Início

Questões de Concursos FACET Concursos

Resolva questões de FACET Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q853268 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Capim PB Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Maria está hospitalizada e uma certa medicação intravenosa leva 3 horas para ser ministrada com um gotejamento médio de 20 gotas por minuto. Maria alterou a válvula da medicação e notou que, em 30 segundos, havia caído 12 gotas. Se a média de gotejamento for mantida dessa forma, quanto tempo levará para que o medicamento seja ministrado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q842298 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

Analise as assertivas abaixo referentes às camadas da parede cardíaca.

I - O pericárdio é a camada que se encontra entre o miocárdio e o epicárdio.

II - O pericárdio fibroso é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele.

III - O pericárdio seroso, mais superficial em relação ao pericárdio fibroso, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada circundando o coração.

Podemos concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q843392 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

“Os jogos como conteúdos escolares podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diferentes razões” (DARIDO e RANGEL, 2011), são elas: I - Não exigem espaço ou material sofisticado. II - São divertidos e prazerosos para os seus participantes. III - Podem ser praticados em qualquer faixa etária. Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q841874 | Serviço Social, Pensamento Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

No interior do pensamento social brasileiro, um dos mais densos estudos sobre o desenvolvimento capitalista no Brasil é o empreendido por Florestan Fernandes em Revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. A seu respeito, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q840728 | Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de Capim PB Farmacêutico, FACET Concursos, 2020

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, das transfusões de sangue e da mãe para o filho durante a gestação ou no momento do parto. O tratamento de primeira escolha para a sífilis é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q842587 | Odontologia, Dentística, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

O desenvolvimento do sistema adesivo teve grande impacto no desenvolvimento de restaurações estéticas em resina. Dentre as opções abaixo qual não apresenta uma característica correta sobre o Primer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q848878 | Inglês, Tag questions, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

Read the sentences extracted from the article, then analyze the proposed question tags for them and select the most appropriate alternative:
“The current approach is bust,” (line 9) It has been rescheduled for next year. (line 18) […] but the UK is not yet meeting the targets around adequate funding on biodiversity (lines 34, 35)

i. The current approach is bust , isn’t it?

ii. It has been rescheduled for next year, hasn’t it?

iii. […] but the UK is not yet meeting the targets around adequate funding on biodiversity, is it?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q840254 | Farmácia, Farmacologia, Prefeitura de Capim PB Farmacêutico, FACET Concursos, 2020

O sulfato de salbutamol (Aerolin®) é um fármaco muito utilizado e eficaz para o tratamento ou prevenção da asma brônquica, bem como para o tratamento de outras condições nas quais possa ocorrer obstrução reversível das vias aéreas, tais como bronquite crônica e enfisema, devido ao seu efeito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q849980 | Direito Tributário, Tributos Federais, Prefeitura de Capim PB Analista Administrativo, FACET Concursos, 2020

Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
I - Propriedade predial e territorial urbana. II - Transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição. III - Serviços de qualquer natureza. IV - Imposto sobre propriedade territorial rural.
Está correto APENAS o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q851522 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura, Prefeitura de Capim PB Professor A, FACET Concursos, 2020

Observe trecho de música a seguir:

Eu só boto bebop no meu samba Quando Tio Sam tocar um tamborim Quando ele pegar No pandeiro e no zabumba Quando ele aprender Que o samba não é rumba Aí eu vou misturar Miami com Copacabana Chiclete eu misturo com banana E o meu samba vai ficar assim Tururururururi bop-bebop-bebop Tururururururi bop-bebop-bebop Tururururururi bop-bebop-bebop Eu quero ver a confusão

É correto afirmar que a música acima “Chiclete com Banana” é do(a) compositor(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q845192 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Prefeitura de Capim PB Farmacêutico, FACET Concursos, 2020

Segundo a Resolução nº 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o farmacêutico é um profissional da saúde, por isso, deve executar todas as atividades relacionadas ao exercício de sua profissão visando a promoção da saúde, podendo ele responder de forma administrativa, civil e criminalmente quando seus atos, ou atos de terceiros sob sua supervisão, proporcionarem prejuízos ao paciente. Marque a alternativa que considera uma Infração ética e disciplinar do tipo grave ligada à dispensação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q844768 | Odontologia, Dentística, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

A respeito de um preparo cavitário que tenha sido realizado nas faces proximais dos elementos 12 e 13, de um paciente infantil de 12 anos de idade, sem envolvimento do ângulo incisal, segundo a classificação de Black, como seria classificado esse preparo cavitário? Marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q855340 | Português, Sintaxe, Analista Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda a questão pertinente:

A coisa está branca
(Ferreira Gullar)



    Embora todo mundo já tenha escrito sobre a tal cartilha que a Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal elaborou e editou, também vou meter o bedelho no assunto. Vocês hão de lembrar que sobre o papa eu não escrevi, que de papa eu não entendo; de cartilha também não, mas querer nos ensinar que pega mal usar expressões como “farinha do mesmo saco” indica que esse pessoal do Lula ou não tem mesmo o que fazer ou está a fim de nos encher o saco (com perdão da palavra politicamente incorreta).
    Essa coisa de censurar palavras e expressões nascidas do falar popular é uma mania que de vez em quando aflora. Não faz muito, surgiu uma onda exigindo que se expurgassem dos dicionários palavras como “judiação” ou “judiar”, sob o argumento de que são expressões antissemitas. Bastava pensar um pouco para ver que tais palavras não se referem aos judeus, e sim a Judas Iscariotes, isto é, à malhação do Judas no Sábado de Aleluia. Judiar ou fazer judiação é submeter alguém a maus-tratos semelhantes aos que a molecada faz com o boneco de Judas.
    Outra expressão que a ignorância rancorosa considera insulto racista é “a coisa está preta”, que, na verdade, como se sabe, alude ao acúmulo de nuvens negras no céu no momento que precede as tempestades. Assim, quando alguém pressente que as coisas estão se complicando, usa aquela expressão. Pois acreditem vocês que um conhecido meu, pessoa talentosa, me disse que em sua casa está proibido dizer “a coisa está preta”; lá se diz “a coisa está branca”! Pode?
    Essa cartilha - que o governo promete consertar, como se tal coisa tivesse conserto - pode abrir caminho para restrições à liberdade de expressão, se não em termos de lei, por induzir pais de família e professores a discriminar textos literários ou jornalísticos e, consequentemente, seus autores. No que me toca, já estou de orelhas em pé, pois acabo de lançar um livro para crianças (!!) cujo título é Dr. Urubu e suas fábulas. Para azar meu, o poema que dá título ao livro começa assim: “Doutor urubu, a coisa está preta”.
    Temo ser levado ao tribunal da Inquisição por incorrer em duplo delito, pois, além de usar a expressão condenada, ainda dou a entender que a frase alude à cor negra da ave, e logo que ave! Um urubu, bicho repugnante, que só come carniça! Adiantaria alegar que não fui eu quem pintou o urubu de preto? Minha sorte é que vivemos numa democracia, e o nosso povo, por índole, é pouco afeito ao fanatismo desvairado, em que pesem as exceções.
     Exagero? Pode ser, mas, se exagero, é de propósito, para pôr à mostra o que há de perigoso e burro nesses defensores do politicamente correto, porque, se não há o perigo da fogueira, há o perigo do império da burrice ir tomando conta do país. E tudo devidamente enfeitado de boas intenções.
    Sim, porque, conforme alegou o autor da cartilha, ela foi concebida com o propósito de resguardar a suscetibilidade de brancos e negros, de judeus e muçulmanos, de cearenses e baianos, de palhaços e beatas... Até os comunistas foram beneficiados sob o pretexto de terem sido vítimas de graves calúnias. Não sei se a Secretaria de Direitos Humanos acha natural chamar os outros de fascistas ou nazistas; quanto a acoimá-los de vigaristas, creio que não, pois isso ofenderia os vigários em geral. Não posso afirmar se a cartilha resguarda também a suscetibilidade dos chifrudos, dos pançudos, dos narigudos, dos cabeludos e dos cabeçudos; dos pirocudos, acredito que não, pois isso é tido como elogio. Mas e as moças de pouca bunda e poucos seios (do tipo Gisele Bündchen), que o pessoal apelida de “tábua”? E os gorduchos, apelidados de “bolão”? Os magricelas, de “espeto”? E os baixotes, chamados de “meia porção”? Isso sem falar num respeitável senador da República a quem seus confrades - acredito que sem malícia - apelidaram de “lapiseira”.
    Estou de acordo com que não se deva tratar pessoa nenhuma por apelidos depreciativos. Por exemplo, num papo com Bin Laden, eu teria a cautela de não chamá-lo de terrorista, especialmente se ele estivesse acompanhado de um homem-bomba. Do mesmo modo agiria com o juiz Nicolau, a quem nunca trataria de “Lalau”, embora certamente não lhe revelasse a senha de meu cartão de crédito.
    Como se vê, isso de falar politicamente correto envolve problemas, porque não se trata de engessar apenas o humor (bom ou mau) das pessoas, mas de engessar o próprio idioma. Falar, de certo modo, é reinventar a língua, já que o que se diz estava por ser dito e, ao dizê-lo, damos-lhe uma forma imprevisível até para nós mesmos. Além disso, há pessoas especialmente dotadas de verve, que nos surpreendem (e a si próprias) com expressões às vezes irônicas, sarcásticas ou simplesmente engraçadas. Criam modos de dizer inusitados, apelidos, ditos, tiradas, que nos divertem e enriquecem o nosso falar cotidiano. E que falar assim é um exercício de liberdade (para o bem ou para o mal) que não cabe nos preceitos de uma cartilha ou de um código de censura.
    Aliás, para terminar, sugiro que mudem os nomes de certos insetos, como barata, formiga e piolho, por coincidirem lamentavelmente com os sobrenomes de algumas respeitáveis famílias brasileiras.
    15.5.2005.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.
Releia e responda: “Outra expressão que a ignorância rancorosa considera insulto racista é “a coisa está preta”,...” Qual é a função sintática do termo sublinhado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q844001 | Odontologia, Dentística, Prefeitura de Capim PB Odontólogo, FACET Concursos, 2020

O condicionamento ácido em esmalte cria microporos, aumenta o molhamento e a área de superfície do esmalte. O adesivo, ao invadir os microporos cria que tipo de retenção? Marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q850148 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Prefeitura de Capim PB Assistente Jurídico, FACET Concursos, 2020

Sobre a responsabilidade civil do incapaz, é correto afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q844356 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

Para Barroco (2010, p. 74) “a presença do conservadorismo moral, no contexto de origem do Serviço Social, é evidenciada: na formação profissional, no projeto social da Igreja Católica e na cultura brasileira, através das ideias positivistas”. Sobre o positivismo é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q849732 | Geografia, Fontes de energia e recursos naturais, Prefeitura de Capim PB Professor B Geografia, FACET Concursos, 2020

O uso de recursos energéticos está presente em nosso cotidiano e dominam o debate econômico e geopolítico mundial. Sobre assunto, considere as assertivas a seguir.
I. O gás natural foi um elemento-chave no conflito que ocorreu na Ucrânia, com anexação da Crimeia pela Rússia em meados dessa década, tendo em vista que grande parte dos gasodutos russos passam pelo território ucraniano para se chegar aos demais países da Europa. II. Nos últimos 50 anos, o consumo mundial de energia aumentou consideravelmente, sendo o petróleo a fonte energética principal, mesmo com uma queda percentual de participação em relação às demais fontes energéticas. III. O Brasil tem grande parte da energia elétrica proveniente de fontes renováveis - as hidroelétricas - que não lançam gás carbônico na atmosfera em sua produção, assim como a viabilidade deste tipo de energia não se gera nenhum impacto ambiental. IV. O petróleo vem sendo o principal centro da disputa geopolítica mundial, a exemplo da Invasão do Iraque em 2003, da instabilidade política em países com grandes reservas, como Brasil e Venezuela, como também o interesse dos EUA e da Rússia nos conflitos envolvendo a Síria.
Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q852740 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Capim PB Analista Administrativo, FACET Concursos, 2020

Quanto a lei 4.320/64 em seu artigo 40, são créditos adicionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q846598 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

As medidas preventivas são conceitos epidemiológicos que tem aplicações práticas nos métodos de prevenção e controle de doenças. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.