Início

Questões de Concursos FATEC

Resolva questões de FATEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


151Q946071 | Inglês, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus oncreative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020.

Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn.

Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.
Na frase, The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020…, presente no primeiro parágrafo do texto, a palavra thrive pode ser substituída por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q946046 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Leia o texto.
Quase 93% do grupo étnico no Iraque votou a favor da criação de um estado independente no referendo de segunda-feira. Segundo os resultados provisórios, agora conhecidos, participaram na votação 72,16% dos potenciais eleitores, mais de 3,3 milhões de pessoas. Público, Lisboa 27.09.2017. <https://tinyurl.com/ybs2zpyz> Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.
A notícia faz referência à luta histórica do maior povo sem Estado do planeta, que vive espalhado por territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, divididos pelas fronteiras resultantes tanto do fim do Império Otomano como das determinações do Tratado de Lausanne, de 1923, que esse povo nunca aceitou.
Trata-se do povo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q946053 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

O texto faz referência à sinestesia, um recurso semântico capaz de tornar o texto mais expressivo. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo da figura de linguagem conhecida como sinestesia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q946056 | Inglês, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

O Instituto Brasileiro de Geografia a e Estatística (IBGE) apresentou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, referente a 2016, que, em um de seus tópicos, investigou pessoas de 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. Em seu módulo “Outras Formas de Trabalho”, a pesquisa apontou que 3,9% das pessoas entrevistadas nesse tópico praticou o trabalho voluntário. Essa porcentagem corresponde a 6,5 milhões de brasileiros na faixa etária citada.
<https://tinyurl.com/yc9myhl9> Acesso em: 04/10/2018. Adaptado.
Considere que, em 2016, havia N milhões de brasileiros com 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. De acordo com o texto, é correto afirmar que o valor de N é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q946068 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Uma das substâncias que pode neutralizar o ácido fosfórico é o hidróxido de magnésio, Mg(OH)2.
A equação química balanceada que representa a reação de neutralização total que ocorre entre essas substâncias é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q946092 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

A denúncia de uma crise de sentido na educação não é algo novo e exclusivo do momento histórico em que vivemos. Podemos dizer que a crítica ao modelo educacional e à função social da escola se constitui à medida que a própria educação se institucionaliza, incorporando a responsabilidade de ser um processo sistemático e intencional de formação humana.

[...]

A reflexão sobre o sentido da educação adentra o século XX. A crítica se aprofunda e há insatisfação tanto das correntes mais liberais quanto das mais marxistas. [...] As mudanças sociais acentuaram os problemas estruturais da instituição escola. No Brasil, por exemplo, em meados dos anos 50, apenas 30% da população brasileira vivia nas cidades. A pressão das camadas médias pelo aumento do acesso e da permanência na escola ampliou-se consideravelmente neste período, dada a relação estabelecida entre a escolarização e o direito à cidadania.

(ROCHA, J. Design thinking na formação de professores: novos olhares para os desafo os da educação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018, p.154.)
De acordo com as informações apresentadas no texto sobre os trabalhos da professora Temple Grandin, a mudança proposta por ela no tratamento dos animais acarreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q946126 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Assinale a alternativa em que o trecho do diário foi reescrito, mantendo-se as correlações semânticas originais e respeitando-se a variedade culta da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q946002 | Matemática, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

De uma caixa com 50 cartões numerados de 1 a 50, sorteia-se aleatoriamente um cartão. A probabilidade de que o número sorteado seja divisor de 30 é um valor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q946025 | Raciocínio Lógico, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

No relatório comparativo 2003–2014 do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), foi levantado que milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo (ônibus municipal, metrô e trem) para deslocamento ao trabalho. No ano de 2014, esse tipo de transporte foi responsável pelo consumo de aproximadamente 3,3 Gtep contra 10,3 Gtep do transporte individual (automóveis e motos). Fonte dos dados: http://files.antp.org.br/2016/9/3/sistemasinformacao-mobilidade--comparativo-2003_2014.pdf. Acesso em: 10.11.2017.
É correto afirmar que a diferença entre a energia consumida pelo transporte coletivo e o transporte individual, em 2014, em GWh, foi, aproximadamente, de
Considere tep = tonelada equivalente de petróleo 1 tep = 1,2x107 Wh
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q946084 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Leia o texto.

Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:

A 1a revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.

A 2a revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.

A 3a revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.

Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.

https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.

De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

161Q684351 | Matemática, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

A média da riqueza, por pessoa, entre os que fazem parte da metade mais pobre da população mundial é, em dólares, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q946021 | Matemática, Porcentagem, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

A desigualdade no mundo

Neste momento, o 1% mais rico da população mundial possui a mesmariqueza* que os outros 99% possuem conjuntamente. As oito pessoasmais ricas do mundo possuem a mesma riqueza que a metade maispobre da população do planeta.
Após décadas de trabalho – e de notáveis avanços – no combate àpobreza, tivemos um aprendizado valioso: não é possível erradicar apobreza no mundo sem reduzir drasticamente os níveis de desigualdade.
<https://tinyurl.com/y8bbbchy> Acesso em: 31.10.2017. Adaptado.
*Riqueza é a soma dos valores de bens materiais, como imóveis ou propriedades, e de bens financeiros, como aplicações ou ações.

Adote:
Total da riqueza mundial: 250 trilhões de dólares;
Total da riqueza concentrada pelas oito pessoas mais ricas do mundo: 428,4 bilhões de dólares;
Total da população mundial: 7,2 bilhões de habitantes.
A média da riqueza, por pessoa, entre os que fazem parte do 1% mais rico da população mundial é, em milhões de dólares, aproximadamente igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q946024 | Física, Dinâmica, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas espécies foi fundamental para a emergência de um novo campo de pesquisa no final do século XX: a Sociobiologia, segundo a qual a predominância do trabalho coletivo sobre o individual é uma das condições para a existência de sociedades complexas, como as encontradas entre os Hymenoptera (formigas, abelhas), os Isoptera (cupins) e os Homo sapiens. Entretanto, algumas espécies perderam evolutivamente a capacidade de trabalhar coletivamente.
A predominância do trabalho individual sobre o coletivo nas espécies que perderam a capacidade de trabalhar coletivamente é, necessariamente, explicada por alterações nas relações ecológicas do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q946066 | História e Geografia de Estados e Municípios, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Leia o texto.
Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros.
A indústria química, por exemplo, benefiiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide [...], borracha vulcanizada [...], corantes artificiais, adubos, explosivos [...], entre outros.
DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 8. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.192.
O texto descreve a relação entre ciência e indústria característica da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q946110 | Inglês, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.

eia o texto para responder à questão.

5 Ways to Boost Your Resilience at Work

Since the pace and intensity of contemporary work culture are not likely to change, it’s more important than ever to build resilience skills to effectively navigate your worklife. While working as a CEO I’ve seen over and over again that the most resilient individuals aren’t the ones that don’t fail, but rather the ones that fail, learn and thrive1 because of it.

Resilience is built by attitudes, behaviors and social supports that can be adopted and cultivated by anyone. Factors that lead to resilience include optimism and the ability to stay balanced and manage difficult emotions. To build resilience skills at work it’s important to understand and manage some of the factors that cause us to feel so stressed at work. Being hyperconnected and responsive to work anytime, anywhere, can be extremely onerous.

The current and rising levels of stress in the workplace should be cause for concern, as there is a direct and adverse relationship between negative stress, wellness and productivity. Stress that causes us to experience difficulty or unhealthy strain is a major cause for concern as it directly and adversely affects personal and business success. Here are some tips on how to develop resilience and stay motivated:

Exercise mindfulness – Turn your attention to mental training practices associated with mindfulness to improve your judgment accuracy and problem solving, job performance and cognitive flexibility.

Compartmentalize your cognitive load – Create dedicated times in the day to do specific work-related activities and not others.

Take detachment2 breaks – Step away from work for even a few minutes to reset energy and attention. Balancing work activity can promote greater energy, mental clarity, creativity and focus.

Develop mental agility – Decenter stress: step back, reflect, shift perspectives, create options and choose wisely.

Cultivate compassion – Create positive work relationships, increase cooperation and collaboration, happiness and well-being to decrease stress.

<https://tinyurl.com/ycvtxc4v> Acesso em: 04.03.2018. Adaptado.

Glossário:
(1) Thrive: prosperar, desenvolver, ter sucesso.
(2) Detachment: descolamento, distanciamento, separação.

No segundo parágrafo do texto, o trecho “.... can be extremely onerous.” refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q946017 | Português, Coesão e coerência, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

Texto associado.
Empresa transforma seu laptop escolar em ‘e-book’

Os fabricantes de produtos eletrônicos deram mais um passo na evolução do mercado dos laptops escolares. Uma empresa americana apresentou um protótipo da nova versão de seu Classmate, um computador portátil criado especialmente para uso em sala de aula. O jornal Valor Econômico teve acesso com exclusividade ao equipamento, que começará a chegar ao mercado no segundo trimestre de 2010.
A bateria do equipamento, que na versão atual dura no máximo seis horas, foi estendida para até oito horas e meia. A principal novidade, no entanto, é a capacidade de converter o equipamento em um suporte diferenciado de livros digitais. O aluno pode girar a tela e, com a ponta do dedo, “folhear” as páginas do livro; pode também fazer anotações usando uma caneta acoplada ao computador. Um software de colaboração permite que os estudantes compartilhem, instantaneamente, os arquivos e o conteúdo mostrados na tela.
Enquanto olha para licitações públicas, a empresa também corre para fechar acordo com fabricantes e redes varejistas, que deverão colocar os novos laptops da empresa nas prateleiras nos próximos meses.
BORGES, André. Valor Econômico, 07.03.2010. Adaptado. Questão 50 Questão 51 PORTUGUÊS L
No trecho “O jornal Valor Econômico teve acesso com exclusividade ao equipamento, que começará a chegar ao mercado no segundo trimestre de 2010”, a palavra grifada refere-se à seguinte informação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q946112 | Inglês, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.

eia o texto para responder à questão.

5 Ways to Boost Your Resilience at Work

Since the pace and intensity of contemporary work culture are not likely to change, it’s more important than ever to build resilience skills to effectively navigate your worklife. While working as a CEO I’ve seen over and over again that the most resilient individuals aren’t the ones that don’t fail, but rather the ones that fail, learn and thrive1 because of it.

Resilience is built by attitudes, behaviors and social supports that can be adopted and cultivated by anyone. Factors that lead to resilience include optimism and the ability to stay balanced and manage difficult emotions. To build resilience skills at work it’s important to understand and manage some of the factors that cause us to feel so stressed at work. Being hyperconnected and responsive to work anytime, anywhere, can be extremely onerous.

The current and rising levels of stress in the workplace should be cause for concern, as there is a direct and adverse relationship between negative stress, wellness and productivity. Stress that causes us to experience difficulty or unhealthy strain is a major cause for concern as it directly and adversely affects personal and business success. Here are some tips on how to develop resilience and stay motivated:

Exercise mindfulness – Turn your attention to mental training practices associated with mindfulness to improve your judgment accuracy and problem solving, job performance and cognitive flexibility.

Compartmentalize your cognitive load – Create dedicated times in the day to do specific work-related activities and not others.

Take detachment2 breaks – Step away from work for even a few minutes to reset energy and attention. Balancing work activity can promote greater energy, mental clarity, creativity and focus.

Develop mental agility – Decenter stress: step back, reflect, shift perspectives, create options and choose wisely.

Cultivate compassion – Create positive work relationships, increase cooperation and collaboration, happiness and well-being to decrease stress.

<https://tinyurl.com/ycvtxc4v> Acesso em: 04.03.2018. Adaptado.

Glossário:
(1) Thrive: prosperar, desenvolver, ter sucesso.
(2) Detachment: descolamento, distanciamento, separação.

Segundo o texto, o crescente nível de estresse no trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q946019 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

Texto associado.
Empresa transforma seu laptop escolar em ‘e-book’

Os fabricantes de produtos eletrônicos deram mais um passo na evolução do mercado dos laptops escolares. Uma empresa americana apresentou um protótipo da nova versão de seu Classmate, um computador portátil criado especialmente para uso em sala de aula. O jornal Valor Econômico teve acesso com exclusividade ao equipamento, que começará a chegar ao mercado no segundo trimestre de 2010.
A bateria do equipamento, que na versão atual dura no máximo seis horas, foi estendida para até oito horas e meia. A principal novidade, no entanto, é a capacidade de converter o equipamento em um suporte diferenciado de livros digitais. O aluno pode girar a tela e, com a ponta do dedo, “folhear” as páginas do livro; pode também fazer anotações usando uma caneta acoplada ao computador. Um software de colaboração permite que os estudantes compartilhem, instantaneamente, os arquivos e o conteúdo mostrados na tela.
Enquanto olha para licitações públicas, a empresa também corre para fechar acordo com fabricantes e redes varejistas, que deverão colocar os novos laptops da empresa nas prateleiras nos próximos meses.
BORGES, André. Valor Econômico, 07.03.2010. Adaptado. Questão 50 Questão 51 PORTUGUÊS L
Assinale a alternativa em que o trecho do último parágrafo do texto esteja corretamente interpretado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.