Início

Questões de Concursos FADESP

Resolva questões de FADESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q608469 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, FADESP, 2020

Quando se observa o perfil do usuário de bibliotecas universitárias, constata-se que uma maioria expressiva usa a INTERNET para diferentes fins, sendo profissionalmente oportuno o desenvolvimento de serviços bibliotecários para esse público com base nesse recurso. Nessa situação se destaca a condição do bibliotecário como um profissional que não apenas usa a internet para acesso a conteúdos, mas que também, por meio dela, provê produtos e serviços de informação. A maioria das bibliotecas universitárias brasileiras já oferece, via INTERNET,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1202Q213298 | Medicina, Médico Cardiologia, SESPA PA, FADESP

Dentre as cardiopatias congênitas acianóticas, marque a que apresenta sopro sistólico suave em 2º EIE, e desdobramento constante e fixo da 2ª bulha cardíaca.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1203Q326458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

Sobre o sistema de escrita do português, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1204Q658580 | Não definido, FADESP, 2020

Um cometa descreve uma órbita em torno do Sol com excentricidade e = 0,9 e semi-eixo maior a = 20 UA (Unidades Astronômicas). A distância periélica para este cometa é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1205Q657063 | Edificações, FADESP, 2020

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são exigidos por lei e amplamente utilizados nos mais diversos segmentos industriais. No caso de serviços de soldagem, são itens indispensáveis de EPI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1206Q667642 | Redes de Computadores, Técnico de Informática, UEPA, FADESP, 2020

A Internet disponibiliza dois protocolos de transportes: o UDP (User Datagram Protocol), que oferece um serviço não confiável e não orientado para conexão, e o TCP (Transmission Control Protocol), que oferece um serviço confiável e orientado à conexão. Considerando os serviços oferecidos na Internet, o serviço que está corretamente associado ao protocolo padrão utilizado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1207Q593427 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESP

O raio atômico é uma importante propriedade periódica e, em um período da Tabela Periódica, aumenta do da)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1208Q658202 | Terapia Ocupacional, FADESP, 2020

Na intervenção junto ao paciente com disfunções reumatológicas, a avaliação visa à obtenção de dados referentes ao estado físico, emocional e social do paciente, assim como ao impacto da doença sobre suas AVD, e fornece dados objetivos sobre o desempenho ocupacional do paciente que permitam o acompanhamento de sua evolução ao longo do tratamento. Sobre os Instrumentos padronizados para a avaliação funcional do paciente com disfunção reumatológica, é correto afirmar o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1209Q412968 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, FADESP, 2020

O controle da administração pública é realizado por meio de um conjunto de mecanismos que permitem a vigilância, a orientação e a correção da atuação administrativa. Esse controle pode ser classificado como interno ou externo. É considerado um tipo de controle interno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1210Q447053 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Advogado, COSANPA PA, FADESP

A estruturação da defensoria pública, prevista na Constituição Federal de 1988, sofreu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1211Q657594 | Informática, Sistema Operacional, FADESP, 2020

Para criar uma nova pasta no sistema operacional Windows 10, versão português, é utilizado o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1212Q466674 | Direito Tributário, Impostos, Procurador, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

Acerca dos impostos em espécie, de competência dos Municípios, considere:

I. O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) poderá ser progressivo, nos termos da lei municipal, sendo que tal progressividade é apenas extrafiscal, visto que a progressividade fiscal do IPTU o descaracterizaria como imposto real, não pessoal.

II. Não há previsão na CF para a progressividade do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), motivo pelo qual o Supremo Tribunal Federal afastou tal sistemática em relação a esse imposto.

III. A base de cálculo do Imposto sobre Serviços (ISS) é, em geral, o preço do serviço mais as despesas incorridas para a prestação do mesmo.

Estão incorretos os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1213Q658210 | Não definido, FADESP, 2020

No século XIX, livres pensadores e cientistas acreditavam que o declínio da autoridade da Igreja Ocidental haveria de diminuir o interesse dos indivíduos pelas crenças religiosas. Mas não foi o que as Ciências Sociais observaram nos séculos XX e XXI. É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1214Q629303 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, COSANPA PA, FADESP

Após a realização de um teste de software, a identificação de uma variável não declarada é considerado um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1215Q594015 | Química, Professor, SEDUC PA, FADESP

Entre as substâncias formadas pela união de átomos de boro e de flúor, encontra-se o trifluoreto de boro, BF3. Analisando-se as propriedades dessas espécies, chega-se à seguinte conclusão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1216Q213383 | Medicina, Médico Cardiologia, SESPA PA, FADESP

Na endocardite bacteriana, podemos afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1217Q675466 | Português, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Texto associado.
Leia o texto, para responder às questões de números 11 a 17.

    Subi ao avião com indiferença, e como o dia não estava bonito, lancei apenas um olhar distraído a essa cidade do Rio de Janeiro e mergulhei na leitura de um jornal. Depois fiquei a olhar pela janela e não via mais que nuvens, e feias. Na verdade, não estava no céu; pensava coisas da terra, minhas pobres, pequenas coisas, uma aborrecida sonolência foi me dominando, até que uma senhora nervosa ao meu lado disse que “nós não podemos descer!” O avião já havia chegado a São Paulo, mas estava fazendo sua ronda dentro de um nevoeiro fechado, à espera de ordem para pousar. Procurei acalmar a senhora.
    Ela estava tão aflita que embora fizesse frio se abanava com uma revista. Tentei convencê-la de que não devia se abanar, mas acabei achando que era melhor que o fizesse. Ela precisava fazer alguma coisa, e a única providência que aparentemente poderia tomar naquele momento de medo era se abanar. Ofereci-lhe meu jornal dobrado, no lugar da revista, e ficou muito grata, como se acreditasse que, produzindo mais vento, adquirisse maior eficiência na sua luta contra a morte.
    Gastei cerca de meia hora com a aflição daquela senhora. Notando que uma sua amiga estava em outra poltrona, ofereci- -me para trocar de lugar, e ela aceitou. Mas esperei inutilmente que recolhesse as pernas para que eu pudesse sair de meu lugar junto à janela; acabou confessando que assim mesmo estava bem, e preferia ter um homem – “o senhor” – ao lado. Isto lisonjeou meu orgulho de cavalheiro: senti-me útil e responsável. Era por estar ali eu, um homem, que aquele avião não ousava cair. 
(Rubem Braga, Um braço de mulher. Os cem melhores contos brasileiros do século.)
Empregando aspas na passagem “nós não podemos descer”, o narrador sinaliza ao leitor que se trata
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1218Q658377 | Não definido, FADESP, 2020

Em 1975, cientistas do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson e do Instituto Harvard-Smithsonian de Astrofísica lançaram a hipótese do grande impacto (em inglês Giant impact hypothesis ou Big Splash). Segundo eles, um corpo do tamanho de Marte, conhecido como Theia, teria colidido com a Terra e formado a Lua. Suponha que, após a colisão de Theia com a Terra, tanto o ano sideral quanto o dia sideral continua com os mesmos valores absolutos, mudando apenas o sentido de rotação da Terra em torno do seu eixo. Nesta situação hipotética, é correto afirmar que, em termos do novo dia solar, o ano sideral é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1219Q673239 | Informática, Técnico de Nível Superior Administração, UEPA, FADESP, 2020

Um usuário está utilizando o WordPad, que é integrante do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, para editar um documento. Assinale a alternativa que contém o formato de extensão de arquivo utilizado como padrão por esse programa aplicativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1220Q626937 | Informática, Servidor, Analista de Sistemas, COSANPA PA, FADESP

Uma das características de um servidor Apache é ser flexível, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.