Início

Questões de Concursos FAU

Resolva questões de FAU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1581Q980148 | História e Geografia de Estados e Municípios, Motorista, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Qual das rodovias abaixo passam pelo território de Céu Azul? Analise as assertivas e assinale a alternativa correta:

I - PR-488.
II - BR-277.
III - BR-010.
IV - PR-466.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1583Q955322 | Educação Física, Dança, Dança I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

No final do século XIX, estudiosos do corpo, filósofos e médicos começaram a publicar suas primeiras teorias sobre as relações diretas entre corpo, mente e ambiente, dando origem aos pioneiros da dança moderna. Por volta de 1890, houve uma redescoberta dos movimentos espontâneos, que questionavam a codificação de passos como a única forma de expressão corporal. Nesse contexto, as ideias da bailarina norte-americana sobre dançar os sons da natureza e se integrar a ela dialogavam diretamente com os estudos sobre a mente e suas interações com o corpo, como os trabalhos da recém-criada psicanálise de Sigmund Freud. A bailarina a que nos referimos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1584Q976829 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Motorista, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

No Word, o recurso "Mala Direta" é usado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1585Q980158 | Legislação de Trânsito, Motorista, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Constitui infração média, punível com quatro pontos negativos no prontuário de habilitação do condutor infrator:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1586Q981183 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com a legislação sanitária brasileira, compete ao farmacêutico em estabelecimentos de dispensação de medicamentos o cumprimento de diversas obrigações legais que garantem o uso racional e seguro dos fármacos. Considerando as atribuições do farmacêutico previstas na Lei nº 13.021/2014, resoluções da Anvisa e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1587Q886465 | Radiologia, Técnico em Raio X, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

O exame de glândulas lacrimais é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1588Q1076174 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Operador de Escavadeira Hidráulica, Prefeitura de Porto Barreiro PR, FAU, 2025

Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, ________________e____________________, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação. Escolha as opções que preenchem corretamente e as lacunas deixadas no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1590Q910804 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Contador, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Um estudo recente feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), demonstrou que a falta de chuvas durante os últimos 30 anos desenvolveu um clima árido no Brasil. Essa é a primeira vez que isso foi registrado no país nesta magnitude, e pode indicar o nascimento de um futuro deserto brasileiro. Dentre as alternativas abaixo, qual delas contém dois estados em cujo território foi registrada essa nova classificação climática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1591Q896215 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem princípios e orientações para a organização curricular nessa etapa da educação básica. Considerando as DCNEI, assinale a alternativa que NÃO representa uma prática pedagógica adequada para a educação infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1592Q1076186 | Legislação de Trânsito, Segurança dos Veículos Requisitos, Operador de Motoniveladora, Prefeitura de Porto Barreiro PR, FAU, 2025

As motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias – moto-frete, somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

I - Registro como veículo da categoria de carga.
II - Inspeção anual para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
III - Instalação de protetor utricular sistematizado para o piloto.
IV - Instalação de protetor de motor mata-cachorro, fixado no chassi do veículo, destinado a proteger o motor e a perna do condutor em caso de tombamento, nos termos de regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
V - Instalação de aparador de linha antena corta-pipas, nos termos de regulamentação do CONTRAN.

Analisando as assertivas acima, se conclui que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1593Q1013467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021

Os estudos fonológicos e morfológicos demonstram que na língua de sinais há a presença de Pares Mínimos, em que a mudança de um dos Parâmetros Linguísticos em contraste com os demais idênticos vaiidentificar o seu valor distintivo do sinal. Marque a alternativa em que as três duplas de sinais podem ser considerados Pares Mínimos da Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1594Q1076189 | Legislação de Trânsito, Veículos Classificação, Operador de Motoniveladora, Prefeitura de Porto Barreiro PR, FAU, 2025

Os veículos de transporte de carga e os coletivos de passageiros deverão conter, em local facilmente visível, a inscrição indicativa de sua tara, do peso bruto total (PBT), do peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e de sua lotação, vedado o uso em desacordo com sua classificação. Esta é uma informação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1595Q896227 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A Lei nº 12.796/2013 trouxe importantes alterações para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Uma das principais mudanças diz respeito à formação dos profissionais da educação. Qual afirmativa está correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1596Q896233 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Embora não haja um modelo de gestão democrática único, as discussões em torno das modalidades de escolha do (a) diretor (a) marcam o debate histórico sobre o tema da gestão escolar. Nesse sentido, aponte a alternativa que define CORRETAMENTE as modalidades existentes para a escolha de diretores escolares no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1597Q896235 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Sobre o PNE - Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, ainda em vigência, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1598Q896239 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Definem e delimitam as idades da Educação Infantil na BNCC (2017), grupos por faixa etária, de maneira CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1599Q976884 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública, além de raiva e leishmanioses, estende-se para outras doenças de transmissão vetorial. Assim, tais doenças subdividem-se em três grupos. Assinale a alternativa que contenha os três grupos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1600Q910581 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que foram criadas no Brasil em 2023, marque V para Verdadeiro e F para Falso e assinale a alternativa com a sequência correta:
( ) O relatório final da Comissão sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro responsabilizou Flávio Dino por omissão. Como punição ele não chegou a ser preso, mas foi exonerado do cargo de Ministro daJustiça e Segurança Pública. ( ) A Comissão relativa ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) teve relatoria de Ricardo Salles (PL-SP). Representante da oposição, seu trabalho até conseguiu impor alguns reveses aos governistas, mas a comissão acabou sem conseguir votar seu parecer final. ( ) A Comissão que investigou a atuação das Organizações Não Governamentais (ONGs) na Amazônia concluiu que elas foram as únicas responsáveis pela crise humanitária e ambiental nas terras indígenas Yanomami e Sararé em 2023 ( ) A última Comissão criada em 2023 teve o objetivo de investigar os danos ambientais causados em Maceió (AL) pela Braskem, empresa cuja mineração de salgema deixou milhares de desabrigados na capital alagoana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.