.540, em homens. No caso das mulheres, esse tipo de tumor é o sexto mais comum. Está atrás do câncer de mama, intestino, colo do útero, pulmão e tireoide, nessa ordem. É um câncer mais comum em pessoas mais velhas. Em cerca de 65% dos casos, os pacientes têm mais de 50 anos, sendo ainda mais comum por volta dos 70.

Um dos grandes problemas é que o câncer de estômago costuma ser assintomático. De acordo com o oncologista Bruno Santucci, diretor técnico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, a dor só fica mais forte à medida que o tumor vai crescendo, o que dificulta muito o diagnóstico precoce.

“Dificulta porque coincide com a vida tumultuada dos dias de hoje. Todo mundo tem um pouquinho de dor de estômago e ninguém leva muito em consideração. Ninguém pensa que pode ser alguma coisa mais séria, acha que é porque comeu alguma coisa diferente ou porque está muito estressado”, explica o oncologista.

(Gabriela Lisbôa / R7

https://noticias.r7.com/saude/cancer-de-mr-catra-esta-entre-os-mais-comuns-em-homens-08042018


Texto 2:

Há quem ainda diga que a mulher é o sexo frágil, mas não é bem isso que indica a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE com apoio do Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, os homens são mais suscetíveis a problemas de audição do que as mulheres – em toda a população, a proporção é de 1,2% no sexo masculino e 1,0% no sexo feminino. Isso acontece porque os hormônios femininos protegem a audição, fazendo com que o declínio auditivo se inicie mais tardiamente nas mulheres do que nos homens.

Essa diferença entre os sexos só diminui quando as células auditivas começam a morrer naturalmente, por volta dos 50 anos. No entanto, isso não significa que elas podem descuidar da saúde auditiva.

A perda de audição também é influenciada pela genética. Há indivíduos que são geneticamente predispostos a serem mais sensíveis aos sons elevados. Seja o seu caso ou não, algumas atitudes fazem toda diferença quando o assunto é a saúde dos ouvidos. Usar protetores auriculares em ambientes barulhentos é essencial.

Os protetores auriculares podem garantir um bom conforto acústico para quem precisa estar próximo a maquinários ou em lugares barulhentos, como estações de trem e metrô. "Muitas pessoas recorrem à música em seus smartphones em volumes cada vez mais altos quando estão nesses lugares para evitar o ruído, mas, para os ouvidos, a música alta também é prejudicial”.

(Repórter PB

http://www.reporterpb.com.br/noticia/saude/2018/04/10/homens-s%C3%A3o-mais-suscet%C3%ADveis-%C3%A0-problemas-de-audi%C3%A7%C3%A3o-do-que-mulheres-veja/75190.html

O assunto principal tratado nos textos é



  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q704507 | Matemática, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Seja p= ?003b um número de 5 algarismos. Sabendo que p é um número divisível por 3, é correto afirmar que a soma &alpha + 3 + b é divisível por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q709036 | Direito Ambiental, Oficial Direito, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Em relação aos princípios de Direito Ambiental, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q712001 | Enfermagem, Oficial Enfermagem, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Leia com atenção o caso clínico a seguir:

Ana, 35 anos, acorda no sábado com uma sensação de incômodo em uma das mamas e percebe uma secreção no mamilo. No autoexame, há um volume diferente e até então inexistente em sua mama. Temerosa, por já ter tido um caso de câncer de mama na família, Ana logo procura atendimento médico e recorre ao pronto-socorro municipal, já que a unidade de Saúde da Família de seu bairro não abre nos finais de semana. No pronto socorro, Ana espera por algumas horas e é atendida pelo plantonista, que a examina e questiona quanto à sua ida ao ginecologista e a seu último exame de mamografia. Nada observa ao exame e lhe receita um analgésico, referindo que não se tratava de caso de urgência e que ela fosse ao médico do posto. Ana sai desolada do pronto-socorro, pois não queria adiar a solução para o seu caso. Na manhã de segunda-feira, ela acorda cedo e vai para o Centro de Saúde, onde encontra uma pequena fila. A enfermeira recebe Ana, e ela lhe explica o ocorrido. Ana logo consegue ser atendida, e o médico da Saúde da Família a examina, identifica uma pequena infecção, encaminha ao ginecologista e continua com a receita do analgésico. Ana sai da unidade triste e pensativa: “Um pequeno volume na mama... Será um caroço? Será que estou com um câncer, assim como minha avó?” Ana angustia-se: “E esse pedido do médico? Onde tem ginecologista aqui no município?” A enfermeira que a atendeu a vê saindo, mas, como está envolvida com outros atendimentos, não consegue saber se Ana precisa de mais alguma coisa. Ana vai em busca do ginecologista do hospital municipal. Na recepção, busca informações sobre a marcação de consultas:

– Boa tarde. Preciso de uma informação. Estou com a solicitação do meu médico para um atendimento com o ginecologista.

Onde posso agendar a consulta?

A atendente responde secamente:

– O horário para agendamento de consultas é até as 14h, mas já adianto que há uma fila de espera de mais de dois meses para o ginecologista.

Ana insiste:

– Mas estou com muita dor e preciso fazer essa consulta com urgência.

A atendente não se sensibiliza:

– Todas dizem a mesma coisa. Se for de fato uma urgência, vá ao pronto-socorro. Agora, se quiser marcar uma consulta, volte amanhã até as 14h.

A atendente encerra a conversa. Ela fica irritada com toda a situação, mas também se sente impotente. Volta para casa e de novo se vê envolvida com seus afazeres sem solução para o seu problema.

(Adaptado de Machado, Lima e Baptista, 2009)


Tendo em vista que a Política Nacional de Humanização/Humaniza SUS objetiva a qualificação das práticas de atenção e de gestão em saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q702063 | Veterinária, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

A ureterolitíase é uma alteração do trato urinário comum em cães, apresentando sinais clínicos variáveis, dependendo da localização e tamanho do cálculo formado. A respeito dos seus aspectos clínicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q704164 | Administração Geral, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

De acordo com Araújo, a administração surgiu na Europa como um corpo independente de conhecimentos, mesmo que se possa dizer que sempre existiram administradores em toda a história do mundo, em especial no Brasil. Entretanto, o primeiro evento importante na história da administração contemporânea, o movimento da administração científica, se deu no século
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q710096 | Enfermagem, Oficial Enfermagem, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

O plano de contingência nacional para a febre de chikungunya expõe estratégias a serem implementadas em quatro níveis, de forma que em cada nível estejam englobados casos específicos para a ocorrência da doença. Correlacione corretamente os níveis estratégicos com a forma de ocorrência da doença.

1 Nível 0

2 Nível 1

3 Nível 2

4 Nível 3

( ) epidemia simultânea de dengue e febre de chikungunya

( ) casos autóctones esporádicos

( ) casos importados

( ) epidemia de febre de chikungunya

Assinale a alternativa que indique a sequência correta, de cima para baixo, dessa correlação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q704224 | Administração Geral, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Os sistemas integrados de informação apontam que a gestão deve procurar desenvolver certa intimidade com o processo de tomada de decisão nos estamentos superiores da organização. Nas alternativas a seguir, estão listados corretamente objetivos de instalação de sistemas de informação, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q702559 | Administração Geral, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Em relação às ferramentas para a boa gestão da qualidade total, analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Pareto consiste num conjunto de pontos ordenados, no tempo, que são interpretados em função de linhas horizontais.

II. O Diagrama de Ishikawa possibilita estruturar hierarquicamente as causas de um problema ou oportunidades de melhora.

III. O Diagrama de Dispersão consiste numa ferramenta estatística para auxiliar na tomada de decisão, com a classificação dos problemas em poucos vitais e muito triviais.

Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q707291 | Finanças Públicas, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. (BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 e suas atualizações. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2000, § 1º do artigo 1º. (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

PORQUE

II. Operação de crédito refere-se à emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q704045 | História, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q691769 | Inglês, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Teaching English in the Brazilian countryside

      “In Brazil, countryside youth want to learn about new places, new cultures and people. However, they think their everyday lives are an obstacle to that, because they imagine that country life has nothing to do with other parts of the world”, says Rafael Fonseca. Rafael teaches English in a language school in a cooperative coffee cultivation in Paraguaçu. His learners are the children of rural workers.
      Rafael tells us that the objective of the project being developed in the cooperative is to give the young people more opportunities of growth in the countryside, and that includes the ability to communicate with international buyers. “In the future, our project may help overcome the lack of succession in countryside activities because, nowadays, rural workers’ children become lawyers, engineers, teachers, and sometimes even doctors, but those children very rarely want to have a profession related to rural work”, says Rafael.
      “That happens”, he adds, “because their parents understand that life in the countryside can be hard work and they do not want to see their children running the same type of life that they have. Their children also believe that life in the country does not allow them to have contact with other parts of the world, meet other people and improve cultural bounds. The program intends to show them that by means of a second language they can travel, communicate with new people and learn about new cultures as a means of promoting and selling what they produce in the country, and that includes receiving visitors in their workplace from abroad.”
      Rafael’s strategy is to contextualize the English language and keep learners up-to-date with what happens in the global market. “Integrating relevant topics about countryside living can be transformative in the classroom. The local regional and cultural aspects are a great source of inspiration and learning not only for the young, but for us all.”

Adapted from http://www.cambridge.org/elt/blog/2019/01/21/teaching-english-in-the-brazilian-classroom/


Choose the alternative with the correct reference for the underlined words from the text.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q708470 | Enfermagem, Oficial Enfermagem, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

O filme Quebrando Tabu chegou às telas com um objetivo bastante polêmico: falar sobre a descriminalização da maconha e mostrar como a guerra contra as drogas já foi perdida. Nele vemos como a forma repressora de lidar com as drogas não obteve sucesso e o que deve ser feito para mudar a situação. Tendo como idealizador o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o filme mostra quem são as pessoas que usam, quais foram os erros do modelo repressor e, com base em fatos históricos, explica que as drogas já fazem parte da humanidade. O filme parte para o lado documental e expõe uma opinião clara sobre uma questão tão polêmica, utilizando bons argumentos e criticando o preconceito e a falta de informação.

(Fonte: https://www.infoescola.com/cinema/quebrando-tabu/)

Tendo em vista a problemática do álcool e outras drogas em nossa sociedade, destacada no documentário acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q709332 | Geografia, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

A respeito da industrialização brasileira, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.