A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
✂️ a) é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuraçãodos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
✂️ b) são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas porgrupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente emperíodos eleitorais.
✂️ c) são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecerdeterminados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras,ao serem viralizadas nas redes sociais.
✂️ d) são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião públicasobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo evida de celebridades.