Início

Questões de Concursos FAFIPA

Resolva questões de FAFIPA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q670585 | Português, Morfologia, Contador, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.

Fim da estabilidade valerá para novos servidores públicos, diz Bolsonaro

Governo estuda aumentar o prazo de estágio probatório para 6 ou 10 anos.

Presidente defende reforma administrativa como próximo passo do governo


Após chegar a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, como parte de sua visita a países do Oriente Médio, o presidente Jair Bolsonaro indicou que o próximo passo do governo será a reforma administrativa. Ele defendeu o fim da estabilidade para os novos servidores públicos, mantendo inalterados os direitos já adquiridos por aqueles que estão na ativa. — Conversamos com o Rodrigo Maia (presidente da Câmara), com o Davi Alcolumbre (presidente do Senado). Acredito que a reforma administrativa seja a melhor para o momento. Tem proposta já adiantada na Câmara. Não vamos buscar quebrar a estabilidade do servidor. Depois da promulgação dessa PEC (proposta de emenda constitucional), caso ela seja promulgada um dia, queremos mudar essa forma de relação de prefeituras e estados, que exageram no número de servidores — disse o presidente. — O fim da estabilidade seria para os novos servidores. Não queremos criar um trauma para os atuais servidores. Grande parte exerce um trabalho muito bom.

(Fonte: MENEZES, Maiá. Fim da estabilidade valerá para novos servidores públicos, diz Bolsonaro. O Globo. 2019)

De acordo com o texto 1, considere as afirmações a seguir:


I. Em “O fim da estabilidade seria para os novos servidores”, a relação morfológica entre o adjetivo “novos” e o substantivo “servidores”, na ordem em que se apresentam, constroem uma relação semântica que poderia não ser preservada caso este se antepusesse àquele.

II. Em “mantendo inalterados os direitos já adquiridos por aqueles que estão na ativa”, o termo “adquiridos” exerce função sintática de predicativo do objeto.

III. Em “Acredito que a reforma administrativa seja a melhor para o momento”, além da oração principal, encontra-se uma oração subordinada substantiva objetiva direta iniciada pela conjunção “que”, a qual se classifica como subordinativa integrante.

IV. Em “O fim da estabilidade seria para os novos servidores”, a forma verbal se flexiona no futuro do pretérito do modo indicativo.


Em relação às afirmações, assinale a alternativa CORRETA: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1122Q431244 | Direito Constitucional, Saúde, Auxiliar Administrativo, CISNOP PR, FAFIPA

Não constitui um dos princípios que orientam o Sistema Único de Saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1123Q478868 | Farmácia, Farmacêutico Bioquímico, CISNOP PR, FAFIPA

Erros Inatos do Metabolismo ou Teste:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1124Q707758 | Português, Sintaxe, Contador Júnior, Fundação Cultural Foz do Iguaçu, FAFIPA, 2019

Texto associado.
Poema de Sete Faces
Carlos Drummond de Andrade
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
No trecho “Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida”, o que podemos afirmar CORRETAMENTE sobre os sujeitos dos verbos destacados? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1125Q671436 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.


A Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, podendo ela ser expedida para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação. Assinale a alternativa que mostra o elemento que se apresenta logo após a Identificação do Expediente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1126Q670690 | Técnicas de Vendas e Negociação, Auxiliar Administrativo, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.


A organização do ambiente de trabalho é extremamente importante e pode influenciar na produtividade do funcionário. Sobre o tema, assinale a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q803381 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

Com relação à categorização dos transtornos de processamento auditivo, assinale a alternativa que preencha a lacuna CORRETAMENTE:

“A categoria de ____________________________ é caracterizada pela dificuldade em tarefas que exijam transferência inter-hemisférica. Os resultados típicos na avaliação comportamental do processamento auditivo são: déficit na nomeação de padrões temporais, com melhor desempenho com resposta do tipo nomeação como no Teste de Padrão de Frequência (Pitch Pattern Sequence Test - PPS) e Teste de Padrão de Duração (Duration Pattern Sequence Test - DPS) e desempenho rebaixado na orelha esquerda em testes dicóticos com estímulo verbal como o Escuta com Dígitos (Dichotic Digits - DD) e Dissílabos Alternados e Sobrepostos (Staggered Spondaic Words - SSW).”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1128Q700236 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Procurador do Município Júnior, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FAFIPA, 2019

Ao criar uma entidade da Administração indireta, o ente político pode optar pelo regime de direito público. Dentre as entidades que podem ser instituídas sob tal regime, estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1129Q419457 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Advogado, CISNOP PR, FAFIPA

Qual das assertivas abaixo contém ato ilícito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1130Q445838 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Advogado, Fundação Araucária PR, FAFIPA, 2017

De acordo com o disposto expressamente no artigo 7º da Constituição Federal, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1131Q801943 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

Ciente da necessidade de organizar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, o ministério da saúde vem criando políticas públicas para garantir a todos um atendimento especializado. O objetivo norteador dessas políticas é estruturar uma rede de serviços regionalizada e hierarquizada, que estabeleça linhas de cuidados integrados no atendimento das principais causas da deficiência auditiva e determinar diretrizes para credenciamento de serviços de atenção básica, média e alta complexidade no atendimento da pessoa com deficiência auditiva. Assinale a alternativa CORRETA, referente ao Serviço de Saúde Auditiva na Média Complexidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1132Q438986 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Advogado, CISNOP PR, FAFIPA

Sobre o Direito Constitucional ambiental, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1133Q480495 | Farmácia, Farmacêutico Bioquímico, CISNOP PR, FAFIPA

A leucocitose refere-se a um aumento no número de leucócitos no sangue. É uma reação comum a uma variedade de condições inflamatórias. Qual das alternativas é uma causa potencial da leucocitose eosinofílica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1134Q710835 | Português, Morfologia, Contador Júnior, Fundação Cultural Foz do Iguaçu, FAFIPA, 2019

Texto associado.
Poema de Sete Faces
Carlos Drummond de Andrade
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
Observe as palavras destacadas: “A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos”. A quais classes gramaticais as palavras destacadas pertencem, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1135Q853224 | Matemática, Álgebra, Guarda Municipal, FAFIPA, 2020

Analise os itens a seguir sobre produtos notáveis e assinale a alternativa CORRETA:


I. A expressão C3 B3 + 2C2 B2 - 39CB + 72 é o resultado da operação: (CB + 8).(CB - 3)2.

II. A expressão C4 D4 - 18C3 D3 + 77C2 D2 + 72CD -324 é o resultado da operação: (C2 D2 - 4).(CD - 9)2.

III. Após resolver a operação: (AD - 6).(AD + 8)2 , o resultado obtido é igual a: A3 D3

+ 10A2 D2 - 34AD - 392.




  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1136Q331847 | Matemática, Advogado, CISNOP PR, FAFIPA

Camila recebe de salário R$ 2.400,00 e deseja comprar um sofá e uma televisão. Considerando que ela comprou o sofá e a televisão comprometendo 34% de seu salário por um ano, podemos afirmar que restará do salário de Camila uma quantia em dinheiro igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1137Q480085 | Farmácia, Farmacêutico Bioquímico, CISNOP PR, FAFIPA

Dosagem de hemoglobina: Alterações da Hb que não são causadas por policitemia ou perda de sangue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1138Q480113 | Farmácia, Farmacêutico Bioquímico, CISNOP PR, FAFIPA

Qual dos anticoagulantes deve ser utilizado no frasco em que se coleta sangue para o exame de glicemia em jejum?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1139Q803782 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

A disfagia é apenas um dos sintomas presentes nas doenças neurodegenerativas, quando ocorre o distúrbio da deglutição com sinais e sintomas específicos a atuação fonoaudiológica se faz necessária. Analise as assertivas abaixo com (V) para Verdadeiro e (F) para Falso e assinale a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

( ) O objetivo da terapia fonoaudiológica é a estabilização da deglutição por maior tempo possível, manutenção do estado nutricional por via oral e/ou por via alternativa, objetivando a preservação das condições pulmonares e de hidratação.

( ) Na reabilitação fonoaudiológica das doenças neurodegenerativas, deve-se ter conhecimento do desenvolvimento da doença, de suas implicações motoras, sensitivas, cognitivas e demenciais.

( ) A terapia fonoaudiológica deverá ter suas particularidades e será realizada somente nos estágios iniciais da doença.

( ) A terapia direta envolve o treino com alimentos em suas diferentes consistências e quantidades facilitadoras. Utilizando manobras de mudança de postura de cabeça, manobras de proteção de vias aéreas.

( ) A terapia indireta visa reforçar os comportamentos apropriados durante a deglutição com a introdução de alimentos na cavidade oral.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1140Q851678 | Ética na Administração Pública, Introdução, Guarda Municipal, FAFIPA, 2020

Analise as assertivas e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso, no que se refere à ética e moralidade no cargo público:

( ) A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
( ) Em regra, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
( ) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina.
( ) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.