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Questões de Concursos FACET Concursos

Resolva questões de FACET Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q843992 | Biologia, Moléculas, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020

De acordo com o tipo e a quantidade de fibras na matriz extracelular, as cartilagens podem ser classificadas em três tipos. Relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita, em seguida, marque a opção correta:
( I ) cartilagem hialina
( II ) cartilagem elástica
( III ) cartilagem fibrosa
( ) Apresenta maior rigidez e capacidade de absorver choques mecânicos.
( ) Está presente nas cartilagens das orelhas externas e da laringe
( ) É o tipo mais comum no corpo e está presente nos anéis da traqueia e dos brônquios.
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122Q854354 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Capim PB Professor A, FACET Concursos, 2020

Declaração de amor em outdoor
(Carlos Drummond de Andrade)


       Gostei, sim, da ideia daquele publicitário de São Paulo, que concebeu e instalou na rua um outdoor de 24 metros quadrados, contendo uma declaração de amor à sua mulher. Todo mundo, ao passar por lá, ficou sabendo que Bob continua amando Cly, depois de dez anos de casados, e que não abre.
        Julgou-se a princípio que a declaração constituía peça de campanha publicitária, para lançamento de algum produto novo. Nada disso. Era anúncio, realmente, mas de produto antiquíssimo, que não se submete às leis do mercado, não é objeto de incentivos fiscais, não depende de instruções do BNDE, não tem títulos apregoados na Bolsa de Valores e, quer chova, troveja ou faça dia claro, está sempre à disposição de quem quer curti-lo: o amor.
    O namorado Bob quis fazer uma surpresa à sua mulher, no aniversário de casamento, e acabou surpreendendo toda a população que viu o outdoor ou dele tomou conhecimento pela televisão e pelos jornais. Como? Bob não está colocando nenhum barbeador novo, nenhum cigarro sem nicotina mas com sabor de céu, nenhum objeto absolutamente indispensável ao viver moderno da humanidade? Bob não é candidato a deputado? Não pretende vender alguma coisa a seus semelhantes, que se habituaram à conexão cartaz-comércio, e gasta aquele despropósito de espaço para fazer agradinho à sua excelentíssima?
    Então é porque o amor continua existindo de fato, e é gostoso não apenas senti-lo mas também proclamá-lo. Somos forçados a reconhecer que o amor entre duas pessoas continua existindo e até prosperando, pois alguém sentiu necessidade de exprimi-lo, de público, usando o veículo que atinja mais diretamente a direção dos passantes: o painel. Bob poderia ter gravado em cassete a sua expansão lírica e fazê-la ouvir de manhã, quando Cly acordasse; podia gravar uma plaquinha de ouro a título de broche, com a declaração inscrita, e colocá-la junto à xícara de Cly, na hora do café; podia exprimir o número único de um jornal que estampasse apenas juras e pipilos de amor, depositando-o à cabeceira de Cly ou encaminhando-o pelo correio; podia...
    Bob podia fazer mil coisas particulares, deliciosamente íntimas, para conhecimento e uso exclusivo de Cly. Se preferiu tornar público o seu sentimento, foi, em primeiro lugar, devido à sua formação profissional. Se fosse aviador, soltaria no ar uma fumaça com a frase declaratória; homem do mar, pintaria no costado da embarcação os dizeres amorosos; e assim por diante. Sendo publicitário, adotou o processo adequado à transmissão da mensagem: o outdoor.
    Em segundo lugar (ou em primeiro, passando o motivo acima para segundo?), porque sentiu que seu amor a Cly, sendo um caso típico e tradicional de um sentimento que vem desde o começo do mundo e que por isso mesmo corre perigo de parecer banal ou ultrapassado, quando não é mesmo negado por indivíduos que se dispõem a reformar a estrutura da vida, reduzindo-a a um feixe de obrigações e ambições, geradores de conflitos e guerras, em que o dinheiro e o poder assumem a liderança do mundo (puxa, mas este período está mais comprido do que a Belém-Brasília), sentindo isso, Bob achou de bom preceito opor a tantos sinais de desumanização o seu sinal de 24 metros quadrados de ternura. Ternura de homem por mulher, garantia de continuação da espécie, que aqui e ali busca autodestruir-se. Não é lindo?
    Amorosos de gosto mais refinado talvez achassem preferível que os dizeres do outdoor fossem outros. A gíria é efêmera e o amor que dura há dez anos já viu passar muitas e muitas expressões populares. Se, em vez de “Estou contigo e não abro”, o marido feliz copiasse um verso de amor de um dos grandes poetas da língua, ou o inventasse (pois amor põe engenho e arte em quem o sente), o outdoor se tornaria obra digna de tombamento pelo IPHAN, resistindo ao tempo como um dos monumentos do coração, que merecem ser preservados. Bob não pensou nisso, quis a mensagem direta aos transeuntes de hoje, na linguagem do dia. Ainda assim, fez uma bonita coisa. Prova de que o amor continua, em meio a toda sorte de absurdos, violências e marotices políticas e outras, e que nenhum índice de inflação, nenhum terremoto, nenhuma sinistra maquinação é capaz de cassá-lo em face da Terra.

Andrade, Carlos Drummond de. As palavras que ninguém diz / Carlos Drummond de Andrade; seleção Luzia de Maria. - 12ª Ed. - Rio de Janeiro: Record, 2008. 126 p. - (Mineiramente Drummond; Crônica)
As declarações abaixo aludem aos aspectos linguísticos e sociolinguísticos da alfabetização, sendo que apenas uma delas está CORRETA. Marque-a:
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123Q847472 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

Analyze the excerpts below regarding verb tenses respectively in the order they appear:
i. “[…] that’s how we’re going to meet those targets.” (line 12) ii. The Aichi biodiversity goals for 2020 included removing all incentives or subsidies harmful to nature (line 19, 20) iii. […] which will now be opened to signatories worldwide […] (line 24) iv. […] but the UK is not yet meeting the targets […] (lines 34, 35)
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125Q842265 | Odontologia, Cariologia, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Consultório Dentário, FACET Concursos, 2020

Um paciente que venha à USF, e após exame clínico seja diagnosticado o acúmulo de tártaro nos elementos 26, 27, 32, 31, 41 e 42, o paciente necessitará de raspagem em quais sextantes? Marque a opção correta:
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126Q843716 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

Os distúrbios metabólicos no paciente adulto têm causas distintas, mas que podem provocar situações de atendimentos de urgência significantes. O Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo são duas faces da mesma moeda, representam alterações antagônicas oriundas da mesma glândula (Tireoide). Sendo assim, analise as assertivas abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Faso:
( ) Os possíveis sinais e sintomas apresentados por um paciente que desenvolve hipotireoidismo são letargia, fadiga extrema, raciocínio lento, lentidão das funções corporais, queda de cabelo, pele seca, unha quebradiça. ( ) Os exames de escolha para o diagnóstico das doenças da glândula tireoide são dosagem sérica do TSH, T3 e T4 (laboratorial), ultrassonografia. ( ) A Doença de Graves é uma doença autoimune contra o receptor do hormônio TSH. ( ) O hipetireoidismo é definido como o aumento na produção dos hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo é a diminuição desta produção. ( ) Os hormônios Triíodotironina (T3) e Tiroxina (T4) atuam para a produção e para a formação dos hormônios da tireoide.
De acordo com as assertivas acima, assinale a alternativa com a sequência correta:
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127Q840219 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Consultório Dentário, FACET Concursos, 2020

Sabemos que os instrumentais de uso odontológico podem ser classificados, a partir de seu potencial de transmissão de infecção, em crítico , semicrítico, e não-crítico. Dentre as opções abaixo, qual melhor representa, respectivamente a sequência de instrumentais não-crítico, semi-crítico, e crítico? Marque a opção correta:
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128Q856871 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Capim PB Professor A, FACET Concursos, 2020

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática destacam a Etnomatemática como uma proposta alternativa para a ação pedagógica. Sobre a Etnomatemática, assinale a alternativa correta:
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129Q853375 | Português, Sintaxe, Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda a questão pertinente:

Louco amor
(Ferreira Gullar)

    Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las. “No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.
    Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida.
    Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revê-la. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.
    Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.
    Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.
    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, entranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada.
    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixando-se em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.
    Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.
    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”
    Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.
Releia e responda: “Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou.” Qual é a relação que o conectivo grifado estabelece com a construção antecedente?
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130Q854937 | Português, Ortografia, Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda a questão pertinente:

Louco amor
(Ferreira Gullar)

    Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las. “No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.
    Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida.
    Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revê-la. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.
    Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.
    Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.
    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, entranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada.
    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixando-se em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.
    Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.
    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”
    Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.
Releia e responda: “Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.” Dê a classificação respectiva das palavras grifadas, quanto à acentuação gráfica:
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131Q844469 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Capim PB Técnico de Enfermagem, FACET Concursos, 2020

No longo caminho da constituição do SUS como a principal política pública de saúde brasileira, é possível destacar as contribuições dadas por eventos históricos na construção de nosso Sistema Único de Saúde Portanto, em 1923 foi aprovada a Lei Eloy Chaves que criava:
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132Q848942 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado da Paraíba, Prefeitura de Capim PB Professor A, FACET Concursos, 2020

Sobre o município de Capim-PB, assinale a alternativa correta:
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133Q843175 | Serviço Social, Pensamento Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

A chamada “pós-modernidade” surge num contexto de intensas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais a partir dos anos 1960. Sobre as características gerais do ideário pós-moderno, assinale a alternativa INCORRETA:
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134Q853444 | Direito Administrativo, Intervenção do estado na propriedade, Prefeitura de Capim PB Analista Administrativo, FACET Concursos, 2020

Acerca da desapropriação, podemos afirmar que:
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135Q846889 | Farmácia, Coleta De Material Biológico e Biossegurança Farmacêutica, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Farmácia, FACET Concursos, 2020

O conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos é chamado de:
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136Q858483 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, Prefeitura de Capim PB Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Dentre os componentes de um computador, um deles é responsável por executar operações lógicas e cálculos aritméticos. Assinale a alternativa que contém o componente descrito:
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137Q845071 | Fisioterapia, Plano de tratamento, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

Julgue as assertivas a seguir:

I - Refluxo gastroesofágico.

II - Fístula traqueoesofágica.

III - Hipertensão intracraniana.

IV - Desconforto respiratório.

São consideradas contraindicações à posição de Trendelemburg:

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138Q841763 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

Paciente é encontrado em solo, com suspeita de trauma e indicação de imobilização de coluna vertebromedular que necessita ser posicionado em prancha longa ou outro dispositivo de transporte e/ou necessite de avaliação do dorso. Para a correta imobilização em prancha rígida dessa vítima analise as afirmativas abaixo:
I. O comando para as ações de mobilização deve partir do profissional 1 que efetua a estabilização manual da cabeça. II. O paciente deve ser transportado na maca e com cintos de segurança afivelados. III. Variações na técnica não podem ser consideradas mesmo que o princípio da rolagem em bloco com estabilização e alinhamento da coluna sejam mantidos.
Está correto o que se afirma em:
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139Q841096 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

As abordagens pedagógicas podem ser agrupadas em macro concepções (SOARES, 2002). Assinale a alternativa que apresenta as abordagens pedagógicas vinculadas a corrente da “Cultura Corporal do Movimento”.
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140Q842066 | Enfermagem, Imunização, Agente de Saúde ACS, FACET Concursos, 2020

A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma, e tem por objetivo proteger as pessoas contra múltiplas doenças. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde a uma condição patológica não prevenida por esta vacina.
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