Início

Questões de Concursos FAFIPA

Resolva questões de FAFIPA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q854261 | Matemática, Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura, Prefeitura de Arapongas PR Professor Educação Infantil, FAFIPA, 2020

Para uma excursão, no teatro municipal de São Paulo, um colégio alugou 7 ônibus. Em cada ônibus foram colocados 23 alunos. Além dos alunos todas as mães também foram acompanhar seus filhos. Pergunta: quantas pessoas ao todo participaram dessa excursão sabendo que cada mãe tinha somente um filho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q846667 | Fisioterapia, Ginastica Laboral, Prefeitura de Arapongas PR Fisioterapeuta, FAFIPA, 2020

Os programas de ginástica laborais preparatórios e compensatórios praticados pelos colaboradores incluem a realização de exercícios descritos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q706553 | Direito Processual Civil, Audiência de Instrução e Julgamento AIJ, Procurador do Município Júnior, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FAFIPA, 2019

Nos termos do art. 358, CPC/2015 “No dia e na hora designados, o juiz declarará aberta a audiência de instrução e julgamento e mandará apregoar as partes e os respectivos advogados, bem como outras pessoas que dela devam participar.” Referida audiência, conquanto não seja obrigatória em todos os processos, é indispensável para aqueles em que há necessidade de provas orais e é orientada, dentre outros, pelos princípios da oralidade e da cooperação entre as partes. Sobre audiência de instrução e julgamento, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q18088 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

Em uma progressão aritmética (P.A.) crescente de dezesseis termos positivos, x é o primeiro termo, y é o quarto termo e z é o último termo. Sabe-se que x, y e z formam, nessa ordem, uma progressão geométrica cuja soma é 42 e x.z = 64. Nessas condições, é correto afirmar que o décimo termo da P.A. é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q18079 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

Texto associado.
TEXTO I

1.§ As atividades de policiamento recobrem o vasto mundo da vida nas cidades e, por conseguinte, toda sorte de acidentes, interações ou conflitos experimentados pelos indivíduos no espaço público. Exatamente por isso, as organizações policiais estão constrangidas a acompanhar em um recorte mais sensível, carregado de tensões e atritos as reinscrições e os desafios propostos pela multiplicidade de atores que constroem o cenário político-urbano. O reconhecimento político das dinâmicas urbanas informais antes consideradas ilegítimas e ilegais e o conseqüente processo de incorporação da alteridade (inclusão de novos cenários e de novos atores no mercado da cidadania) a que está sujeita a produção mesma de ordem pública, se fazem sentir nas organizações policiais que necessitam constantemente se adequar aos caprichos e às críticas de suas mais diferenciadas clientelas. Tudo isso se resume em uma banal constatação: se a polícia é um meio de força extensivo e territorializado, ou melhor, enraizado localmente nas comunidades, o desenho de seus serviços encontra-se diretamente vinculado às mudanças sociopolíticas do ambiente em que ela atua.

2.§ De certa maneira, os meios de força policiais se inserem em uma espécie de interseção dos condicionamentos de dois níveis: de um lado, a configuração formal-legal da autoridade do Estado e, de outro, o conjunto diversificado de demandas concretas e inadiáveis provenientes do convívio em sociedade. Estes limites transformam-se em objetos de constante negociação, na prática policial. É, por excelência, nos encontros ordinários entre policiais e cidadãos, em alguma esquina ou rua de nossa cidade, que os princípios da legalidade e da legitimidade, que conformam o abstrato “estado de direito”, são negociados, reinterpretados, experimentados e mesmo constituídos. É, pois, nas interações dos “agentes da lei” com a população que a arquitetura formal dos direitos e deveres constitucionais é concretamente vivenciada, tornando-se, mais do que uma realidade “de direito”, uma realidade “de fato”, um recurso estratégico disponível e mobilizável pelos atores sociais. As polícias têm o seu campo de atuação exatamente neste intervalo cujo espaço é o da construção mesma da cidadania lugar de teste (ou da prova de fogo) das categorias formais que emolduram os valores políticos e éticos de uma sociedade.
A expressão que NÃO foi empregada para retomar algo anteriormente explícito no texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q840174 | Técnicas em Laboratório, Hematologia nas Técnicas em Laboratório, Cispar PR Auxiliar de Laboratório, FAFIPA, 2020

Levando em conta as técnicas e aspectos a serem considerados para a coleta de sangue, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q337005 | Matemática, Atendente, CISNOP PR, FAFIPA

Uma pessoa vendeu uma motocicleta por R$ 6.400,00. Sabendo que ela aplicou todo o dinheiro na poupança por um período de 15 meses à taxa de 6% ao mês, a juros simples, é CORRETO afirmar que o juro obtido nessa aplicação é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q12182 | Matemática, Professor, Prefeitura de Maria Helena PR, FAFIPA

Uma fábrica de massas produz 12.000 salgados por dia. Devido à falta de matéria-prima, houve uma queda na produção de salgados equivalente a 20%. A quantidade de salgados que a fábrica deixou de produzir foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q703550 | Direito Processual Civil, Audiência de Conciliação ou Mediação, Procurador do Município Júnior, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FAFIPA, 2019

Adotando um sistema multiportas de solução de conflitos, o legislador processual de 2015 atribuiu especial relevo à mediação e à conciliação. Assim, a ausência das partes em referida audiência produz consequências jurídicas que também merecem atenção do operador do Direito. Sobre o tema, considere as proposições abaixo:
I. O não comparecimento sem justo motivo do réu à audiência de conciliação ou de mediação importa em revelia e consequente presunção de veracidade dos fatos alegados na inicial.
II. O não comparecimento sem justo motivo de qualquer das partes à audiência de conciliação ou de mediação será considerado ato atentatório à dignidade da justiça e, consequentemente será sancionado com multa de até 2% (dois por cento) da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da parte que compareceu à audiência.
III. Da decisão que aplica multa pelo não comparecimento à audiência de conciliação é possível recorrer por meio de preliminar de apelação ou de contrarrazões à apelação, após a prolação da sentença.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q12452 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra o idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos:

I. Autoridade policial.
II. Ministério Público.
III. Conselho Municipal do Idoso.
IV. Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q670664 | Matemática Financeira, Juros Simples, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, 2020

Dona Manuela está estudando algumas propostas para aplicar seu dinheiro. Se dona Manuela aplicar R$ 7.000,00 reais durante 4 meses no sistema de juros composto sob uma taxa de 1% ao mês, quanto ela receberá de juros no final desse investimento? Considere 4 casas decimais após a vírgula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q9046 | Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

Um artesão utiliza pernas idênticas de madeira para construir bancos e mesas. As mesas têm 3 pernas e os bancos, 4 pernas. Na última remessa de encomenda, ele utilizou 75 pernas de madeira para construir os bancos e as mesas. Sabendo-se que a quantidade de bancos construídos supera em 3 a quantidade de mesas construídas, a quantidade de bancos construídos foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q9045 | Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

Um papel em formato quadrangular foi dobrado na vertical, obtendo-se duas fguras retangulares congruentes, R1 e R2. Sabendo-se que a área de R1 mede 162 cm2 , pode-se concluir que o perímetro de R2 mede
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q849582 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Cispar PR Auxiliar Administrativo, FAFIPA, 2020

Pode-se afirmar que estabelecer padrões de desempenho, avaliar resultados e adotar ações corretivas são atividades que pertencem a qual das 4 funções básicas da Administração (PODC)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q25014 | Conhecimentos Específicos, Responsabilidades do Servidor, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos. Desta forma, a respeito da ética na Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q842582 | Técnicas em Laboratório, Técnicas de Esterilização e Desinfecção em Laboratório, Prefeitura de Arapongas PR Farmacêutico Bioquímico, FAFIPA, 2020

Dentro de um laboratório clínico é importante ter o conhecimento de métodos para promover a descontaminação microbiana, desinfecção e esterilização. Entre os métodos utilizados, pode-se citar o calor, pois é um dos métodos mais utilizados no processo de esterilização. Alguns fatores devem ser levados em consideração para a sua utilização. Assinale a alternativa CORRETA a respeito do uso do calor no processo de esterilização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q667987 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Cispar PR, FAFIPA, 2020

Texto associado.


Pode-se afirmar que estabelecer padrões de desempenho, avaliar resultados e adotar ações corretivas são atividades que pertencem a qual das 4 funções básicas da Administração (PODC)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q853794 | Legislação Federal, Lei n 13022 de 2014 Estatuto Geral das Guardas Municipais, Guarda Municipal, FAFIPA, 2020

De acordo com o Estatuto Geral das Guardas Municipais, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q671100 | Contabilidade Geral, Receitas, Agente Administrativo, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, 2020

A empresa X produz queijos. Ela está em situação de prejuízo e, dessa forma, optou por comprar leite mais barato com um novo fornecedor, a fim de obter lucro no final do exercício financeiro. Diante da estratégia adotada pela empresa, é CORRETO afirmar que: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q849228 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Arapongas PR Psicólogo 30h, FAFIPA, 2020

Com relação à Reforma Psiquiátrica no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.