Início

Questões de Concursos FAU

Resolva questões de FAU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q897663 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

O Referencial Curricular do Paraná enfatiza o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes. Dentre as alternativas abaixo, qual melhor representa uma prática pedagógica alinhada a essa perspectiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1202Q881026 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe cinco campos de experiência para serem trabalhados na educação infantil. Os campos de experiência propõem uma nova organização curricular e colocam a criança como centro do processo educativo. Analise as assertivas abaixo:
I - O campo de experiência “o eu, o outro e o nós” destaca experiências a partir do campo da construção da identidade. II - O campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. III - O campo de experiência “Fala, pensamento e imaginação” realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados. IV - O campo de experiência “Natureza e sociedade” destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal.
Quais assertivas estão corretas segundo os campos de experiência propostos pela BNCC? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q893314 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Técnico em Informática, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Segundo dados do Ministério da Saúde, nas primeiras semanas de 2024 houve crescimento alarmante de casos de ________ no Brasil. Diferentes fatores como as ondas de intenso calor e chuvas intensas, agravados pela vigência do fenômeno climático El Niño, levaram a proliferação do Aedes aegypti e fizeram localidades como Minas Gerais, Acre e Distrito Federal decretarem estado de emergência. Qual das alternativas abaixo se refere a essa doença?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1204Q981127 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre o PNE- Plano Nacional de Educação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1205Q881033 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Qual dos princípios abaixo, é um princípio indispensável e fundamental na gestão democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q881040 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Acerca das práticas de ensino materializas em campo de estágio na educação infantil, sabemos que devemos compreender e materializar o estágio como fonte de pesquisa. Nesta perspectiva, julgue as assertivas abaixo e identifique qual assertiva NÃO está relacionada com as práticas do estágio como pesquisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1208Q955282 | Enfermagem, ESF I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Preencha a lacuna com a alternativa correta:
Muitas doenças são consideradas ___________, quando acontecem com mais frequência em uma determinada estação do ano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1209Q874902 | Edificações, Gari, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Item que entra no preparo do concreto que será lançado em formas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1210Q881048 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Preencha as lacunas e assinale a alternativa com a sequência correta:
Em 2023 o Brasil perdeu uma de suas estrelas da dramaturgia. Nascida em 1933, __________ teve uma carreira notável no cinema, teatro e televisão brasileiros. Ela também é internacionalmente conhecida por sua atuação no filme _____________, produção que recebeu um ____________ de melhor filme estrangeiro em 1960.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1211Q886425 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Eletricista, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

Qual das alternativas abaixo se refere a um filme brasileiro que teve como tema a vida de Arlindo Barreto, conhecido como um dos principais intérpretes do palhaço Bozo na década de 1980?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1212Q881050 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Um velejador brasileiro pode ser considerado um dos mais bem-sucedidos atletas brasileiros na história dos Jogos Olímpicos, tendo conquistado medalhas de ouro, prata e bronze em diferentes classes de barco, como Laser e Star. Sua carreira e conquistas tiveram um impacto significativo no esporte brasileiro. Qual das alternativas abaixo se refere a esse atleta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q874909 | Segurança e Saúde no Trabalho, Vigia, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Algumas coisas se acumulam com facilidade em nosso corpo, porém o simples hábito de tomar um banho diariamente as eliminas. Assinale a alternativa que apresenta um item que NÃO é eliminado através dos banhos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1214Q976285 | Administração Financeira e Orçamentária, Contador, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma despesa orçamentária classificada como despesa corrente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1215Q874399 | Mecânica de Autos, Funileiro/Pintor, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

Para cada 100 gramas de massa plástica, quantas gotas de catalisador devem ser adicionadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1216Q980640 | Contabilidade Pública, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A depreciação representa a perda de valores do Ativo Imobilizado em decorrência do uso ou obsolescência. Para responder a questão considere os seguintes dados:

- Valor de aquisição do bem R$ 900.000,00.
- Prazo de vida útil estimada 60 (sessenta) meses.
- Data de aquisição e início do uso 01/03/2024.
- Valor residual R$ 240.000,00.

Sabendo que o método de depreciação utilizado pelo Ente público é o método linear (normal), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1217Q896165 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Assinale a alternativa que descreve “sintomas prodrômicos”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1219Q881064 | Enfermagem, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

“É a redução da incidência ou da prevalência de uma doença ou de um agravo, resultante de ações e de programas”. Diz respeito a definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1220Q874921 | Mecânica de Autos, Mecânico, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

São motivos pelos quais pode ocorrer o afrouxamento dos diversos parafusos utilizados em veículos em geral, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.