Início

Questões de Concursos FADENOR

Resolva questões de FADENOR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q979885 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A ferida cutânea pode ser compreendida como qualquer interrupção na continuidade da pele, envolvendo alterações nas funções normais dos tecidos afetados. Diversos fatores podem estar envolvidos na origem dessas lesões, sendo os mais frequentes: a pressão prolongada sobre determinadas áreas corporais, limitações na mobilidade, temporárias ou permanentes, disfunções no sistema vascular, traumas físicos e complicações decorrentes de neuropatias, como as associadas ao diabetes. Entre os diferentes tipos de feridas, aquelas classificadas como crônicas demandam maior atenção da equipe de enfermagem, uma vez que apresentam dificuldades de cicatrização. Isso se deve ao fato de que o processo de reparo não ocorre de maneira contínua, coordenada e eficaz, o que compromete a restauração da integridade tecidual e prolonga o tempo de tratamento (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren MG), 2023, adaptado).
Para a avaliação de uma ferida cutânea, existem quatro componentes na observação do leito da ferida e cada um deles enfoca uma diferente anomalia fisiopatológica que compromete a cicatrização e eles formam um esquema que oferece aos enfermeiros uma abordagem global do tratamento das lesões, amparada nos termos do acrônimo TIME – T: tissue (tecido inviável); I: infection (infecção/inflamação); M: moisture (manutenção do meio úmido); E: edge (não avanço das bordas da ferida).
Caso: Durante avaliação de rotina em unidade de internação, o enfermeiro identifica em um paciente, restrito ao leito, uma lesão por pressão em região trocantérica direita, com presença de esfacelos, bordas irregulares sem sinais de epitelização, exsudato purulento em grande quantidade, acompanhado de odor fétido e áreas de fibrina por ressecamento. O curativo havia sido trocado, entretanto, não havia registro de avaliação prévia ou prescrição profissional.

Considerando a Resolução Cofen n.º 567/2018 e os princípios do modelo TIME para avaliação sistemática de feridas, assinale a alternativa que apresenta a conduta tecnicamente CORRETA e legalmente respaldada, para o caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q979896 | Português, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão a que a ele se refere.

Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Tendo em vista a estrutura de composição do texto 01, verifica-se a presença de
I- discurso direto. II- subjetividade. III- interrogação. IV- conotação. V- denotação.
Estão CORRETOS os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q979928 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A respeito da Vigilância Nutricional no contexto do SUS, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q979935 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Assinale a alternativa CORRETA sobre as dietas hospitalares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q979690 | Medicina, Médico da Família, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Mulher de 43 anos de idade, casada, balconista, residente em área urbana de São Paulo, relata que foi mordida por um cão há três horas. O incidente ocorreu quando tentava capturar o cachorro da vizinha, que estava solto na rua, para devolvê-lo. O animal a mordeu na mão, fugiu e desapareceu. A vizinha referiu que o cão era vacinado contra a raiva. A paciente não se recorda de ter recebido vacinação antirrábica prévia e não possui seu cartão de vacinação. Ao exame físico, observam-se múltiplos ferimentos profundos de mordedura nas mãos.
Em relação à profilaxia antirrábica para essa paciente, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q979972 | Pedagogia, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A avaliação constitui uma tarefa didática essencial na prática docente, pois tem como finalidade verificar se os objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem foram alcançados. Longe de ser um instrumento de punição ou coerção, a avaliação deve ser útil para todos os envolvidos – professores, alunos e escola – contribuindo para o autoconhecimento, a análise das etapas já percorridas e a superação de dificuldades. Para isso, deve ser entendida como um processo contínuo de diagnóstico e reflexão, com a participação ativa de professores, estudantes e da equipe pedagógica. Com base nesse entendimento, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q979768 | Pedagogia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nas concepções contemporâneas de avaliação da aprendizagem, especialmente no contexto de uma prática pedagógica crítica e formativa, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas e F para as falsas.
( ) O objetivo da avaliação formativa é selecionar os alunos aptos para avançar de série, desconsiderando os demais.
( ) A avaliação emancipadora considera o erro como parte do processo de aprendizagem e não como falha a ser punida.
( ) A função diagnóstica da avaliação possibilita ao professor rever estratégias didáticas durante o processo.
( ) A avaliação, em uma abordagem tradicional, está centrada na aferição de resultados ao final do processo.
( ) A avaliação formativa valoriza apenas o desempenho quantitativo dos estudantes em provas padronizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q979868 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Analise o argumento apresentado a seguir, para responder à questão:
“É muito comum escutarmos o discurso dos liberais, aqueles mais ortodoxos, sobre a importância da política de austeridade fiscal que, quase sempre, vem acompanhado do exemplo da dona de casa: - “Vamos pensar você na sua casa, se você gasta mais do que você ganha, você vai se endividar”. “Então, o Estado é a mesma coisa, se ele gastar mais do que ele arrecada, ele vai se endividar”. Só que essa comparação é completamente equivocada, descabida. E por quê? Porque o trabalhador, na sua casa só conta com o seu salário, ele trabalha com uma renda fixa. Você pode ter um trabalhador que trabalhe com vendas, com comércio, ele vai variar um pouquinho ali a sua renda, mas isso é mínimo. No caso do Estado, ele tem uma capacidade muito maior de aumentar sua arrecadação, inclusive mudando o seu sistema tributário e aumentando a sua arrecadação. Por exemplo, se o Estado optar por taxar grandes fortunas, ele aumentará a sua arrecadação, podendo compor um fundo público mais robusto. Então, o Estado tem a opção de cobrar royalties que as famílias não têm; ele também tem as empresas estatais que podem interferir no preço e na qualidade dos serviços prestados à população, dentre outros exemplos, indicando para o equívoco desta comparação” (Mossicléia Mendes da Silva, 2024).

Com base na relação do fundo público com as políticas sociais e seus rebatimentos no acesso aos direitos sociais e no trabalho profissional dos assistentes sociais, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q979886 | Enfermagem, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A enfermagem é fundamentada em conhecimentos científicos e técnicos, desenvolvidos por meio de práticas sociais, éticas e políticas, articuladas ao ensino, à pesquisa e à assistência. Sua atuação se dá na prestação de cuidados à pessoa, família e comunidade, considerando o contexto de vida. O comportamento ético do profissional é construído por meio de uma consciência individual e coletiva, com compromisso social e responsabilidade nas relações de trabalho. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem orienta a prática baseada no direito à assistência e nos interesses dos usuários e profissionais. Valoriza a centralidade da pessoa e estabelece que os profissionais estejam comprometidos com um cuidado seguro, ético e acessível. A ética na enfermagem pressupõe aliança com os usuários em defesa de um cuidado livre de danos. Comprometida com a saúde e a qualidade de vida, a enfermagem atua em todas as fases do cuidado com autonomia e responsabilidade, participa ativamente das políticas públicas de saúde, defendendo princípios como universalidade, integralidade, equidade e participação social. Seu exercício está pautado na competência, na ética e na valorização da dignidade e dos direitos humanos.
Entre os direitos dos profissionais de enfermagem, estabelecidos pelo Código de Ética, publicado na Resolução Cofen n.º 564/2017, estão:
I- Exercer a enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.
II- Exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador, em respeito à dignidade humana e à proteção dos direitos dos profissionais de enfermagem.
III- Apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, observados os parâmetros e os limites da legislação vigente.
IV- Liderar, coordenar e delimitar a prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais de cada profissão.
V- Associar-se, exercer cargos e participar de Organizações das Categorias Multiprofissionais e Órgãos de Fiscalização do Exercício Multiprofissional, atendidos os requisitos legais.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1078066 | Informática, Software, Agente Administrativo, Câmara de Buritizeiro MG, FADENOR, 2025

É conhecido como software suportado por publicidade, que gera receita para seus desenvolvedores ao abrir automaticamente anúncios na tela, geralmente dentro de um navegador da web. Normalmente, é criado para computadores, mas também pode ser encontrado em dispositivos móveis. Algumas de suas formas são altamente manipuladoras e criam uma porta aberta para programas maliciosos (malwares). O software descrito é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q914559 | Informática, Windows, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Cabeceira Grande MG, FADENOR, 2023

Avalie os métodos de segurança utilizados para conectar o seu dispositivo com o Windows:
I - O aplicativo [...] fornece logons fáceis e seguros para todas as contas on-line do usuário, através da autenticação multifator, logon de telefone sem senha ou preenchimento automático de senha.
II - O [...] é uma visualização simples em que se pode gerenciar dados, exportar relatórios e visualizar quais aplicativos estão usando a câmera, o microfone e até mesmo a localização do usuário.
III - O [...] é uma maneira mais pessoal e segura de obter acesso instantâneo aos dispositivos Windows 11, através do uso do PIN, reconhecimento facial ou impressão digital.

Assinale a alternativa que apresenta os nomes CORRETOS dos métodos descritos, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q979875 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, pode ser considerada condição sine qua non para o exercício profissional dos assistentes sociais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q979894 | Português, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão a que a ele se refere.

Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos. O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 01.
I- O significado do que é ser feliz pode variar de pessoa para pessoa.
II- A demonstração de felicidade é inadmissível quando incomoda o outro.
III- A felicidade de alguém pode deixar algumas pessoas incomodadas.
IV- O sentimento de felicidade está relacionado à transitoriedade.
V- A felicidade como um sentimento permanente é uma meta a ser buscada.
Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q979926 | Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A técnica dietética é a ciência que estuda os processos tecnológicos aplicados aos alimentos com a finalidade de conservar seu valor nutritivo, suas características sensoriais e sua segurança para o consumo. Sobre os conhecimentos que envolvem a técnica dietética, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q979931 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa n.º 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico das Boas Práticas para Serviços de Alimentação, visando garantir a segurança alimentar e a saúde pública. Um dos aspectos fundamentais abordados na referida Resolução é a importância de um projeto adequado de edificação e instalações nos serviços de alimentação. Sobre esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras a seguir e F para as falsas.
( ) Os banheiros e os vestiários devem se comunicar diretamente com as áreas de preparo e de armazenamento dos alimentos.
( ) A edificação e as instalações devem possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção.
( ) As áreas internas e externas do estabelecimento devem estar livres de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente, não sendo permitida a presença de animais.
( ) A iluminação da área de preparação deve garantir conforto visual ao manipulador, sendo dispensável a proteção das luminárias contra quedas acidentais ou quebra.
( ) A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) deve possuir somente um lavatório exclusivo para a higiene das mãos, o qual deve estar em posição estratégica em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e ser suficiente para toda a área de preparação.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q979933 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Assinale a alternativa CORRETA sobre o método recordatório alimentar de 24 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q979936 | Informática, Segurança da Informação, Nutricionista, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

OFirewalldoWindowsé uma ferramenta de segurança integrada ao sistema operacional que ajuda a proteger o computador contra acessos não autorizados. Qual das alternativas a seguir apresenta corretamente uma função doFirewalldoWindows?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q979686 | Medicina, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Adolescente de 15 anos, previamente hígido, refere início de poliartrite migratória e assimétrica de grandes articulações (joelhos, tornozelos e cotovelos) há uma semana, e relata episódio de faringoamigdalite há aproximadamente três semanas tratado com sintomáticos. Nega quadros semelhantes anteriores. Ao exame físico cardiovascular, detecta-se um sopro diastólico suave, de baixa frequência, mais audível no foco mitral.
Considerando o quadro clínico-epidemiológico sugestivo de febre reumática aguda, o sopro cardíaco descrito corresponde, mais provavelmente, ao sopro de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q979980 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Nas plantas vasculares, três sistemas de tecidos são observados: o sistema dérmico (revestimento), o sistema vascular e o sistema fundamental. A esse respeito, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q914555 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Cabeceira Grande MG, FADENOR, 2023

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, entre eles o homem. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.