Início

Questões de Concursos FADENOR

Resolva questões de FADENOR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q1078065 | Informática, Sistema Operacional, Agente Administrativo, Câmara de Buritizeiro MG, FADENOR, 2025

Em sistemas operacionais Windows, o programa que emula o campo de entrada, em uma tela de interface de usuário baseada em texto com a interface gráfica do usuário (IU) do Windows, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1078938 | Informática, Internet, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A computação em nuvem é a disponibilidade sob demanda de recursos computacionais (armazenamento e infraestrutura), como serviços pela internet. Ela elimina a necessidade de indivíduos e empresas gerenciarem os próprios recursos físicos enquanto pagam apenas pelo que usarem.

Sobre os tipos de modelos de implantação da computação em nuvem, avalie as seguintes afirmativas:

I- As nuvens públicas são executadas por provedores de serviços de nuvem localmente.
II- As nuvens públicas não oferecem recursos de computação, armazenamento e rede pela internet, permitindo que as empresas acessem recursos compartilhados sob demanda com base nos requisitos exclusivos e nas metas de negócios.
III- As nuvens privadas são criadas, gerenciadas e pertencentes a uma única organização e hospedadas de modo particular nos data centers dela, geralmente conhecidos como “no local”.
IV- As nuvens privadas oferecem maior controle, segurança e gerenciamento de dados, enquanto ainda permitem que usuários internos se beneficiem de um pool compartilhado de recursos de computação, armazenamento e rede.
V- As nuvens híbridas combinam modelos de nuvem pública e privada, permitindo que as empresas aproveitem os serviços de nuvem pública e mantenham os recursos de segurança e compliance normalmente encontrados em arquiteturas de nuvem privada.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q1078940 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Durante um projeto em grupo, Marcos é responsável por enviar um e-mail com o relatório final para a professora. Ele também quer que os outros integrantes do grupo recebam o mesmo e-mail, e saibam quem mais recebeu a mensagem, para manter a transparência na comunicação. Qual alternativa ele deve usar para adicionar os e-mails dos colegas de forma apropriada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q979873 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Autoras, como Regina Célia Tamaso Mioto, têm se dedicado há algum tempo aos estudos e pesquisas sobre o trabalho social com as famílias, de forma a aproximar essa discussão ao Serviço Social. Particularmente, considerando esse trabalho social com as famílias no âmbito das políticas sociais, não se pode perder de vista que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q979890 | Português, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.

Texto 01

O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos.O que fazer para suportar essa tal felicidade?Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise os itens a seguir, tendo em vista o conceito de felicidade para a autora:
I- Conviver harmoniosamente com amigos e familiares.
II- Ter tempo para refletir sobre os próprios sentimentos.
III- Ter projetos de vida e agir conforme esses projetos.
IV- Negar vivenciar momentos de adversidades e tristezas.
V- Estar, permanentemente, vivendo momentos de alegria.
Estão CORRETOS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q1074386 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Agente Administrativo, Prefeitura de Olhos D Água MG, FADENOR, 2025

Nos anos 1990, a velocidade e os efeitos das inovações tecnológicas forma marcantes. O Brasil passou a conviver com a internet e, posteriormente, o telefone celular. Em termos culturais, o cinema nacional, que tinha se retraído desde os anos do governo Collor, ressurgiu com toda força, vencendo prêmios importantes como o Urso de Ouro e o Globo de Ouro.
Marque a alternativa CORRETA sobre a produção cinematográfica dessa época.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1078063 | Informática, Sistema Operacional, Agente Administrativo, Câmara de Buritizeiro MG, FADENOR, 2025

As extensões de arquivos são sufixos que designam seu formato e, principalmente, a função que desempenham no computador. Na plataforma Windows, todo tipo de arquivo tem sua extensão, que o difere dos demais, entre milhões existentes em cada máquina. Assinale a alternativa que apresenta a extensão que contém instruções e dados necessários para executar e ou instalar um programa específico no sistema operacional Windows.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1078064 | Informática, Sistema Operacional, Agente Administrativo, Câmara de Buritizeiro MG, FADENOR, 2025

O Windows sempre contou com um grande conjunto de teclas de atalho, que permitem ao usuário trabalhar de forma mais rápida e produtiva. Assinale a alternativa que apresenta a função do atalho “Ctrl + Shift + Esc”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1078939 | Informática, Internet, Cargos de Nível Médio, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Muitos sites salvam informações sobre o usuário em arquivos, os quais são salvos no seu computador para serem usados na próxima vez que o site for visitado. Quando ele retorna, o código do site lê esse arquivo para saber se é o usuário. Por exemplo, ao acessar um site, a página memoriza seu nome de usuário e senha. Alguns memorizam informações mais detalhadas como interesses, hábitos de navegação na web. Isso significa que um site pode fornecer conteúdo mais direcionado, geralmente na forma de anúncios. O trecho faz referência a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1074384 | Informática, Editor de Textos, Educador Social Orientador, Prefeitura de Olhos D Água MG, FADENOR, 2025

No Microsoft Word, a função “Justificar” presente nas ferramentas de parágrafo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q979891 | Português, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda a questão, que a ele se refere.

Texto 01

O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?

Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.

Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]

Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!

Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos.O que fazer para suportar essa tal felicidade?Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Tendo em vista, inclusive o segundo parágrafo do texto, a autora afirma que foi contratada pela empresa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q1088955 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Farmacêutico Fisioterapeuta Nutricionista Psicólogo, Prefeitura de Olhos D Água MG, FADENOR, 2025

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), em seu Art. 196, o direito à saúde é garantido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q1074383 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Educador Social Orientador, Prefeitura de Olhos D Água MG, FADENOR, 2025

No Microsoft Excel, a função que une várias células em uma única célula maior e, ao mesmo tempo, centraliza o conteúdo dentro dessa nova célula combinada, frequentemente usada para criar títulos ou cabeçalhos de tabelas, facilitando a leitura e a apresentação visual da planilha, é conhecida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1074391 | Informática, Teclas de Atalho, Farmacêutico Fisioterapeuta Nutricionista Psicólogo, Prefeitura de Olhos D Água MG, FADENOR, 2025

Os atalhos de teclado, facilitam a navegação e o controle do sistema. Considerando o uso de atalhos no teclado, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

Coluna 1

1 - Num Lock
2 - Caps Lock
3 - Ctrl
4 - F1
5 - Page Down
Coluna 2

( ) Habilita/Desabilita a escrita em maiúsculo
( ) Habilita/Desabilita o teclado numérico
( ) Acessa os textos de ajuda nos sistemas
( ) Caso exista, movimenta uma página para baixo
( ) Combinada com outra(s) tecla(s), aciona funções predefinidas nos sistemas.

Marque a alternativa que contém a associaçãoCORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1074381 | Informática, Sistema Operacional, Educador Social Orientador, Prefeitura de Olhos D Água MG, FADENOR, 2025

O Windows sempre contou com um conjunto teclas de atalho, que permitem ao usuário trabalhar de forma mais rápida e produtiva sem a necessidade do uso direto do mouse. Assinale a alternativa que apresenta a função do atalho de teclado “Tecla do Windows + M”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.