Início

Questões de Concursos FATEC

Resolva questões de FATEC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q946179 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2019

Um tanque de combustível contém 50 litros de uma mistura de gasolina e álcool na razão 2:3, nessa ordem. Deseja-se acrescentar à mistura N litros de álcool para que a razão de gasolina e álcool, nessa ordem, passe a ser 1:3.
Assim, o valor N é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q945997 | Química, Representação das transformações químicas, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

Hidrocarbonetos podem ser usados como combustível, por exemplo o gás but-1-eno.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula molecular e a quantidade mínima, em kg, de gás oxigênio necessária para a combustão completa de 5,6 kg desse combustível.
Massas Molares: H = 1 g/mol O = 16 g/mol C = 12 g/mo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q946106 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Na década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política de desenvolvimento econômico que ficou conhecida como Plano de Metas.
Sob o lema “50 anos em 5”, esse plano se caracterizou pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q946178 | Matemática, Problemas, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2019

Uma empresa trabalha com fretamento de ônibus para o litoral. O valor cobrado por passageiro, no caso dos 50 lugares disponíveis serem todos ocupados, é de R$ 40,00. No caso de não ocorrer a lotação máxima, cada passageiro deverá pagar R$ 2,00 a mais por assento vazio.
O valor máximo arrecadado por essa empresa, numa dessas viagens, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q946048 | Biologia, Transcrição e Tradução, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

As estratégias de reprodução sexuada são adaptações dos organismos aos ambientes. Elas determinam os ciclos de vida dos milhões de espécies de eucariontes. Esses ciclos são classificados em:
Haplobionte haplonte (como o dos fungos saprófitos Rhizopus); • Haplobionte diplonte (como o dos Animalia); • Diplobionte (como o das plantas Embryophyta).
A principal diferença entre esses ciclos consiste no momento em que ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q946065 | Geografia, Histórico, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Em 1519, os navegadores Fernão de Magalhães e Sebastião del Cano partiram de Cádiz, na Espanha, para uma viagem que entraria para a história por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q946018 | Português, Uso das aspas, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

Texto associado.
Empresa transforma seu laptop escolar em ‘e-book’

Os fabricantes de produtos eletrônicos deram mais um passo na evolução do mercado dos laptops escolares. Uma empresa americana apresentou um protótipo da nova versão de seu Classmate, um computador portátil criado especialmente para uso em sala de aula. O jornal Valor Econômico teve acesso com exclusividade ao equipamento, que começará a chegar ao mercado no segundo trimestre de 2010.
A bateria do equipamento, que na versão atual dura no máximo seis horas, foi estendida para até oito horas e meia. A principal novidade, no entanto, é a capacidade de converter o equipamento em um suporte diferenciado de livros digitais. O aluno pode girar a tela e, com a ponta do dedo, “folhear” as páginas do livro; pode também fazer anotações usando uma caneta acoplada ao computador. Um software de colaboração permite que os estudantes compartilhem, instantaneamente, os arquivos e o conteúdo mostrados na tela.
Enquanto olha para licitações públicas, a empresa também corre para fechar acordo com fabricantes e redes varejistas, que deverão colocar os novos laptops da empresa nas prateleiras nos próximos meses.
BORGES, André. Valor Econômico, 07.03.2010. Adaptado. Questão 50 Questão 51 PORTUGUÊS L

Observe o trecho:

O aluno pode girar a tela e, com a ponta do dedo, “folhear” as páginas do livro...

A intenção do autor, ao destacar a palavra “folhear” com aspas, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q946161 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2019

O conceito de precariado se refere a uma classe emergente, definida por uma combinação distinta de relações. As pessoas do precariado estão sendo forçadas a aceitar uma vida de empregos instáveis, sem uma identidade ocupacional, sendo exploradas e sem horários regulares de trabalho.
<https://tinyurl.com/y6kgyeqz>Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

De acordo com o texto, o precariado é um grupo de pessoas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q946050 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Em um caso hipotético, apenas dois homens, um do grupo sanguíneo B (genótipo IB_) e outro do grupo sanguíneo A (genótipo IA_), podem ser o pai biológico de uma menina do grupo O (genótipo ii).
Nesse cenário, seria possível determinar com segurança a paternidade se um dos homens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q946087 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Estudos evolutivos sobre os padrões de desenvolvimento dos seres vivos fazem parte da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (“Evo–Devo”), um campo de pesquisa que passou a se estruturar principalmente a partir da década de 1980. Nesse campo, resultados como o divulgado no texto podem ter alcance e complexidade ainda maiores quando se fazem comparações com outros tipos de organismos.
Para a ampliação da eficiência na criação de aves de corte no contexto do Evo–Devo, devem ser mais bem aproveitadas as pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q946117 | História e Geografia de Estados e Municípios, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Um surto de febre-amarela atingiu o Brasil entre 2017 e 2018. Apesar de o vírus ser o mesmo, costuma-se distinguir essa doença em urbana, que ocorre nas cidades, e em silvestre, que ocorre nas matas e nas áreas rurais.
A transmissão dessa moléstia ocorre por intermédio de mosquitos que habitam e circulam em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q946083 | Geografia, Histórico, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Alguns municípios do estado de São Paulo se desenvolveram em consequência da expansão da malha ferroviária entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, em decorrência da ampliação das áreas produtoras de café no estado.
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, fundada no início do século XX, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos municípios de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q946124 | Português, Figuras de Linguagem, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.

13 de maio Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpatico para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos.

...Nas prisões os negros eram os bodes espiatorios. [....]

Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Mesmo assim, mandei os meninos para a escola. Estou escrevendo até passar a chuva, para eu ir lá no senhor Manuel vender os ferros. Com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça. A chuva passou um pouco. Vou sair.

..Eu tenho tanto dó dos meus filhos. Quando eles vê as coisas de comer eles brada:

– Viva a mamãe!

A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o habito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida. Ela não tinha. Mandei-lhe um bilhete assim:

– “Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouco de gordura, para eu fazer uma sopa para os meninos. Hoje choveu e eu não pude ir catar papel. Agradeço. Carolina.”

...Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A Vera começou pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetaculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.

E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!

29 de maio [....]

...Há de existir alguem que lendo o que eu escrevo dirá...isto é mentira! Mas, as miserias são reais.

MARIA DE JESUS, Carolina. Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática, 2017. Adaptado.

O texto foi retirado do livro Quarto de Despejo, diário escrito por Carolina Maria de Jesus, moradora da favela do Canindé, em São Paulo, na década de 1950. A edição reproduz fielmente os manuscritos originais.

Analisando a linguagem apresentada no trecho, conclui-se corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q946054 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Memorial de Aires é o último romance escrito por Machado de Assis, tendo sido publicado em 1908, ano da morte do autor. Obra de caráter autobiográfico, apresenta-se como diversas entradas em uma espécie de diário, em que a relação com a velhice, as dificuldades dos relacionamentos amorosos e a futilidade da elite brasileira no final do século XIX são retratadas por meio de um série de episódios que se intercalam.
O trecho a seguir foi retirado do prefácio Advertência, que introduz a obra.
Quem me leu Esaú e Jacó talvez reconheça estas palavras do prefácio: “Nos lazeres do ofício escrevia o Memorial, que, apesar das páginas mortas ou escuras, apenas daria (e talvez dê) para matar o tempo da barca de Petrópolis”. Referia-me ao Conselheiro Aires. Tratando-se agora de imprimir o Memorial, achou-se que a parte relativa a uns dois anos (1888-1889), se for decotada de algumas circunstâncias, anedotas, descrições e reflexões, — pode dar uma narração seguida, que talvez interesse, apesar da forma de diário que tem. Não houve pachorra de a redigir à maneira daquela outra, — nem pachorra, nem habilidade. Vai como estava, mas desbastada e estreita, conservando só o que liga o mesmo assunto. O resto aparecerá um dia, se aparecer algum dia. ASSIS, Machado de. Memorial de Aires. In:______. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 1096
Com base na leitura dos textos e nas obras de Machado de Assis, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q946003 | Física, Fundamentos da Cinemática, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

A linha 1 (Azul) do metrô de São Paulo foi inaugurada em setembro de 1974 e opera hoje com uma extensão aproximada de 21000 metros distribuídos por 23 estações, da estação Jabaquara à estação Tucuruvi. O tempo médio, para percorrer o trajeto entre as duas estações terminais citadas, é de, aproximadamente, 45 minutos.
Se um passageiro entra no vagão de um trem (metrô) na estação Jabaquara e desce apenas na estação Tucuruvi, podemos afirmar corretamente que a sua velocidade escalar média, em km/h, é, mais próxima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q946049 | Biologia, A herança dos grupos sanguíneos, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Agentes mutagênicos são aqueles que têm o potencial de alterar sequências genéticas. Os efeitos desses agentes podem ser detectados por meio da sequência de bases do RNA. Caso o RNA resultante da sequência genética seja o esperado, conclui-se que o gene não sofreu mutação.
Dessa forma, a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um gene terá escapado à ação de um agente mutagênico caso seja
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q946103 | História, Colonialismo espanhol, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

O idioma árabe exerceu forte influência na língua portuguesa que, desse idioma, incorporou palavras como alambique, álcool, alface, açúcar, arroz, álgebra e azeitona, entre outras.
Assinale a alternativa correta sobre os contatos entre árabes e portugueses que possibilitaram essa influência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q946069 | Química, Sistemas Homogêneos Equilíbrio Químico na Água pH e pOH, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

A reação que ocorre entre a fosfina e o oxigênio é representada pela equação química
2 PH3 (g) + 4 O2 (g) P2O5 (g) + 3 H2O (g)
As substâncias que atuam como agente oxidante e agente redutor desse processo são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q946074 | Inglês, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus oncreative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020.

Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn.

Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.
Na oração In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills, presente no quinto parágrafo do texto, a expressão will have to indica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q946089 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Temple Grandin empacou diante da porteira. Alguns parafusos cravados na madeira lhe saltaram aos olhos. “Tem que limar a cabeça desses parafusos, se não o gado pode se machucar”, aconselhou à dona da fazenda, Carmen Perez, que ao lembrar a cena comentou: “Sempre passo no curral antes do manejo, observo tudo, dizem que tenho olho biônico, e ela notou uma coisa que eu não tinha visto.”.

Grandin tem um parafuso a mais quando se trata do bem-estar dos bichos. Professora de ciência animal, ela é autista e dona de uma hipersensibilidade visual e auditiva. Tocada pelas angústias do gado desde a juventude, ela compreendia por que a rês recuava na hora da vacinação, por que atacava um vaqueiro, por que tropeçava, por que mugia. Grandin traduziu esse entendimento em projetos que propunham mudanças no manejo. Hoje, instalações criadas por ela são familiares a quase metade dos bovinos nos Estados Unidos. O Brasil, com seus quase 172 milhões de cabeças de gado, segundo o Censo Agropecuário de 2017, vem aos poucos fazendo ajustes alinhados com as propostas da americana.

Em julho passado, Grandin, hoje com 71 anos, veio ao Brasil pela sexta vez. Na fazenda Orvalho das Flores, localizada em Barra do Garças (MT), ela testemunhou como a equipe de Perez conduz suas 2 980 cabeças de Nelore, raça predominante no país. Os vaqueiros massageiam os bezerros, não gritam com os bois, tampouco deixam capas de chuva, correntes ou chapéus no caminho dos animais.

A engenheira agrônoma Maria Lucia Pereira Lima foi aluna de pós-doutorado de Grandin na Universidade do Estado do Colorado, em Fort Collins, em 2013. Viajara aos Estados Unidos para aprender como medir o bem-estar dos bovinos e se inteirar de inovações que pudessem ser implantadas em currais brasileiros. Uma delas, por exemplo, tranquiliza o animal conduzido à vacinação: o gado em geral se via obrigado a passar espremido por espaços afunilados. Grandin projetou um acesso em curva, sem cantos, que dá à rês a ilusão de que voltará ao ponto de partida. Outra: uma lâmpada acesa na entrada do tronco de contenção – o equipamento que permite o manejo individual do boi – a indicar o trajeto reduziu em até 90% o uso de choque elétrico durante o processo.

[...]

No auditório da universidade, outros pesquisadores se revezavam no palco discutindo aspectos econômicos e sociais relacionados ao bem-estar animal. O tempo de manejo cai pela metade nos estabelecimentos agropecuários que seguem os manuais de Grandin. De ovos transportados com cuidado nascem pintinhos sadios. Sem falar na melhor qualidade de vida de quem lida com esses bichos. Vaqueiros bem treinados sofrem menos acidentes no trabalho e desenvolvem uma relação mais harmoniosa nos casamentos. “A melhoria do bem-estar animal melhora o bem-estar humano”, afirmou o zootecnista Mateus Paranhos da Costa, da Universidade Estadual Paulista.

Monica Manin <https://tinyurl.com/y8xeoqul>Acesso em: 12.10.2018. Adaptado.
Observe os elementos destacados na passagem: “Sempre passo no curral antes do manejo, observo tudo, dizem que tenho olho biônico, e ela notou uma coisa que eu não tinha visto”, presente no primeiro parágrafo.
As palavras destacadas exercem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.