Início

Questões de Concursos FACET Concursos

Resolva questões de FACET Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q848902 | Inglês, Verbos, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

“The current approach is bust,” said Prof Des Thompson, principal science adviser at NatureScot, Scotland’s conservation agency, which contributed to the declaration process run by the Scottish government. “What we need to do is work with local communities, local governments and local communities - that’s how we’re going to meet those targets.” (lines 9 - 12) 
After reading the extract, choose the best option:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q849927 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado da Paraíba, Agente de Saúde ACS, FACET Concursos, 2020

Os gentílicos, também chamados de adjetivos pátrios, são uma classe de palavras que designam um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência - um grupo a parte de adjetivos derivados de substantivos relacionados a países, estados, continentes, regiões, províncias, cidades, aldeias, vilas e povoados. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde ao gentílico do município de Capim-PB.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q841949 | Odontologia, Radiologia, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

Para orientar o profissional nas tomadas radiográficas, algumas linhas e planos imaginários são utilizados. “É uma linha imaginária, a qual se estende do tragus à asa do nariz, para orientação das tomadas radiográficas” O trecho citado refere-se a qual desses planos ou linhas: Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q850708 | Direito Processual Civil, Recursos, Prefeitura de Capim PB Assistente Jurídico, FACET Concursos, 2020

Com relação aos recursos no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q851309 | Inglês, Aspectos linguísticos, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

Observe the extracted part of the head of the article and choose the correct alternative for rewriting the date:
Mon 31 Aug 2020
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q844814 | Enfermagem, Exames Laboratoriais, Prefeitura de Capim PB Técnico de Enfermagem, FACET Concursos, 2020

Toda bolsa de sangue total coletada, desde que tecnicamente satisfatória, pode ser processada para a obtenção de hemocomponentes eritrocitários, plasmáticos e/ou plaquetários. Sendo assim, são considerados eritrocitários, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q845151 | Odontologia, Anatomia Dentária, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

“_________ dental é um tecido mineralizado poroso de estrutura basicamente prismática. A porção __________ constitui ___%, formada principalmente por fosfato de cálcio na forma de hidroxiapatita.”Sobre o trecho citado, qual a opção que melhor completa respectivamente as lacunas: Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q846557 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

O choque circulatório representa um estado de preocupação no atendimento de urgência e emergência, para tanto, o enfermeiro deve saber reconhecer as características desse estado clínico. O choque hipovolêmico apresenta classificação específica. Diante de um paciente com frequência cardíaca de 100 a 120 bpm, quantidade de sangue perdido de 750-1500mL, frequência ventilatória de 20 a 30 movimentos por minuto, este choque hipovolêmico é classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q854839 | Português, Sintaxe, Auxiliar de Consultorio Dentario, FACET Concursos, 2020

Louco amor

(Ferreira Gullar)

     Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las.

“No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.

     Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida. 

     Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revêla. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.

     Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.

     Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.

    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, estranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada. 

    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixandose em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.

     Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.

    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”

     Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

A passagem adiante servirá de base para a próxima questão:

“A coisa nasceu sem que ele se desse conta, que a via como uma menina.”

Aponte a relação de sentido fixado pelo convectivo grifado em relação à construção antecedente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q852906 | Direito Processual Penal, Competência no Processo Penal, Prefeitura de Capim PB Assistente Jurídico, FACET Concursos, 2020

A Constituição Federal estabelece no art. 5º, inc. XXXVIII, "d", que o Tribunal do Júri possui competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Assim, levando em consideração a competência do Tribunal do Júri, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q841679 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, essa Unidade Temática “focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa”. Assinale a alternativa que apresenta a “Unidade Temática” vinculada ao trecho em destaque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q844295 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Farmácia, FACET Concursos, 2020

A organização dos medicamentos em prateleiras e gavetas de uma farmácia é essencial para evitar confusões e trocas no momento da dispensação, e também na realização do controle de estoque dos mesmos. Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as sentenças com relação a organização dos medicamentos.
( ) Os medicamentos devem ser armazenados por ordem alfabética de acordo com a denominação comum brasileira/denominação comum internacional e distribuídos da esquerda para a direita. ( ) Posicionar os medicamentos com a validade mais perto do vencimento na frente para que sejam dispensados em primeiro lugar. ( ) As embalagens primárias dos medicamentos que forem abertas devem ser sinalizadas para não haver erros na contagem de estoque. ( ) Separar os medicamentos injetáveis dos de administração por via oral e dos de uso tópico.
Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q844320 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, FACET Concursos, 2020

Conforme o capítulo VI da lei 8080/90 - Do Subsistema de Atendimento e Internação Domiciliar - são estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:
I - Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio. II - O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora. III - O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q842168 | Ciências, Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020

Em seu tratado “Os princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, publicado em 1987, Newton formulou três Axiomas ou Leis do Movimento. De acordo com isso, qual alternativa apresenta afirmativa errada sobre essas leis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q858812 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda a questão pertinente:

Louco amor
(Ferreira Gullar)

    Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las. “No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.
    Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida.
    Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revê-la. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.
    Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.
    Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.
    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, entranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada.
    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixando-se em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.
    Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.
    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”
    Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

A passagem adiante servirá de base para a questão:

“A coisa nasceu sem que ele se desse conta, que a via como uma menina.”

A que se refere o termo destacado “coisa”?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q849914 | Inglês, Advérbios e conjunções, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

After reading “The “Edinburgh declaration”, published on Monday, urges leaders to work more closely with sub-national governments, indigenous peoples, national parks, local councils and wider society”, which of the following words follow the same rule of adverb formation as “closely”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q843026 | Farmácia, Farmacologia, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Farmácia, FACET Concursos, 2020

A via retal é uma via alternativa de administração de medicamentos indicada para crianças que não conseguem deglutir e aquelas pessoas que apresentam vômitos e náuseas. Por essa via podemos administrar a forma farmacêutica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q842106 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

“Bicho geográfico” é um nome popular para a doença larva migrans cutânea. Sobre essa doença, marque V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) As regiões da areia onde há sombra, mas não há contato com a água do mar, são os melhores pontos para o desenvolvimento das larvas. ( ) A contaminação do homem se dá quando há um contato da pele com o solo contaminado por larvas, habitualmente, quando andamos descalços sobre terreno arenoso. ( ) A duração do processo é muito variável podendo curar-se espontaneamente ao fim de 2 semanas ou durar meses. A larva migrans quando desaparece espontaneamente, sem tratamento, pode reaparecer semanas ou meses depois. ( ) Não existe transmissão da Larva migrans cutânea de uma pessoa para outra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q858434 | Informática, Segurança da Informação, Prefeitura de Capim PB Técnico em Informática, FACET Concursos, 2020

Dentre as diversas pragas virtuais, uma delas se chama “Keylogger”. Assinale a alternativa que descreve um funcionamento desta praga:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q841636 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as Unidades Temáticas que devem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física com as turmas do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.