Questões de Concursos Exército Brasileiro

Resolva questões de Exército Brasileiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

701Q704475 | Administração Geral, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Balcão e Cordeiro mostram que a liderança não é uma qualidade pessoal, mas uma função orgânica em que ela depende da forma como a administração distribui a responsabilidade pelas decisões. Nesses termos, a liderança se define
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q702711 | Geografia, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

A respeito dos recursos energéticos e a produção de energia no Brasil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q711467 | Direito Administrativo, Oficial Administração, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Antônio José, ciente de ter praticado atos ilícitos e corrupção, requer sua aposentadoria por tempo de serviço. Posteriormente, é instaurado um processo disciplinar que conclui pela prática de improbidade administrativa e corrupção. Qual a pena aplicada a esse servidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q700051 | Veterinária, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

O Catálogo de Especificações dos Artigos de Subsistência (Ceas) tem como objetivo estabelecer, de forma objetiva e pormenorizada, as características e especificações técnicas (Padrões de Identidade e Qualidade) para os gêneros alimentícios, víveres e forragens (artigos de Classe I), adquiridos pela logística de subsistência. Com base no Capítulo I, referente a produtos de origem animal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q709262 | Geografia, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

A respeito dos recursos energéticos e a produção de energia no Brasil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q698531 | História, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Durante o Período Regencial, ocorreram reformas que ficaram conhecidas como uma "experiência republicana", mas que acabaram por desatar forças até então contidas pelo unitarismo imperial. Por quase todo o período eclodiram revoltas populares que procuraram alterar a ordem política e social estabelecida.

A respeito dessas revoltas, iniciadas, exclusivamente, no Período Regencial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q699311 | História, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Duas linhas de interpretação surgiram já nos primeiros anos: a dos vencedores e a dos vencidos, a dos republicanos e a dos monarquistas, aos quais vieram juntar-se com o tempo alguns republicanos que, desiludidos com a experiência, aumentaram o rol dos descontentes, exaltando as glórias do Império e ressaltando os vícios do regime republicano. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. – 6.ed. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 387).


O texto acima refere-se ao contexto da Proclamação da República no Brasil e, nele, a autora faz menção aos diversos argumentos republicanos de então. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q705270 | Legislação Federal, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

São benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q707687 | Administração Geral, Oficial Administração, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Araújo (2012) propõe um modelo de estrutura organizacional fixado em potencialidades práticas assinaláveis. Baseado em Ostroff (1999), o modelo mostra a estrutura e a gestão horizontal e em rede, que combina elementos estruturais e de processos numa dinâmica que implica a adoção imediata e integrada de tecnologias de informação e de equipes executivas e permanentes em ações horizontalizadas. NÃO integra o esboço do modelo de Ostroff
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q712046 | Direito Processual Penal, Oficial Direito, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Priscila, servidora pública estadual, alcançou um cargo público que, de acordo exclusivamente com a Constituição Estadual, possui foro por prerrogativa de função, nos seguintes termos: “compete ao Tribunal julgar em ação originária, nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade (...)”.
Após alguns anos no cargo, Priscila é presa em flagrante e denunciada pela prática do delito de aborto. Nessa hipótese, será competente para o julgamento de Priscila o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q710576 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Duas linhas de interpretação surgiram já nos primeiros anos: a dos vencedores e a dos vencidos, a dos republicanos e a dos monarquistas, aos quais vieram juntar-se com o tempo alguns republicanos que, desiludidos com a experiência, aumentaram o rol dos descontentes, exaltando as glórias do Império e ressaltando os vícios do regime republicano. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. – 6.ed. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 387).


O texto acima refere-se ao contexto da Proclamação da República no Brasil e, nele, a autora faz menção aos diversos argumentos republicanos de então. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q703924 | História, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

A respeito da ocupação territorial da Capitania de São Vicente e do contato dos portugueses com os nativos, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao chegarem a São Vicente, os primeiros portugueses, reconhecendo de imediato a importância fundamental da guerra nas relações intertribais, procuraram tirar proveito delas para efetivarem a ocupação da terra.
II. Considerando o estado de unidade política que imperava no Brasil indígena, as perspectivas de conquista, dominação e exploração passariam por alianças forjadas por rivalidades que não havia entre os nativos, o que levaria ao rompimento de sua unidade e, consequentemente, à sua total aniquilação.
III. Aos olhos dos invasores, a presença de um número considerável de prisioneiros de guerra prometia um possível mecanismo de suprimento de mão de obra cativa para os eventuais empreendimentos coloniais.
IV. Os índios percebiam vantagens imediatas na formação de alianças com os europeus, particularmente nas ações bélicas conduzidas contra os inimigos mortais.
Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q709607 | Comunicação Social, Oficial Administração, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Texto 1

A primeira aproximação entre a etnografia, nos moldes da descrição densa proposta por Geertz, e o jornalismo dialógico, conforme perspectiva de Medina, é a necessidade da imersão na realidade, nos espaços onde as situações sociais se desenrolam. O repórter e o antropólogo precisam observar, sentir o cheiro, tocar e, de certa forma, se colocar em relação, em contato com os contextos e personagens sobre os quais tratam. Seja o pesquisador que passará semanas ou meses acompanhando uma comunidade alternativa (ou mesmo uma dinâmica urbana), seja o repórter que tem apenas parcos dias para investigar uma questão, o trabalho dos dois depende, antes de tudo, de um único procedimento, a observação empírica.

ROVIDA, Mara Ferreira. Etnografia e reportagem jornalística: aproximação

possível para uma metodologia de pesquisa empírica.

Líbero, São Paulo, v. 18, n. 35, p.77-88, jun.2015. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/08/MaraRovida.pdf>. Acesso em 24 jul. 2019.



Texto 2

Pesquisar, checar dados, rechecar com outras fontes, cruzar informações, descobrir mentiras antes que elas sejam publicadas, enterrar-se em calhamaços de documentos, pedir ajuda a quem entende para estudar papéis técnicos e balanços, andar muito, ouvir muito, perguntar muito e ter a sorte de contar com uma boa equipe, com um editor competente e um programador visual ainda mais… eis o caminho da boa reportagem.

CAMPOS, Pedro Celso. A reportagem. In: Observatório da Imprensa. Abril, 2002. Disponível em

<http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/a-reportagem/> Acesso em 24 jul. 2019.

Com base nesse cenário, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q707504 | Enfermagem, Oficial Enfermagem, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

De acordo com o protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika, casos considerados suspeitos de microcefalia durante a gestação estão listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q707911 | Redes de Computadores, Oficial Infomática, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Considere uma transmissão entre o hospedeiro A e B cujo enlace possui uma MTU de 1500 bytes, incluindo os 20 bytes de cabeçalho. O comprimento do datagrama indicado no cabeçalho é de 4 mil bytes, e o seu número de identificação é de 300. Empregando o processo de fragmentação realizado no roteador, assinale a alternativa que especifique corretamente o número de fragmentos e o valor indicado pelo campo de deslocamento em cada fragmento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q700148 | Não definido, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

A respeito da metropolização das cidades brasileiras, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q689509 | Matemática, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

Dividindo-se o polinômio P(x)=2 x4 - 5 x3 + k x-1 por (x-3) e (x+2), os restos são iguais. Neste caso, o valor de k é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q712088 | Administração Geral, Oficial Administração, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

No intuito de verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de organizações, pesquisadores se debruçaram sobre aspectos que afetam o modo de como as empresas funcionavam em diferentes condições. Em uma das abordagens, eles perceberam a influência do ambiente externo e as transformações que ele provoca no ambiente interno da organização. Uma das possíveis abordagens estabelece que não há uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva em todas as organizações.

Trata-se da abordagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q712097 | Gestão de Pessoas, Oficial Administração, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Segundo Chiavenato, existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo e fora dele. No contexto interno, os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo que ocupam são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.