Início

Questões de Concursos FAU

Resolva questões de FAU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q955106 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece de maneira CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1402Q1076195 | Legislação de Trânsito, Segurança dos Veículos Requisitos, Operador de Retroescavadeira, Prefeitura de Porto Barreiro PR, FAU, 2025

As motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias – moto-frete, somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1403Q980707 | Medicina, Médico da Família, ESF, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Paciente do sexo feminino, 29 anos relata úlcera genital indolor há 12 dias, sem secreção, com base endurecida e linfonodomegalia inguinal bilateral indolor. Apresenta VDRL reagente 1:32. Qual a conduta mais adequada nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1404Q980714 | Farmácia, Cálculos Farmacêuticos, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Um técnico em farmácia hospitalar está preparando uma prescrição de gentamicina 80 mg para ser administrada por via intramuscular. No estoque, há frascos de gentamicina 40 mg/mL. Considerando a concentração disponível e a dose prescrita, assinale a alternativa que corresponde ao volume exato que deve ser retirado do frasco para atender à prescrição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1405Q865518 | Segurança e Transporte, Vigia, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Um botijão de gás pode provocar estragos inimagináveis. Caso o cheiro de gás esteja forte na região da copa/cozinha, o vigia deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1406Q1076208 | Legislação de Trânsito, Identificação do Veículo, Motorista de Veículo de Passeio, Prefeitura de Porto Barreiro PR, FAU, 2025

As informações sobre o chassi, o monobloco, os agregados e as características originais do veículo deverão ser prestadas ao RENAVAM:

I - Pelo fabricante ou montadora, antes da comercialização, no caso de veículo nacional.
II - Pelo órgão alfandegário, no caso de veículo importado por pessoa física.
III - Pelo importador, no caso de veículo importado por pessoa jurídica.
IV - Pelo proprietário anterior do veículo.
V - Pelo comprador do veículo no ato da transferência.

Analisando as assertivas acima, se conclui que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1407Q910832 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Pedagogo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

A Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, refere-se de maneira CORRETA a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1408Q1076211 | Legislação de Trânsito, Condução de Escolares, Motorista de Veículo de Passeio, Prefeitura de Porto Barreiro PR, FAU, 2025

O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

I - Ter idade superior a dezoito anos.
II - Ser habilitado na categoria C.
III - Não ter cometido mais de uma infração grave nos 12 (doze) últimos meses.
IV - Não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos 12 (doze) últimos meses.
V - Ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

Analisando as assertivas acima, se conclui que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1409Q896245 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Constituem CORRETAMENTE os Campos de experiência da Educação Infantil, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1410Q910588 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1411Q980220 | Filosofia, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Ética na Administração Pública: Filósofo da Grécia Antiga, que foi precursor do estudo aprofundado da Ética. Escolha nas alternativas a que se refere ao filósofo expoente desse estudo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1412Q981245 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Um fisioterapeuta está realizando a avaliação cardiovascular de um paciente com sintoma de claudicação intermitente. Ele avalia a artéria pediosa. Qual deve ser o local da palpação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1413Q913151 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Dois Vizinhos PR, FAU, 2023

Assinale a alternativa que contenha as palavras que complete a frase de forma correta: “Entende-se por vigilância _________________ um conjunto de ações capazes de eliminar diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ______________, da produção e _____________ de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1414Q957707 | Conhecimentos Gerais, Agente Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Atualmente, uma atriz brasileira é considerada um ícone da dramaturgia nacional, com uma carreira que atravessa décadas e abrange teatro, cinema e televisão. Reconhecida internacionalmente, foi a primeira brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz e já recebeu diversos prêmios por suas interpretações marcantes. Sua presença imponente e talento inquestionável a tornaram uma referência na cultura brasileira e uma inspiração para gerações de artistas. Qual das alternativas abaixo se refere a esta mulher?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1416Q886542 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

O exame de Papanicolau, previne qual doença que atinge as mulheres?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1417Q884245 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Preencha as lacunas com a alternativa correta:
“As doenças ___________ ___________ correspondem a um grupo de patologias infecciosas gastrointestinais; são caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal; em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias; em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria; a depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, pode evoluir clinicamente para quadros de desidratação, que variam de leve a grave”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1418Q976405 | Direito Tributário, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Os tributos servem como importante fonte de renda para os Entes públicos, possibilitando que as necessidades da população sejam atendidas. Para que os tributos de competência de cada Ente público sejam implementados, devem ser cumpridos todos os requisitos constitucionais e legais. Analise as afirmativas abaixo que tratam de normas tributárias:

I - Os recursos financeiros arrecadados com a cobrança de impostos não possuem uma destinação específica e a cobrança do imposto independe de uma atividade estatal específica, relativa ao Contribuinte.
II - Impostos podem ser cobradas por serviços, específicos e divisíveis, efetivamente utilizados pelo Contribuinte.
III - As taxas podem ser cobradas em decorrência do poder de polícia.
IV - No caso dos Municípios, não podem ser cobradas taxas com base no valor venal dos imóveis urbanos, nem sobre o valor dos serviços prestados com incidência de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1419Q957720 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Agente Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

O cargo de agente de apoio educacional tem o objetivo de colaborar com a criança/estudante no momento de sua alimentação, na higiene pessoal, no descanso, na locomoção, na segurança individual e coletiva, orientando e auxiliando na promoção de sua autonomia nas unidades educacionais municipais. Além disso, fazem parte desse cargo:

I - Cuidado à criança.
II - Realizar junto com o professor regente, atividades recreativas, de higiene, de alimentação.
III - Recepcionar os alunos até a chegada dos professores.
IV - Promover e orientar atividades recreativas e pedagógicas.
V - Acompanhar as crianças no uso do transporte escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1420Q1067033 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Fiscal de Obras e Postura, Prefeitura de Imbituva PR, FAU, 2023

Considerando o que dispõe a Lei Orgânica do Município de Imbituva sobre a administração pública, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.