Questões de Concursos FAB

Resolva questões de FAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q18402 | Matemática, Controlador de Tráfego Aéreo, EEAR, FAB

Uma esfera inscrita em um cubo de diagonal 2 √3 m tem o volume igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q52676 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Assinale a alternativa em que a oração em destaque é subordinada substantiva objetiva indireta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q18464 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

A metade do número de anagramas da palavra PRISMA que começam por S é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q18437 | Matemática, Cadete da Aeronáutica, EPCAR, FAB

O número de alunos do CPCAR que se inscreveu para um desafio de matemática na EPCAR, realizado anualmente, foi, nos anos de 2009, 2010 e 2012, respectivamente igual a 5, 6 e 20.

Os professores da EPCAR perceberam que o número de alunos que se inscreveu para esse desafio cresceu, de maneira que a diferença entre o número de alunos dos anos (x + 2) e x é diretamente proporcional ao número de alunos do ano (x + 1). Se y é 0 número de alunos do CPCAR que se inscreveu nesse desafio em 2011, então a soma dos divisores naturais de y é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q18487 | Português, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

Texto associado.
Restos do carnaval

Não, não deste último carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete. Uma ou outra beata com um véu cobrindo a cabeça ia à igreja, atravessando a rua tão extremamente vazia que se segue ao carnaval. Até que viesse o outro ano. E quando a festa ia se aproximando, como explicar a agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate.Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas. Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Carnaval era meu, meu.
     No entanto, na realidade, eu dele pouco participava. Nunca tinha ido a um baile infantil, nunca me haviam fantasiado. Em compensação deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se divertirem. Duas coisas preciosas eu ganhava então e economizava-as com avareza para durarem os três dias: um lança-perfume e um saco de confete. Ah, está se tornando difícil escrever. Porque sinto como ficarei de coração escuro ao constatar que, mesmo me agregando tão pouco à alegria, eu era de tal modo sedenta que um quase nada já me tornava uma menina feliz.
      E as máscaras? Eu tinha medo mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara. À porta do meu pé de escada, se um mascarado falava comigo, eu de súbito entrava no contato indispensável com o meu mundo interior, que não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério. Até meu susto com os mascarados, pois, era essencial para mim.
        Não me fantasiavam: no meio das preocupações com minha mãe doente, ninguém em casa tinha cabeça para carnaval de criança. Mas eu pedia a uma das minhas irmãs para enrolar aqueles meus cabelos lisos que me causavam tanto desgosto e tinha então a vaidade de possuir cabelos frisados pelo menos durante três dias por ano. Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça – eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável – e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice.
      Mas houve um carnaval diferente dos outros. Tão milagroso que eu não conseguia acreditar que tanto me fosse dado, eu, que já aprendera a pedir pouco. É que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da fantasia era no figurino Rosa. Para isso comprara folhas e folhas de papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as pétalas de uma flor. Boquiaberta, eu assistia pouco a pouco à fantasia tomando forma e se criando. Embora de pétalas o papel crepom nem de longe lembrasse, eu pensava seriamente que era uma das fantasias mais belas que jamais vira.
    Foi quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel crepom, e muito. E a mãe de minha amiga – talvez atendendo a meu mudo apelo, ao meu mudo desespero de inveja, ou talvez por pura bondade, já que sobrara papel – resolveu fazer para mim também uma fantasia de rosa com o que restara de material. Naquele carnaval, pois, pela primeira vez na vida eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma.
      Até os preparativos já me deixavam tonta de felicidade. Nunca me sentira tão ocupada: minuciosamente, minha amiga e eu calculávamos tudo, embaixo da fantasia usaríamos combinação, pois se chovesse e a fantasia se derretesse pelo menos estaríamos de algum modo vestidas – à ideia de uma chuva que de repente nos deixasse, nos nossos pudores femininos de oito anos, de combinação na rua, morríamos previamente de vergonha – mas ah! Deus nos ajudaria! Não choveria! Quanto ao fato de minha fantasia só existir por causa das sobras de outra, engoli com alguma dor meu orgulho que sempre fora feroz, e aceitei humilde o que o destino me dava de esmola.
     Mas por que exatamente aquele carnaval, o único de fantasia, teve que ser tão melancólico? De manhã cedo no domingo eu já estava de cabelos enrolados para que até de tarde o frisado pegasse bem. Mas os minutos não passavam, de tanta ansiedade. Enfim, enfim! Chegaram três horas da tarde: com cuidado para não rasgar o papel, eu me vesti de rosa.
       Muitas coisas que me aconteceram tão piores que estas, eu já perdoei. No entanto essa não posso sequer entender agora: o jogo de dados de um destino é irracional? É impiedoso. Quando eu estava vestida de papel crepom todo armado, ainda com os cabelos enrolados e ainda sem batom e ruge – minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na farmácia. Fui correndo vestida de rosa – mas o rosto ainda nu não tinha a máscara de moça que cobriria minha tão exposta vida infantil – fui correndo, correndo, perplexa, atônita, entre serpentinas, confetes e gritos de carnaval. A alegria dos outros me espantava.
      Quando horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim. E, como nas histórias que eu havia lido sobre fadas que encantavam e desencantavam pessoas, eu fora desencantada; não era mais uma rosa, era de novo uma simples menina. Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de lábios encarnados. Na minha fome de sentir êxtase, às vezes começava a ficar alegre mas com remorso lembrava-me do estado grave de minha mãe e de novo eu morria.
    Só horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e sensualidade, cobriu meus cabelos já lisos de confete: por um instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa.

(Lispector, Clarice. Felicidade clandestina: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998)
“Embora de pétalas o papel crepom nem de longe lembrasse, eu pensava seriamente que era uma das fantasias mais belas que jamais vira.” (5º§)

A hipótese mais provável da narradora ter achado a fantasia a mais bela, apesar de não corresponder à real imagem, se explica pelo(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q52695 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

O lema da tropa

O destemido tenente, no seu primeiro dia como comandante de uma fração de tropa, vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra, gritou, com firmeza, para inspirar seus homens a enfrentarem o grupamento inimigo que se aproximava:
— Ou mato ou morro!
Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro. 


Considere o seguinte trecho do texto:

“[...] vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra [...]”

O fragmento acima, no contexto em que se apresenta, indica 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q18579 | Economia, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

A partir da equação P = 200 - 0,5Y em que P é o preço e Y é a quantidade procurada do bem em dado periodo de tempo,assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q52690 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Salve, lindo pendão¹ da esperança,
Salve, símbolo augusto² da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da pátria nos traz.
(trecho do Hino à Bandeira – letra de Olavo Bilac- música de Francisco Braga)

Glossário:
¹ Pendão – bandeira, flâmula
² Augusto – nobre


O trecho “Tua nobre presença”, no contexto em que se insere, do ponto de vista sintático, se classifica como  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q18496 | Informática, Engenharia de Software, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos de produção de software.
( ) Os produtos de software consistem em programas desenvolvidos e documentação associada.
( ) Sociedades profissionais não podem publicar códigos de condutas que definem os padrões de comportamento esperados de seus membros.
( ) O processo de software inclui apenas algumas atividades envolvidas no desenvolvimento de software.
( ) Métodos são meios organizados de produção de software.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q52671 | Física, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Considerando as velocidades de propagação da luz em dois meios homogêneos e distintos, respectivamente iguais a 200.000 km/s e 120.000 km/s, determine o índice de refração relativo do primeiro meio em relação ao segundo. Considere a velocidade da luz no vácuo, igual a 300.000 km/s.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q18577 | Economia, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Suponha que um mercado opere em concorrência perfeita. Em adição, considere a incidência de um imposto especifico sobre as unidades vendidas deste mercado. Neste caso, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q18439 | Matemática, Cadete da Aeronáutica, EPCAR, FAB

Considere um quadrado ABCD de lado m. Seja P o ponto do lado AB tal que DP = CB + BP . A área do trapézio DCBP é x% da área do quadrado ABCD.

O número x está compreendido entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q18435 | Matemática, Cadete da Aeronáutica, EPCAR, FAB

Uma confecção de roupas foi contratada para confeccionar os agasalhos de todos os alunos do 1o ano CPCAR para 0 ano de 2014. O prazo que a confecção teve para a execução do trabalho foi de 4 dias. Para isso, 0 gerente da confecção utilizou 6 máquinas tipo a , cada uma trabalhando 6 horas por dia e todas com a mesma produtividade. Ao final do terceiro dia, 0 gerente da fábrica verificou que comente 0,3 de 9/4 dos agasalhos estavam prontos. 4 Sendo assim, substituiu, no início do quarto dia, as máquinas do tipo a por 3 outras do tipo β, cada uma trabalhando 8 horas por dia, e cada uma delas com 0 triplo da produtividade de uma máquina tipo a . Se as 3 máquinas tipo α tivessem sido utilizadas desde o início, 0 serviço teria sido realizado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q18436 | Matemática, Cadete da Aeronáutica, EPCAR, FAB

Três pessoas, X, Y e Z tinham a mesma quantia em reais. X, de início, gastou 99 reais. Y deu uma parte de sua quantia para Z, e o dobro dessa parte, para X. Com essas novas quantias em reais, as três pessoas saíram para as compras e X gastou o quadrado da diferença entre 4 reais e o que Y havia dado para Z. Y e Z gastaram, cada uma, a diferença entre o quadrado do que Y havia dado a Z e 4 reais. Após esses gastos, a soma das quantias de X e Z era igual ao dobro da de Y.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q18612 | Informática, Engenharia de Software, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Ordene as atividades abaixo segundo o ciclo de vida clássico de engenharia de software, também chamado modelo em cascata.

1. Manutenção
2. Teste
3. Projeto
4. Análise
5. Codificação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q18615 | Informática, Engenharia de Software, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que produz um produto de software. Existem quatro atividades fundamentais de processo que são comuns a todos os processos de software. São elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q18551 | Direito Penal Militar, Oficial de Apoio, CIAAR, FAB

Sobre a aplicação da pena no Código Penal Militar, marque a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q18471 | Física, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Uma onda sonora com frequência de 1,6 kHz, ao propagar- se no ar, com uma velocidade de propagação de 320 m/s, apresenta um comprimento de onda de ____ metros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q18600 | Português, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre o elemento se destacado. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em “A classificação de Vanuatu [...] se explica...”, é pronome apassivador.
( ) Em “Não se trata de uma pergunta fácil.”, é parte integrante do verbo.
( ) Em "Mas o sujeito que se encaixasse no perfil...”, é pronome apassivador.
( ) Em “Como os vanuatuenses se satisfazem...”, é conjunção integrante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q18397 | Matemática, Controlador de Tráfego Aéreo, EEAR, FAB

O conjunto solução da inequação 22x +1 < (5/4) . 2x+2 - 2 é

 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.